08ago

11 dicas de como organizar a despensa para sempre deixá-la arrumada

escrito por Francieli Kern
11 dicas de como organizar a despensa para sempre deixá-la arrumada

Já notou que tudo flui melhor quando as coisas estão em ordem? Isso vale principalmente para a rotina doméstica, que envolve uma série de atividades relacionadas a limpeza, alimentação e cuidados pessoais. Se você gosta de ver a casa em dia, vai se animar com as nossas dicas de como organizar despensa.

Seja um cantinho exclusivo para guardar a comida, seja um pequeno armário da sua cozinha, esse espaço merece atenção para que permaneça sempre arrumado. Os resultados incluem mais praticidade aos moradores, planejamento eficaz das compras e redução do desperdício de alimentos.

Se bons motivos não faltam para caprichar na organização, veja agora como colocá-la em prática!

1. Verticalize com caixas organizadoras

Seu local de armazenagem tem poucas prateleiras e outros elementos divisores? Pois saiba que é possível reverter esse problema ao elevar os produtos com o auxílio de caixas organizadoras. O ideal é escolher várias unidades que caibam no armário e tenham tamanhos iguais, de modo que possam ser enfileiradas e empilhadas umas sobre as outras.

como organizar a despensa

A ocupação do espaço vertical é um dos principais truques para quem tem pouca área disponível. Então, se você tem dúvidas de como organizar despensa, comece providenciando algumas caixas. Priorize as versões feitas com material transparente para manter o conteúdo interno visível e evitar a necessidade do abre e fecha constante na hora de buscar os alimentos.

2. Utilize potes herméticos de vidro

Cuidado nunca é demais quando o assunto é comida. Por isso, recomendamos que você invista em potes herméticos para guardar os alimentos naturais ou aqueles insumos que serão retirados de suas embalagens. Eles impedem a entrada e a saída de ar, o que preserva o sabor e ainda previne o desenvolvimento de micro-organismos nocivos.

organização na cozinha

É fácil identificar as vasilhas feitas com sistema hermético, pois costumam apresentar uma camada de borracha na tampa para garantir a vedação. As versões de vidro são as mais adequadas para prolongar a durabilidade dos produtos, sem contar que facilitam a visualização dos ingredientes. Melhor ainda se forem combinadas a armários transparentes.

3. Anote dados dos alimentos em etiquetas

Um passo crucial no desafio de como organizar despensa é registrar algumas informações sobre os alimentos. Afinal, ninguém consegue memorizar tantos detalhes tendo um grande volume de coisas guardadas. Pense que as etiquetas adesivas serão suas aliadas para identificar os potes antes de colocá-los em seus devidos lugares.

otimização da despensa - organização dos armários

Procure anotar, no mínimo, o nome do produto, a data de compra e a validade. Isso ajuda, por exemplo, a conferir o que está prestes a estragar para deixar na parte frontal do armário. Posteriormente, quem for cozinhar poderá pegar os recursos prestes a vencer para usar antes dos demais. Essa é a melhor forma de prevenir perdas e valorizar o seu orçamento da feira ou mercado.

4. Separe os itens por categorias

Essa é outra tática valiosa para manter as coisas arrumadas. É só pensar nas gôndolas dos estabelecimentos comerciais para entender como a categorização faz a diferença. Como você já terá embalagens identificadas e potes preenchidos com produtos, basta planejar a disposição deles nas caixas de um jeito que facilite a busca de determinados conjuntos.

otimização da cozinha

Separe, por exemplo, as farinhas dos grãos, os enlatados das caixinhas, e assim por diante. Algumas pessoas preferem aproximar os ingredientes que costumam ser usados juntos nas receitas, como as massas e os molhos. O importante é fazer testes até encontrar uma divisão que favoreça a organização do ambiente e promova harmonia visual.

5. Deixe os rótulos virados para a frente

As embalagens da indústria são fáceis de identificar por conta das palavras destacadas em áreas específicas. Portanto, tire proveito dessa facilidade e tente deixar os rótulos sempre de frente. Esse simples ajuste agiliza a busca do produto que você precisa, além de manter a estética geral ordenada, evitando a sensação de bagunça e confusão.

Acessórios para organizar a despensa

Lembre-se de fazer o mesmo processo com os alimentos que serão guardados nos potes com etiquetas. O desafio de como organizar despensa fica muito mais tranquilo quando você se dedica aos mínimos detalhes. Então, sempre que chegar do mercado ou da feira, reserve alguns minutos para posicionar as mercadorias corretamente.

6. Mantenha frutas e legumes sempre à vista

Colocar esses alimentos em suportes individuais é uma prática comum. Porém, há quem goste de armazenar diferentes vegetais dentro da despensa, junto aos demais ingredientes. Se você tem esse costume, o ideal é que selecione um local bem aparente para expor os produtos que costumam estragar mais rápido que os industrializados.

A lógica é que, como não dá para prever exatamente quando as frutas e os legumes vão amadurecer, vale mais a pena fazer um monitoramento constante dessa categoria. Para isso, além de ter uma boa iluminação dentro do armário, você pode colocar itens como bananas, batatas e outras variedades em um ponto fácil de enxergar. Assim, alguém sempre vai perceber quando algo estiver passando do ponto ideal para consumo.

cozinha branca com mulher cozinhando

7. Faça a limpeza periódica do local

O aprendizado de como organizar a despensa deve estar acompanhado da higiene frequente do espaço de depósito. Por mais cuidadosos que sejam, os moradores sempre correm o risco de derrubar líquidos e misturas em pó dentro dos potes. Com o tempo, resíduos orgânicos também podem se desprender de alguns alimentos e apodrecer.

manutenção correta dos móveis planejados - limpeza - como limpar - infográfico

Ou seja, não tem como escapar de uma boa faxina no armário e interior dos recipientes. Para uma limpeza eficaz, retire todos os produtos de seus lugares e, com um pano, passe uma mistura de água com detergente neutro sobre as superfícies que suportam a comida. Faça o enxágue e deixe secar completamente antes de retornar as embalagens ao local.

8. Invista em prateleiras deslizantes

Sabe aquela sensação de frustração quando você precisa daquele ingrediente que está lá no fundo da despensa e parece quase impossível alcançá-lo? Ou quando você compra algo novo, coloca na prateleira e, semanas depois, descobre que já tinha um igual escondido lá atrás? Pois é, quem nunca?

A solução para esses dilemas domésticos é mais simples do que parece: prateleiras deslizantes. Elas funcionam como gavetas. Com um simples puxar, você tem acesso a toda a extensão da prateleira, sem precisar esticar o braço ou mover outros itens para pegar o que precisa.

despensa

E uma das coisas mais legais é que elas vêm em diferentes tamanhos e estilos. Isso significa que você pode personalizar sua despensa de acordo com suas necessidades. Tem muitas latas e potes pequenos? Opte por prateleiras mais estreitas. Precisa armazenar garrafas maiores ou caixas? Então escolha as mais largas.

Outro ponto positivo é a limpeza. Como você pode puxar a prateleira inteira, fica muito mais fácil limpar aqueles cantinhos que geralmente acumulam sujeira. Um pano úmido, e pronto! Tudo limpinho em questão de minutos. E assim, o desafio de como organizar despensa se torna uma tarefa bem mais prazerosa e eficiente!

9. Crie um sistema de rotação

Você já parou para pensar na quantidade de alimentos que acabam indo para o lixo simplesmente por que passaram da validade? Ou naquela sensação de culpa ao descobrir um pacote de biscoitos mofados esquecido no fundo do armário? Se você está se perguntando como organizar despensa para evitar esses contratempos, está no lugar certo. Pois é, ninguém gosta de desperdícios. Mas a boa notícia é que existe uma estratégia simples e eficaz para evitar esses problemas: criar um sistema de rotação.

A ideia por trás disso é bem simples: sempre que você adquire um produto novo, ele deve ser colocado atrás dos itens que já estavam no armário. Assim, as mercadorias mais antigas ficam à frente e são consumidas primeiro. Isso não só evita o desperdício, como também ajuda a manter o local organizado.

10. Considere a temperatura e a umidade

Sabe aquele dia que você estava louco por um pedaço de chocolate e, quando foi pegar, ele estava todo derretido? Ou aquele momento que você queria fazer um arroz soltinho, mas ele estava todo grudento e cheio de grumos? Pois é, a temperatura e a umidade são as culpadas por essas pequenas tragédias culinárias. E se você está se perguntando como organizar despensa para evitar esses problemas, está no caminho certo!

Cada alimento tem seu jeitinho especial e precisa de um local específico para ficar bem conservado. Se a gente não dá essa atenção, eles podem mudar de sabor, textura e até estragar. E ninguém quer jogar comida e dinheiro fora, né?

despensa

11. Mantenha uma lista de compras à mão

Quem nunca chegou do mercado e percebeu que esqueceu justamente aquele item que não podia faltar? Ou, pior ainda, comprou algo pensando que não tinha em casa e depois descobriu três pacotes do mesmo produto escondidos na despensa? Pois é, acontece nas melhores famílias. Mas que tal a gente dar um jeito nisso juntos?

Quando você tem uma lista de compras sempre à mão, nunca esquece nada e ainda evita comprar coisas repetidas ou desnecessárias. E o melhor? É super fácil de fazer!

Veja algumas dicas para nunca mais esquecer nada (ou quase isso):

  • tenha uma lousa ou bloco de notas: coloque um desses itens na porta da sua despensa ou geladeira. O importante é que esteja sempre à vista;
  • anote tudo que acabar: toda vez que você pegar o último pacote de algo ou perceber que algo está quase acabando, anote na hora. Assim, na próxima ida ao mercado, você já sabe o que precisa comprar;
  • faça um check antes de sair: antes de ir ao mercado, dê uma olhada na sua lista e veja se não esqueceu de anotar algo. Uma revisada rápida pode evitar esquecimentos;
  • leve a lista com você: pode ser no celular, em um papelzinho ou até mentalmente. O importante é não esquecer de conferir a lista enquanto faz as compras.

despensa

 

E aí, você já aplica alguma das dicas ou pretende testá-las a partir de hoje? Esperamos que os passos de como organizar despensa conduzam uma rotina adequada de cuidados com uma área tão importante da casa. Temos certeza de que o planejamento e o preparo das refeições diárias ficarão muito mais agradáveis dessa forma.

Agora, se você achou as dicas proveitosas, compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que seus contatos também se beneficiem com as soluções!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia