10jan

Confira 9 dicas de como montar uma biblioteca em casa

escrito por Francieli Kern
Confira 9 dicas de como montar uma biblioteca em casa

Montar biblioteca em casa é a realização de um sonho para muitos amantes da literatura. Afinal, cada livro, com suas histórias e ensinamentos, é um tesouro que merece um espaço especial.

estante de livros

Projeto e execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho.

Para quem gosta de ler, ter um cantinho especial em casa para se perder nas páginas de um bom livro é essencial. Além de ser um refúgio para a mente, esse espaço também pode ser um charme estético, refletindo intelectualidade e paixão por estudos.

Seja você um ávido leitor, professor, escritor ou alguém que simplesmente valoriza uma rica coleção, entender a importância de um ambiente dedicado é essencial. Um local em que cada título tem seu lugar e onde novas aventuras literárias são sempre bem-vindas.

Está pronto para embarcar nessa jornada? Acompanhe nossas dicas e descubra como transformar um cantinho do seu lar em um refúgio literário encantador. Vamos lá?

1. Defina o local da biblioteca

Está pensando em dedicar um cômodo inteiro para sua biblioteca ou adaptar um cantinho já existente para seus momentos de leitura? Independentemente da escolha, cada opção traz suas particularidades. Se a ideia é transformar parte do escritório, por exemplo, é válido refletir sobre a necessidade de móveis específicos para o local ou como definir claramente os diferentes espaços.

montar biblioteca em casa

E não se engane: até mesmo imóveis mais compactos podem abrigar uma charmosa biblioteca. Uma simples estante na sala, por exemplo, pode criar uma divisão sutil, separando o espaço de relaxamento do seu novo refúgio literário. O importante é adaptar o ambiente ao seu gosto e necessidade!

2. Cuide da iluminação

Você já percebeu como a iluminação faz toda a diferença na hora da leitura? Ambientes muito escuros podem deixar seus olhos cansados rapidamente, enquanto um excesso de luz pode ser tão desconfortável quanto. E, vamos combinar, ninguém quer terminar uma boa leitura com dor de cabeça, certo?

montar biblioteca em casa

A solução? Uma luminária de leitura pode ser sua a melhor amiga nesse momento. Ela não só oferece a luz na medida certa, mas também permite que você ajuste conforme sua preferência. Seja você da turma que adora uma luz mais quente e aconchegante ou daqueles que preferem uma claridade mais neutra, esse item se adapta ao seu gosto. Assim, você garante horas de leitura confortáveis e prazerosas, seja qual for o seu estilo.

3. Organize o ambiente

Você sabia que a organização do local pode, também, influenciar na sua experiência com a leitura? Pois é. Um ambiente abarrotado pode ser distrativo e desconfortável. Por outro lado, um espaço bem organizado garante que tudo o que você precisa esteja ao alcance das suas mãos.

almofadas decorativas para o chão sala de estar living - home theater - decoração aconchegante

Se você é daqueles que adora fazer anotações enquanto lê, imagine ter canetas, lápis e post-its sempre por perto. E se gosta de consultar outros livros durante a leitura, que tal posicionar sua poltrona próxima à estante?

Dedique um tempo para planejar e organizar seu cantinho de leitura. Com um pouco de cuidado, você terá um ambiente que não só atende às suas necessidades, mas também reflete seu estilo e paixão pelos livros.

4. Escolha uma poltrona de leitura

Sabe aquele momento mágico de se perder em um bom livro? O conforto do lugar onde você se acomoda é parte essencial dessa experiência. Imagine passar horas viajando por mundos fantásticos, mas com uma poltrona que não é nada amigável? Não dá, né?

cantinho da leitura

Projeto e execução: Finger Passo Fundo

Então, na hora de montar biblioteca em casa, pense em uma poltrona que abrace sua coluna, que permita que os seus pés relaxem no chão (ou em um puff, se preferir), que tenha aquele apoio macio para os braços e, claro, que seja feita de um material aconchegante. Ah, e não esqueça de verificar se ela tem o tamanho ideal para você se acomodar à vontade. Afinal, cada detalhe conta para tornar sua leitura ainda mais agradável.

5. Pense na decoração

Claro, o lugar tem que ser bonito e aconchegante. Sua biblioteca precisa ter a capacidade de refletir o seu estilo e das pessoas que vão frequentá-la. Afinal, é um local que você deve aproveitar para relaxar ou estudar.

Por isso, defina um estilo para o lugar e considere esse ponto para planejar a sua decoração. Alguns que você pode se inspirar são:

6. Verifique a temperatura e umidade do ambiente

Imagine folhear páginas danificadas pela umidade ou quebradiças pelo ar seco. Não é o ideal, certo?

Portanto, considere ter um higrômetro na hora de montar biblioteca em casa. Esse aparelho mede a umidade e garante que seus queridos títulos fiquem em perfeitas condições. E se o ambiente estiver fora do ideal, um climatizador ou desumidificador pode ser a solução.

Lembre-se: ao criar um cantinho de leitura, você está cuidando não só dos seus livros, mas também do seu bem-estar.

estante de livros - biblioteca em casa

Projeto: Arquiteta Josi Barros – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

7. Coloque uma estante

Uma estante é o coração do seu espaço literário. Com ela, você pode ter todos os seus livros favoritos ao alcance das mãos, organizados e exibidos com orgulho.

Mas, atenção: antes de escolher a sua, considere o material e o design. Madeira, por exemplo, traz um toque clássico e aconchegante. Já o metal pode dar um ar moderno e industrial. E, claro, o tamanho deve se adequar ao seu espaço e à sua coleção.

decoração do cantinho da leitura

Além disso, pense na disposição dos livros. Por gênero, autor ou até mesmo por cores, o importante é que reflita sua personalidade. Lembre-se: sua estante é um reflexo de suas paixões literárias. Com ela, você organiza seus títulos e cria um ambiente inspirador para suas próximas aventuras de leitura.

8. Decore com os próprios livros

Quer dar um toque especial ao montar biblioteca em casa? Use seus próprios livros como decoração! Sim, eles não são apenas para leitura, mas também podem ser verdadeiras obras de arte em seu espaço.

Portanto, busque formas criativas de exibi-los. Já pensou em empilhar alguns títulos horizontalmente, intercalando com outros na vertical? Isso cria dinamismo e destaca capas especiais. Além disso, edições de luxo, com encadernações trabalhadas ou ilustrações, merecem um lugar de destaque.

cantinho da leitura tendências de design de interiores

E não se limite apenas à estante. Que tal um cantinho de leitura com uma pilha dos seus títulos favoritos ao lado da poltrona? Ou ainda, usar aqueles com lombadas coloridas para criar um arco-íris literário?

Lembre-se: suas obras contam histórias, mas também são parte da sua. Ao usá-las como decoração, você celebra sua paixão pela leitura e cria um ambiente único, repleto de personalidade e inspiração.

9. Invista em móveis planejados

Já pensou em como os móveis planejados podem transformar seu espaço? Seja em ambientes amplos ou mais compactos, eles são a chave para otimizar cada centímetro. Ao optar por mobiliários feitos sob medida, você tem a liberdade de criar soluções únicas que se encaixam perfeitamente em seu lar.

Imagine sua biblioteca com estantes que vão do chão ao teto, aproveitando toda a altura do cômodo. Ou talvez um cantinho de leitura com nichos estrategicamente posicionados para seus livros favoritos e objetos decorativos. A grande vantagem dos móveis planejados é essa personalização, adaptando-se não só ao espaço físico, mas também ao seu estilo e necessidades.

Como você pode perceber, montar biblioteca em casa é uma oportunidade de poder realizar seus hobbies e ter um momento de relaxar e curtir um ambiente interessante no seu lar. Portanto, siga essas dicas imperdíveis e transforme esses momentos em algo inesquecível.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Quer modificar o seu espaço com a estante de livros perfeita para sua biblioteca? Leia nosso artigo e descubra dicas imperdíveis para escolher o móvel que vai elevar sua experiência literária! Nos acompanhe nas redes sociais e inspire-se!

SOLICITE UM ORÇAMENTO