02out

Candy colors: como os tons pastel invadiram a decoração

Candy colors: como os tons pastel invadiram a decoração

Saber escolher as cores de casa é tão importante quanto pensar na mobília. Afinal, elas não só estão nas paredes, mas também nos objetos, nos tecidos e nos próprios móveis. Com isso, elas têm a capacidade de transmitir sensações e complementar estilos.

Há possibilidades infinitas de cores, e sempre surgem novas tendências que deixam a sua casa na moda e, principalmente, trazem diferentes climas e estilos aos ambientes. Uma delas é a candy colors.

Quer saber o que são essas cores e como usá-las em todos os cômodos da casa? Descubra no post a seguir!

cozinha azul

Candy colors e sua tendência na decoração

Bastante populares nas décadas de 1950 e 1960, as candy colors nada mais são do que tons pastel. Geralmente, quando pensamos nelas, ideias como infância e “coisas fofas” podem vir à mente. Contudo, além do universo infantil, elas são adequadas a outros ambientes. Sendo cores suaves, os tons pastel remetem à sutileza e à tranquilidade. Além disso, dão um estilo todo original ao ambiente.

Geralmente, eles abrangem as seguintes cores:

  • verde;
  • amarelo;
  • azul;
  • roxo;
  • rosa.

Porém, dependendo de sua saturação, outras tonalidades podem ser escolhidas. Aliás, o melhor das candy colors é que são bastante versáteis. Isso significa que elas são excelentes tanto em detalhes pequenos quanto em móveis maiores.

cozinha verde pastel

Em ambientes coloridos, podem ser usadas para destacar algo e criar um clima divertido. Já para dar equilíbrio, servem para colocar uma corzinha em espaços mais sóbrios, nos quais predominam cores como cinza, branco e preto. Além disso, elas cabem em qualquer lugar — desde os ambientes infantis, de fato, como também outros locais da casa, como cozinha ou banheiro.

Como usar as candy colors em casa

Você pode usar as candy colors de infinitas formas em casa. Porém, em qualquer uma delas, é fundamental ter equilíbrio. Isso porque, se forem utilizadas sem cuidado, podem passar a impressão errada. Ou seja, tudo bem um quarto de bebê parecer bastante infantil, mas talvez você não queira passar essa imagem na sua sala de estar, certo?

Por isso, é importante saber como combinar as cores. Você pode escolher usar muitos tons pastel e combiná-los entre si ou dar destaque a apenas uma escolha e uni-la a uma cor neutra. Outra opção é escolher uma cor de destaque e usar as candy colors para complementá-la e suavizar o ambiente.

Veja a seguir como elas se adaptam a cada cômodo e como você pode usá-las de diferentes formas.

Sala de estar

A sala de estar pode ser um espaço bastante favorável à sua criatividade. Por ser um local de convívio da família e que recebe visitas, vale a pena criar um cenário original. Você pode brincar com as candy colors nos móveis, nas almofadas, na decoração e até na iluminação.

sofa candy color

Um exemplo interessante é optar por uma paleta branca, que remete à sofisticação, mas usar as candy colors em detalhes, como estampas de almofadas, cortinas ou tapetes. Assim, a sala não fica sóbria demais e traz tons interessantes para refletir o seu estilo.

Quartos

A escolha dos tons pastel nos quartos depende muito de quem usa o espaço. Por isso, é importante adequar as cores a cada pessoa.

Em um quarto de visitas, por exemplo, é interessante usar o verde menta ou azul bebê com bege, branco e cinza, para criar um ambiente impessoal, mas estilizado. Dessa forma, qualquer visita pode se sentir confortável e aconchegada ao usar o quarto.

Já no ambiente dos adultos, é possível brincar mais com as escolhas. Usar as cores em conjunto com texturas e materiais, como mármore ou madeira, pode trazer estilo e sofisticação, ao mesmo tempo que mantém a sobriedade.

Por outro lado, no quarto das crianças, o foco pode ser a diversão. Por isso, usar várias tonalidades de candy colors deixa o ambiente mais alegre e animado. Para não pesar, intercalá-las com objetos ou paredes neutras é uma boa ideia.

Cozinha

As candy colors são associadas com doces; tanto que até existem alguns eletrodomésticos com essas cores. Por isso, a cozinha também é um bom lugar para usar essa paleta. Nesse caso, é importante ter atenção: por ser um ambiente naturalmente muito detalhado, se você espalhar os tons pastel por todo lado, pode sobrecarregar a cozinha e causar incômodo.

cozinha rosa

Para evitar isso, a dica é a de sempre: combinar bem. Por exemplo, se você quer uma cozinha estilo anos 50, seguindo o melhor do retrô com tons pastel até na geladeira, não pinte a parede de rosa bebê. Pelo contrário, use os tons neutros e até outros materiais, como azulejos.

Você também pode fazer escolhas mais ousadas e deixar a cozinha mais contemporânea. Um exemplo é escolher as candy colors para armários, mesas ou cadeiras, mas usando eletrodomésticos escuros, assim como um piso neutro.

Banheiros

Os banheiros também são lugares para relaxar. Portanto, combinam com os tons pastel. Nesse caso, você pode dar um toque divertido apenas com uma cor, por exemplo, no gabinete ou na banheira. Mas, se o banheiro tiver peças escuras ou neutras, assim como as paredes, vale usar as candy colors nas toalhas, tapetes, enfeites ou prateleiras.

Candy colors ao alcance de suas mãos

Agora que você viu como as candy colors trazem diferentes climas aos ambientes, é hora de usá-las em sua casa, seja em um espaço só ou em todos os cômodos. Seja com uma ou várias cores, essa tendência chegou para ficar. Não é à toa que as candy colors fazem parte da coleção Origens 2021 da Finger Móveis Planejados.

paleta candy colors

Foto: Somaya Dantas – Finger Aracaju

Combinando com novos materiais e acabamentos, os tons pastel aparecem nos móveis da coleção para completar a renovação de espaços, trazendo originalidade aos projetos e bem-estar aos usuários. Assim, você pode ter os tons pastel em sua casa de forma exclusiva e personalizada.

As candy colors — ou tons pastel — remetem ao universo infantil, mas também são relacionadas ao romantismo, alegria, criatividade e aconchego. Por serem versáteis, podem ser combinadas de diferentes formas: entre si ou com outras cores. Além disso, são ideais para qualquer espaço da casa. Basta ter equilíbrio nas escolhas para conseguir destaque nos ambientes, desde os móveis até os detalhes.

Falando em móveis, que tal usar a tendência das candy colors e escolher um novo mobiliário para sua casa? Descubra como!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.