07mar

7 dicas que vão te ajudar a organizar melhor o quarto das crianças

7 dicas que vão te ajudar a organizar melhor o quarto das crianças

Decorar não é apenas escolher itens esteticamente agradáveis, vai bem mais além. Decorar é tornar espaços mais funcionais e otimizados. Assim acontece com o quarto das crianças, que é um ambiente que precisa ter o espaço bem aproveitado e organizado, já que sempre vai estar sendo bagunçado nas brincadeiras. Por isso, é importante pensar nesse ambiente de forma mais objetiva. Vem conferir dicas de como organizar o quarto dos pequenos.

quarto infantil montessoriano em tons de azul e cinza

Por que é importante organizar o quarto das crianças?

O quarto das crianças organizado traz diversos benefícios para os pequenos. Confira algumas vantagens:

  • senso de responsabilidade: as crianças aprendem a ter senso de responsabilidade na hora de manter o espaço organizado, colocando cada coisa em seu lugar;
  • mais tranquilidade: deixar o espaço mais organizado ajuda a manter o ambiente mais limpo, gerando sensação de conforto, tranquilidade e calma;
  • organização de rotina: manter o ambiente organizado ajuda a otimizar a rotina, mantendo-a mais focada e produtiva;
  • produtividade: aumentando a organização, é possível manter a produtividade das crianças mais alta;
  • conforto: o ambiente organizado ajuda a mantê-lo mais confortável e aconchegante, fazendo com que a experiência da criança com organização seja positiva, mesmo que ele não perceba a relação;
  • autonomia: deixar o ambiente organizado ajuda a desenvolver a autonomia das crianças, que conseguem escolher o brinquedo que desejam e sabem exatamente onde guardá-lo, então, começam a fazer isso sozinhas.

Assim, ter um quarto organizado e funcional traz diversas vantagens e benefícios para sua família. Você só vai encontrar pontos positivos com um quarto das crianças organizado!

quarto de menina casinha de boneca

Projeto: Daiana Ortolan

Como organizar o quarto das crianças?

Mas como organizar esse espaço sem perder a criatividade e a diversão? Confira a seleção de dicas para otimizar esse ambiente:

Delimite espaços

Para começar, é fundamental delimitar os espaços do quarto das crianças. Defina em qual local serão guardados os brinquedos, o local do descanso e onde ficará cada detalhe. Para isso, é importante optar por móveis funcionais que ajudem a dividir o espaço. Divisórias, pufes e outros itens também ajudam bastante.

quarto de menina infantil móveis planejados

Projeto: Studio Noi – Execução Móveis Planejados: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

O local de estudo das crianças não pode ser esquecido. Por isso, reserve uma mesinha, com cadeira, para as crianças realizarem as tarefas escolares.

Use caixas e cestos organizadores

Sabemos que os brinquedos ocupam muito espaço no quarto e que eles podem ficar bagunçados com frequência. Por isso, as caixas organizadoras transparentes ajudam a manter o espaço organizado e delimitado, além de facilitar para as crianças encontrarem o que estão procurando.

quarto das crianças

Projeto: Natália Coelho – Execução: Finger Bahia – Fotos: Gabriela Daltro

Aposte em armários

Os armários são indispensáveis para organizar o quarto das crianças. Organizar roupas, brinquedos, sapatos e material escolar fica mais fácil com o uso de armários. A dica para economizar espaço é apostar em armários suspensos. Os nichos e prateleiras também são ótimas alternativas. Os móveis planejados são alternativas eficientes para organizar o quarto das crianças.

Invista em cama baú

Outra dica para quem quer deixar o quarto organizado e sem bagunça visível é apostar em camas baús. Esse tipo de móvel pode fazer a diferença. Isso porque os itens podem ser guardados na cama, sem ter que aumentar mais um móvel no quarto, deixando bastante espaço livre para as crianças.

Há quem prefira um quarto montessoriano, por exemplo, no qual os itens ficam nivelados e não há a opção de inserir uma cama com baú. Mas você pode optar por baús espalhados pelo quarto para organizar o espaço. O que importa é ter espaços definidos para guardar os brinquedos e outros itens.

Evite acúmulo de brinquedos

Sempre faça uma faxina no espaço, descartando ou doando brinquedos velhos que não são mais utilizados pelas crianças, assim como roupas e sapatos. Isso vai ajudar a manter o espaço mais clean e organizado, além de otimizar o tempo na hora de procurar os itens.

quarto das crianças

Além disso, fazer essa limpeza ajuda as crianças a aprenderem sobre solidariedade e consumo consciente, o que é muito importante para o desenvolvimento delas.

Use cores

O uso de cores para organizar o ambiente é uma ótima forma de facilitar tanto para as crianças quanto para os pais. Por isso, opte por usar cores diversas para cada um dos objetivos. Além disso, o uso de cores ajuda na educação infantil. As cores mais vibrantes, por exemplo, contribuem para o desenvolvimento motor e cognitivo.

quarto das crianças

Projeto: Walkiria D’Puig – Execução: Tendenzza Home Decor – Fotos: Artur Pretto

Dessa maneira, as cores podem ser fundamentais para ajudar a delimitar o ambiente e as atividades que devem ser realizada em cada momento. A dica é dividir bem qual o objetivo de cada espaço e qual cor se adequa melhor à sensação que você deseja transmitir para a criança.

Categorize

Categorizar os itens do quarto das crianças pode ser uma boa ideia para otimizar tempo e aumentar a produtividade e o local de brincadeiras. Afinal, você e os pequenos perderão menos tempo procurando por determinado brinquedo, por exemplo.

Para organizar o quarto das crianças, inspiração é fundamental. Há muitas alternativas para quem quer dicas de como montar um quarto funcional, bonito e divertido. A dica é escolher um profissional capacitado para criar um projeto que atenda às suas demandas e necessidades.

quarto azul menino dormitório infantil

Na hora de escolher os móveis para o quarto das crianças, planejar é essencial. Optar por móveis de qualidade é indispensável, afinal, é preciso ter segurança e conforto para as crianças. Planejar e executar com qualidade e objetivos definidos é fundamental.

Como ajudar as crianças a manter o quarto organizado?

Mas como fazer com que as crianças mantenham o espaço organizado? É preciso ter muito cuidado e atenção na hora de trabalhar a organização com as crianças, afinal, as brincadeiras parecem bem mais atrativas do que organizar, não é mesmo? Confira algumas dicas:

  • lembre dos deveres das crianças;
  • brincou, guardou;
  • determine horários;
  • mantenha rotina;
  • delegue responsabilidades;
  • crie hábitos;
  • trabalhe com recompensas;
  • torne a organização divertida;
  • evite comparações;
  • reconheça os esforços delas.

Assim, você conseguirá incentivar o senso de organização das crianças e contribuirá para uma melhora significativa na rotina das crianças, aumentando a capacidade de desenvolvimento de responsabilidade por parte delas.

As dicas foram úteis para você? Aproveite para compartilhar com os seus amigos e contribua para o projeto do quarto das crianças.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO