23out

Espelho inteligente: conheça essa nova tendência do mercado

Espelho inteligente: conheça essa nova tendência do mercado

Há muito tempo os espelhos eram considerados artigos de luxo. Hoje eles são peças básicas em qualquer lugar, tanto que é difícil encontrar uma residência, ambiente corporativo ou espaço comercial que não tenha pelo menos um exemplar em suas instalações.

Por conta das facilidades que proporcionam, os espelhos passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas. Mas muitas empresas estão indo além para agregar novas funções a esses itens tão versáteis. Você saberia dizer, por exemplo, qual é o conceito de smart mirror?

Em nossa língua, significa espelho inteligente. Trata-se de uma inovação que promete trazer mais qualidade de vida e praticidade ao dia a dia das pessoas. Confira mais detalhes a seguir!

O que são smart mirrors, ou espelhos inteligentes?

Esses modelos se diferenciam dos tradicionais por serem equipados com tecnologias de ponta. O objetivo é adicionar um visual futurista à peça, além de permitir que o objeto interaja com o usuário e ofereça uma série de funcionalidades.

Assim como ocorre com qualquer novo produto, os espelhos inteligentes vêm sendo fabricados para diversas finalidades. É possível encontrar tanto versões desenvolvidas para uso residencial — em quartos, lavabos, closets etc. — quanto opções para lojas e outros estabelecimentos.

Dormitorio planejado quarto planejado aconchegante

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Foto com licença de uso: Ivan Araújo

Entre os principais recursos que você pode encontrar em um smart mirror estão: superfície interativa, câmeras embutidas, displays eletrônicos, sensores de movimento e de temperatura, iluminação LED, vidro touchscreen, conexão com a internet, e muito mais.

Em resumo, um espelho inteligente completo funciona como um grande smarphone. Afinal, fornece todas as ferramentas necessárias para que o usuário planeje seu dia. Dependendo do modelo, você consegue analisar informações, acompanhar notícias, registrar dados e até simular situações.

O que um espelho inteligente pode oferecer de benefício?

Combinando o acesso à rede online com o melhor das tecnologias, um smart mirror pode fazer a diferença na rotina de qualquer pessoa. Vivemos conectados e dependemos de uma série de recursos para dar conta dos afazeres diários — seja em casa, seja no trabalho.

Felizmente, os espelhos são itens básicos e cabem em qualquer lugar. Isso significa que é possível tirar proveito das inovações que os acompanham em qualquer área, desde um banheiro pequeno até uma sala ampla. Por ocuparem apenas espaço vertical, vale a pena combinar vários modelos no lar.

No ambiente doméstico, por exemplo, os espelhos inteligentes podem ser integrados a soluções de Automação Residencial ou Internet das Coisas para otimizar o dia dos moradores. Dessa forma, as famílias têm a possibilidade de organizar suas agendas a partir de um simples objeto.

Mas não são apenas as casas que se beneficiam com a presença dessa novidade. Por todo o mundo, os espelhos inteligentes vêm sendo utilizados em empresas de diversos setores. O que diferencia um modelo do outro é justamente o perfil do usuário (público) e o local em que será instalado.

Veja, a seguir, as principais aplicações de um smart mirror em cada ambiente:

  • setor residencial — reconhecer pessoas, planejar atividades, atender hábitos e necessidades dos moradores;
  • setor automotivo — espelhos inteligentes são aplicados em retrovisores e nas laterais para auxiliar na direção e aumentar a segurança (do condutor e dos passageiros);
  • setor de varejo — lojas podem colocar smart mirrors em provadores e outros locais para melhorar a experiência dos consumidores. Nesses espaços os clientes conseguem simular looks, avaliar combinações de roupas, fazer testes de cores e outros processos que facilitem a escolha das peças.

Em shoppings e outros empreendimentos comerciais, por exemplo, o espelho inteligente também pode ser útil para empresários que querem atrair novos públicos e demonstrar a qualidade de seus produtos.

Com base em soluções de realidade aumentada, é possível fazer com que o cliente prove joias, relógios e outros acessórios virtuais. Tal condição permite agilidade nas experimentações e torna o processo de compra muito mais divertido.

Quais são os modelos de espelhos presentes no mercado?

Os smart mirrors já existem em todas as formas e tamanhos, com funcionalidades para todos os perfis de consumidores. Se você pretende planejar um ambiente com esses produtos, certamente encontrará diversas opções atrativas no mercado nacional e internacional.

Confira algumas das novidades disponíveis.

Espelho Iluminado

Esse espelho concentra 7 funções em um único produto: tecnologia bluetooth, alto-falantes, iluminação LED, sistema antiembaçante, painel digital, borda iluminada e personalização da marca. A variedade de recursos torna o uso do objeto mais prático e interativo.

dormitório infantil com textura ripado

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Fotos: Ivan Araújo

Outra característica marcante do Luxes touch é seu design leve, perfeito para compor ambientes sofisticados e contemporâneos. O elevado padrão de nitidez e a alta resistência a riscos faz com que seja considerado o melhor espelho do mundo.

Hi-mirror

O espelho é composto por uma tela LCD com uma câmera posicionada no centro. Apesar de fornecer previsão do tempo e reproduzir músicas via Spotify, sua principal função é registrar fotos diárias para analisar as características da pele do usuário.

Com base nas imagens captadas, o Hi-Mirror verifica condições como manchas, rugas, poros e olheiras para sugerir tratamentos. O dispositivo também consegue informar a possível existência de um problema de saúde, além de fornecer dicas de cuidados.

Artemis

Desenvolvido pela CareOS, esse espelho promete alterar a dinâmica dos salões de beleza. Afinal, combina câmera e realidade aumentada para permitir que os usuários testem, em tempo real, mudanças no corte e no tom dos cabelos.

Assim fica fácil ter noção do resultado antes de escolher o procedimento ideal. O Artemis funciona por comando de voz e também tem conexão com a internet. Dessa forma, é possível comprar produtos e assistir a tutorias no YouTube durante a produção do visual.

Fitting You

É um espelho de criação da startup ICX Labs e tem foco no varejo nacional. O modelo é indicado para uso em provadores de roupas e de acessórios, já que permite ao cliente acessar catálogos de produtos, selecionar peças e até solicitar ajuda aos vendedores.

Outro diferencial está na integração que o Fitting You promove entre as lojas físicas e suas plataformas de e-commerce, com o objetivo de ampliar a experiência de consumo. Para os empresários, é possível usar inteligência artificial para captar e analisar dados sobre o perfil e as preferências do público.

Morror

Ajustar a luz, exibir tutoriais de maquiagem e dar aulas de massagem facial estão entre as funções desse espelho inteligente. O Morror é focado nos cuidados com a beleza e traz recursos que permitam aprimorar as técnicas de limpeza e preparo da pele.

Além de exibir informações relacionadas ao clima e ao tempo gasto com cada atividade, o espelho tem um sistema que simula a luz do dia para iluminar o rosto do usuário com mais qualidade. Também amplia a imagem refletida em até 5 vezes e, por ser pequeno, pode ser levado de um local para outro facilmente.

Quais futuras tecnologias vêm sendo desenvolvidas?

É claro que as novidades não param e muitas empresas querem mostrar que têm potencial para lançar produtos inovadores. É o caso das poderosas Amazon e Samsung, por exemplo. Ambas prometem investir no conceito de smart mirror e trazer diferentes modelos para os consumidores.

A patente da Amazon consiste em um espelho que permite ao usuário experimentar roupas antes de comprá-las. Para isso, deve combinar displays, câmeras e projetores que possam fazer um scan da área, criar um ambiente virtual e misturar várias dimensões na imagem projetada.

Já a patente da Samsung propõe a criação de uma televisão que, após desligada, atua como espelho inteligente. No material divulgado é possível perceber que o aparelho tem design quadrado, cantos arredondados e bordas estreitas. A parte traseira, como é esperado, tem espaço para várias conexões.

Deu para perceber que ideias não faltam quando o assunto é transformar adornos convencionais em peças com inúmeras utilidades. Assim, se o seu objetivo é aproveitar os recursos de um espelho inteligente, vale a pena ficar de olho nas tendências e acompanhar esse mercado.

Se você gostou do tema deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas fiquem por dentro da novidade!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia