17jan

6 dicas de como acertar na decoração monocromática dos ambientes

6 dicas de como acertar na decoração monocromática dos ambientes

A decoração monocromática é um estilo que utiliza apenas uma cor nas paredes, móveis e demais objetos. A paleta de cores única vem sendo amplamente utilizada em projetos de design de interiores, justamente por deixar os cômodos personalizados e exclusivos.

No entanto, quando feito de maneira errada, a aplicação do monocromático pode deixar os ambientes monótonos, sem vida e personalidade. Para fazer sua casa parecer elegante e sofisticada, com um efeito harmonioso, é importante contar com a ajuda de profissionais especialistas no assunto.

Acompanhe a seguir e confira as vantagens, além de 6 dicas para acertar na decoração monocromática na sua residência!

Conheça as vantagens da decoração monocromática

A decoração monocromática é uma tendência do design de interiores que visa a uniformidade e a organização, tanto do lar quanto do aspecto psicológico. Isso porque esse tipo de decoração tem como base uma única paleta de cores para a mobília, as paredes, os objetos e demais elementos decorativos dos diferentes cômodos da casa.

Na decoração monocromática o que muda é a tonalidade da cor. Você já deve saber que as cores influenciam diretamente o humor e as sensações dos moradores, não é mesmo? Por isso a importância de optar por cores específicas para tornar os ambientes do imóvel realmente relaxantes, aconchegantes e sofisticados.

decoração monocromática

Uma das maiores vantagens da decoração monocromática é a praticidade. O estilo é moderno, versátil e muito simples de ser recriado. Hoje, cada vez mais os projetos de design de interiores utilizam o monocromático como tema, uma vez que a alternativa traz elegância e transmite bastante da personalidade dos moradores.

Além de tudo, a decoração monocromática é ideal para quebrar a monotonia dos ambientes da casa e criar efeitos únicos em cada espaço. Assim, o imóvel ganha uma atmosfera minimalista, que pede poucos elementos e valoriza o essencial. Ao ter uma só cor como protagonista, é possível criar composições que transmitem mais intimidade e requinte ao lar.

Saiba como acertar na decoração monocromática dos ambientes

Muitas pessoas acreditam que a decoração monocromática se baseia apenas em tonalidades neutras e sem variação. No entanto, a paleta única muda completamente o visual dos ambientes. Por isso, é essencial saber como elaborar esse estilo decorativo para ter um resultado personalizado no imóvel.

cozinha de luxo planejada acabamento de moveis BP

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Fotos: Ivan Araújo

Na verdade, você pode escolher qualquer cor e uma série de variações de tonalidades (desde o mais claro até o tom mais escuro). Mas é importante contar com especialistas no assunto para ter um melhor direcionamento e escolher pelos elementos que mais se adequam à proposta da casa e dos moradores.

A seguir, confira 6 dicas para acertar na composição ao criar uma decoração monocromática na sua residência.

1. Comece devagar

Os ambientes monocromáticos são ousados, atraentes e cheios de personalidade. Mesmo assim, é importante começar devagar e, de preferência, aplicar a decoração monocromática em um cômodo pequeno, como banheiro e varanda. Assim, você vai começar a entender como o estilo funciona e como escolher da melhor forma os elementos.

Até porque os espaços mais compactos acabam sendo mais intimistas do que as áreas maiores da casa. Iniciar com dimensões pequenas permite que você crie um esquema monocromático mais editável, limpo e minimalista. Depois, você pode tentar decorar o quarto, a sala de estar ou de jantar, por exemplo.

2. Utilize padrões e texturas diferentes

Uma das grandes belezas da decoração monocromática está, justamente, na combinação de tonalidades, padrões e texturas diferenciadas. Para algumas pessoas, o uso de apenas um cor pode parecer limitante, por isso a importância das variações no estilo monocromático.

decoração branca monocromática

Projeto: Arquitetura Assim – Execução: Finger Casa Forte – Foto Walter Dias

Assim, ao escolher estampas e padrões diversos, você cria ritmo nos cômodos e acaba realçando uma estética cheia de personalidade. Tudo isso disfarça o efeito liso na decoração e permite que os elementos e objetos se destaquem dentro dos ambientes.

3. Atente-se ao significado das cores

A escolha das cores e dos tons na decoração monocromática é um dos aspectos mais relevantes desta tendência. Cada nuance transmite uma sensação, como alegria, relaxamento, motivação, entre outras. Isso não quer dizer que você precisa usar apenas uma cor em todos os detalhes do cômodo.

Quarto com closet monocromático

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

É interessante, por exemplo, mesclar cores neutras, como branco e bege para complementar a paleta principal. Os materiais naturais também criam esse efeito, como móveis e pisos de madeira. A ideia das cores é criar um design atraente e arrojado, visando a sofisticação e a personalização de cada local.

4. Equilibre com cores neutras

As cores neutras combinam com praticamente qualquer outra paleta de cor. Branco, bege e preto são as cores mais utilizadas nesse caso, combinando muito bem em pisos, revestimentos, paredes, detalhes da mobília e também em outros objetos, como luminárias, maçanetas, portas e rodapés.

Apostar em gradientes é uma boa opção, pois eles são compostos por variações de um mesmo tom. Se você definir uma cor para o quarto, por exemplo, pode optar por tons neutros para complementar a decoração, sem perder a homogeneidade e a elegância.

5. Use degradê

O degradê é interessante justamente por trazer vivacidade e não deixar os cômodos limitados por uma sequência de tons contínuos. Basicamente, a ideia é sobrepor uma cor sobre a outra, formando um efeito mais intenso e suave entre as cores.

decoração escura monocromática tom sobre tom

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll

Em um único espaço da casa, é possível trazer diferentes intensidades em revestimentos, pisos, objetos, entre outros elementos decorativos. O contraste criado pelo degradê traz movimento e evita a monotonia nos ambientes.

6. Aposte em objetos grandes na decoração

Outra dica é apostar em objetos grandes e diferenciados na decoração, como móveis planejados, luminárias de teto ou parede, armários, bancadas, folhagens, entre outros. Tais elementos contrastam com a paleta de cor e dão vivacidade a cada cômodo.

cozinha planejado moveis personalizados cozinha sob medida

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Movie Two Creative

É interessante optar por itens que tenham relação com a personalidade dos moradores. A indicação também é dar preferência a objetos em cores neutras, uma vez que permitem maiores possibilidades de composição e combinação, sem perder o estilo e a sofisticação.

Para ter mais inspirações para aplicar a decoração monocromática no seu lar, vale a pena buscar por dicas online e conhecer o trabalho de profissionais do design de interiores. A tendência, que se baseia no estilo minimalista, veio para ficar e promete ser a grande aposta decorativa dos imóveis.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e compartilhe o post nas redes sociais para que mais pessoas conheçam as infinitas possibilidades da decoração monocromática!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO