14jun

Descubra como utilizar as estantes divisória de ambientes da melhor forma

escrito por Francieli Kern
Descubra como utilizar as estantes divisória de ambientes da melhor forma

A estante divisória de madeira para sala tem sido cada vez mais utilizada para conseguir otimizar espaços em ambientes pequenos, sem a necessidade de isolar completamente o cômodo (por exemplo, criar esse espaço em uma sala integrada). Com imóveis cada vez menores, isso torna-se importante para conseguir criar um espaço único e confortável, dentro das limitações previstas.

Então, como utilizar a estante divisória de madeira para sala? Veja a seguir algumas dicas para seu uso e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Quais os tipos de estante divisória de madeira para sala?

Afinal, quais são os tipos de estantes divisórias que você encontra disponíveis para a sala? Confira alguns modelos a seguir:

  • estantes vazadas;
  • composições com colunas e nichos;
  • estantes geométricas vazadas;
  • nichos, entre outros.
estante divisória de ambientes com nichos

Execução: Finger Santa Cruz do Capibaribe – Fotos: Helga Vieira

O importante aqui é que a estante não ocupe a parede toda, ou seja, que ela permita o fluxo entre os cômodos, sem gerar uma cisão completa entre eles. Com isso, ganha-se mais um ambiente sem gerar uma separação estanque.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Como utilizá-las?

Vamos conferir a seguir alguns pontos que podem auxiliá-lo a escolher um modelo de estante divisória!

Defina as cores

Um primeiro ponto que você pode pensar é quais são as cores que farão parte da composição desse ambiente. Afinal, precisa ser feito de forma a contemplar a decoração dos cômodos. Por exemplo, se a estante vai separar a sala e o escritório, e o segundo é um ambiente mais neutro, utilizar um móvel colorido pode destoar.

Você pode utilizar tranquilamente os móveis coloridos. Contudo, desde que a estante esteja alinhada com o estilo dos dois ambientes.

Escolha o formato

Outro ponto a se considerar é o formato da estante. Mais uma vez, aqui, dizemos: atente para o estilo dos dois ambientes ao tomar essa decisão. Por exemplo, se está criando dois cômodos mais modernos, uma estante em formato geométrico pode ser uma pedida interessante, contextualizando ambos os espaços.

Da mesma forma, esse estilo não combinaria, por exemplo, com uma ambientação clássica ou, ainda, minimalista. Igualmente ao ponto anterior, pode ser interessante escolher algo neutro e, assim, atender as demandas dos dois ambientes, caso as decorações discordem entre si.

estante divide ambiente sala e dormitorio hospedes

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Julinho Gomes Filho

Pense no material

Algumas dicas interessantes de material para isso são:

  • madeira maciça;
  • MDF;
  • MDP;
  • ferro;
  • aço;
  • estruturas mistas (por exemplo, utilizando madeira e aço).

Prefira estantes vazadas

Uma boa opção para gerar essa divisão de ambientes com estantes é utilizando móveis vazados. Isso porque se gera uma ampliação do ambiente, sem perder luminosidade e dinamismo.

Além disso, imagine o efeito de utilizar um modelo não-vazado: enquanto um dos lados aproveita a beleza da decoração, o outro encontra um fundo chapado. Nada bom, não é mesmo?

As estantes vazadas, assim, não comprometem a iluminação e auxiliam na composição dos dois espaços. Por isso, considere esse ponto ao definir o que colocará nesses locais para compor a decoração.

painel ripado freijo divisão ambientes

Projeto: Daiana Ortolan – Execução: Palazzo Ambientes

Pense na decoração

Pegando o gancho do que acabamos de falar, a decoração também é uma parte importante para pensarmos sobre como utilizar as estantes para divisórias de ambiente. Ao mesmo tempo, precisam ser objetos que façam sentido para os dois lados da divisória.

Algumas dicas para uma boa decoração de estante são:

Se você gosta de inovação e quer deixar a sua sala com um estilo diferenciado, estiloso e bem decorado, vale a pena adotar uma estante divisória de madeira para sala versátil. Não importa se você prefere um modelo mais minimalista ou retrô: o que não faltam são opções de divisórias em madeira.

Quais as vantagens em utilizar uma divisória de madeira para sala?

Diante de tudo que falamos acima, você pode estar se perguntando: mas vale a pena, de fato, utilizar uma estante como divisória de ambientes, que seja feita de forma planejada? A resposta é: sim! Confira mais sobre o assunto a seguir.

Tamanho

Muitas vezes, você encontrará no mercado uma série de estantes, mas nenhuma delas encaixará no cômodo, de forma adequada. Assim, ao optar por um móvel planejado, você consegue ter a medida exata do que precisa, sem faltar ou sobrar qualquer espaço.

loft ambientes integrados divisória de madeira para sala

Loft com divisória de ambientes – Execução: Mari Perin de Lajeado

Adequação ao estilo

Como falamos ao longo deste artigo, um dos principais pontos para escolher adequadamente a estante como divisória do seu cômodo é a adequação ao estilo dos dois ambientes. Assim, caso você esteja em busca de uma peça muito específica para o modelo que utiliza, ao optar pelo móvel planejado, é possível criar um que seja, de fato, a sua cara.

Assim, evita-se insatisfações e tentativas de adequar peças que não estejam de acordo com as suas expectativas. Além, claro, de personalizar o local com a sua cara.

Criatividade

Tem uma ideia inovadora? Por exemplo, colorir um único nicho da estante com uma cor específica? Com os móveis planejados, isso é possível. Basta que você faça esse pedido ao solicitar o seu projeto com a empresa responsável.

Desde que seja possível de produzir, você poderá pensar na melhor forma para compor o ambiente. Essa é uma possibilidade que só os móveis planejados permitem.

estante metálica divisória de madeira para sala

Projeto: Josi Barros Arquiteta – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Filippe Ramos

Aumento da privacidade

Para além de oferecer sofisticação, charme e requinte, as estantes divisórias também cumprem muito bem a missão de aumentar a privacidade do cômodo. Para isso, você pode optar por um modelo em madeira para a parede inteira, caso o seu imóvel tenha espaço disponível.

No entanto, caso a sua casa tenha espaço reduzido, vale a pena apostar em biombos para ter mais praticidade, já que o elemento separa um único cômodo em dois ambientes. Existem inúmeros modelos e tamanhos disponíveis no mercado. Além de tudo, as peças são leves e podem ser dobradas e guardadas em um local específico do lar.

Custo acessível

Uma grande vantagem da estante divisória é o custo-benefício. Sai muito mais em conta investir em uma divisória do que fazer uma reforma em casa, concorda? A peça também é mais barata do que outros tipos de acabamentos, que acabam sobrecarregando o orçamento.

Tudo vai depender, é claro, do modelo escolhido. Portanto, se você está apertado e não tem como pagar por uma reforma no imóvel, opte por um modelo de estante divisória com um bom custo-benefício. Não há dúvidas de que as divisórias são boas para o seu bolso e para a sua sala!

estantes divisórias de ambientes

Melhoria na ventilação

Sobretudo os modelos vazados de estante divisória são excelentes por proporcionar uma boa ventilação na sala. A peça é fundamental para casas pequenas e que contam com poucas opções nesse sentido. Ainda mais se o cômodo ficar ao lado da cozinha, que costuma gerar calor durante boa parte do dia.

Por isso, não pense duas vezes e invista em uma linda divisória vazada para deixar o seu lar ainda mais elegante e bem ventilado. Na sala, é possível abusar de estilos mais modernos ou utilizar uma divisória lisa, até mesmo para servir de suporte para objetos, como a televisão.

Luminosidade

Outro ponto positivo é em relação à luminosidade proporcionada pela estante divisória de madeira. Além de ter texturas e cores incríveis, o elemento permite que a luz natural infiltre no imóvel. Inclusive, é possível ter uma grande economia de energia no final do mês, já pensou?

Um cômodo bem iluminado é um fator que atrai diversas pessoas para investir em uma estante divisória. A praticidade, a sofisticação e a praticidade também são quesitos que ganham o gosto dos moradores. Dê preferência para divisórias de cores mais claras para o ambiente ficar mais leve e natural possível.

A sala, principalmente, deve ter grande iluminação. Uma divisória vazada pode ser uma ótima pedida tanto para dividir os cômodos quanto para ter luz natural. Lembre-se que paredes podem acabar diminuindo a luminosidade, por isso, opte por modelos vazados sempre que possível.

Ambiente com a sua cara

Quantas vezes você não sonhou com um ambiente com a sua cara? Por exemplo, transformar a sua sala dividida em dois ambientes, para ter o local social e o escritório? E, ainda, criar a decoração do jeito que sempre sonhou? Uma empresa de móveis planejados proporciona, assim, que isso seja possível.

Escolher, também, a loja adequada para ser sua parceira nessa compra é fundamental. Afinal, para que a estante tenha a sua cara, é preciso que você tenha um negócio que escute e entenda as suas demandas e esteja disposto a transformar seus sonhos em realidade.

Além disso, é fundamental que tenha como missão transformar os ambientes para o bem-estar das pessoas, bem como esteja atento para as tendências do mercado, como cores do ano, materiais mais utilizados e saber sobre os diferentes estilos.

E é claro, utilizar materiais de qualidade para a composição das estantes. Afinal, além de serem bonitas e funcionais, elas precisam ser duráveis, não é mesmo? Une-se, assim, qualidade, estética e funcionalidade para o seu dia a dia.

Para isso, conte com a parceria com a Finger Móveis Planejados. Nós temos a expertise necessária para pensar em uma divisória de madeira para sala de acordo com suas ideias e propostas. Nossos 43 anos de experiência vão trazer possibilidades únicas para compor o seu ambiente.

Não perca mais tempo e entre em contato com a nossa equipe agora mesmo para conhecer mais sobre o nosso trabalho e diferenciais!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia