13jan

Como delimitar espaços em uma sala integrada?

Como delimitar espaços em uma sala integrada?

As plantas com conceito aberto funcionam em diversos tipos de imóveis, dos compactos aos mais amplos. Nesses projetos, é comum encontrar a sala integrada à cozinha, varanda ou outro ambiente social da casa.

Apesar de a solução proporcionar diversos benefícios aos moradores, algumas pessoas podem sentir a necessidade de delimitar áreas nos diferentes espaços. A boa notícia é que dá para fazer isso sem utilizar paredes ou criar grandes barreiras visuais.

Que tal descobrir como? Confira!

Quais são as vantagens da sala integrada?

Antes de mostrar as ideias, preciso reforçar os pontos positivos de ter dois ou mais espaços concebidos sem divisórias. Tenha em mente que a sala de estar é um dos pontos de encontro favoritos das famílias e o local perfeito para receber amigos.

iluminação sala jantar

Arquiteto: Hebert Evaristo – Designer: Luiza Fortkamp – Fotógrafa: Daniela Buzzi – Execução: Finger Itapema

Assim, ao mantê-la integrada com outros ambientes, você consegue estimular a interação de vários grupos durante festas ou reuniões na residência. Afinal, mesmo que as pessoas permaneçam em áreas distintas, poderão dialogar e trocar olhares.

Confira outras vantagens da sala integrada:

  • otimiza o espaço — menos paredes dividindo recintos significa mais centímetros disponíveis para você aproveitar dentro de casa;
  • melhora a circulação interna — cômodos unidos podem ser acessados com mais facilidade, já que não dependem de um único corredor ou abertura que faça a transição;
  • gera sensação de amplitude e continuidade — a ausência de paredes (estruturas verticais) deixa os ambientes mais horizontais e visualmente maiores;
  • favorece a passagem do ar — salas integradas colaboram para a ventilação cruzada, o que significa casas arejadas o ano todo;
  • mantém a estética atemporal — o conceito aberto combina com vários estilos de decoração, do clássico ao contemporâneo.

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

Como delimitar os espaços em uma sala integrada?

Muitas pessoas curtem a sala integrada, embora queiram incluir divisões para setorizar e deixar a casa mais funcional. Felizmente, há diversas formas de obter esse resultado sem apelar para as paredes. Confira abaixo as principais.

Acrescente volumes nas divisas

Ideal para quem deseja separar os espaços de maneira discreta. A ideia consiste em selecionar algum item volumoso para colocar exatamente no ponto em que os ambientes se “fundem”.

Se for uma sala unida à cozinha, por exemplo, o elemento divisor pode ser uma ilha. Como sua base atinge pouca altura, essa peça não vai comprometer a visão das pessoas.

Siga a mesma lógica para adaptar a ideia a outros tipos de layout. Caso você tenha sala de estar e de jantar integradas, por que não acrescentar um aparador, buffet ou conjunto de vasos no meio dessas áreas? São todos ótimos itens para delimitar.

Invista em móveis planejados

Se o que você procura é praticidade e um toque de personalização, aposte em um bom projeto de mobiliário para ambos os espaços. Com móveis planejados para sala, é possível determinar as medidas, o design e o acabamento de cada peça.

Enquanto encomenda os produtos, você pode solicitar detalhes que ajudem a criar o efeito de divisão entre a sala e outro ambiente. Pode ser uma bancada que avança entre os limites dos recintos, um ornamento que funcione como rodateto, entre outras possibilidades.

Use contraste de cores

Uma solução simples para quem precisa delimitar áreas é pintar as paredes dos locais com cores distintas. O contraste entre os tons já será suficiente para que as pessoas reconheçam os ambientes em sua unidade e identifiquem o ponto exato onde ocorre a divisão.

sala integrada com blocos de cores

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

A mesma estratégia vale para os revestimentos dos pisos e o acabamento do forro. Assim, quando quiser deixar as diferenças de uso evidentes, não tenha medo de investir em contraste de materiais, texturas ou estampas.

E então, o que achou das propostas para renovar a sua sala integrada e melhorar a rotina da família? A parte boa é que você também pode usá-las em conjunto se quiser potencializar o aspecto de áreas separadas.

Agora, que tal aprender como compor o ambiente perfeito para curtir o tempo de folga? Veja algumas dicas de decoração para sala de TV!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia