27ago

Móveis planejados para sala: por que investir nessa tendência?

Móveis planejados para sala: por que investir nessa tendência?

Já pensou em ter um ambiente social incrível, bem decorado e extremamente funcional para receber os amigos ou curtir a companhia dos familiares? Isso é possível se você investir em móveis planejados para sala. Nossa convidada especial para falar sobre esses modelos e suas vantagens é a arquiteta Cláudia Rejane de Araújo Carneiro.

Quer saber como foi a conversa e descobrir formas de deixar sua sala de estar ainda mais interessante? Então, acompanhe os próximos tópicos e se inspire com as dicas trazidas pela profissional!

Por que o uso de móveis planejados tem crescido?

Diversos recursos evoluem com o passar do tempo para que possam se adaptar aos hábitos, compromissos e estilo de vida das pessoas. O mesmo acontece com as residências, que, frequentemente, têm seus espaços alterados e adaptados às rotinas dos moradores.

Antigamente, os móveis para casa eram feitos à mão, o que significava um longo tempo de espera para que cada modelo ficasse pronto. Isso foi mudando ao longo dos anos porque novas técnicas, máquinas e materiais foram incorporados ao processo de produção das peças.

Hoje, muitas empresas contam com tecnologia avançada para desenvolver móveis exclusivos e que atendam às necessidades dos clientes. É o caso das indústrias de planejados, que aliam funcionalidade e design de qualidade para entregar produtos cheios de personalidade.

Um aspecto que contribui para o uso crescente desse tipo de mobiliário é o tamanho reduzido dos empreendimentos. “Hoje, temos imóveis cada vez mais compactos e acho que os móveis planejados são as melhores soluções para inserir nesses ambientes, justamente por terem um aproveitamento melhor”, afirma Cláudia.

Quais são as vantagens desse tipo de mobiliário?

Os móveis planejados são projetados especialmente para o espaço onde serão instalados. Isso resulta em vantagens como praticidade, durabilidade, mais conforto, possibilidade de deixar o ambiente com a cara dos donos, e muito mais.

Veja os principais benefícios em detalhes.

Funcionalidade

Peças concebidas a partir de um projeto exclusivo se encaixam perfeitamente em ambientes de qualquer tamanho ou formato. Afinal, suas medidas são editadas de acordo com a área disponível, de modo que preencham cada centímetro ou canto do cômodo.

Com móveis planejados para sala, por exemplo, você consegue determinar todas as características dos modelos tendo como base a configuração do recinto. Isso ajuda a manter tudo em harmonia e os nichos, compartimentos e demais elementos adequados às necessidades das pessoas.

Cláudia destaca a funcionalidade do móvel planejado como um diferencial em relação aos modelos tradicionais: “eu acho que ele é mais fácil de adequar ao espaço do cliente do que se eu fosse comprar um móvel pronto, com o qual eu posso até perder medidas.”

Adaptação a diferentes estilos

Além de permitir a criação de componentes com medidas específicas, um modelo planejado também pode ter suas cores, acabamentos e ornamentos personalizados ao gosto do cliente. Ou seja, além de otimizar espaço, você terá a oportunidade de investir em uma mobília que combine com a decoração.

Essa versatilidade permite trabalhar as peças de acordo com inúmeros temas. “Por exemplo, no quarto dos filhos, cada um pode personalizar com uma textura diferente, um revestimento especial, um vidro, um colorido. Dá para deixar da mesma maneira toda a casa, vários ambientes personalizados”, diz Cláudia.

Alta qualidade e resistência

Os materiais utilizados na fabricação de modelos planejados são de alta qualidade. Isso confere maior resistência e estende a vida útil das peças. Mesmo que existam diversos acabamentos, todos são feitos com muito cuidado para que mantenham a mobília sempre bonita e conservada.

Os móveis prontos, por outro lado, nem sempre combinam qualidade e resistência por resultarem de uma produção seriada. Isso significa mais peças iguais criadas a todo momento, com design e estrutura que muitas vezes deixam a desejar.

Melhor custo-benefício

Quem ouve falar sobre móveis planejados pode pensar que se trata de uma solução muito cara por envolver produtos de excelente qualidade, que combinam inúmeras vantagens e diferenciais. A boa notícia é que investir nesse tipo de mobília compensa em curto e em longo prazo.

Como se tratam de peças desenvolvidas para áreas específicas, fica fácil adequar e baratear o processo produtivo, aproveitando o investimento de maneira inteligente. Algumas empresas até trabalham com gerenciador de matéria-prima, uma máquina que lê e disseca o projeto para entregá-lo rapidamente ao cliente.

É difícil garantir a mesma agilidade, qualidade e requinte ao comprar modelos prontos. Cláudia concorda ao relembrar o grande potencial de um projeto personalizado: “no planejado, eu posso fazer exatamente o que o cliente está precisando no seu imóvel.”

O que considerar ao investir em móveis planejados?

São tantos pontos a favor dos móveis personalizados que muita gente sonha em ter toda a casa planejada. Porém, antes de apostar nessa solução, é importante pesquisar diferentes empresas e comparar seus serviços. Cláudia diz que esse cuidado permitirá ao cliente ter mais segurança na hora de investir.

Se o objetivo é buscar móveis planejados para sala, vale a pena observar o estilo que predomina no cômodo. Com base em detalhes como cores, texturas, acessórios e outros recursos, é possível definir um modelo de mobiliário que tenha a ver com a composição trabalhada no espaço.

Também é interessante verificar a garantia fornecida pela empresa. Marcas especializadas em projetos de planejados conseguem estender esse período justamente por conta da tecnologia aplicada às peças. Trata-se de uma vantagem e tanto para quem não abre mão de ter produtos de qualidade.

Como combinar a decoração aos móveis planejados para sala?

Os modelos planejados se adaptam a diferentes estilos, desde o clássico até o minimalista. As versões em madeira, por exemplo, estão disponíveis em várias cores. Isso permite adaptar o acabamento ao tema trabalhado no ambiente, seja uma pegada mais industrial, seja mais moderna ou natural.

Com relação às peças para sala de estar, Cláudia destaca os painéis e home para TV entre as mais populares. Também aponta a preferência por detalhes vazados e por uma matéria-prima bastante tradicional: “hoje, está muito em alta o uso da madeira ripada em móveis para a sala, que traz um acabamento bem bonito.”

Um painel ripado também pode ser empregado para criar uma espécie de divisória que separe o cômodo de outras áreas, a exemplo da sala de jantar. Como os espaços entre as peças de madeira ficam vazios, é possível manter a continuidade visual e, discretamente, integrar os espaços.

Os aparadores atrás dos sofás, as mesas de centro e as cristaleiras planejadas são outras opções levantadas pela arquiteta. São peças práticas, que oferecem superfícies generosas para os moradores exibirem cristais, itens colecionáveis, objetos decorativos e demais pertences.

Quais são as principais tendências relacionadas?

Para quem gosta de adequar a residência às novidades do mercado, Cláudia afirma que vale a pena investir em peças de madeira montadas com ripas e em modelos que simulem as cores e as texturas do concreto. Também aponta os painéis de TV com vidro como ótimas apostas: “em cima do painel de madeira é colado o vidro da cor desejada. Fica bem em um estilo mais moderno.”

É importante ter em mente que as tendências vão e voltam. Assim, para quem prefere uma composição que permaneça em alta por mais tempo, ou seja, que atenda às necessidades dos moradores por vários anos, a saída é trabalhar com móveis e estilos de decoração atemporais.

A arquiteta finaliza orientando as pessoas a buscarem peças personalizadas toda vez que sentirem vontade de atualizar o visual da casa ou quando enjoarem dos modelos atuais: “acho que 98% dos clientes buscam os móveis planejados para a sala, ou seja, é uma forte aposta.”

Como pôde ver, bons motivos não faltam para usar peças que se adaptam a cada característica presente em uma residência. Valorize a sua escolha buscando o serviço de uma empresa especializada e de confiança, que considere todos os seus pedidos no momento de desenvolver móveis planejados para sala.

Que tal começar esse processo agora? Entre em contato conosco pelo site e veja como podemos ajudar a tirar seu projeto dos sonhos do papel!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia