04mar

Como limpar móveis planejados e realizar sua manutenção de forma adequada?

Como limpar móveis planejados e realizar sua manutenção de forma adequada?

Os móveis planejados demandam cuidados rotineiros para mantê-los sempre limpos e bem conservados. Aqueles que desejam ter seu apartamento ou sua casa decorados com esse tipo de mobília precisam tomar certos cuidados com a manutenção, sobretudo porque esses móveis representam o sonho de muitas pessoas. Mas, afinal, como limpar móveis planejados? É sobre esse assunto que falaremos agora!

É fundamental que os materiais sejam mantidos sempre bem distantes de umidade. Por isso, é preciso cuidar muito mais quando se fala de móveis planejados da cozinhabanheiro e lavanderia, por exemplo. O uso excessivo de água na hora de limpá-los também prejudica os móveis que têm a madeira como matéria-prima. Se algum líquido cair sobre o material, é importante secá-lo imediatamente.

Ficou curioso e quer saber como você pode limpar os móveis planejados e garantir uma durabilidade maior? Então continue acompanhando o texto e confira! Boa leitura!

A importância do cuidado com os móveis planejados

É importante ter atenção especial quanto à limpeza e conservação dos móveis planejados, pois, se não forem realizadas de forma adequada, poderão deixar os materiais sem brilho, e o pior: com um aspecto envelhecido. Sem contar que os móveis podem estragar e até apresentar riscos e manchas.

É um investimento que você faz para o seu lar e, obviamente, não quer perder, não é mesmo? Mas saiba que, mantendo os cuidados corretos com cada material, você assegura que seus móveis durem mais, fiquem mais conservados e deixem sua casa ainda mais elegante e moderna.

Todos desejam morar em um lugar combinado de acordo com suas necessidades. Hoje em dia, o que as pessoas mais querem é adaptar a sua casa ou apartamento ao próprio perfil e também ao estilo de vida. E por meio de projetos de ambientes planejados, isso pode ser conquistado.

Os móveis planejados melhoram o aspecto do imóvel, otimizam espaços e imprimem muita personalidade aos ambientes. É fato que a combinação desses benefícios vai impactar positivamente o dia a dia de quem mora na casa, proporcionado bem-estar e muito conforto. Mas é preciso cuidar bem para que os benefícios que eles trazem para o lar sejam mantidos.

O impacto das condições do ambiente

Veja o que realmente impacta a conservação dos móveis planejados e siga as dicas para cuidar bem das suas peças!

Umidade

Investigue se há pontos de vazamento nos encanamentos, teto, piso e paredes do imóvel. Não se esqueça de que as esquadrias também precisam ser analisadas, pois podem ter pontos de entrada de água. Caso haja, substitua a esquadria ou peça imediatamente ou conserte sob a verificação e execução de profissionais especializados. Os móveis planejados jamais podem estar em contato com a umidade.

Ventilação

Jamais obstrua as portas ou janelas. Os ambientes precisam ser bem ventilados para evitar pontos de mau cheiro ou mofo. Lembrando que respeitar todas as regras para construção de acordo com as normas ABNT é imprescindível, para que os ambientes planejados estejam sempre preparados para receber os produtos com total qualidade.

Exposição ao sol

Observe se as entradas de iluminação natural (portas, janelas, passagens e aberturas) protegem os cômodos da luz solar. Saiba que a incidência direta de raios solares pode prejudicar, e muito, as superfícies dos móveis planejados.

Persianas, películas plásticas e cortinas são excelentes maneiras de proteger o ambiente do seu lar. Preste bastante atenção nesse tipo de cuidado, afinal, a garantia não vai cobrir problemas causados por incidência de raios solares.

Enfim, o ideal é que você faça também uma limpeza total do ambiente que vai receber o móvel planejado. Um lugar bem limpo e completamente livre de resíduos vai reduzir as chances de estragos na estrutura dos móveis. Caso você use produtos de limpeza severa, analise bem o tempo de isolamento do espaço e inicie a limpeza logo em seguida. Isso deve ser feito para retirar qualquer tipo de substância que possa entrar em contato com as superfícies dos móveis planejados e danificá-los.

A forma correta de limpar móveis planejados

Veja as dicas a seguir para limpar os móveis planejados de acordo com cada tipo!

Módulos/painéis e portas

O ideal é que a limpeza seja feita com flanela branca ligeiramente umedecida, limpa e com sabão neutro. Em seguida, é preciso secar todas as superfícies dos móveis. Lembrando que não é indicado usar panos com estrutura muito firme e textura muito grossa, pois podem riscar os móveis planejados.

Outra dica essencial é jamais usar quaisquer produtos químicos ou abrasivos, uma vez que eles podem causar danos bem graves nas superfícies dos móveis.

Madeira maciça

Na madeira, use pano levemente umedecido somente com água. Aqui também não se deve usar nenhum produto abrasivo. É importante mencionar que há padrões que contam com superfícies que transparecem marcas de dedos naturalmente conforme o seu manuseio. É óbvio que isso não se refere a defeitos, já que são características de determinados produtos personalizados.

Para atenuar essa situação, o mais indicado é aplicar algumas gotas de óleo de peroba em uma flanela limpa, branca e completamente seca. Aplique o produto sempre no sentido dos veios da madeira. Fazendo esse processo, as superfícies dos seus produtos estarão bem protegidas.

Portas de alumínio

Evite limpar as portas ao sol, uma vez que ele pode secar rapidamente os produtos, deixando marcas. Uma dica bastante relevante é, antes de limpar as portas engorduradas, passar um papel absorvente a fim de absorver e retirar toda a sujeira e gordura, facilitando a limpeza. Utilize apenas água, sabão neutro ou produto específico para limpeza. Deixe os produtos abrasivos, como sapólio, lixa, esponjosas ásperas e palha de aço, bem longe dos móveis planejados.

Vidros e espelhos

Ao limpar os espelhos e vidros, o ideal é usar sempre panos bem macios, isentos de poeira e sem fiapos, ou papel toalha, para diminuir as chances de riscar sua superfície. Em hipótese alguma pulverize o líquido de limpeza diretamente no vidro. Se fizer isso, você pode danificar os revestimentos, acabamentos e outros acessórios. Então, o mais correto é pulverizar o líquido de limpeza sobre o papel toalha ou sobre a flanela.

Procedimentos inadequados podem prejudicar o revestimento de proteção e causar o aparecimento de manchas por causa da oxidação. Isso, é claro, contribui muito para a rápida deterioração do espelho. Limpe o espelho com água morna, sempre aplicada com o apoio de um pano, pois esse é o procedimento mais seguro e simples.

Tenha cuidado para não deixar que as bordas do espelho ou do vidro permaneçam úmidas depois de ter concluído a limpeza. Se escolher produtos de limpeza de vidro, opte pelos neutros, pois eles não contêm amoníaco.

Gavetas

As gavetas precisam ser limpas com flanela úmida, sempre com uso de sabão neutro. Logo depois é preciso usar uma flanela seca. Não tente limpar as corrediças (sejam elas quadro ou Blum), uma vez que essas ferragens têm camadas de proteção que não são perceptíveis ao contato direto e não podem receber interferência de qualquer tipo de elemento/agente químico ou físico.

Quanto às dobradiças, estas possuem uma camada protetora aplicada durante o seu processo de fabricação, então, o mais correto é limpá-las somente com flanela branca e seca, sem usar água ou qualquer tipo de produto. Por fim, os acessórios e puxadores devem ser limpos somente com flanela branca, sem água ou qualquer tipo de produto.

Uma boa dica também é fazer a dedetização do ambiente antes da montagem dos móveis planejados, respeitando o período de isolamento dos espaços antes de começar o trabalho.

