08ago

7 dicas de como organizar a despensa para sempre deixá-la arrumada

7 dicas de como organizar a despensa para sempre deixá-la arrumada

Já notou que tudo flui melhor quando as coisas estão em ordem? Isso vale principalmente para a rotina doméstica, que envolve uma série de atividades relacionadas a limpeza, alimentação e cuidados pessoais. Se você gosta de ver a casa em dia, vai se animar com as nossas dicas de como organizar a despensa.

Seja um cantinho exclusivo para guardar a comida, seja um pequeno armário da sua cozinha, esse espaço merece atenção para que permaneça sempre arrumado. Os resultados incluem mais praticidade aos moradores, planejamento eficaz das compras e redução do desperdício de alimentos.

Se bons motivos não faltam para caprichar na organização, veja agora como colocar em prática!

1. Verticalize com caixas organizadoras

Seu local de armazenagem tem poucas prateleiras e outros elementos divisores? Pois saiba que é possível reverter esse problema ao elevar os produtos com o auxílio de caixas organizadoras. O ideal é escolher várias unidades que caibam no armário e tenham tamanhos iguais, de modo que possam ser enfileiradas e empilhadas umas sobre as outras.

como organizar a despensa

A ocupação do espaço vertical é um dos principais truques para quem tem pouca área disponível. Então, se você tem dúvidas de como organizar a despensa, comece providenciando algumas caixas. Priorize as versões feitas com material transparente para manter o conteúdo interno visível e evitar a necessidade do abre e fecha constante na hora de buscar os alimentos.

2. Utilize potes herméticos de vidro

Cuidado nunca é demais quando o assunto é comida. Por isso, recomendamos que você invista em potes herméticos para guardar os alimentos naturais ou aqueles insumos que serão retirados de suas embalagens. Eles impedem a entrada e a saída de ar, o que preserva o sabor e ainda previne o desenvolvimento de micro-organismos nocivos.

organização na cozinha

É fácil identificar as vasilhas feitas com sistema hermético, pois costumam apresentar uma camada de borracha na tampa para garantir a vedação. As versões de vidro são as mais adequadas para prolongar a durabilidade dos produtos, sem contar que facilitam a visualização dos ingredientes. Melhor ainda se forem combinadas a armários transparentes.

3. Anote dados dos alimentos em etiquetas

Um passo crucial no desafio de como organizar a despensa é registrar algumas informações sobre os alimentos. Afinal, ninguém consegue memorizar tantos detalhes tendo um grande volume de coisas guardadas. Pense que as etiquetas adesivas serão suas aliadas para identificar os potes antes de colocá-los em seus devidos lugares.

otimização da despensa - organização dos armários

Procure anotar, no mínimo, o nome do produto, a data de compra e a validade. Isso ajuda, por exemplo, a conferir o que está prestes a estragar para deixar na parte frontal do armário. Posteriormente, quem for cozinhar poderá pegar os recursos prestes a vencer para usar antes dos demais. Essa é a melhor forma de prevenir perdas e valorizar o seu orçamento da feira ou mercado.

4. Separe os itens por categorias

Está aí outra tática valiosa para manter as coisas arrumadas. É só pensar nas gôndolas dos estabelecimentos comerciais para entender como a categorização faz a diferença. Como você já terá embalagens identificadas e potes preenchidos com produtos, basta planejar a disposição deles nas caixas de um jeito que facilite a busca de determinados conjuntos.

otimização da cozinha

Separe, por exemplo, as farinhas dos grãos, os enlatados das caixinhas, e assim por diante. Algumas pessoas preferem aproximar os ingredientes que costumam ser usados juntos nas receitas, como as massas e os molhos. O importante é fazer testes até encontrar uma divisão que favoreça a organização do ambiente e promova harmonia visual.

5. Deixe os rótulos virados para a frente

As embalagens da indústria são fáceis de identificar por conta das palavras destacadas em áreas específicas. Portanto, tire proveito dessa facilidade e tente deixar os rótulos sempre de frente. Esse simples ajuste agiliza o encontro do produto que você precisa, além de manter a estética geral ordenada, evitando a sensação de bagunça e confusão.

Acessórios para organizar a despensa

Lembre-se de fazer o mesmo processo com os alimentos que serão guardados nos potes com etiquetas. O desafio de como organizar a despensa fica muito mais tranquilo quando você se dedica aos mínimos detalhes. Então, sempre que chegar do mercado ou da feira, reserve alguns minutos para posicionar as mercadorias corretamente.

6. Mantenha frutas e legumes sempre à vista

Colocar esses alimentos em suportes individuais é uma prática comum. Porém, há quem goste de armazenar diferentes vegetais dentro da despensa, junto aos demais ingredientes. Se você tem esse costume, o ideal é que selecione um local bem aparente para expor os produtos que costumam estragar mais rápido que os industrializados.

A lógica é que, como não dá para prever exatamente quando as frutas e os legumes vão amadurecer, vale mais a pena fazer um monitoramento constante dessa categoria. Para isso, além de emitir uma boa iluminação dentro do armário, você pode colocar itens como bananas, batatas e outras variedades em um ponto fácil de enxergar. Assim, alguém sempre vai perceber quando algo estiver passando do ponto ideal para consumo.

cozinha branca com mulher cozinhando

7. Faça a limpeza periódica do local

O aprendizado de como organizar a despensa deve estar acompanhado da higiene frequente do espaço de depósito. Por mais cuidadosos que sejam, os moradores sempre correm o risco de derrubar líquidos e misturas em pó dentro dos potes. Com o tempo, resíduos orgânicos também podem se desprender de alguns alimentos e apodrecer.

Ou seja, não tem como escapar de uma boa faxina no armário e interior dos recipientes. Para uma limpeza eficaz, retire todos os produtos de seus lugares e, com um pano, passe uma mistura de água com detergente neutro sobre as superfícies que suportam a comida. Faça o enxágue e deixe secar completamente antes de retornar as embalagens ao local.

E aí, você já aplica alguma das dicas ou pretende testá-las a partir de hoje? Esperamos que os passos de como organizar a despensa conduzam uma rotina adequada de cuidados com uma área tão importante da casa. Temos certeza de que o planejamento e o preparo das refeições diárias ficarão muito mais agradáveis dessa forma.

Agora, se você achou as dicas proveitosas, compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que seus contatos também se beneficiem com as soluções!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO