10maio

Tendência de decoração: conheça o estilo Japandi

Tendência de decoração: conheça o estilo Japandi

Acompanhar as tendências de decoração é fundamental para pensar em como criar ambientes que combinem não só beleza estética e funcionalidade, mas, também, que estejam alinhados com seus desejos e estilos.

Assim, é importante saber mais sobre cada um daqueles que têm estado em alta, para avaliar se ele casa com seus desejos e identificar, caso queira, como adotá-lo em um cômodo ou na residência toda. Um dos estilos que tem se destacado é o Japandi. Você já ouviu falar sobre ele? Continue lendo e saiba mais!

O que é o estilo Japandi?

Esse estilo une o melhor de dois estilos que são tendência nos últimos tempos: a decoração escandinava com o japonês (Japonês e escandinavo). Assim, busca-se unir um design moderno e elegante em conjunto de uma estética minimalista próxima à oriental, aproximando-se com o conceito estético de “Wabi Sabi” (que, traduzindo, se trata de encontrar perfeição no imperfeito).

decoração oriental

Outro conceito importante para esse estilo é o de “hygge”, no qual há o desejo de gerar uma atmosfera calorosa e confortável para os ambientes, acolhendo os moradores.

hygge decoração

Assim, é possível gerar um estilo que priorize:

  • simplicidade;
  • funcionalidade;
  • sensação de aquecimento.

Você pode ouvir outros nomes semelhantes, como “japanordico” ou “escandinesa”, mas o nome mais utilizado no país ainda é o Japandi.

Quais são as características do estilo Japandi?

Bom, mas quais são as principais características do estilo Japandi para decoração e que podem ser incorporadas nos ambientes? Vejamos, a seguir, alguns pontos para auxiliá-lo a identificar como funciona esse estilo.

japandi estilo decoração minimalismo

Minimalismo

O minimalismo é a chave no estilo Japandi. Ter poucos elementos, funcionais, com espaços vazios criando fluidez, é uma das características principais do estilo. Contudo, isso não significa que precisa perder criatividade ou inovar no processo.

É possível utilizar, por exemplo, o uso de linhas e curvas simples, permitindo trazer um ar de leveza para os ambientes. Isso pode ser impulsionado por formatos de móveis, papéis de parede ou, até mesmo, por itens de decoração, como objetos e quadros.

minimalismo

Dentro do minimalismo, a funcionalidade tem papel fundamental. Assim, esse é um estilo que casa bem com residências pequenas, que precisam de otimização dos espaços. Você consegue unir, portanto, leveza e uso de itens que auxiliem o seu dia a dia.

Ao mesmo tempo, você pode optar por menos móveis em casa, sem deixar o local sem graça ou, então, gerar uma espécie de mesmice no local. Por exemplo, ao implementar esse estilo em sua casa, pode-se utilizar um baú decorativo, de forma que você poderá ter um item bonito, harmonioso, que case com o estilo Japandi e auxilie em uma melhor organização do ambiente.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Itens naturais na decoração

Outro ponto importante para trazer o estilo Japandi é ter elementos naturais em seu cômodo. Isso pode ser feito de diversas formas. Por exemplo, um dos principais pontos é trazer plantas para a decoração da residência, o que auxilia a compor uma imagem mais leve no ambiente.

 

quarto materiais naturais japandi

Além disso, pode-se aproveitar para introduzir materiais de móveis e decorações feitas com elementos naturais. Por exemplo, é comum trazer madeiras claras (que, junto das plantas, fazem parte da decoração escandinava). Além disso, cabem nesse estilo as tramas e materiais que tenham maior organicidade, feitas com fibra natural. Outros materiais utilizados são:

  • tricôs;
  • lãs;
  • linho;
  • fios de algodão;
  • palhas, entre outros.

Cores neutras e claras

Uma dúvida muito comum é identificar quais são as cores utilizadas no estilo Japandi. Por ser mais sóbrio e minimalista, são utilizadas poucas cores e tons, optando por ambientes mais neutros e claros. Algumas das principais cores trabalhadas são:

  • cinza;
  • branco;
  • tons pasteis (rosa, azul, entre outros);
  • verde escuro;
  • azul;
  • acastanhado.

uso de materiais naturais japandi

Assim, é possível trabalhar contrastes interessantes e harmoniosos para os ambientes. Além disso, você pode gerar harmonia com as cores e texturas dos itens naturais.

Simplicidade

Para além do minimalismo, a simplicidade é extremamente valorizada, principalmente, pela influência japonesa nesse estilo. Assim, itens que se destaquem de forma estridente, como peças geométricas, padrões gritantes e desenhos extravagantes não casam muito bem o estilo.

A estética é limpa, mas, ao mesmo tempo, sem perder a essência acolhedora. Ou seja, você não sentirá que está em um ambiente hermético ou frio. Assim, é importante gerar uma simplicidade autêntica, optando por itens mais artesanais, moveis com ar mais antigo e feitos com materiais mais simples.

Como adotar o estilo Japandi em sua residência?

Bom, como você percebeu ao longo de todo este artigo, o estilo Japandi é interessante para valorizar a simplicidade e o minimalismo, focando em ambientes belos e funcionais, trazendo uma filosofia importante para seus ambientes internos.

JAPANDI

Gostou dessa possibilidade? Então, vamos dar algumas dicas a seguir para adotá-lo em sua residência.

Uso de materiais naturais

Se você deseja adotar o Japandi como estilo, é importante optar por acabamentos mais próximos da madeira natural, com ares mais rústicos, sem muito brilho. O ideal é minimizar ao máximo o tratamento dos itens para reforçar a naturalidade.

Uso de painéis e prateleiras de madeira podem ser interessantes. Unindo isso ao uso de elementos como vasos de plantas, pode-se criar uma estética natural, minimalista e acolhedora no ambiente.

Uso de cores naturais

Como a valorização do orgânico continua, utilize cores mais neutras e próximas ao natural em seus ambientes. Equilibre-as com outros elementos do ambiente. Por exemplo, se está priorizando móveis claros, no tom de madeira, você pode gerar contraste por meio de acessórios, tons da parede, texturas, entre outros. Assim, lembre-se de que o contraste equilibrado é um ponto-chave nesse tipo de composição.

japandi o essencial é invisivel aos olhos

Lembre-se da funcionalidade

Como falamos ao longo deste artigo, é importante considerar que o Japandi prioriza a funcionalidade nos ambientes. Assim, ao escolher um determinado item decorativo, pense de que forma ele poderá auxiliar, também, na funcionalidade do cômodo.

Por exemplo, as prateleiras de madeira podem ser úteis para verticalizar o ambiente e inserir itens que são importantes para o seu dia a dia. Por exemplo, pode-se criar um “cantinho do café” na cozinha com esse item, trazendo ambos os aspectos nessa junção.

A decoração Japandi é uma tendência cada vez maior. Por isso, se você quer ambientes modernos, bonitos, leves e acolhedores, pode ser uma ótima opção para sua residência.

Quer conhecer outros estilos de decoração que podem ser interessantes? Leia nosso artigo e saiba mais. Para inspirar o seu dia com esse e outros estilos, conheça nossas redes sociais.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.