09out

Cores para quarto de bebê: entenda o impacto que elas têm

Cores para quarto de bebê: entenda o impacto que elas têm

A gravidez é um momento muito importante e especial na vida da mulher que aguarda, junto à família, o nascimento de um novo integrante. É também um momento de muita agitação, de tomar decisões importantes e, inclusive de indecisões, até porque os futuros pais precisam organizar tudo para a chegada do bebê. Exatamente por esse motivo, é bem comum ter dúvidas, as quais vão desde a escolha do nome até a escolha do enxoval e das cores para quarto de bebê!

Essa última questão é muito importante, uma que vez, apesar de muitos desconhecerem, cada cor carrega um significado e diz muito sobre os desejos e a personalidade dos pais em relação à criança.

Quer saber mais sobre os impactos das cores na vida do bebê e qual é o significado que cada um carrega? Então continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto para fazer a escolha certa! Boa leitura!

1. O impacto da cor no bebê

Pode parecer um trabalho bem simples escolher a cor do quarto do bebê, não é mesmo? Mas a tonalidade é extremamente relevante para a decoração e também para o comportamento do bebê. Afinal, o poder das cores de influenciar sensações e de criar estímulos é realmente incrível. Elas podem influenciar no sono e no apetite da criança, exercer efeitos sobre o humor e muito mais.

As cores são frequências vibratórias, e é importante saber que diferentes comprimentos de onda são captados pelos olhos de diferentes modos. Assim, cada cor vai ter uma influência também diferente sobre o corpo e sobre as emoções, conforme a sua frequência.

As cores mais fortes, por exemplo, têm uma influência mais intensa, já as cores neutras, ou seja, os tons mais suaves, apresentam uma influência mais sutil. Os bebês são bem sensíveis aos acontecimentos no ambiente onde estão, logo, as cores fortes podem ser um estímulo muito forte ao seu sistema nervoso que ainda está sendo desenvolvido.

Portanto, o mais indicado é dar preferência a cores mais suaves no quarto dos bebês. Obviamente que você pode ter objetos coloridos na decoração do quarto, mas as cortinas, paredes e colchas devem receber cores claras.

2. Quando pintar o quarto do bebê

Essa é uma das principais dúvidas que os pais têm: com quanto tempo de antecedência é indicado pintar o quarto do bebê? A dúvida é totalmente plausível, uma vez que não se deve levar o bebê para dormir em um quarto com cheiro de tinta fresca, afinal, pode causar sérios problemas na respiração, além de alergias. Por isso, escolher a tinta para quarto do bebê requer muita atenção.

A pintura precisa ser feita no segundo trimestre da gravidez ou então até dois meses antes do parto. Isso vai evitar que o recém-nascido chegue e tenha contato com o odor do produto. E, embora a ansiedade seja grande, é importante lembrar que a gestante precisa evitar realizar a pintura com as próprias mãos por dois motivos:

  • dependendo do tamanho do quarto do bebê, pode ser muito desgastante ficar utilizando o rolo em alturas arriscadas;
  • porque o cheiro da própria tinta pode causar intoxicação, mesmo que seja à base d’água.

3. 5 opções de cores para quarto de bebê e seus significados

Confira algumas cores para o quarto do bebê e os seus significados a seguir!

3.1. Cinza claro

Muitas pessoas podem não querer usar a cor cinza claro no quarto do bebê, mas embora não seja tão convencional para os quartos de recém-nascidos, essa pode ser uma cor muito fácil de harmonizar com vários outros tons e criar um resultado extremamente suave.

A base em cinza claro acaba deixando a decoração do quarto mais suave e ao mesmo tempo elegante e sóbria. Lembrando que os detalhes em branco com o tom mais escuro de cinza criam contraste, o que deixa a decoração mais dinâmica.

3.2. Branco

A tonalidade traz tranquilidade, calma e muita pureza ao ambiente. E é claro que o branco é uma cor que combina com todo tipo de cor e decoração. O tom é ótimo para os quartos pequenos, pois a cor proporciona uma sensação de amplitude ao ambiente.

Também é uma excelente ideia combinar o branco com algumas cores mais coloridas, como o azul, o rosa, o amarelo ou o verde, por exemplo. Esses tons acrescentam alegria e vibração ao ambiente. Não se esqueça de que o branco é atemporal e discreto, mas que requer maior cuidado para que as paredes não fiquem sujas. No quarto todo branco, prefira tintas do tipo antimanchas e lavável.

3.3. Verde

A a cor da maior parte da vegetação é o verde. Onde há verde, há vida, não é verdade? Essa cor está associada ao crescimento, à juventude e a esperança de um futuro. O verde promove ligação com a natureza, rejuvenesce, gera paz no ambiente, promove o descanso e a calma.

O verde-claro é o ideal para quarto de bebê. Mas se você optar por um tom mais escuro, procure fazer uma combinação de cores, utilizando, por exemplo, paredes brancas. É, sem dúvida alguma, uma ótima escolha para a decoração, pois esse tom é perfeito para receber o bebê.

3.4. Rosa

Rosa, muito usado nos quartos de menina, estimula as emoções e está relacionado ao amor. O tom é uma mistura de branco com vermelho e o significado do rosa é uma mistura do que ambas as cores representam.

É importante evitar a pintura de todas as paredes de rosa forte, uma vez que a cor em excesso pode trazer irritabilidade e agitação para o bebê. Para quarto de bebê, o mais indicado é o rosa claro, por trás uma sensação de tranquilidade e de leveza ao ambiente.

3.5. Azul bebê

A tonalidade azul bebê está ligada a sensações de paz, tranquilidade e calma. Esse tom é capaz de aliviar o medo, a tensão e as palpitações do bebê. Quando usada na decoração, o azul pode  realçar ainda o poder da intuição e do raciocínio. Esse azul está entre os tons mais indicados para quartos, pois está entre as cores mais relaxantes.

Em seus diferentes tons de azul, é a cor preferida para o quarto de crianças ou de adolescentes que são muito agitados, devido ao seu efeito tranquilizante. Para um bebê, por exemplo, o ideal é que fique em um ambiente assim, tranquilo e sereno.

A cor azul representa a espiritualidade angelical e simboliza o elemento água, ou seja, emoção pura. É uma cor que vai tranquiliza e acalmar o bebê, lembrando que o recomendado para essa cor é utilizar objetos de decoração ou papel de parede branco.

Enfim, é importante deixar claro que as cores para quarto de bebê e as estampas podem ser diferentes do padrão, desde que combinem com o estilo e a personalidade que os pais sonharam para esse local tão especial. Não se esqueça de que uma boa decoração é extremamente relevante para a qualidade de vida do bebê e de toda a família!

Gostou de saber mais sobre os significados das cores? Aproveite para conferir também as nossas dicas para uma decoração de quarto infantil divertida!

Powered by Rock Convert
Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.