14fev

5 dicas de como montar uma cozinha industrial pequena

escrito por Francieli Kern
5 dicas de como montar uma cozinha industrial pequena

Em muitos casos é necessário montar uma cozinha industrial pequena. Afinal, nem sempre podemos contar com grandes espaços. Isso acontece, em grandes centros comerciais onde cada metro quadrado vale ouro, ou para quem resolve empreender em casa.

A cozinha industrial é um espaço destinado ao preparo de alimentos de maneira profissional. Esse ambiente deve ser funcional e precisar atender parâmetros mínimos exigidos por órgãos fiscalizadores.

6 erros evitar na reforma cozinha

Elaboramos este artigo com as cinco melhores dicas para você construir uma cozinha industrial pequena. Vamos lá?

1. Utilize o espaço da cozinha industrial pequena de maneira funcional

Uma cozinha industrial pequena funcional é aquela em que os móveis e equipamentos são projetados para que o trabalha aconteça de maneira organizada. Isso faz com que as pessoas tenham tudo que precisar em mãos no momento certo.

Finger Passo Fundo

Mesmo que o espaço seja pequeno, quando ele é funcional os cozinheiros, auxiliares e o chefe, não vão esbarrar uns nos outros. Assim é possível elaborar refeições de qualidade em uma pequena área de trabalho.

2. Saiba qual o layout ideal

Um layout ideal é normalmente elaborado por um arquiteto ou engenheiro de alimentos. Esses profissionais conseguem elaborar o projeto de acordo com cada espaço e tipo de alimento a ser fornecido.

Execução: Finger Itapema

Copiar projetos prontos para economizar a contratação desses profissionais pode incorrer no ditado popular do “barato que sai caro”. Pois, podem ocorrer particularidades que você não prestou a atenção. Isso pode acarretar não conformidades com órgãos fiscalizadores. Fazendo que tenha que providenciar ajustes e até mesmo demolições e retrabalho.

3. Adquira apenas os equipamentos necessários

Os equipamentos projetados para as cozinhas industriais facilitam o dia a dia dos profissionais que trabalham com alimentos. São a série de utensílios como as panelas, os eletrodomésticos e as máquinas de lavar, as de cortar ou aquelas que fazem salgados, por exemplo.

Acontece que o mercado oferece e disponibiliza centenas de máquinas e equipamentos. A tentação de comprar vários deles é grande. No entanto, no caso das cozinhas pequenas, você deve adquirir apenas os que são realmente necessários. Pois, o espaço físico não é o excesso pode prejudicar os seus trabalhos.

cozinha industrial pequena

4. Conheça as exigências da vigilância sanitária

O trabalho de produção e manipulação de alimentos é controlado e fiscalizado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ela cria, controla e elabora normas para esse tipo de atividade.

Dessa maneira, para evitar prejuízos para o seu estabelecimento é primordial que conheça as exigências desse órgão. O trabalho da ANVISA é bem detalhista. Envolve desde as partes estruturais do ambiente como acabamentos de piso, armazenamento de alimentos, destino dos lixos entre outros.

5. Contrate empresas especializadas em móveis planejados

Contrate empresas especializadas em móveis planejados. Pois, eles são de extrema importância para as cozinhas industriais pequenas. Os seus armários e bancadas permitem que as atividades fluam sem transtornos nesses locais com pouco espaço.

Projeto: Andressa Verdi – Execução: Finger Goiânia – Foto: Play Motion MP

Os armários planejados nesses pequenos ambientes são projetados de maneira que as aberturas das portas não atrapalhem o deslocamento dos trabalhadores. Além disso, são desenhados para armazenar alimentos e equipamentos. As bancadas atuam como plataformas de preparação das refeições.

Percebeu que mesmo que o espaço não esteja a seu favor, você pode realizar o sonho de fornecer alimentação de boa qualidade? Para isso, basta seguir as nossas dicas de planejamento de cozinha industrial pequena.

Gostou do assunto? Você pode nos seguir nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTubePinterest e Telegram.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia