26set

Dia das Crianças: como criar um espaço para brincadeiras?

escrito por Francieli Kern
Dia das Crianças: como criar um espaço para brincadeiras?

O dia das crianças está chegando e se você quer tornar essa data muito especial, que tal aproveitar para oferecer um super presente: um cantinho de brincadeiras exclusivo para elas? Seja em um lugar específico da casa ou, dentro do possível, reservando um cômodo inteiro para isso.

Se você está pensando nessa possibilidade, seja para o mês de outubro ou como um projeto futuro, é muito importante saber todas as dicas para tornar essa criação ainda mais agradável para os pequenos.

Confira todas as dicas para criar um local para lazer das crianças e tire suas dúvidas!

brinquedoteca em forma de casinha

Projeto: Walkiria D’Puig – Execução: Tendenzza Home Decor – Fotos: Artur Pretto

Defina o local em sua residência

Qual parte da casa será destinada para criar um espaço para brincadeiras e tornar não só o dia das crianças mais animado, mas contar com esse local no dia a dia para os pequenos? Essa escolha deverá levar algumas questões em consideração, entre elas:

  • disponibilidade espaço destinado para brincadeiras;
  • facilidade de acompanhar os pequenos, principalmente quando receberem outras crianças para brincar com eles;
  • segurança das crianças;
  • conforto e comodidade para os pais (por exemplo, criar esse espaço no cômodo destinado para o escritório não é a melhor opção).

Uma escolha muito comum é que esse espaço seja feito dentro do quarto da criança, caso você não consiga destinar um ambiente exclusivamente para isso. Nesse caso, você pode organizar o ambiente de forma a separar um espaço para isso, sem maiores problemas.

quarto de menina casinha de boneca

Projeto: Daiana Ortolan

Caso você tenha essa possibilidade, pode utilizar um cômodo específico para isso. Assim, é possível criar toda uma decoração, com uso de móveis funcionais, pensando em deixar o espaço perfeito para o momento de diversão dos pequenos.

Nesse caso, pode-se pensar, até mesmo, em um projeto que acompanhe as diferentes fases de desenvolvimento da criança. Por exemplo, se ela tem tendências a gostar de ler, pode-se ter uma estante mais baixa ou prateleiras com livros que vão acompanhando o gosto dela ao longo da vida.

Considere a organização do espaço

Se você vai usar um espaço já existente (por exemplo, o quarto da criança), é importante repensar a organização do espaço para criar o local ideal para as brincadeiras e, até mesmo, integrar ambientes. Com isso é possível repensar o espaço do quarto para além do descanso, ser um local confortável em que a criança sente que é seu ambiente para as diferentes possibilidades de uso (estudar, descansar, brincar, ser um lugar seguro, um lugar que ela reconhece no lar como dela, entre outros).

Para que fique confortável, é importante que você pense a organização do espaço de modo geral, para que ele seja seguro para todas as possibilidades e deixe os pequenos mais confortáveis no dia a dia.

quarto infantil com escalada

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

Por exemplo, se eles ainda são muito pequenos e tendem a brincar sentados no chão, é importante evitar criar o espaço em locais que tenham algum tipo de ponto que represente risco (tomadas desprotegidas, possibilidade de acidentes com vidro ou queda de itens em estantes, que elas tentem pegar algum objeto que caiu debaixo de algum móvel e fiquem presas, entre outros).

Se for preciso, mude o estilo do ambiente: por exemplo, ao criar um quarto infantil montessoriano, você pode tornar todo o quarto um grande ambiente de brincadeiras e ajudar no desenvolvimento deles.

Crie um estilo para o local

Outro ponto importante é pensar em um estilo para o local e que, principalmente, esteja harmonizado com a decoração já presente no ambiente. Mesmo que você queira fazer algumas diferenciações para gerar destaque, ainda assim, é importante que a escolha dos estilos não seja muito destoante.

Por exemplo, se você vai criar um espaço para brincadeiras no dia das crianças no quarto do pequeno, analise quais são as cores utilizadas já e de que forma é possível criar um espaço demarcado como diferente mas, ao mesmo tempo, que a decoração não entre em conflito com o resto do quarto.

móveis planejados para quarto infantil

Projeto: Arquiteta Natália Coelho – Execução móveis planejados: Finger Bahia – Fotos: Gabriela Daltro

Vamos supor que você utilizou tons de azul e cinza no quarto infantil. Para dar um destaque para a área de lazer, você pode criar um efeito de tom sobre o tom, usando outros tons de azul ou, então, contar com cores complementares.

Neste caso, que tal usar detalhes em laranja? Com isso, você consegue dar um destaque na região sem prejudicar o equilíbrio de cores no local.

Considere o gosto dos pequenos

Para que as crianças possam aproveitar de fato o espaço, é muito importante que você pense em quais são os gostos dos pequenos. Por exemplo, se eles gostam de desenhar, é importante ter uma mesinha com canetas, giz de cera e lápis para que possam curtir quando quiserem desenhar.

quarto das crianças

Projeto: Natália Coelho – Execução: Finger Bahia – Fotos: Gabriela Daltro

Se elas gostam de jogos de tabuleiro, também vale a pena ter prateleiras para guardar e organizar os itens no final, criando uma brinquedoteca. Com isso, você consegue criar um ambiente em que as crianças vão querer, de fato, brincar e aproveitar.

Opte por móveis funcionais

Para criar um espaço de brincadeiras que possa estar presente nos mais diferentes tamanhos, é importante contar com os móveis funcionais. Eles ajudam na decoração e, ao mesmo tempo, também fazem parte das brincadeiras.

Por exemplo, você pode solicitar um projeto de móvel para guardar alguns brinquedos e que ajude, também, nas brincadeiras dos pequenos (funcionando como uma cabana, por exemplo).

Os móveis funcionais para compor um ambiente de brincadeiras para os pequenos devem ser produzidos com uma empresa de móveis planejados. A partir disso, é possível que você consiga pensar em algo dentro das necessidades para seus pequenos e que consiga estar alinhado com o tamanho do espaço.

Então mesmo que você tenha um cômodo pequeno, será possível pensar em um projeto para criar um ambiente incrível para as brincadeiras das crianças.

Para isso, conte com a Finger Móveis! Podemos ajudar a trazer as melhores peças para tornar as brincadeiras dos pequenos um momento único e inesquecível. Então, faça essa homenagem para o dia das crianças e pense em algo bem legal para elas.

Aproveite e dê de presente para ela um lindo quarto infantil planejado! Quer saber as vantagens dessa opção? Leia um artigo sobre o assunto e tire suas dúvidas.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia