16abr

Cortina ou persiana: como escolher entre as duas opções?

Cortina ou persiana: como escolher entre as duas opções?

Você está finalizando a decoração da sua casa e bate aquela dúvida na hora de decidir sobre o que usar nas janelas: cortina ou persiana? No entanto, não existe uma resposta única, já que cada opção oferece vantagens — como variedade de padronagem ou menor acúmulo de poeira —, e desvantagens, como custo de manutenção maior e limitação de modelos.

Então, como escolher? Simples! Combinando o estilo e os anseios do dono da casa com o que cada opção oferece. Neste artigo, vamos falar sobre essas vantagens, possibilidades e muito mais. Continue lendo e prepare-se para decidir pela melhor decoração para as suas janelas já!

Veja as vantagens e desvantagens da cortina

Solução mais conhecida na hora de decorar as janelas, ter privacidade e regular a entrada de luz e ar em um ambiente, as cortinas costumam combinar com quem é fã de uma decoração mais clássica, romântica ou rústica.

quarto de casal planejado com porta de correr

Projeto: Márcia Lima Interiores – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

As peças em tecido costumam ser ótima opção também para quem gosta de criar e misturar tendências, já que podem ser confeccionadas em extensa variedade de tecidos, modelos e complementadas com acessórios. Essa, aliás, costuma ser uma das vantagens do uso das cortinas nas janelas: inúmeras possibilidades para usar em salas de estar, quartos (adulto e infantil) e até banheiro. Confira outras vantagens:

  • cortinas simples, como as de voal, são mais baratas do que persianas. À medida que você vai personalizando, o preço pode ir aumentando. Mas é uma opção mais em conta;
  • o preço também é ótima justificativa na hora de pensar na limpeza das cortinas, já que elas podem ser lavadas em casa, na máquina de lavar;
  • se você tiver uma janela muito grande, como a de um varandão, talvez seja melhor usar uma cortina, já que pode ser complicado usar uma persiana (ou várias) em uma grande extensão.

Mas nem só de alegrias vive quem faz essa opção. Elas também apresentam alguns ônus:

  • sujam com facilidade. Quanto mais denso o tecido, mas sujeira acumula;
  • Ocupa mais espaço no ambiente;
  • acumula mais poeira e pode ser um problema para alérgicos.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Conheça quais as vantagens e desvantagens da persiana

Já quem procura uma decoração mais moderna, minimalista e tem um ambiente planejado nos mínimos detalhes tende a optar pelas persianas. Elas também ajudam a regular a entrada de ar, luz, mantém a privacidade do ambiente, mas são mais limitadas no quesito decoração/possibilidades. Elas também atrapalham mais a visão de quem está no ambiente para a área externa. Não é possível, por exemplo, uma vista sem interrupção, como no caso de cortinas abertas.

Mas as persianas tendem a compensar no quesito praticidade e podem ser encontradas em na versão horizontal e vertical, e em grande variedade de material — inclusive tecido.

  • Persianas horizontais: podem ser de PVC, alumínio (possui grande variedade de cores), bambu, madeira ou blackout (de poliéster com fundo opaco).
  • Persianas verticais: seu formato lembra o de uma cortina, por causa da verticalidade. Elas podem ser em lâminas — tiras estreitas—, ou no formato de painel com uso de três a quatro folhas para cobrir a extensão da sua janela.
persiana home office corporativo neutro

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa

Veja algumas vantagens de se ter persiana em casa:

  • elas deixam o ambiente mais moderno;
  • as versões feitas em metal, PVC ou madeira podem ser limpas só com pano seco;
  • são ideais para espaços pequenos porque são menos volumosas;
  • cobertura ideal para pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.

Persianas também têm desvantagens:

  • o preço da persiana costuma ser mais caro do que o das cortinas;
  • persianas têm tamanho padrão e, para espaços maiores, é necessário fazer sob medida (o que é mais caro);
  • muitas persianas em uma mesma janela não configuram um esquema prático na hora de abrir ou regular a entrada de luz;
  • persianas precisam de cuidado específicos para sua durabilidade, o que demanda um custo extra ao longo do tempo.

Saiba como escolher entre cortina ou persiana

Se as vantagens e desvantagens descritas acima ainda não foram suficientes para você fazer uma escolha, podemos avaliar ainda o uso de cortina ou persiana por meio da análise de outros elementos do ambiente.

Casa ou apartamento

Você pode fazer sua escolha levando em conta o seu tipo de moradia. Se você mora em uma casa ou apartamento, sem vizinhos por perto, pode se dar ao luxo de usar persianas, que deixam perceber a movimentação dentro do ambiente. Já cortinas fechadas protegem mais a privacidade dos moradores daquele espaço.

cozinha com persiana cores neutras moveis planejados

Projeto: Walkiria D’Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Home Decor – Fotos: Artur Pretto

Abertura da janela

Um outro fator para se levar em consideração na hora de decidir é perceber como é a abertura da janela em questão. Se for uma janela que abre para fora ou um modelo de correr, você pode escolher tanto a cortina, quanto a persiana.

Mas se sua estrutura for do tipo que abre para dentro, prefira cortina para ter espaço para as folhas da janela sem esbarrar em nada.

Tamanho do cômodo

O tamanho do cômodo e a sua intenção com ele podem ajudar a fazer a melhor escolha na hora de bater o martelo entre cortina ou persiana. Se o seu espaço for grande ou se você quiser dar um ar mais intimista e aconchegante, opte por cortinas.

Elas podem ser fechadas completamente quando houver muito sol/luz no ambiente e ajudam a construir essa aura acolhedora.

Já para espaços pequenos, vá de persiana. Isso porque a luz ajuda a ampliar o ambiente e sua noção de espaço, efeito que pode ser conseguido mais facilmente com persianas de tecido, por exemplo, de cores claras.

Descubra os diferentes tipos de cortinas e persianas

Agora que você já sabe das vantagens, desvantagens e como escolher entre uma cortina ou persiana, chegou a hora de conhecer os diferentes modelos de cada peça. É sabido que esses itens são essenciais para bloquear a incidência solar indesejada e garantir a privacidade dos moradores.

Além disso, também funcionam como peças coringas na decoração da casa. Dependendo do modelo escolhido, você pode dar ao ambiente uma atmosfera aconchegante, elegante, descolada, moderna ou retrô. Basta selecionar uma das opções citadas abaixo.

Cortina de voil

Essa cortina é feita de um tecido fino e com transparência, tornando o ambiente mais leve e aconchegante. Por isso, é ideal para quem deseja bloquear parcialmente a entrada de luz nos cômodos, como na cozinha e na sala de estar, mas é possível acrescentar camadas, caso queira bloquear ainda mais a passagem de luz.

home office com cortina leve

Cortina de sarja

Composta por um tecido mais robusto, a cortina de sarja é adequada para ambientes que pedem um bloqueio maior da luz solar. É possível encontrá-la em diversas cores e estampas e sua instalação é feita em trilhos, para dar um caimento mais leve à cortina. Outra forma de quebrar o visual pesado desse tecido, é colocar uma cortina mais leve por cima, como a de voil.

cortina de voil voal voau

Cortina blackout

Caso ainda esteja indeciso sobre a escolha da cortina ou persiana, o modelo blackout é uma excelente opção para quem deseja bloquear totalmente a luminosidade do ambiente. Dessa forma, é frequentemente escolhida para quartos — garantindo um sono mais profundo — e salas de TV — para que a claridade não interfira na qualidade e imagem.

Outra característica dessa cortina é sua capacidade de controlar a temperatura do ambiente em dias mais quentes.

Persiana filetada

No que se refere às persianas, o modelo filetado é o mais comum. Está disponível no mercado em diferentes materiais, como PVC, metal, tecido e madeira, e pode ser vertical ou horizontal. A persiana horizontal é a mais popular, porém, a vertical é indicada para janelas mais altas, com aberturas maiores. Isso porque, as opções horizontais custam mais caro para serem instaladas em janelas grandes demais.

Persiana rolo

Uma persiana rolo pode ser controlada manualmente ou incluir a tecnologia de acionamento elétrico automático. Ao fechá-la, o tecido se enrola na parte superior, podendo ser embutida na sanca de gesso. Seu design limpo e moderno permite que essa cortina faça o bloqueio parcial ou total da luz solar. Por isso, se adequa a qualquer ambiente. Outra característica interessante é que existem modelos com tecidos que bloqueiam raios UV.

Persiana double vision

Outra opção para você decidir entre uma cortina ou persiana é o modelo double vision, ou visão dupla. Na verdade, se trata de uma variação da persiana rolo. A única diferença entre as duas é que esse modelo tem dois painéis que sobem enrolando simultaneamente. Esse painel é composto por duas faixas, que se intercalam entre tecido e tela. Assim, você pode controlar a entrada de luz alinhando as faixas como quiser.

Como vimos escolher entre cortina ou persiana só fica difícil por causa das possibilidades que as duas opções oferecem. Ambas podem ser usadas em diferentes cômodos, são elaboradas em diferentes materiais e padronagens.

Elas também têm suas desvantagens, persianas tem um preço maior do que o de cortinas simples, cortinas acumulam mais poeira e podem ser problemáticas para alérgicos. Mas só você pode dizer quais são os empecilhos de uma ou de outra que mais te atingem. Para todo resto, dá-se um jeito para se ter a decoração dos sonhos seja com cortinas ou persianas.

Agora que você já optou pelo melhor jeito de decorar suas janelas, que tal assinar nossa newsletter?

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO