21jun

Decoração com móveis brancos: dicas e vantagens para um ambiente leve e convidativo

escrito por Francieli Kern
Decoração com móveis brancos: dicas e vantagens para um ambiente leve e convidativo

Cores suaves sempre foram versáteis e fáceis de combinar. Por não terem tanto destaque, elas favorecem as escolhas de quem quer ousar sem medo. Na parte da decoração, por exemplo, é possível obter o efeito de leveza e discrição com o uso de belos móveis brancos.

A proposta não é nenhuma novidade, mas vem ganhando destaque em vários projetos de interiores. Afinal, traz vantagens que tornam a moradia mais agradável e convidativa. Continue a leitura para saber como isso ocorre e transforme o seu imóvel!

Por que usar móveis brancos?

Porque são peças atemporais e funcionam em diferentes soluções decorativas. A neutralidade do branco faz com que dificilmente dispute atenção com outras nuances, sendo uma escolha adequada para diversos tipos de ambientes.

A opção está entre as principais cores para usar na cozinha e nos banheiros, já que transmite limpeza e um aspecto clean. Inclusive, costuma ser protagonista em vários estilos, como minimalista, escandinavo, provençal e até moderno.

cozinha branca mulher cozinhando planejada

Em outros temas, o branco atua como um excelente complemento para equilibrar misturas de tons, materiais e texturas. Não é à toa que seu uso é frequente no acabamento de grandes superfícies, incluindo paredes, forros e pisos.

Quais são as principais vantagens dos móveis brancos?

Os móveis brancos caem bem em diferentes projetos. Dependendo do acabamento, é possível gerar efeitos variados na composição. Enquanto os foscos têm uma aparência mais discreta, os brilhantes tendem a chamar a atenção de quem passa pelo local.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Veja agora as vantagens de incluir essas peças em casa.

Mais frescor e claridade

Quando usado em grande quantidade, o branco pode transmitir frieza e sensação de vazio. Mas isso não precisa ser considerado negativo em áreas que demandam frescor. Ao combinar paredes e móveis nessa tonalidade, você pode ter a impressão de que os cômodos ficam mais arejados.

cozinha contemporanea branca e marmore de luxo

O resultado é valioso nos meses mais quentes e deixa a residência bem acolhedora. A claridade também é potencializada porque elementos brancos refletem a luz (artificial ou natural) ao máximo. Para amenizar esse efeito no inverno, é só preencher o ambiente com tecidos espessos e cores quentes.

Sensação de paz e leveza

Os móveis brancos também são ótimas apostas para as pessoas que desejam tranquilidade ao adentrar o recinto. Quem nunca ouviu falar que o tom está associado a sentimentos e valores como paz, esperança, honestidade e calmaria? Então, é isso que acontece quando ele está presente!

cozinha com estrutura metálica

Dá para aproveitar as boas sensações em qualquer área da casa. Em lugares destinados ao descanso, como os quartos, vale a pena aliar o branco a nuances que transmitem leveza e relaxamento. É o caso de alguns tons pastel: verde-água, lilás ou lavanda, azul-turquesa.

Efeito de amplitude visual

Outro ponto positivo de usar branco em grandes quantidades está na possibilidade de ampliar visualmente os cômodos. Tudo graças à alta refletância da luz que chega aos espaços domésticos. Em contato com superfícies claras, tanto os raios solares quanto os feixes de luminárias se espalham com facilidade.

sala de estar branca

Projeto: Casa Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

O resultado é um local mais iluminado e aparentemente maior. Para que o efeito de continuidade e ampliação seja ainda melhor, garanta luz abundante e instale alguns espelhos nos ambientes. Os reflexos são ótimos aliados para “multiplicar” cenários em imóveis pequenos.

Como decorar com móveis brancos?

Esse tipo de mobiliário pode se camuflar no espaço ou ficar em evidência. Como todo recinto depende da mistura de vários recursos, é crucial pensar nos demais elementos decorativos. Felizmente, o branco está sempre disponível entre as opções de cores de móveis planejados.

Veja agora três excelentes maneiras de aproveitá-los.

Combine com revestimentos escuros

Essa solução é ideal para quem pretende manter os móveis brancos em destaque, criando uma espécie de ponto focal que atraia todos os olhares. Se forem armários de cozinha, por exemplo, que tal instalá-los sobre uma parede (backsplash) de azulejos escuros? Ou algum detalhe de painel de madeira na parede?

cozinha gourmet provençal

Em um quarto de casal, por outro lado, dá para cobrir algumas divisórias com papel de parede ou adesivo em tons fortes. Se o piso for escuro, tipo madeira ou cerâmica, melhor ainda. Nesse caso, qualquer móvel branco que for colocado no local será valorizado pelo contraste.

Quebre a neutralidade com acessórios

Diferentemente da proposta anterior, essa serve para as famílias que querem caprichar no branco. Ou seja, usar o máximo de elementos e estruturas na cor para desfrutar das vantagens citadas anteriormente. Aqui, a dica principal é apenas amenizar a frieza e a monotonia do tom.

Para isso, você pode lançar mão de vários acessórios que tragam nuances mais alegres, como vermelho, amarelo, laranja, entre outras. Coloque esses objetos próximos dos móveis. As sugestões incluem obras de arte, tapetes, esculturas, cortinas e até bibelôs decorativos.

Os acessórios não precisam ser, necessariamente, grandes ou coloridos. Isso porque a junção de diversas formas e volumes já será suficiente para quebrar a neutralidade do branco.

Aposte em texturas e cores diferentes

Essa ideia tem um pouco das anteriores. Consiste em mesclar peças brancas e lisas com elementos que tragam detalhes em forma de cortes diferenciados, elementos vazados, relevos e outras cores que pertencem às cartelas dos neutros.

detalhe 3d lenz móvel branco textura

Linha 3D Lenz

Um projeto de planejados permite que você brinque com a textura dos móveis, a fim de deixar armários, painéis e outros modelos mais divertidos. É possível, por exemplo, incrementar a coloração branca com acabamento brilhante, alto relevo (3D) e até padrões que simulam o couro natural.

Mais que valorizar a aparência, usar esses efeitos promove experiências sensoriais incríveis. No caso de optar por outros tons além do branco, o ideal é escolher aqueles que se aproximam ou reproduzem os materiais naturais, como as pedras e as madeiras.

Quais são os cuidados para limpar?

Os móveis brancos parecem ficar sujos mais rápido por conta do alto contraste com a poeira, geralmente composta por terra escura. Portanto, não se preocupe se perceber a formação de manchinhas de poeira no fim do dia. Basta um processo simples de limpeza que as peças estarão com aspecto de novas.

Evite usar produtos químicos abrasivos sobre o mobiliário, já que podem danificar o acabamento. O ideal é passar uma flanela macia e seca por todas as superfícies. Para uma higienização mais completa, umedeça o pano em água com sabão neutro e esfregue suavemente, finalizando com a secagem.

E aí, será que os móveis brancos também vão ocupar um cantinho especial da sua casa? Reflita sobre as diversas soluções de composição e defina aquela que melhor atende ao estilo dos moradores. Depois, é só procurar uma empresa especializada e planejar as peças do jeito que você sempre quis.

E já que o assunto envolve mobiliário, aproveite para descobrir como aproveitar o potencial dos móveis pretos e escuros! Confira também nosso guia de Inspiração para Cozinhas e demais ambientes, no Instagram!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia