- 29.07.2020
- Decoração
- Design
- Life Style
- Tendências
Se você acompanha as tendências de decoração, já deve ter ouvido falar no quarto montessoriano. Ele é desenvolvido com foco não só na decoração, mas em todo o espaço onde os pequenos vão se desenvolver — seguindo os princípios de um método centenário, criado por Maria Montessori. Mas, afinal, quem é ela?
Descubra no post quem foi essa médica italiana e como ela revolucionou a educação infantil. Veja também as principais características do quarto montessoriano e como compor o espaço das suas crianças. Boa leitura!
Para entender de onde vem esse método, é preciso saber quem é Maria Montessori. Ela foi uma das primeiras médicas italianas, tendo passado a vida estudando o desenvolvimento infantil.
Em 1907, criou a “Casa dei Bambini” (Casa das Crianças), onde a proposta era aplicar novas maneiras de ensino, adaptando-as ao mundo infantil e respeitando o desenvolvimento natural dos pequenos.
Montessori acreditava que, com as condições exatas de ambiente e materiais, a criança poderia aprender e desenvolver sua própria independência. Dessa forma, ela elaborou seu método, voltado a alguns princípios que promovem a ação e autonomia dos pequenos, como:
Para quem se identifica com o método ou quer se inspirar em seus princípios, visando a autonomia dos pequenos, pode seguir a ideia por meio do quarto montessoriano. Nele, o objetivo maior é que o espaço dê liberdade de movimento à criança e forneça recursos ao alcance dela, para suas atividades e brincadeiras.
A cama no chão é um dos principais aspectos desse tipo de quarto. Confeccionada em um nível bem baixo, essa cama dá total independência para que o pequeno deite ou se levante sozinho.
Por seu tamanho ser menor que uma cama de criança comum, não há riscos de que o pequeno se machuque. Além disso, mesmo se tiver de 1 a 2 anos, não precisará esperar que você o retire do berço para poder brincar no quarto.
Cores e texturas são essenciais no quarto de uma criança, pois tais características podem ajudar muito no aprendizado. Você consegue fazer boas escolhas de tons para deixar o ambiente mais divertido.
Também, vale criar uma parede com alfabeto e números, além de um painel com diferentes texturas para que os pequenos conheçam diversos materiais.
A decoração lúdica é um ponto-chave do quarto montessoriano. Afinal, por meio de peças, brinquedos e outros itens, a criança consegue aprender brincando ou observando. Ainda, são objetos que estimulam a imaginação, ou seja, colaboram para desenvolver a criatividade.
Em um quarto onde tudo deve estar ao alcance do pequeno, o cuidado é redobrado. Por isso, os itens de segurança são cruciais. Além do posicionamento seguro dos móveis, travas e protetores de tomada e de cantos são indispensáveis.
Como o objetivo é tornar a criança independente, todos os móveis do quarto devem ser facilmente acessados. Para isso, planejar estantes e nichos baixos, assim como armários, é uma boa forma de deixar roupas e brinquedos à mão, para o uso dos pequenos.
Gostou dos princípios desse método? Então para criar um quarto montessoriano ideal para os seus pequenos, nada melhor do que usar móveis planejados. Assim, você pode ter a cama perfeita para a altura da criança, além de contar com diversas outras mobílias que facilitam o desenvolvimento infantil, como estantes e peças com design lúdico.
Para tudo isso, a Finger trabalha há mais de 40 anos para construir modelos exclusivos e de qualidade, inclusive para o quarto montessoriano. O melhor de tudo é que você também pode apostar em móveis editáveis para acompanhar as novas necessidades e aprendizados, conforme seus pequenos crescem!
Entre em contato conosco e crie, junto com as crianças, o quarto montessoriano ideal para a infância delas!