Enfim, mais uma dica que deve ser ressaltada é jamais posicionar qualquer elemento úmido sobre os móveis personalizados, uma vez que as superfícies podem não resistir ao excesso de água. Além disso, panelas ou recipientes recém-tirados do forno jamais podem ser colocados diretamente sobre os itens, pois isso pode causar danos irreparáveis.

Outros cuidados que devem ser tomados na limpeza dos móveis planejados

Para conservar seus móveis por mais tempo, é importante que você mantenha os cuidados necessários para evitar arranhaduras, perda de brilho, entre outros problemas que possam comprometer a qualidade dos seus itens. Vejamos os principias pontos que merecem sua atenção a seguir.

Cuidado com o pano utilizado

Algumas superfícies podem arranhar ou perder seu brilho se você utilizar panos inadequados para realizar a higienização dos itens. Nesse caso, é importante utilizar sempre tecidos 100% algodão, que são menos porosos e, portanto, evitam a entrada de pedras ou outros itens que podem causar problemas em sua peça.

Cuidado com o tipo de produto utilizado

Em muitos momentos, menos é mais. Não é preciso, por exemplo, produtos diversos para retirar o pó cotidiano dos móveis, o pano seco já é o suficiente. Nos casos em que você deseja uma limpeza mais profunda, pode utilizar um pano umedecido com água e sabão ou, então, detergente neutro, seguindo as recomendações que nós já falamos antes.

Outro cuidado importante é evitar utilizar produtos abrasivos, que podem tirar a proteção dos móveis planejados (como saponáceos e esponjas de aço). Além disso, evite utilizar itens pontiagudos ou que possam arranhar os itens.

Não use água diretamente nos móveis

As partes de madeira dos móveis planejados não devem receber água direta, pois a umidade pode causar danos consideráveis nos materiais. Assim, para esse fim, você deve sempre passar um pano úmido, evitando que as madeiras fiquem estufadas e que os metais enferrujem.

O pano úmido é uma solução, também, caso você encontre manchas nos móveis. Nesse caso, é importante utilizar uma solução feita com partes iguais de álcool e água. Isso poderá ajudar no processo de remoção sem estragar o acabamento.

Finalize com um pano seco

É fundamental que você não deixe umidade nos móveis após sua higienização, pois isso poderá causar problemas de conservação. Por isso, sempre que terminar, finalize com um pano seco (novamente, 100% algodão), para dar o brilho desejado. Esse processo também é importante para tirar possíveis pelinhos que ainda possam ficar após a limpeza.

Fique atento aos cuidados em sua cozinha e banheiro

É muito comum optarmos por móveis planejados em nossas cozinhas para conseguir aproveitar o espaço da melhor forma. Por isso é importante que você fique atento para avaliar se não há vazamentos de sifões e instalações nesses locais, que possam levar a problemas como estufamento dos itens ou danos a eles. É importante, também, verificar se não há infiltrações nas paredes.

Outra dica importante, é executar a bancada da sua cozinha ou banheiro, de granito/mármore com 2 cm de “pingadeira”, assim protege o móvel inferior de respingos e umidade excessiva, durante as tarefas rotineiras.

Além disso, esses ambientes devem estar sempre arejados, para evitar que a umidade possa prejudicar a qualidade dos móveis. Esse tipo de problema pode causar mofo, manchas e mau cheiro nos espaços.

A relevância de buscar empresas especializadas em limpeza de móveis

Caso você tenha dificuldades ou, então, não queira realizar esses cuidados sozinho, com medo de causar algum tipo de problema, pode contar com empresas especializadas nesse tipo de serviço. Profissionais especializados vão até a sua residência, com todos os produtos necessários, e avaliam, caso a caso, o que deve ser higienizado de acordo com cada material utilizado nos móveis planejados

E aí, gostou das dicas sobre como limpar móveis planejados? A fim de que essas dicas alcancem seu maior potencial, é fundamental que você adquira itens de qualidade. Para isso, conte com a Finger! Entre em contato pelo nosso site e saiba mais sobre os nossos produtos.

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.