11abr

Cozinha cinza planejada: descubra como montar a sua

Cozinha cinza planejada: descubra como montar a sua

Está decidindo como será a sua cozinha cinza planejada, mas não sabe bem como equilibrar as cores? Essa é uma das grandes tendências atuais e, apesar de representar uma novidade, continua bastante atemporal. Ou seja, ela vai perdurar nas próximas temporadas e você terá sempre um espaço estiloso e adequado para chamar de seu.

Isso porque, como é um tom neutro e sóbrio, o cinza combina com os mais diferentes estilos e está sempre em alta. Também pode ser aliado para criar contrastes, promover a sensação de aumento do espaço, brincar com os tons e iluminação, entre outros pontos.

Por isso, veja a seguir como você pode criar uma cozinha planejada charmosa e incrível com dicas bem interessantes. Continue lendo e saiba mais.

COMBINE COM AS CORES DAS PEDRAS

Um primeiro ponto que certamente vai ajudar na montagem da sua cozinha planejada cinza é combinar esse tom com as cores das pedras. Por exemplo, você pode optar por uma placa de granito mais escura e deixar os armários planejados com acabamentos em cinza-claro.

Assim, é possível criar um destaque para a bancada e ter um ambiente cheio de personalidade e sofisticação para o seu dia a dia. Também pode aproveitar para utilizar o acabamento dos móveis para este fim.

cozinha com ilha planejada origens 2022

Experimente utilizar o acabamento fosco dos móveis para criar um contraste com o brilho da pedra e, dessa forma, proporcionar um resultado de maior destaque para o ambiente. Essa combinação fica incrível em propostas de cozinha planejada branco com cinza ou preto com cinza.

PENSE NOS REVESTIMENTOS

Outra forma de trabalhar o cinza na cozinha é utilizando os revestimentos com essa cor nas paredes. As pastilhas ajudam, por exemplo, a dar um ar de higienização. Ao mesmo tempo, geram um maior destaque na parede, principalmente se tiverem acabamento brilhoso.

Cozinha Cinza Soul Collection

Cozinha Soul Collection – Padrões Staub e Staff
Projeto: Paulo André Assumpção – Fotos: Otávio Assumpção

A cozinha planejada também pode conter cerâmicas ou porcelanatos que reproduzem a aparência das rochas acinzentadas, como o basalto. Algumas peças ainda simulam superfícies metálicas, como o alumínio e o inox, que remetem ao cinza e ampliam suas possibilidades.

Outra forma interessante é contar com a parede de cimento queimado. Essa tendência é bem versátil, traz uma forte sofisticação para o ambiente e, com certeza, será responsável por gerar a sensação de conforto e bem-estar. Também é a escolha certa para ter uma cozinha moderna, dentro do que está sendo utilizado atualmente.

VARIE OS TONS DE CINZA

Na dúvida de como montar uma cozinha planejada, é normal querer se prender a uma única tonalidade para diminuir a chance de erros. Felizmente, tem como misturar nuances de um jeito discreto, que não cause tanto impacto visual. Basta mesclar os tons de cinza.

cozinha cinza planejada - soul collection com ilha

Essa é uma forma interessante de trabalhar a cor, produzindo leves contrastes sem perder seu potencial na decoração. Por exemplo, é possível utilizar um piso com a versão mais clara do cinza, pedras com uma intensidade média da cor e armários em uma cartela mais escura. Esse efeito é chamado de tom sobre tom.

6 erros evitar na reforma cozinha

Isso pode ser feito de diversas formas, o importante é que o ambiente tenha a sua personalidade. Lembre-se de que a intenção é conceber um espaço bonito e, ao mesmo tempo, aconchegante para você e os demais moradores da casa.

Ter uma cozinha planejada cinza é uma forma de continuar mantendo a praticidade e a beleza do ambiente, contando com os benefícios de um estilo atemporal. Para isso, você pode contar com diversos tons, entre eles:

  • Lançamento Staub;
  • Lançamento Hard;
  • Lançamento Meteor;
  • Lançamento Epic;
  • Grey;
  • Kakao;
  • Decke;
  • Dark;
  • entre outros.

cozinha soul collection

ADICIONE OBJETOS COLORIDOS

Para algumas pessoas, a sobriedade do cinza pode incomodar um pouco e até deixar o ambiente monótono. Nesses casos, a saída pode estar na adição de alguns pontos de cores que quebrem a neutralidade das superfícies acinzentadas. Quanto mais vibrante for a tonalidade adicional, mais forte será o contraste.

Um exemplo dessa proposta seria acrescentar objetos em alguma cor diferente do cinza, como uma fruteira amarela, um porta-temperos vermelho, um conjunto de toalhas verdes, entre outras possibilidades. Se quiser algo mais natural, traga novas cores cultivando plantas ou até temperos em vasos estampados.

Esse é um truque que dá vida aos espaços de estilo industrial ou minimalista, que costumam ter pouca mistura de tonalidades. Quem tem uma cozinha planejada pequena cinza pode limitar os pontos de cor a itens menores, como os utensílios ou os eletroportáteis que ficam expostos.

VALORIZE A FUNCIONALIDADE

Não tem melhor forma de valorizar um bom projeto do que manter tudo em ordem. Sabemos que a cozinha é um espaço usado com frequência e, por isso, tende a ficar bagunçado rapidamente. A dica é aproveitar a personalização dos móveis planejados para prever soluções que favoreçam a organização do local.

Você pode, por exemplo, solicitar maior quantidade de divisórias internas nos armários, além de instalar suportes para pendurar utensílios, canecas, frigideiras e outros objetos. A ideia é otimizar a rotina da família e evitar o excesso de coisas espalhadas pela bancada e outras superfícies.

cozinha integrada

Projeto: Studio Living de Caxias – Obra: Studio FF – Fotos: Artur Pretto

Pense em funcionalidade ao aprender como montar uma cozinha planejada. Dessa forma, o ambiente ficará sempre arrumado para evidenciar o que realmente importa: as cores e os acabamentos impecáveis de cada peça, desde os móveis até os eletrodomésticos.

CAPRICHE NA ILUMINAÇÃO

Assim como os acabamentos dos móveis, as lâmpadas e demais recursos de LED podem ser encontrados em diversas cores. Tirando os modelos com função decorativa, as versões mais comuns são as brancas e as amarelas. Ambas são valiosas e produzem efeitos específicos.

Antes de pensar nos tons emitidos pelas luzes, no entanto, planeje o uso de luminárias em diferentes pontos da sua cozinha. Essa distribuição torna a claridade mais eficiente à noite, facilitando os afazeres dos moradores. Também ajuda a mostrar detalhes importantes da composição, como um quadro, o tampo da bancada e outras superfícies.

cozinha provençal classica com ilha

Inspiração: Edy Planejados

As luzes brancas mantêm nosso estado de alerta e são ótimas para a iluminação geral do recinto. Já as versões amareladas promovem aconchego e criam um clima intimista. Se você tiver uma cozinha cinza planejada com branco, por exemplo, pode apostar na iluminação em tons quentes para amenizar a frieza dessas cores.

Sabia que você encontra muitas variações de cinza nos produtos da Finger? Podemos produzir móveis planejados com suas cores e acabamentos favoritos para proporcionar uma experiência incrível de personalização. Conte conosco para deixar a sua cozinha planejada com o melhor visual e a resistência de materiais duráveis e de qualidade.

Conheça mais sobre nossos padrões e brinque com os diversos tons de cinza disponíveis em nosso site!

E se você tiver um perfil mais ousado, pode apostar em outras cores de cozinha planejada, muitas delas presentes no novo lançamento da Finger: a Soul Collection.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO