29jan

As vantagens de um quarto infantil planejado

As vantagens de um quarto infantil planejado

É no quarto que as crianças exercitam a criatividade, participam de brincadeiras, tomam as primeiras decisões e aprendem a explorar o seu entorno. Por isso, o quarto infantil planejado tem um papel importantíssimo no desenvolvimento dos pequenos.

As tendências de decoração para crianças estão atentas ao que é fundamental para elas nos primeiros anos de vida. Assim, uma das maiores influências é o design montessoriano, que prioriza móveis na altura da criança para que ela possa explorar sozinha o ambiente e adquirir maior autonomia.

Outra inspiração para o cantinho dos pequenos é o estilo escandinavo. Essa tendência prioriza a cor branca — portanto, vai além da decoração baseada no gênero das crianças — e também dá espaço aos móveis com design simples. O resultado é um cômodo atemporal, que acompanha a criança por diversas fases.

A partir de inspirações nas tendências de decoração para crianças, listamos a seguir as principais vantagens de investir em um quarto infantil planejado e apresentamos uma série de dicas para você colocar em prática na sua casa. Acompanhe!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Vantagens de planejar o quarto das crianças

Em linhas gerais, um quarto bem planejado valoriza o espaço e deixa o ambiente mais convidativo para as crianças executarem suas atividades do dia a dia. A seguir, explicamos o porquê!

Melhor aproveitamento do espaço

O aproveitamento de cada centímetro da área disponível é uma das principais vantagens dos móveis planejados sobre os comuns. No quarto dos pequenos, a mobília personalizada representa a delimitação inteligente dos espaços para dormir, brincar e estudar. Afinal, é fundamental que o espaço seja multiuso.

Projeto único e exclusivo

Nenhum ambiente planejado é igual a outro — assim como cada criança é única. Planejar o quarto é uma oportunidade de deixar o cômodo com a cara dos pequenos moradores e fazer desse espaço também um ponto de valorização do imóvel da família.

Maior segurança

Um quarto infantil planejado vai além da beleza ao oferecer também maior segurança para as crianças. Com um projeto adaptado ao layout do cômodo, evitam-se perigos como quinas em pontos de alta circulação, acesso fácil a tomadas, móveis soltos etc.

dicas para quarto infantil

dicas para quarto infantil

Praticidade e funcionalidade

O quarto infantil tem que ser prático e funcional no dia a dia de uma família. Assim, a melhor forma de garantir que o ambiente atenda às necessidades dos pequenos e de seus pais é planejar a decoração. O cômodo sob medida também considera os brinquedos que precisam ser guardados e quantas crianças ocupam o espaço, evitando que os objetos fiquem espalhados.

Ideias para quarto infantil planejado

Para aproveitar as vantagens dos quartos sob medida e deixar a sua casa ainda mais funcional? Confira as ideias que separamos para você oferecer às crianças!

quarto-infantil-planejado

quarto-infantil-planejado

Unir a cama e a escrivaninha

Principalmente em apartamentos pequenos, o design dos móveis deve ser pensado de forma a ocupar a menor área possível sem comprometer o conforto. No quarto das crianças, unir a cama e a escrivaninha pode ser uma boa saída para ganhar mais espaço.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. Uma opção é elevar o patamar da cama junto à parede e posicionar a escrivaninha na lateral oposta. Assim, a mesa já serve também como proteção da cama.

decoracaoludica

Outra ideia é posicionar uma mesinha na parte inferior de um beliche. Ela pode ser colocada tanto no lugar da cama de baixo ou no espaço que sobrar ao girar a cama de baixo na perpendicular. Para que o local para estudos não fique escuro, é preciso instalar uma luminária direcionada para a escrivaninha.

Priorizar móveis atemporais

Para evitar que o quarto infantil planejado se torne enjoativo com tempo, vale a pena apostar em móveis que acompanhem o crescimento das crianças. Assim, quando elas ficarem mais velhas, basta apenas trocar brinquedos, papel de parede e roupa de cama para dar outra cara ao espaço.

Por isso, a dica é escolher um mesmo padrão de design para armários, prateleiras, módulos e nichos, e dar prioridade a cores neutras. Nesse caso, a mobília serve de base para vários estilos de decoração.

Criar um espaço lúdico

O quarto da criança deve ser um espaço em que ela se sinta confortável para deixar a sua criatividade fluir. Por isso, é importante que os pequenos não associem o quarto apenas aos momentos de fazer a lição de casa e de dormir.

A mobília planejada pode ajudar a criar um espaço lúdico que incentive brincadeiras e explorações. Por exemplo, mesas que permitam atividades de pintura, cabeceiras em formato de castelo, camas que lembrem carrocerias de carros, entre outras opções.

Fazer uma decoração temática

Um dos momentos mais legais da decoração de um quarto infantil planejado é envolver as crianças nas decisões — afinal, elas têm que ser as maiores interessadas no resultado. Por isso, não deixe de conversar sobre o que elas desejam para o cômodo.

Tudo o que desperta a atenção dos pequenos pode servir de inspiração para esse espaço: cores favoritas, personagens que elas amam, lugares que elas conheceram… Aproveite para usar elementos que possam ser facilmente substituídos no futuro, como papel de parede, adesivos, capas de almofada e brinquedos expostos.

penteadeira em quarto infantil - dormitorio personalizado

Delimitar o espaço entre irmãos

O quarto planejado é um aliado na decoração de espaços compartilhados, pois ajuda a criar separações sem pesar o ambiente. Se as crianças têm idades diferentes, é fundamental delimitar a área de cada uma para que elas possam fazer suas atividades particulares sem interferências.

As variações de beliches são uma opção interessante para cômodos compartilhados, assim como escrivaninhas alongadas com duas cadeiras. Mas não esqueça de planejar um espaço comum para que os pequenos também possam brincar juntos.

Escolha dos móveis planejados

Para criar um quarto infantil planejado, é importante que a escolha da mobília também seja bem-pensada. Afinal, um ambiente com móveis planejados valoriza o imóvel, oferece um melhor aproveitamento do espaço disponível e enriquece o visual dos cômodos.

Contudo, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração antes de partir para as compras. Veja abaixo quais são eles.

Analisar o material dos móveis

Um fator essencial é avaliar a qualidade dos materiais que compõem o móvel. Entre as questões a serem estudadas, pergunte ao fornecedor se o produto tem garantia e se respeita as normas técnicas.

Analise a espessura da madeira, a indústria de origem, o tipo de corte e colagem das fitas de bordas, entre outros. Dessa forma, você evitará que o móvel descasque em poucos meses de uso.

Conferir as dimensões e acabamentos

Prestar atenção nas dimensões — altura, largura e profundidade — é outro fator importante na escolha dos móveis para o quarto infantil planejado. Ao escolher armários muito profundos, por exemplo, você dificulta o acesso das crianças, além de atrapalhar a armazenagem e organização de determinados itens.

Outro ponto que merece destaque é o acabamento do móvel. A dica aqui é escolher um acabamento que combine com a estética pensada para o ambiente. Os puxadores de gavetas, por exemplo, devem se adequar ao material dos painéis. Assim, eles farão com que o móvel dure muito mais tempo.

Avaliar os preços praticados no mercado

Cada fornecedor trabalha com um tipo de material diferente, o que faz com que cada orçamento apresenta valores distintos. Quando falamos de móveis planejados, essa diferença fica ainda mais evidente. Afinal, cada detalhe conta na hora de fechar o custo final, que vai da qualidade dos materiais até o prazo de entrega e taxas de instalação.

Vale destacar a importância de não se prender aos valores mais baixos. Isso porque os custos de um móvel planejado são naturalmente maiores que os de um móvel já pronto para vender.

Selecionar os melhores fornecedores

Pode parecer óbvio, mas não é: muitas pessoas se esquecem de avaliar a credibilidade dos fornecedores antes de fechar a compra. Como resultado, acabam adquirindo um produto de qualidade duvidosa e de pouca durabilidade. Portanto, é fundamental estudar o histórico das lojas e fabricantes disponíveis no mercado antes de tomar qualquer decisão.

Busque referências com clientes anteriores, converse com os fornecedores para se certificar que eles conhecem bem o produto comercializado. Profissionais competentes e comprometidos em fornecer ótimos móveis que ajudarão a projetar um ambiente ideal, com alta durabilidade.

Ler o contrato de compra e venda atentamente

Sabemos que ler qualquer contrato é uma tarefa maçante. Porém, quando se faz uma aquisição tão importante quanto os móveis planejados para um quarto infantil, não se pode negligenciá-la. Afinal, assinar um contrato sem ler suas condições é extremamente perigoso.

Por isso, leia o documento com calma, prestando atenção em todos os detalhes, com o número total de móveis adquiridos, suas cores e tamanhos, seus acabamentos e prazos de entrega, condições de pagamento e instalação, entre outros pontos. Ter noção dessas informações te garantirá um negócio bem mais vantajoso e seguro.

O quarto infantil planejado deve atender às necessidades da criança e, ao mesmo tempo, contribuir para a praticidade no dia a dia da casa. Com esse espírito, você pode se inspirar nas nossas dicas e tirar do papel as ideias para deixar esse cômodo perfeito!

A Finger Móveis ajuda você a projetar ambientes personalizados para toda a casa, incluindo o quarto infantil. Entre em contato e conheça as nossas soluções!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato com a Finger Móveis e conheça as nossas soluções!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.