26nov

14 dicas para otimizar o espaço de banheiro pequeno

14 dicas para otimizar o espaço de banheiro pequeno

Tem um banheiro pequeno e moderno, mas não consegue pensar em formas de aproveitá-lo melhor? Pois saiba que você não está sozinho, viu? É bem comum que esse ambiente seja negligenciado na decoração das residências, mas isso não deve ser uma regra.

Banheiro

Projeto: Secato Arquitetura – Foto: Gustavo Award

Justamente por isso, é natural que surjam dúvidas na hora de escolher cores, materiais, revestimentos e mobiliário. É importante buscar estratégias que ajudem a otimizar o espaço compacto, tornando-o personalizado e funcional para os moradores.

Se você veio em busca de soluções práticas, certamente vai gostar do post de hoje. Listamos a seguir 14 dicas para deixar o seu banheiro pequeno e moderno, ainda mais bonito e agradável. Acompanhe!

1. Priorize a luz branca

Entre as características que diferenciam as lâmpadas estão as cores das luzes emanadas no ambiente. Quando for selecionar um modelo para seu banheiro, o ideal é que seja de luz branca, uma vez que essa tonalidade fria gera amplitude e cria uma atmosfera homogênea, perfeita para lugares pequenos. Em outras palavras: você terá a impressão de que o cômodo é maior.

banheiro pequeno branco

Projeto: Arquiteta Bárbara Possas
Execução: Finger Casa Forte
Fotos: Paulo Higor

Só tome o cuidado de adquirir lâmpadas de LED, pois são mais eficientes e não esquentam. Isso proporcionará uma iluminação de qualidade e, de quebra, uma boa economia na conta de energia.

A luz natural também é benéfica, devendo ser aproveitada ao máximo. Para isso, mantenha a janela do banheiro sempre aberta e livre de barreiras físicas que possam bloquear a entrada do sol, como cortinas, plantas ou produtos de banho.

2. Decore com cores claras

Tonalidades suaves também são conhecidas por ampliar visualmente o espaço, ainda trazendo o benefício extra da sensação de limpeza. Por isso, é interessante trabalhar a decoração do banheiro pequeno com pintura ou revestimentos brancos, beges e acinzentados.

banheiro branco

Projeto: Modulo 4 Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

A cartela pastel e pouco saturada também funciona, sendo ótima para quem quer um toque a mais de cor. Gosta de lilás, verde-água ou salmão, por exemplo? Saiba ainda que tonalidades claras refletem melhor a luz, seja natural ou artificial. Nesse sentido, também contribuem para uma melhor distribuição da claridade no espaço.

Outro ponto positivo de priorizá-las está na possibilidade de criar uma base neutra no banheiro, permitindo que você brinque com diversas texturas e estampas sem correr o risco de poluir o visual.

3. Invista em um box transparente

A transparência é um ótimo recurso para otimizar o espaço em cômodos pequenos. Materiais com essa característica permitem a passagem da luz, são modernos e ajudam a manter os ambientes integrados. Imagine uma divisória de acrílico separando dois recintos: a barreira é apenas física e não visual, certo?

banheiro

Projeto: Michelle Alves Arquitetura
Fotos: Helga Vieira

Outra estratégia interessante para adotar em banheiros compactos é, portanto, o box de vidro. Prefira os modelos lisos e transparentes, sem adição de cor, efeitos ou texturas. Dessa forma, você cria continuidade e faz com que toda a área do ambiente seja imediatamente visualizada, sem causar sensação de aperto.

4. Adicione espelhos

Presente em vários ambientes residenciais, o espelho pode ser um grande aliado do banheiro pequeno e moderno. Isso porque reflete a imagem à frente, dando a impressão de que a área foi replicada, que o tamanho total do cômodo aumentou. O efeito de amplitude gerado por esse tipo de peça pode ser potencializado se você unir o poder das cores claras à luz branca.

Na hora de escolher modelos nas lojas, dê preferência a tamanhos grandes. Também é legal apostar em uma peça única ocupando uma parede inteira ou ao menos metade dela. Que tal fazê-lo atrás da bancada que abriga a pia, por exemplo?

banheiro pequeno

Projeto: LO Interiores
Execução: Edy Profissionais
Fotos: Sidney Doll

Outro cuidado tem a ver com a moldura, que não deve ser muito grande e chamativa. Se possível, invista em espelhos com bordas chanfradas, pois aderem melhor às paredes e dão a impressão de que se integraram a essas superfícies.

5. Economize nos acessórios

Por mais que todo mundo queira agregar personalidade aos ambientes da casa, é preciso cuidado para que os enfeites não gerem efeitos indesejados. Em banheiros pequenos, por exemplo, o excesso de acessórios pode dar um aspecto de desordem. Assim, mesmo que os objetos estejam organizados, todos em seus devidos lugares, a impressão para quem observa é de bagunça.

banheiro

Projeto: Secato Arquitetura – Foto: Gustavo Award

A saída é apostar no que é essencial. Valorize itens multifuncionais, que tenham alguma utilidade e, ao mesmo tempo, possam embelezar o ambiente. Pode ser uma bela lixeira de inox, um cesto de palha para guardar toalhas, uma bandeja para abrigar produtos básicos e velas aromáticas ou o que mais achar interessante.

Um pouco de natureza também tem seu valor. Algumas espécies de plantas, por exemplo, ajudam a purificar o ar e trazem uma sensação de frescor. De quebra, complementam a decoração do espaço com suas cores, seus volumes e suas texturas.

6. Aposte nos nichos

Os nichos são uma aposta segura para conseguir trazer amplitude e funcionalidade para os cômodos, e em banheiros pequenos não seria diferente, não é mesmo? Com eles você consegue verticalizar a sua decoração, sem sufocar o ambiente. Por exemplo, muitas vezes o espaço pode ficar complicado se você colocar um armário e barras para pendurar toalhas e roupas.

Com os nichos embutidos é possível, assim, ter um maior aproveitamento, sem comprometer o espaço do local. Mas não é apenas a versão embutida que tem boa funcionalidade nesses ambientes.

armário de banheiro planejado com nicho

Projeto: Airton Oliveira – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assumpção

Os nichos podem ser utilizados de forma funcional, para colocar itens que são de uso diário. É possível utilizá-los para deixar os itens de skincare, que são utilizados diariamente, de forma mais acessível. Ao mesmo tempo, também possuem um elemento decorativo bem interessante. Se você está montando um espaço clean, utilizar nichos em tons claros pode ajudar a compor o estilo do cômodo.

7. Abuse da personalidade

Muitas pessoas confundem a necessidade, muitas vezes, de uma decoração minimalista e clean para poupar espaço com uma ideia de falta de personalidade. E isso não é verdade! Utilizando esses elementos de forma adequada é possível sim ter um ambiente com personalidade.

Por isso, perca o medo. Brinque com cores e tons, utilize os pontos que listamos anteriormente com criatividade e não tenha medo de ousar. Um banheiro pequeno pode demandar cores mais claras, mas isso não impede que você brinque com contraste.

Projeto: Airton Oliveira – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assumpção

Assim, você pode, por exemplo, colocar um vaso em tons mais escuros no ambiente, o que poderá quebrar esse ambiente “total clean” e trazer maior versatilidade para o espaço. Interessante, não é mesmo?

Além disso, você pode brincar com texturas e elementos. Mesclar papeis de parede e azulejos pode ser uma forma interessante de trazer maior personalidade sem tirar a sensação de aumento do espaço.

8. Evite erros comuns que diminuem o espaço no local

Há alguns erros que você pode acabar cometendo sem perceber e que geram justamente o efeito oposto, sabia disso? Por isso, também é importante ter ciência deles para evitar nas suas escolhas. Mostraremos os principais a seguir.

Banheiro

Projeto: Nicolau Nasser – Execução: Edy Planejados

  • Escolher um modelo de box que não seja apropriado. Como falamos, os tons transparentes auxiliam a dar um ar de amplitude. Contudo, não é só isso que merece atenção. Por exemplo, se o espaço realmente é muito pequeno, pode ser interessante utilizar portas flexíveis, de forma que você não precise utilizar trilhos superiores. Isso auxilia na decoração e gera menos uso do espaço. Outra opção é utilizar aberturas de porta em 180°.
  • Avalie o uso dos tons pretos. Nós falamos sobre utilizar o contraste a seu favor, mas isso deve ser feito de forma parcimoniosa. Por exemplo, adotar vários nichos pretos para oferecer contraste pode quebrar o jogo de iluminação e dar uma impressão de cômodo menor. Assim, ele pode ser utilizado na decoração, metais, roldanas de box, mas evite utilizá-lo em roupa de banho exposta, pintura, entre outros elementos.
  • A decoração é sempre bem-vinda e dá um ar de personalidade, contudo, cuidado para que, em exagero, não sobrecarregue o ambiente. Se o seu banheiro é realmente compacto, uma decoração minimalista é a melhor opção.

9. Use móveis planejados

O gabinete do banheiro é muito volumoso? As prateleiras não combinam com os nichos que você pendurou na parede? Falta espaço para guardar produtos de higiene da família? Esses são problemas comuns em muitas casas, principalmente quando a área disponível é limitada.

A boa notícia é que é possível resolver todos com um projeto de móveis planejados! Eles são desenvolvidos de acordo com o gosto dos moradores e se adaptam perfeitamente ao tamanho do espaço. Assim, dá para aproveitar cada centímetro de maneira inteligente e manter tudo arrumado dentro de compartimentos desenvolvidos especialmente para as suas necessidades.

banheiro personalizado

Outro benefício dos móveis planejados em relação aos modelos prontos é a qualidade estrutural e estética. O resultado vem na forma de acabamento impecável e peças mais resistentes. Isso faz com que você tenha uma mobília mais durável, com maior tempo de garantia e capaz de valorizar a decoração.

10. Aproveite as paredes

Em ambientes compactos, todos os espaços são preciosos, concorda? Por isso mesmo, aproveite ao máximo as paredes para instalar nichos, armários, prateleiras, bancadas, e por aí vai. Só tome o cuidado de não encher demais o banheiro, pois assim ele pode acabar perdendo a sensação de profundidade.

Projeto e Execução: Atrativa Finger – Foto: Movie Two Creative

Para não gerar desconforto dentro do cômodo, escolha muito bem os elementos que serão instalados no local. Com uma boa dose de criatividade e itens adequados, você pode tornar o seu banheiro pequeno e moderno ainda mais simples e bonito.

11. Atente-se às portas

Para otimizar o banheiro compacto, utilize, de preferência, portas de correr, que não consomem muito espaço ao serem abertas. A dica vale tanto para as portas do cômodo e do gabinete quanto para o compartimento do box da ducha.

Banheiro

Projeto e Execução: Imperatriz Projetos

Existem diversos modelos interessantes no mercado, que dão um toque todo especial e único ao banheiro. Escolha portas que combinem com o estilo do seu banheiro. Vale a pena apostar em cores e tonalidades que contrastam com os objetos do cômodo, assim, é possível criar uma atmosfera única e personalizada.

12. Adote o estilo minimalista

O estilo minimalista é uma das grandes tendências de decoração, justamente por focar no essencial em cada ambiente. Banheiros compactos e modernos pedem um toque minimalista, tanto devido ao espaço reduzido quanto pela sofisticação que esse tipo de design oferece.

Para isso, adote gabinetes embaixo da pia, acima do vaso sanitário, aramados para a organização dos itens de higiene pessoal, entre outros objetos simples. Móveis com design simples e cores neutras também são características marcantes do estilo minimalista.

casa de banho minimalista

O ideal é criar um ambiente visualmente limpo e sem excessos. Tudo o que puder ser guardado em armários e prateleiras é indicado, uma vez que ajuda a manter a organização do banheiro. O minimalismo tem sido cada vez mais adotado nos lares, pois além do conforto, traz um diferencial interessante e uma valorização extra ao imóvel.

13. Tome cuidado ao escolher o revestimento

O revestimento faz toda a diferença na decoração do seu banheiro pequeno, trazendo cores, estampas e bastante personalidade para o cômodo. É interessante optar por materiais naturais, como mármore e granito para criar um visual agradável e esteticamente sofisticado.

Banheiro

Projeto e Execução: Imperatriz Projetos

Pastilhas, azulejos, porcelanato e cerâmica são outras alternativas de revestimentos que deixam o seu banheiro compacto ainda mais elegante. Para quem gosta do estilo retrô e deseja ter cores e desenhos marcantes, vale a pena apostar em ladrilhos que remetem às construções antigas.

14. Aproveite o espaço que fica em cima do vaso sanitário

Acima do vaso sanitário, você pode instalar prateleiras, armários, móveis planejados, ganchos, entre outros itens para otimizar ainda mais o espaço do banheiro. Em geral, esse local não é muito bem aproveitado, mas isso não é uma regra a ser seguida.

Com as paredes livres acima do sanitário, você pode utilizar a imaginação e instalar praticamente qualquer item que desejar. Por exemplo, pode servir para colocar revistas, toalhas, objetos de higiene pessoal, entre outros. Se for optar por prateleiras, coloque-as um pouco mais acima, para evitar que os moradores e visitantes esbarrem acidentalmente.

banheiro

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

Viu só como é importante saber aproveitar cada espaço do banheiro pequeno para ganhar em otimização? Sem isso, o seu cômodo pode se tornar desconfortável e acabar ficando sem personalidade alguma. Basta se inspirar nas dicas e criar o seu próprio projeto arquitetônico.

Tenha em mente que todas as opções têm o potencial de otimizar espaços, mas é a combinação delas que trará resultados realmente satisfatórios. Portanto, reflita sobre as possibilidades e invista no que é essencial para deixar o seu banheiro pequeno e moderno ainda mais incrível!

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e curta a Finger Móveis Planejados no Facebook para receber todas as nossas novidades diretamente no seu feed de notícias!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia