09out

Cores para quarto de bebê: entenda o impacto que elas têm

Cores para quarto de bebê: entenda o impacto que elas têm

A gravidez é um momento muito importante e especial na vida da mulher que aguarda, junto à família, o nascimento de um novo integrante. É também um momento de muita agitação, de tomar decisões importantes e, inclusive, de indecisões, até porque os futuros pais precisam organizar tudo para a chegada do bebê. Exatamente por esse motivo, é bem comum ter dúvidas, as quais vão desde a escolha do nome até a escolha do enxoval e das cores para quarto de bebê!

Essa última questão é muito importante, uma que vez, apesar de muitos desconhecerem, cada cor carrega um significado e diz muito sobre os desejos e a personalidade dos pais em relação à criança.

Quer saber mais sobre os impactos das cores na vida do bebê e qual é o significado que cada um carrega? Então continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto para fazer a escolha certa! Boa leitura!

quarto de bebe tom pastel

Projeto: Danieli Interiores – Execução: Finger Atrativa de Concórdia – Foto: Rafa Bulica

1. O impacto da cor no bebê

Pode parecer um trabalho bem simples escolher a cor do quarto do bebê, não é mesmo? Porém, a tonalidade é extremamente relevante para a decoração e também para o comportamento do bebê. Afinal, o poder das cores de influenciar sensações e de criar estímulos é realmente incrível. Para você ter uma ideia da sua importância, elas podem influenciar no sono e no apetite da criança, exercer efeitos sobre o humor e muito mais.

As cores são frequências vibratórias, e é importante saber que diferentes comprimentos de onda são captados pelos olhos de diferentes modos. Assim, cada cor vai ter uma influência também diferente sobre o corpo e sobre as emoções, conforme a sua frequência.

quarto de bebê menina

Projeto: Catavento – Execução: Finger Maceió – Foto: Bia Beltrão

As cores mais fortes, por exemplo, têm uma influência mais intensa, já as cores neutras, ou seja, os tons mais suaves, apresentam uma influência mais sutil. Os bebês são bem sensíveis aos acontecimentos no ambiente onde estão, logo, as cores fortes podem ser um grande estímulo ao seu sistema nervoso que ainda está sendo desenvolvido.

Portanto, o mais indicado é dar preferência a cores mais suaves no quarto dos bebês. Obviamente que você pode ter objetos coloridos na decoração do quarto, mas as cortinasparedes e colchas devem receber cores claras.

quarto de bebe verdinho

Projeto: Josi Barros – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo

2. Qual é o momento de pintar o quarto do bebê?

Essa é uma das principais dúvidas que os pais têm: com quanto tempo de antecedência é indicado pintar o quarto do bebê? A dúvida é totalmente plausível, uma vez que não se deve levar o bebê para dormir em um quarto com cheiro de tinta fresca, afinal, pode causar sérios problemas na respiração, além de alergias. Por isso, escolher a tinta para o quarto do bebê requer muita atenção.

A pintura precisa ser feita no segundo trimestre da gravidez ou então até dois meses antes do parto. Isso vai evitar que o recém-nascido chegue e tenha contato com o odor do produto. E, embora a ansiedade seja grande, é importante lembrar que a gestante precisa evitar realizar a pintura com as próprias mãos por dois motivos:

quarto bebê menina

Projeto: Rafael Sardaux – Execução: Sardaux Móveis – Fotos: Carol Gomes

  • o processo pode ser muito desgastante, dependendo do tamanho do quarto do bebê, se for preciso ficar utilizando o rolo em alturas arriscadas;
  • o cheiro da própria tinta pode causar intoxicação, mesmo que seja à base d’água.

3. Quais são as melhores opções de cores para quarto de bebê e os seus significados

Confira algumas cores para o quarto do bebê e os seus significados a seguir!

3.1. Cinza claro

Muitas pessoas podem não querer usar a cor cinza claro no quarto do bebê. Embora não seja tão convencional para os quartos de recém-nascidos, essa pode ser uma cor muito fácil de harmonizar com vários outros tons e criar um resultado extremamente suave.

A base em cinza claro acaba deixando a decoração do quarto mais suave e, ao mesmo tempo, elegante e sóbria. Lembrando que os detalhes em branco com o tom mais escuro de cinza criam contraste, o que deixa a decoração mais dinâmica.

quarto de bebe tom pastel cinza e rosa

Projeto: ArqSign – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo

3.2. Branco

A tonalidade traz tranquilidade, calma e muita pureza ao ambiente. E é claro que o branco é uma cor que combina com todo tipo de cor e decoração. O tom é ótimo para os quartos pequenos, pois a cor proporciona uma sensação de amplitude ao ambiente.

Também é uma excelente ideia combinar o branco com algumas cores mais coloridas, como o azul, o rosa, o amarelo ou o verde, por exemplo. Esses tons acrescentam alegria e vibração ao ambiente. Não se esqueça de que o branco é atemporal e discreto, mas que requer maior cuidado para que as paredes não fiquem sujas. No quarto todo branco, prefira tintas do tipo antimanchas e lavável.

quarto de menina infantil móveis planejados

Projeto: Studio Noi – Execução Móveis Planejados: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

3.3. Verde

A cor da maior parte da vegetação é o verde. Onde há verde, há vida, não é verdade? Essa cor está associada ao crescimento, à juventude e à esperança de um futuro. O verde promove ligação com a natureza, rejuvenesce, gera paz no ambiente, promove o descanso e a calma.

O verde-claro é o ideal para quarto de bebê. Mas se você optar por um tom mais escuro, procure fazer uma combinação de cores, utilizando, por exemplo, paredes brancas. É, sem dúvida alguma, uma ótima escolha para a decoração, pois esse tom é perfeito para receber o bebê.

3.4. Rosa

A cor rosa, muito usada nos quartos de menina, estimula as emoções e está relacionada ao amor. O tom é uma mistura de branco com vermelho e o significado do rosa é uma mistura do que ambas as cores representam.

quarto de bebê menina rosa com verde

Projeto: Natália Coelho – Execução: Finger Bahia – Fotos: Gabriela Daltro

É importante evitar a pintura de todas as paredes de rosa forte, uma vez que a cor em excesso pode trazer irritabilidade e agitação para o bebê. Para quarto de bebê, o mais indicado é o rosa claro, pois trás uma sensação de tranquilidade e leveza ao ambiente.

3.5. Azul bebê

A tonalidade azul bebê está ligada a sensações de paz, tranquilidade e calma. Esse tom é capaz de aliviar o medo, a tensão e as palpitações do bebê. Quando usado na decoração, o azul pode realçar ainda o poder da intuição e do raciocínio. Esse azul está entre os tons mais indicados para quartos, pois é considerado uma das cores mais relaxantes.

quarto de bebê azul

Projeto: Arquitetura De Mãe – Execução: Finger Bahia – Foto: Xico Diniz

Em seus diferentes tons de azul, é a cor preferida para o quarto de crianças ou de adolescentes que são muito agitados, devido ao seu efeito tranquilizante. Para um bebê, por exemplo, o ideal é que fique em um ambiente assim, tranquilo e sereno.

A cor azul representa a espiritualidade angelical e simboliza o elemento água, ou seja, emoção pura. É uma cor que vai tranquilizar e acalmar o bebê, lembrando que o recomendado para essa cor é utilizar objetos de decoração ou papel de parede branco.

Quarto de Bebê Lindo e Funcional – YouTube

4. Por que vale a pena investir em móveis planejados para o quarto de bebê?

Após definir a cor ideal, é importante saber quais móveis devem ser utilizados no quarto do recém-nascido. Afinal, os bebês têm necessidades específicas que devem ser levadas em consideração no momento da montagem do ambiente. Nesse sentido, um dos móveis que não pode falta é o trocador, já que os pequenos precisam mudar de fralda com bastante frequência, não é mesmo?

Independentemente do tamanho do ambiente, vale a pena investir em móveis planejados porque:

E muito mais! Além disso, ao investir nesse tipo de móvel, você tem acesso a produtos de boa qualidade, não precisa se preocupar com a montagem e desmontagem e ainda tem um bom período de garantia.

5. Como planejar os móveis do quarto do recém-nascido?

Agora que você já sabe por que vale a pena investir em quartos projetados para os pequenos é importante saber como planejá-los corretamente. Acompanhe algumas dicas!

Invista em móveis funcionais

Como dissemos, os bebês têm necessidades específicas que devem ser levadas em consideração no momento da montagem do quarto. Por isso, você deve investir em móveis funcionais e que ajudem na rotina de cuidados com o recém-nascido.

quarto bebê cama beliche

CASACOR Brasília 2022 – Projeto: Ana Paula Ribeiro – Execução: Finger Brasília – Fotos: Edgard Cesar

Em geral, os quartos de bebês têm uma cômoda, um berço, uma cadeira de amamentação e um trocador. Se você não tem tanto espaço, pode planejar um móvel com dupla função, como um cômoda com um trocador ou um berço com gavetas, por exemplo. Basta analisar o seu espaço, definir as suas necessidades e deixar que a criatividade rolar. Mas para que isso dê certo, você deve contar com um auxílio de uma empresa que tenha credibilidade e experiência no mercado, como a Finger.

Escolha a cor ideal

A escolha da cor deve considerar o estilo do quarto e as sensações que devem ser proporcionadas à criança. O ideal é apostar em cores neutras e aconchegantes e deixar os tons mais vivos para os objetos de decoração, que podem ser substituídos com maior facilidade.

quarto de bebê cinza

Para ajudar nesse momento da escolha, empresas especializadas, como a Finger, realizam o projeto 3D do quarto da criança. Nesse momento, você pode simular diferentes cores para definir aquela mais adequada para o seu ambiente.

Pense no espaço

A rotina com um recém-nascido costuma ser bastante corrida e exige muitos cuidados. Por isso, é importante ter um quarto funcional e com os espaços otimizados. Afinal, você não quer esbarrar em nenhum móvel sempre que precisar trocar uma fralda, não é mesmo?

Para evitar que isso aconteça é importante dimensionar o ambiente e definir os móveis na proporção mais adequada para o espaço. Dessa forma, é possível proporcionar maior conforto e bem-estar e, ainda, garantir a maior organização do quarto.

Enfim, é importante deixar claro que as cores para quarto de bebê e as estampas podem ser diferentes do padrão, desde que combinem com o estilo e a personalidade que os pais sonharam para esse local tão especial. Não se esqueça de que uma boa decoração é extremamente relevante para a qualidade de vida do bebê e de toda a família!

dormitório infantil rosa soul collection

Projeto: Mateus Sohne

Gostou de saber mais sobre os significados das cores e já sabe por que vale a pena investir em móveis projetados para o quarto do bebê? Então, aproveite e entre em contato conosco para fazer os seus móveis projetados. Aproveite para conferir também as nossas dicas para uma decoração de quarto infantil divertida! Até a próxima!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia