06jun

Estilo de vida Lagom: venha descobrir o segredo dos suecos!

escrito por Francieli Kern
Estilo de vida Lagom: venha descobrir o segredo dos suecos!

Rotina simples e descontraída é algo comum para aqueles que habitam os países escandinavos. A filosofia Hygge, que surgiu na Dinamarca e conquistou milhares de pessoas, exemplifica bem essa forma de ver o mundo. Mas os suecos não ficam para trás com seu estilo de vida Lagom.

Você já ouviu falar do termo? Ele vem ganhando atenção por envolver práticas que promovem bem-estar e estados duradouros de felicidade. É possível aplicar o conceito no trabalho, nos momentos de descanso, nos programas de lazer e até na hora de planejar a decoração de uma casa.

Que tal aprender mais sobre essa tendência? Veja agora suas principais características!

O que é o estilo de vida Lagom?

É a maneira como os suecos encaram a vida e todas as atividades do cotidiano. O termo, pronunciado como “lagum”, não tem tradução exata para o português. A explicação mais adequada seria algo como “nem muito, nem pouco”.

estilo de vida lagom conforto bem estar em casa

Em outras palavras, significa um modo de viver que valoriza o essencial, sem faltas ou excessos. Não é à toa que essa filosofia se aproxima bastante do minimalismo, propondo que as pessoas aproveitem as coisas na medida certa.

Lagom quer dizer o bastante, o suficiente. Ele propõe o equilíbrio em todas as esferas da vida e, inclusive, no modo de fazer as coisas. Na decoração, pode resultar em casas funcionais e adequadas ao perfil dos moradores. Na moda, valoriza as peças versáteis e duradouras.

lagom hygge estilo de vida life style

Foto por Cottonbro – Pexels

Os suecos preferem a simplicidade porque acreditam que um ritmo lento e despreocupado traz mais alegria aos seus dias. Eles procuram gastar energia com o que importa e gera satisfação. É o meio-termo entre cumprir as obrigações e contemplar as maravilhas do mundo.

Como adotar o estilo de vida Lagom?

Qualquer pessoa pode experimentar esse modo de levar a vida. Com mudanças simples, é possível ver os diferenciais da filosofia e identificar o que funciona para o seu perfil. Vale a pena tentar e sentir os benefícios, pois eles farão com que você se esforce para manter o equilíbrio em tudo.

Ajude a reduzir o impacto ambiental

Uma das táticas mais eficazes é pensar em sustentabilidade. Reflita sobre como você pode construir um mundo melhor, com menos exploração dos recursos disponíveis. Veja alguns exemplos de práticas:

  • andar mais a pé ou bicicleta e reservar o carro apenas para longas distâncias;

estilo de vida minimalista lagom

  • reutilizar a água da máquina de lavar em limpeza de calçadas ou descargas;
  • abrir as janelas e cortinas para deixar a luz natural entrar e evitar o acionamento das lâmpadas;
  • tornar a casa sustentável com soluções econômicas, como cisterna e sistema de energia solar;
  • priorizar sacolas de tecido quando for ao mercado, a fim de reduzir as embalagens plásticas;
  • comprar apenas o necessário e elaborar listas para evitar aquisições por impulso;
  • separar o lixo seco do resíduo orgânico.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Aprenda a relaxar

O mundo moderno estimula as corridas incessantes em busca dos melhores resultados. Esforços extras são necessários em alguns momentos, mas é preciso ter cuidado para que não virem rotina. Os suecos sabem que ritmos frenéticos não combinam com bem-estar.

lagom - relaxar estilo de vida

Para colocar o estilo de vida Lagom em prática, você deve se permitir relaxar e curtir as coisas boas sempre que possível. Desligar as telas ajuda bastante, já que evita distrações com futilidades e perda de tempo. Em vez de olhar para o exterior, desfrute da própria companhia ou de quem está próximo.

Invista no que te faz feliz

Muitas pessoas perdem tempo provando que são eficientes e aptas a desempenhar determinados processos. No fim das contas, acabam frustradas por terem deixado suas vontades de lado. Quanto antes você puder se desprender do perfeccionismo e da competitividade a qualquer custo, mais chances terá de ficar à vontade com as próprias escolhas.

yoga meditaçao mindufulness

Por mais cansativa que seja a rotina, busque formas de fazer o que te deixa feliz. Reserve alguns minutos do dia para agradecer e pensar no que pretende realizar no próximo instante. Pode ser viajar ou apenas curtir a companhia dos pets. Lembre-se de que todo desejo é válido quando traz felicidade.

Aprenda a dizer não

O estilo de vida Lagom só funciona com quem consegue definir prioridades e valorizar as próprias necessidades. Isso não quer dizer que você deva ignorar os pedidos de terceiros ou focar apenas no bem-estar individual.

home office

Acontece que uma pessoa infeliz com a própria vida não consegue ajudar ou interagir de forma sadia com as demais. Primeiro, é preciso cuidar de si e recarregar as energias. Então, aprenda dizer não quando perceber que determinado programa ou atividade não trará satisfação. Escute o seu corpo e jamais ceda a pressões para atender a expectativas de outros.

Quais são os benefícios do estilo de vida Lagom?

O estilo de vida Lagom gera impactos positivos em diversas esferas. Aos poucos, quem adota esse modo de fazer e sentir as coisas consegue perceber uma melhora tanto na saúde física quanto no estado mental. Veja, a seguir, os principais benefícios:

  • otimização do espaço — a filosofia propõe o desapego de tudo o que não traz sentido à rotina. Assim, peças com mera função decorativa abrem espaço para móveis ergonômicos e que se adaptam às dimensões do imóvel;
  • tranquilidade — a visão Lagom estimula as pessoas a desacelerar e a observar o que acontece ao seu redor. Isso reduz sentimentos de estresse e ansiedade, o que permite focar o aqui e o agora;

tranquilidade

  • finanças equilibradas — esse benefício resulta do consumo consciente e do combate ao desperdício de diversos tipos de recursos. As famílias passam a investir com inteligência e moderação;
  • relações de qualidade — as interações são mais sadias e proveitosas, o que fortalece laços de amizade e a construção de círculos compatíveis. Isso aumenta o sentido de propósito e de pertencimento.

Com tantos pontos favoráveis, o estilo de vida Lagom vem inspirando pessoas de todo o mundo. É claro que você também pode tirar proveito do conceito e aplicá-lo da forma que achar melhor. Basta fazer algumas adaptações que caibam em sua atual rotina, sem mudanças drásticas.

Gostou da possibilidade? Compartilhe as suas percepções ou dúvidas sobre o assunto nos comentários ou em nossas redes sociais!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia