15nov

Saiba aqui as 5 melhores ideias para a decoração do cantinho da leitura

Saiba aqui as 5 melhores ideias para a decoração do cantinho da leitura

Você é daquelas pessoas que valoriza a tranquilidade na hora de consumir qualquer tipo de informação? Sabemos que o entendimento melhora quando podemos nos dedicar à atividade sem pressa ou interferências. Assim, algo que tem ajudado muita gente é a decoração do cantinho da leitura.

Ele deve ter estrutura adequada para receber todos os títulos de seu interesse, além de peças de apoio para que o exercício de folhear páginas seja sempre agradável. As possibilidades incluem desde uma pequena estante de livros até um grande painel com compartimentos embutidos.

estante corporativa

Projeto: Studio Cortex – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Ficou com vontade de investir na ideia? Então, aproveite as dicas que preparamos para você!

Qual é a importância do cantinho a leitura?

A vida em família demanda bastante organização para que todos consigam cuidar de seus interesses no espaço doméstico. Eles podem estar relacionados ao lazer, às práticas de descanso e até a tarefas que exigem mais disciplina, como o trabalho ou o estudo.

Porém, você deve ter percebido como é difícil cumprir diferentes atividades se o espaço não for bem delimitado e contar com poucos recursos para cada programa. Assim, uma boa alternativa é prever áreas exclusivas para as ações que os moradores mais valorizam.

cantinho da leitura

Quando consideramos uma prática prazerosa, não queremos ter horário para acabar, certo? Isso prova que a decoração do cantinho da leitura pode ser uma aliada na manutenção dos hábitos que envolvem a consulta de livros, jornais, revistas e até materiais digitais.

A vantagem é que você não precisa de muita área para dar vida a esse tipo de projeto. Com um pouco de criatividade e priorização de peças que otimizam espaço, como é o caso dos móveis planejados, qualquer ambiente pode se transformar em um refúgio acolhedor para leitores.

Como fazer a decoração do cantinho da leitura?

Existem muitas formas de aplicar esse conceito. Como ocorre em todo projeto de interiores, é importante levar em conta as particularidades do imóvel e o estilo de vida das pessoas que o habitam. Isso vai ajudar a deixar o local personalizado, funcional e com a cara dos donos.

Veja os principais passos que você deve seguir na elaboração do seu cantinho.

1. Escolha um local tranquilo

Esqueça a ideia de que é necessário um quarto ou ateliê apropriado para praticar a leitura sem incômodo. Afinal, a definição de espaço tranquilo varia muito de uma casa para outra. Em algumas, o silêncio pode estar em uma varanda voltada a uma rua pouco movimentada ou em uma sala multifuncional.

Ao pensar dessa forma, você amplia as opções de áreas capazes de abrigar os livros e demais elementos. Isso quer dizer que a decoração do cantinho da leitura não precisa ter regras. Em residências compactas, por exemplo, ele pode surgir tanto no encontro de paredes quanto no vão sob a escada.

2. Use uma estante de móveis planejados

Os modelos feitos sob medida são perfeitos porque dão conta de atender às especificidades de qualquer projeto. Como têm seus detalhes baseados nos pedidos dos clientes, eles conseguem preencher áreas inutilizadas e aproveitar cada centímetro disponível.

cantinho da leitura

Projeto e execução: Finger Passo Fundo

Assim, independentemente do espaço que você tenha em casa, vale a pena apostar nos móveis planejados para construir o item principal do seu cantinho: a estante. É possível, por exemplo, definir o tamanho, formato e acabamento dessa estrutura para alcançar a estética desejada.

cantinho da leitura

Projeto: Lo Interiores
Execução: Edy Planejados
Fotos: Sidney Doll Fotógrafo

Tire proveito, também, da edição das divisórias e da variedade de compartimentos que podem ser criados a partir dos móveis planejados. Com eles, você determina desde a distância entre prateleiras até a inclusão de volumes e vazios, como porta-revistas, nichos abertos ou fechados, e muito mais.

3. Capriche nos assentos e nos apoios

O momento da leitura deve ser confortável e proporcionar sensações positivas. Então, nada melhor que equipar o novo ambiente com poltronas, cadeiras estofadas ou pufes com preenchimento generoso. Pense que o objetivo é manter a experiência aconchegante em qualquer horário do dia.

estante de livros

Não se esqueça, inclusive, de colocar peças que possam servir de apoio para o livro da vez ou aquela xícara de café que sempre acompanha a atividade. Uma mesinha lateral cumpre bem essas funções e pode ficar ao lado do móvel em que você vai sentar. Se quiser, dá até para adicionar um banquinho para elevar os pés.

4. Planeje a iluminação diurna e noturna

O ajuste da claridade é um passo crucial na decoração do cantinho da leitura. Tenha em mente que esse cuidado vai evitar desconfortos e até problemas de visão, muitas vezes causados por conta do esforço excessivo para enxergar as páginas ou telas de dispositivos.

Durante o dia, o ideal é que você se posicione lateralmente em relação à luz do sol. Isso vai prevenir a formação de reflexos sobre os livros e o brilho incômodo nos olhos. Se precisar, instale persianas para controlar o nível de claridade.

cantinho da leitura

À noite, compensa contar com uma luminária de piso ou de mesa, que permita direcionar o feixe de luz sobre os materiais de leitura. Se quiser um efeito decorativo, você pode aplicar recursos de iluminação de LED na estante. Isso ajuda a destacar os títulos e a encontrá-los rapidamente.

5. Acrescente acessórios

É mais gostoso fazer as coisas em um lugar que tem a ver com a gente. Por isso, da mesma forma que você se preocupa em adequar a estética da casa ao gosto da família, procure adicionar um toque pessoal ao cantinho reservado à leitura.

leitura café hygge

Apreciadores de bons aromas podem dispor arranjos com velas aromáticas e incensos para perfumar o ambiente. Quem gosta da atmosfera natural, por outro lado, vai adorar enriquecer o lugar com plantas e fontes de água. O importante é encontrar o visual e o clima perfeitos para mergulhar nas histórias escritas.

Gostou das nossas dicas de decoração do cantinho da leitura? Agora, basta discutir as opções com quem divide o ambiente com você. Essa troca vai favorecer a escolha dos elementos e tornar o espaço adequado a todos os seus usuários.

E já que abordamos os móveis planejados, aproveite para ler mais sobre a possibilidade de usar estantes como divisórias de ambientes!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de todas as novidades da Finger Móveis Planejados, siga as nossas redes sociais: FacebookInstagramYouTube e Pinterest.

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.