17jan

10 dicas de como acertar na decoração monocromática dos ambientes

escrito por Francieli Kern
10 dicas de como acertar na decoração monocromática dos ambientes

A decoração monocromática é um estilo que utiliza apenas uma cor nas paredes, móveis e demais objetos. A paleta de cores única vem sendo amplamente utilizada em projetos de design de interiores, justamente por deixar os cômodos personalizados e exclusivos.

Projeto: Giovana Lumertz – Execução: Finger Canoas – Foto: Vitória da Silva Morais

No entanto, quando feito de maneira errada, a aplicação do monocromático pode deixar os ambientes monótonos, sem vida e personalidade. Para fazer sua casa parecer elegante e sofisticada, com um efeito harmonioso, é importante contar com a ajuda de especialistas no assunto.

Preparamos este post para apresentar algumas das principais vantagens desse estilo decorativo, além de 10 dicas para acertar na sua residência. Vamos lá?

Saiba o que é a decoração monocromática

Esse estilo decorativo é uma tendência do design de interiores que visa à uniformidade e à organização tanto do lar quanto do aspecto psicológico. Isso porque esse tipo de decoração tem como base uma única paleta de cores para a mobília, as paredes, os objetos e demais elementos decorativos dos diferentes cômodos da casa.

Nesse estilo, o que muda é a tonalidade da cor. Você já deve saber que as cores influenciam diretamente o humor e as sensações dos moradores. Por isso, é muito importante optar por paletas específicas para tornar os ambientes do imóvel realmente relaxantes, aconchegantes e sofisticados.

Conheça as vantagens desse estilo

Se você está em dúvida se vale a pena ou não utilizar a decoração monocromática na sua casa, é importante conhecer as principais vantagens desse estilo. A seguir, apresentamos as principais. Acompanhe!

decoração monocromática

Praticidade

Uma das maiores vantagens é a praticidade. O estilo é moderno, versátil e muito simples de ser recriado. Hoje, os projetos de design de interiores têm utilizado cada vez mais esse esquema de cores, já que ele traz elegância para os ambientes e transmite a personalidade dos moradores.

Dinamismo

Além de tudo, esse estilo é ideal para quebrar a monotonia dos ambientes da casa e criar efeitos únicos em cada espaço. Assim, o imóvel ganha uma atmosfera minimalista, que pede poucos elementos e valoriza o essencial. Ao ter uma só cor como protagonista, é possível criar composições que transmitem mais intimidade e requinte ao lar.

Flexibilidade

A decoração monocromática oferece uma base flexível para mudanças futuras. Se você decidir atualizar o visual, a introdução de uma nova cor ou acessório pode transformar completamente o espaço sem a necessidade de uma reforma completa.

Essa flexibilidade permite que o ambiente evolua com suas preferências e necessidades ao longo do tempo. Além disso, garante que a sua casa esteja sempre alinhada com o seu estilo de vida atual.

cozinha de luxo planejada acabamento de moveis BP

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Fotos: Ivan Araújo

Estilo atemporal

Esse estilo é atemporal. Enquanto tendências de cores vêm e vão, um espaço monocromático mantém sua relevância independentemente das mudanças nas tendências de design. Isso significa que seu investimento em decoração é sustentável no longo prazo, evitando a necessidade de atualizações frequentes para manter sua casa na moda.

Realce da arquitetura

Finalmente, a decoração monocromática pode realçar a arquitetura do seu espaço. Sem a distração de múltiplas cores, os detalhes arquitetônicos, como molduras, colunas e acabamentos, podem se tornar os verdadeiros protagonistas. Isso permite que você aprecie plenamente a beleza e a integridade do design original do seu lar.

Saiba como acertar na decoração monocromática dos ambientes

Muitas pessoas acreditam que esse estilo decorativo se baseia apenas em tonalidades neutras e sem variação. No entanto, a paleta única muda completamente o visual dos ambientes. Por isso, é essencial saber como elaborar esse esquema de cores para ter um resultado personalizado no imóvel.

Na verdade, você pode escolher qualquer cor e uma série de variações de tonalidades (desde o mais claro até o tom mais escuro). No entanto, é importante contar com especialistas no assunto para ter um melhor direcionamento e escolher os elementos mais adequados à proposta da casa e dos moradores.

sala de estar móveis planejados de luxo de alto padrão

Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

A seguir, confira 10 dicas para acertar na composição ao criar uma decoração monocromática na sua residência.

1. Comece devagar

Os ambientes monocromáticos são ousados, atraentes e cheios de personalidade. Mesmo assim, é importante começar devagar e, de preferência, aplicar a decoração em um cômodo pequeno, como banheiro e varanda. Assim, você vai começar a entender como o estilo funciona e como escolher os elementos da melhor forma.

Os espaços mais compactos acabam sendo mais intimistas que as áreas maiores da casa. Iniciar com dimensões pequenas permite que você crie um esquema monocromático mais editável, limpo e minimalista. Depois, você pode tentar decorar o quarto, a sala de estar ou de jantar, por exemplo.

2. Utilize padrões e texturas diferentes

Uma das grandes belezas desse estilo decorativo está, justamente, na combinação de tonalidades, padrões e texturas diferenciadas. Algumas pessoas podem sentir que usar apenas uma cor é restritivo, daí a importância das variações.

Assim, ao escolher estampas e padrões diversos, você cria ritmo nos cômodos e acaba realçando uma estética cheia de personalidade. Tudo isso disfarça o efeito liso na decoração e permite que os elementos e objetos se destaquem dentro dos ambientes.

decoração branca monocromática

Projeto: Arquitetura Assim – Execução: Finger Casa Forte – Foto Walter Dias

Assim, ao escolher estampas e padrões diversos, você cria ritmo nos cômodos e acaba realçando uma estética cheia de personalidade. Tudo isso disfarça o efeito liso na decoração e permite que os elementos e objetos se destaquem dentro dos ambientes.

3. Fique atento ao significado das cores

A escolha das cores e dos tons na decoração monocromática é um dos aspectos mais relevantes dessa tendência. Cada nuance transmite uma sensação, como alegria, relaxamento, motivação, entre outras. No entanto, isso não quer dizer que você precisa usar apenas uma cor em todos os detalhes do cômodo.

É interessante, por exemplo, mesclar cores neutras, como branco e bege, para complementar a paleta principal. Os materiais naturais também criam esse efeito, como móveis e pisos de madeira. A ideia das cores é criar um design atraente e arrojado, visando à sofisticação e à personalização de cada local.

Quarto com closet monocromático

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

4. Equilibre com cores neutras

As cores neutras combinam com praticamente qualquer outra paleta de cor. Branco, bege e preto são as cores mais utilizadas nesse caso, combinando muito bem em pisos, revestimentos, paredes, detalhes da mobília e em outros objetos, como luminárias, maçanetas, portas e rodapés.

Apostar em gradientes é uma boa opção, pois eles são compostos por variações de um mesmo tom. Se você definir uma cor para o quarto, por exemplo, pode optar por tons neutros para complementar a decoração, sem perder a homogeneidade e a elegância.

5. Use degradê

O degradê é interessante justamente por trazer vivacidade e não deixar os cômodos limitados por uma sequência de tons contínuos. Basicamente, a ideia é sobrepor uma cor sobre a outra, formando um efeito mais intenso e suave entre elas.

Em um único ambiente, você pode utilizar diversas intensidades tanto nos pisos quanto em objetos, por exemplo. Afinal, o contraste criado pelo degradê traz movimento e evita a monotonia nos ambientes.

decoração escura monocromática tom sobre tom

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll

6. Aposte em objetos grandes na decoração

Outra dica é apostar em objetos grandes e diferenciados na decoração, como móveis planejados, luminárias de teto ou parede, armários, bancadas, folhagens, entre outros. Tais elementos contrastam com a paleta de cor e dão vivacidade a cada cômodo.

Além disso, é interessante optar por itens que tenham relação com a personalidade dos moradores. A indicação também é dar preferência a objetos em cores neutras, uma vez que permitem maiores possibilidades de composição e combinação, sem perder o estilo e a sofisticação.

cozinha planejado moveis personalizados cozinha sob medida

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Movie Two Creative

7. Seja estratégico ao escolher os pontos de cor

Escolha pontos específicos para adicionar um toque de cor que vai capturar o olhar e dar vida ao ambiente. Imagine um vaso de cerâmica vibrante em um canto ou uma obra de arte expressiva que se destaca na parede. Esses elementos atuam como pontos focais, trazendo dinamismo sem sobrecarregar o espaço.

8. Considere o seu gosto pessoal

O lar é o seu refúgio pessoal. Portanto, se tons pastel te acalmam, ou se cores vibrantes energizam seu espírito, deixe que essa preferência guie suas escolhas. Afinal, a decoração deve ser um reflexo da sua identidade.

home office - conforto no lar

No momento da escolha dos itens decorativos, avalie como você se sente ao utilizá-los no seu ambiente. Além disso, veja se eles refletem aquilo que você quer transmitir com o seu uso. Dessa forma, é possível fazer escolhas mais interessantes para cada cantinho.

9. Busque inspirações

Folheie revistas de decoração, perca-se em galerias online ou explore as redes sociais em busca de tendências. Cada imagem e projeto que ressoa com você pode ser o ponto de partida para algo maravilhoso em sua própria casa. Além disso, essas referências podem ser muito úteis para ideias originais que só você poderia conceber.

10. Aproveite as variações de tons

Você sabia que dentro de uma única cor existe um espectro inteiro à sua disposição? Isso mesmo! Um azul pode ir do céu claro ao anil profundo. Essa gradação de cores pode adicionar profundidade e complexidade ao seu espaço, sem desviar da decoração monocromática.

Cozinha elegante

Projeto e Execução: Atrativa Finger – Fotos: Movie Two Creative

Mas atenção: ao escolher a cor dominante para o seu espaço, leve em conta aspectos como:

  • a iluminação;
  • o tamanho do ambiente;
  • a função que ele desempenha em sua vida.

Por exemplo, um quarto pode pedir por tons que induzam ao relaxamento. Já um escritório pode se beneficiar de cores que estimulem a concentração e a criatividade. Tenha isso em mente no momento de fazer as suas escolhas.

Ao planejar sua decoração monocromática, pense em termos de contraste suave, não apenas em preto e branco, mas em todas as cores que existem entre eles. Ou seja, permita-se explorar a paleta inteira dentro de uma cor, criando uma sinfonia visual que é ao mesmo tempo unificada e variada. Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para criar um espaço que reflete quem você é.solicite orcamento moveis planejados personalizadosGostou do conteúdo? Aproveite a visita e compartilhe o texto nas redes sociais para que mais pessoas conheçam as infinitas possibilidades desse estilo decorativo!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia