08dez

Quarto montessoriano: conheça os detalhes que não podem faltar no seu projeto

Quarto montessoriano: conheça os detalhes que não podem faltar no seu projeto

Se você acompanha as tendências de decoração, já deve ter ouvido falar no quarto montessoriano. Ele é desenvolvido com foco não só na decoração, mas em todo o espaço onde os pequenos vão se desenvolver — seguindo os princípios de um método centenário, criado por Maria Montessori. Mas, afinal, quem é ela?

Descubra no post quem foi essa médica italiana e como ela revolucionou a educação infantil. Veja também as principais características do quarto montessoriano e como compor o espaço das suas crianças. Boa leitura!

bebê menina tenda quarto infantil montessoriano

Afinal, o que é o método Montessori?

Para entender de onde vem esse método, é preciso saber quem é Maria Montessori. Ela foi uma das primeiras médicas italianas, tendo passado a vida estudando o desenvolvimento infantil.

Em 1907, criou a “Casa dei Bambini” (Casa das Crianças), onde a proposta era aplicar novas maneiras de ensino, adaptando-as ao mundo infantil e respeitando o desenvolvimento natural dos pequenos.

Montessori acreditava que, com as condições exatas de ambiente e materiais, a criança poderia aprender e desenvolver sua própria independência. Dessa forma, ela elaborou seu método, voltado a alguns princípios que promovem a ação e autonomia dos pequenos, como:

  • a criança é capaz de desenvolver sua autonomia e senso crítico;
  • os pequenos têm necessidades, interesses e responsabilidades que devem ser respeitados;
  • as tarefas e materiais precisam ser adaptados à fase da criança para que tenha interesse e concentração naquilo que está fazendo;
  • o ambiente de aprendizado deve ser adequado para a ela.

decoração ludica quarto infantil

Quais são as principais características do quarto montessoriano?

Para quem se identifica com o método ou quer se inspirar em seus princípios, visando a autonomia dos pequenos, pode seguir a ideia por meio do quarto montessoriano. Nele, o objetivo maior é que o espaço dê liberdade de movimento à criança e forneça recursos ao alcance dela, para suas atividades e brincadeiras.

Cama no chão

A cama no chão é um dos principais aspectos desse tipo de quarto. Confeccionada em um nível bem baixo, essa cama dá total independência para que o pequeno deite ou se levante sozinho.

pai e filha quarto montessoriano

Por seu tamanho ser menor que uma cama de criança comum, não há riscos de que o pequeno se machuque. Além disso, mesmo se tiver de 1 a 2 anos, não precisará esperar que você o retire do berço para poder brincar no quarto.

Cores e texturas

Cores e texturas são essenciais no quarto de uma criança, pois tais características podem ajudar muito no aprendizado. Você consegue fazer boas escolhas de tons para deixar o ambiente mais divertido.

Também, vale criar uma parede com alfabeto e números, além de um painel com diferentes texturas para que os pequenos conheçam diversos materiais.

quarto montessori neutro

Peças lúdicas

decoração lúdica é um ponto-chave do quarto montessoriano. Afinal, por meio de peças, brinquedos e outros itens, a criança consegue aprender brincando ou observando. Ainda, são objetos que estimulam a imaginação, ou seja, colaboram para desenvolver a criatividade.

quarto infantil

Itens de segurança

Em um quarto onde tudo deve estar ao alcance do pequeno, o cuidado é redobrado. Por isso, os itens de segurança são cruciais. Além do posicionamento seguro dos móveis, travas e protetores de tomada e de cantos são indispensáveis.

quarto montessoriano menina

Móveis acessíveis

Como o objetivo é tornar a criança independente, todos os móveis do quarto devem ser facilmente acessados. Para isso, planejar estantes e nichos baixos, assim como armários, é uma boa forma de deixar roupas e brinquedos à mão, para o uso dos pequenos.

quarto montessoriano colorido

Quarto montessoriano: por que usar móveis personalizados?

Gostou dos princípios desse método? Então para criar um quarto montessoriano ideal para os seus pequenos, nada melhor do que usar móveis planejados. Assim, você pode ter a cama perfeita para a altura da criança, além de contar com diversas outras mobílias que facilitam o desenvolvimento infantil, como estantes e peças com design lúdico.

Para tudo isso, a Finger trabalha há mais de 40 anos para construir modelos exclusivos e de qualidade, inclusive para o quarto montessoriano. O melhor de tudo é que você também pode apostar em móveis editáveis para acompanhar as novas necessidades e aprendizados, conforme seus pequenos crescem!

Entre em contato conosco e crie, junto com as crianças, o quarto montessoriano ideal para a infância delas!

solicite orcamento moveis planejados personalizadoshttps://finger.ind.br/fazer-orcamento/

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia