09out

Como criar uma decoração lúdica no quarto das crianças?

Como criar uma decoração lúdica no quarto das crianças?

Se você está preparando um quarto de bebê ou fazendo adaptações para uma criança maior, já deve ter pesquisado muitas ideias. Afinal, as crianças estão em desenvolvimento e tudo ao seu redor — inclusive o ambiente — pode ajudar nesse processo. Por isso mesmo, a decoração lúdica é uma ótima opção para o quarto das crianças.

Confira o que é esse estilo e descubra as suas vantagens. Veja, também, algumas dicas para você criar esse ambiente em casa. Boa leitura!

O que é uma decoração lúdica?

Para começar, é preciso entender o que é algo lúdico. Esse conceito se relaciona a brinquedos e atividades que promovem a diversão. Além disso, também é usado para designar brincadeiras e objetos criados para promover um aprendizado.

quarto montessori neutro

Dessa forma, contar com uma decoração lúdica não só cria um ambiente confortável para a criança, mas permite que ela se identifique com o espaço e aprenda com tudo ali.

Quais as vantagens desse tipo de decoração?

Tanto para a casa quanto para a rotina da criança, a decoração lúdica traz diversos benefícios. Veja, a seguir, alguns deles.

Conforto

Por ser seu próprio quarto, é mais fácil para a criança se identificar com o ambiente e se sentir bem. Além disso, os elementos lúdicos são adaptados para ela, e não para o uso compartilhado com um adulto, o que garante maior conforto.

Criatividade

O lúdico incentiva a criatividade e a fantasia. Por isso, é um estilo propício a estimular a imaginação dos pequenos, além de ser o espaço ideal para as brincadeiras.

decoração ludica

Diversão

Já se cansou de catar brinquedos espalhados pela sala? Com o quarto lúdico, a criança pode ficar à vontade e brincar naquele espaço que é dela. Dessa forma, ocorre menos bagunça em outros cômodos e ela tem mais liberdade.

Aprendizado

Alguns elementos lúdicos podem ser fundamentais para o desenvolvimento da criança. Podem ser brinquedos ou a própria disposição dos móveis — eles auxiliam a compreensão do espaço e seu uso. Além disso, o lúdico pode ajudar em cada etapa da educação da criança e em sua independência, como defendem métodos de educação, como o montessoriano.

quarto montessoriano colorido

Como criar um quarto lúdico?

Fazer uma decoração lúdica para o quarto da criança não é difícil. Você pode usar diversos elementos, até mesmo, peças feitas à mão, para deixar esse ambiente ideal e aproveitá-lo por muitos anos. Veja algumas dicas de como criar esse espaço.

Explore cores e formatos

As cores são um importante aspecto em um ambiente para crianças. Dependendo da sua escolha, elas podem criar um espaço atrativo, que estimule a criatividade e até a concentração.

Com móveis coloridos, por exemplo, as crianças se atraem mais pelo quarto. Contudo, é preciso cuidado. A dica é equilibrar cores e tons, para que o ambiente não fique carregado e incômodo.

Outro ponto importante é explorar diferentes formatos para deixar o quarto mais divertido. Por exemplo, com a linha Kurve, da Finger, você consegue trabalhar as formas em móveis editáveis, que trazem conforto para o quarto. Por causa das linhas curvas, há uma leve sensação de movimento, que torna o ambiente mais atraente. Além disso, você elimina cantos que podem ser perigosos para as crianças.

Um aspecto dessa linha é que você pode usá-la em diferentes tipos de móveis. Seja com prateleiras, seja com painéis ou nichos, ela favorece o lúdico bem ao estilo “Castelo Rá-Tim-Bum”, e cria um quarto com clima mágico.

 

Escolha um tema

Escolher um tema também ajuda a definir o que colocar no quarto e a promover a identificação da criança. Para isso, você pode trabalhar de duas formas.

A primeira é usar o tema em cada aspecto do quarto e em seus detalhes. Por exemplo, se você optou por “floresta encantada”, pode fazer desenhos de árvores nas paredes, usar bichos de pelúcia e móveis de madeira para criar uma imersão maior. Porém, caso a criança cresça e se interesse por outras coisas, o quarto pode perder o atrativo.

Já na segunda forma, você pode optar por cores e móveis neutros, ou que sigam um estilo atemporal, e deixar o tema por conta de elementos facilmente removíveis. Nesse caso, a imersão pode ser menor, mas é mais fácil personalizar depois.

quarto colorido e infantil

Siga o DIY

DIY é a abreviação para a frase, em inglês, “do it yourself” ou faça você mesmo. Esse conceito é ótimo para deixar a decoração lúdica ainda mais personalizada. Existem várias formas de aplicá-lo, inclusive, com a participação da criança:

  • coloque desenhos do pequeno em porta-retratos ou quadros nas paredes;
  • crie seus próprios bichos de pelúcia ou fantoches;
  • reutilize latas, potes e outros materiais para criar brinquedos lúdicos;
  • use adesivos e desenhos para ter um papel de parede diferente;
  • pinte uma parte da parede com tinta lousa para a criança usar com giz.

Invista em móveis planejados

A decoração lúdica remete à fantasia e ao infantil, mas na questão dos móveis, pode ser necessária uma adaptação. Por exemplo, se você está planejando o quarto do bebê que vai chegar, pode usar determinadas peças. Porém, conforme ele cresce e começa a andar, suas necessidades vão mudando.

Por exemplo, pode ser mais interessante usar uma cama na altura do chão do que um berço. Além disso, ter móveis na altura da criança se torna necessário para que ela aproveite o quarto. Felizmente, isso não significa que você precisa comprar tudo de novo, se usar móveis planejados.

Com eles, você pode criar um projeto não só conforme as necessidades presentes, mas pensando no futuro. Ou seja, pode ter peças editáveis, que se transformam para atender às novas necessidades da criança. Além disso, tudo pode ser feito para caber perfeitamente no espaço que você tem e seguindo as cores e o estilo que você definiu.

Muitas vezes, o quarto é o mundo da criança. É onde ela dorme, brinca e se desenvolve. Por isso, cuidar de seus elementos é fundamental. Uma forma de fazer isso é com a decoração lúdica. Além de ajudar a criar o cenário de fantasia, ela foca diversos elementos que estimulam a criatividade e o aprendizado. O melhor de tudo é que, com móveis planejados, você pode ter o ambiente ideal em qualquer fase do desenvolvimento da criança.

Gostou do post? Descubra mais vantagens de planejar o quarto infantil!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia