10jan

Confira 5 dicas de como montar uma biblioteca em casa

Confira 5 dicas de como montar uma biblioteca em casa

Muitas pessoas são apaixonadas por leitura. E por isso, ter um espaço na sua casas que permita a você possa curtir esses momentos. Além disso, é também um ambiente estético bastante legal, criando um espaço bonito e que remeta a questões como intelectualidade, estudos, entre outros. Que tal montar uma biblioteca em casa?

estante de livros

Projeto e execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho.

Muitas pessoas possuem muitos livros (como professores, acadêmicos, escritores, entre outros). E por isso é interessante criar um espaço legal para guardar seus itens. E para isso, você pode montar uma biblioteca em casa.

Como montar uma biblioteca em casa? Confira a seguir 5 dicas imperdíveis sobre o tema e tire suas dúvidas.

1. Defina o local da biblioteca

Você vai destinar um cômodo para a biblioteca, ou vai aproveitar o espaço livre de um local para fazer a sua biblioteca? Cada uma dessas decisões demandará outras escolhas importantes. Por exemplo, se você vai destinar um espaço do escritório para este fim, é importante pensar se serão necessários móveis funcionais, ou como delimitar os espaços para cada um dos ambientes.

montar biblioteca em casa

Imóveis pequenos podem ter, sim, as suas bibliotecas próprias. Por exemplo, você pode separar o espaço da sua sala com uma estante, justamente, separando o ambiente de lazer e bem-estar para o local de leitura.

2. Cuide da iluminação

Sabia que a iluminação tem um papel fundamental para uma boa experiência de leitura? Pois é, locais pouco iluminados podem cansar a sua visão e gerar dores de cabeça. Aqueles muito iluminados podem, também, gerar maior exaustão e, assim, prejudicar sua experiência.

montar biblioteca em casa

Uma opção é contar com uma luminária de leitura, que poderá fornecer a iluminação adequada e na temperatura mais confortável para este fim. Por exemplo, tem quem adapte-se melhor lendo com luz quente. Assim, essa luminária poderá ter uma lâmpada com essa tonalidade e tornar a experiência mais agradável.

3. Organize o ambiente

Você sabia que a organização do local pode, também, influenciar na sua experiência com a leitura? Pois é. Quando há excesso de informações pode ocorrer um certo desconforto. Além disso, a organização do ambiente favorece que você possa ter tudo que precisa a sua mão.

almofadas decorativas para o chão sala de estar living - home theater - decoração aconchegante

Muitas pessoas, por exemplo, gostam de ler e fazerem anotações. Por isso, ter a possibilidade de ter lápis ou canetas próximos, com post-its pode ser interessante. Além disso, há quem goste, também, de ter a praticidade de pegar rapidamente outro livro para consultar durante a leitura e, assim, a poltrona deve ficar mais próxima da estante da sua biblioteca pessoal.

Por isso, planeje e organize cada lugar do ambiente. Assim poderá criar um espaço único e interessante dentro das suas expectativas.

4. Escolha uma poltrona de leitura

O local em que você vai ler também poderá fazer toda a diferença para sua experiência de leitura, sabia disso? Se você é apaixonado por leitura e vai passar bastante tempo com os livros, uma poltrona confortável é uma ótima opção para você. Alguns pontos que você deve considerar são:

  • se acomoda toda a sua coluna;
  • se você consegue colocar os pés no chão durante a leitura (caso não vá utilizar um puff de apoio);
  • se possui apoio para os braços;
  • se o material é confortável para o período que pretende ler;
  • se possui largura para que possa sentar-se de maneira adequada.
cantinho da leitura

Projeto e execução: Finger Passo Fundo

5. Pense na decoração

E, claro, o lugar tem que ser bonito e aconchegante. Seu escritório precisa ter a capacidade de refletir o seu estilo e das pessoas que vão frequentá-lo. Afinal, é um local para que você possa aproveitar para relaxar ou estudar.

estante de livros - biblioteca em casa

Projeto: Arquiteta Josi Barros – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Por isso, defina um estilo para o local e considere esse ponto para planejar a sua decoração. Alguns dos que ficam incríveis neste local são:

Criar uma biblioteca em casa é uma oportunidade de poder realizar seus hobbies e ter um momento de relaxar e curtir um ambiente interessante na sua casa. Por isso, siga essas dicas imperdíveis e transforme esses momentos em algo inesquecível.

Um dos móveis mais importantes para ter uma biblioteca em casa é a estante de livros. Confira nosso artigo sobre o tema e tire suas dúvidas.

Já nos acompanha nas redes sociais? Estamos no FacebookInstagramYouTube, Twitter e Pinterest!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.