15maio

4 ideias para montar o seu escritório planejado

escrito por Francieli Kern
4 ideias para montar o seu escritório planejado

A grande verdade é que passamos boa parte do dia no trabalho. Por isso, é importante que esse ambiente entregue conforto, bem-estar e qualidade de vida. Esses fatores elevam a satisfação, produtividade e felicidade durante a jornada de demandas. Uma das maneiras de obter esse tipo de espaço de trabalho é montando um escritório planejado.

Neste artigo, apontaremos as vantagens de ter um espaço assim. Além disso, elencaremos dicas valiosas para acertar na mobília, decoração e iluminação. Confira os próximos tópicos!

Escritório Planejado

Projeto: Dani Bonatto – Execução: Finger Concórdia – Foto: Arquitefoto

Escritório planejado quais são as vantagens?

Uma das maiores vantagens de criar um escritório planejado é a personalização. Isso significa “imprimir” no ambiente as nossas necessidades, desejos, gostos e características pessoais. Quando visualizamos esses aspectos enquanto trabalhamos, nos sentimos mais motivados e confortáveis no escritório.

Outro benefício de um ambiente de trabalho planejado é a possibilidade de otimizar a ergonomia. Esse termo se refere a prática de proporcionar um espaço compatível com as nossas necessidades físicas, emocionais e mentais. Por meio das técnicas ergonômicas, é possível reduzir ou prevenir, por exemplo, doenças laborais, emocionais e afastamentos do trabalho.

Escritório

Projeto: Caza Arquitetura – Execução: Finger Chapecó

Podemos apontar ainda a vantagem de otimizar a metragem do escritório. Com um projeto bem-planejado, se consegue aproveitar cada espaço do ambiente. Em vez de portas que se abrem, instalam-se as de correr; no lugar de estantes, se colocam nichos; e assim por diante. Além de liberar área útil, essas estratégias geram funcionalidade para o escritório.

Escritório planejado como criar o ambiente ideal?

O segredo para elaborar um escritório planejado que entregue beleza, funcionalidade e conforto, está na aplicação de algumas estratégias. A seguir, apontamos quais são elas e como inseri-las no projeto.

escritório planejado

Projeto: Caza Arquitetura – Execução: Finger Chapecó

1.Em um escritório planejado capriche na iluminação

Um ambiente bem iluminado gera benefícios para o organismo humano. Segundo dados apresentados em um artigo da revista Exame, a intensidade da luz durante a jornada de trabalho pode elevar a felicidade, produtividade e saúde. Sendo assim, o escritório planejado precisa ter uma boa incidência de luz natural e artificial.

Escritório

Projeto: Caza Arquitetura – Execução: Finger Chapecó

Para isso, é importante entender os horários que o escritório recebe mais iluminação natural. Nesses momentos, as janelas ou persianas devem ficar abertas. Quando a incidência dessa luz diminui, as lâmpadas internas devem ser ligadas. O ideal é que os pontos de luz estejam localizados em cima ou bem próximos da mesa de trabalho.

2.Defina o layout

O posicionamento dos equipamentos e mobiliários do escritório precisa ser planejado conforme a rotina e as necessidades do trabalhador. A finalidade é construir um ambiente harmonioso, prático e de bom gosto. Para atingir esse objetivo, é essencial uma boa comunicação entre o arquiteto e o dono do escritório.

Fazendo assim, o profissional da arquitetura entende que tipos de móveis, decoração, aparelhos e espaços são indispensáveis para a comodidade de quem trabalhará no ambiente. Essas definições impactarão, por exemplo, na escolha das cadeiras, mesas, prateleiras e até no design da sala de café.

3.Escritório planejado utilize objetos decorativos

O objetivo dos itens decorativos para o escritório planejado é entregar personalização, beleza e tornar o ambiente mais agradável. A receita para inserir os objetos no escritório é focar na leveza, alinhamento com os detalhes do espaço e na escolha. Entre as opções de itens decorativos que podem ser usados, estão:

escritório

Projeto: Caza Arquitetura – Execução: Finger Chapecó

  • estatuetas – adequadas para serem colocadas em mesas ou prateleiras. O tipo pode variar segundo o projeto. Existem por exemplo, estatuetas de dançarinos, animais, casais apaixonados e símbolos de categorias profissionais. Quando bem escolhida, a estatueta gera requinte, bom gosto e criatividade no ambiente;
  • vasos – podem ser utilizados para diversos fins. O mais comum é inserir plantas, flores naturais ou artificiais. Dessa forma, o escritório ganha uma atmosfera mais alegre, natural e leve, reduzindo a sensação de estar em um espaço de trabalho. Outra vantagem dos vasos é gerar elegância para o local;
  • quadros – são peças fundamentais para a decoração do escritório. Com a ajuda dos quadros, é possível transmitir a personalidade da empresa. Por exemplo, quadros com frases divertidas mostram que existe uma cultura descontraída. Já os que exibem paisagens, apresentam um ambiente leve e sustentável;
  • cortinas e persianas – ideais para controlar a iluminação e dar um charme para o escritório. É importante combinarem com as cores e mobílias. Dependendo da cortina ou persiana escolhida, o espaço gera alegria, seriedade ou tranquilidade.

4.Opte por móveis planejados

Outra dica especial é a utilização de móveis planejados no escritório. Por meio desse tipo de mobília, o ambiente fica elegante e bem organizado. Além disso, podemos acrescentar nas vantagens, a possibilidade de projetar um espaço bem iluminado, ergonômico, funcional, criativo e inovador.

O importante é que o projeto se alinhe com a metragem do escritório, necessidades e desejos do profissional. Portanto para conseguir esse nível de móveis planejados, é essencial contar com a Finger. Somos uma empresa com mais de 40 anos de tradição. Apesar desse histórico, não perdemos a busca pela precisão, inovação e a qualidade alemã.

Nosso compromisso é transformar ambientes para o bem-estar das pessoas. Por isso, projetamos móveis que respeitem a personalidade e necessidade dos nossos clientes. Esse respeito é visto nas texturas, padrões e designe das mobílias planejadas. É por esses e outros motivos que dizemos que essa é a nossa vocação.

Escritório planejado

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Foto: Sidney Doll

Quais são os benefícios de usar móveis planejados?

Para ficar bem claro os benefícios de utilizar móveis planejados, listaremos os principias. São eles:

  • material de qualidade – os materiais utilizados aumentam a durabilidade e vida útil dos móveis;
  • melhor relação custo x benefício – apesar de serem mais caros do que os móveis não planejados, as vantagens compensam o custo extra. Além de valorizar o escritório, impulsiona o conforto e a praticidade interna;
  • organização – todas as peças que compõem o projeto do escritório planejado são feitas para organizar cada metro da área interna;
  • personalização – como dito, os móveis são projetados para atender todas as necessidades, desejos e estilos do profissional que utilizará o escritório.

Projeto: Tati Tavares Alex Dalcin – Execução: Finger Goiânia – Foto: Luana Castro

Alguns dizem que o ambiente de trabalho é o segundo lar. Sendo assim, esse lar precisa ser criado com todo o carinho, atenção e cuidado. Conforme abordado neste artigo, o escritório pode ser esse tipo de ambiente se for planejado. Seguindo as dicas dadas, temos certeza de que criará um espaço que terá prazer em trabalhar.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou das dicas para montar o seu escritório planejado? O que acha de contar com os especialistas em móveis planejados da Finger? Então, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia