14mar

4 dicas incríveis de como misturar as cores na decoração

escrito por Francieli Kern
4 dicas incríveis de como misturar as cores na decoração

Usar cores na decoração, acredite, é um grande medo de muitas pessoas, sabia? Isso porque muitas delas querem ousar, mas ficam com medo de que as combinações fiquem ruins ou destoem daquilo que é visto como “boas práticas” para isso. Nisso, optam por cores mais neutras e básicas, mas ficam sentindo que falta algo em sua casa.

Se esse é o seu caso, relaxe. Com o apoio da cromoterapia (terapia das cores) é possível escolher as melhores combinações para sua casa e criar um espaço que reflita, de fato, a sua personalidade. Quer saber mais? Confira a seguir e tire suas dúvidas!

1. Pesquise o significado das cores

Para a cromoterapia, cada cor possui um significado e pode trazer emoções e sensações diferentes quando estamos expostas a elas. E isso pode interferir na nossa forma de lidar com um determinado ambiente. Por exemplo, uma cor que promove energia e vitalidade para um quarto pode não ser a melhor opção, pois deixará você agitado antes de dormir.

espaços coloridos

Para isso, conheça o significado das principais cores que utilizamos na decoração no dia a dia;

  • azul: calmante, efeito relaxante e analgésico;
  • índigo: equilibra energias, promove conexão entre pessoas;
  • roxo: reduz a fadiga, encorajadora, traz maior estabilidade;
  • laranja: está ligada com restauração, vitalidade, autoestima, calor, vontade;
  • vermelho: força, coragem, agitação, motivação;
  • amarelo: calor e energia;
  • verde: equilíbrio entre corpo e mente e paz;
  • preto: autoridade, luxo;
  • branco: paz, estabilidade, harmonia, calma.
cozinha contemporânea com cores neutras no decor

Projeto: Lie Arquitetas – Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souza

2. Use cores meio-complementares

Você já viu como funciona um círculo cromático? Ele permite analisar a composição de cores primárias e complementares. A partir do estudo do círculo cromático você consegue pensar em combinações complementares que podem tornar o seu ambiente mais impactante.

estante sala de estar com painel de madeira

Projeto: Walkiria D’Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Decor – Fotos: Artur Pretto

As cores meio-complementares são definidas por uma triangulação entre uma cor primária e duas complementares, que se encontram diametralmente opostas à cor primária. Por exemplo, ao escolher o amarelo (cor primária), outras duas combinações interessantes é o verde e vermelho-roxo (duas cores complementares).

Para entender melhor como funciona as cores complementares, você pode conferir outro artigo do blog que traz todas as informações sobre como funciona o círculo cromático e tirar suas dúvidas.

cores na decoração

3. Use aplicativos para testar cores nos ambientes

Está em dúvida se a combinação que você pensou vai ficar realmente bem no ambiente? Hoje a tecnologia permite resolver isso facilmente. Alguns aplicativos permitem, por meio de realidade aumentada, projetar cores no seu ambiente e analisar se ele vai ficar realmente do jeito que gostaria. Isso evita que você se arrependa depois.

apps para decorar, cores na decoração

4. Pense na sua personalidade

Outro ponto importante é considerar que, apesar de tudo que listamos aqui, tem algo que supera tudo isso: a sua personalidade. Seguir regras e composições, mas não deixar o ambiente com a sua cara pode ser um erro e, seu lar não trazer a sensação de conforto que você gostaria.

Dessa forma, não tenha medo de usar cores na sua decoração. Se você gosta de ambientes coloridos, faça com que isso esteja presente no seu dia a dia sim. Afinal, sua casa é o local para refletir seus gostos e personalidade.

A cromoterapia é uma grande aliada para criar ambientes não só confortáveis, mas também aconchegantes e que possam ajudar em uma melhor sensação de bem-estar no seu dia a dia. Com o auxílio dela, você não precisa ter medo de usar cores na sua decoração, ok?

Ficou alguma dúvida sobre como utilizar cores na sua decoração? Deixe nos comentários!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia