05set

Decoração comfy: 11 dicas para você aderir a essa tendência

Decoração comfy: 11 dicas para você aderir a essa tendência

Estar confortável em casa tornou-se prioridade para milhões de pessoas. Assim, fazer mudanças em casa para aumentar a sensação de conforto e aconchego foi um dos grandes movimentos que cresceu desde 2020. Foi com essa tendência que a decoração comfy ganhou espaço.

Esse tipo de decoração tem algumas características peculiares, que marcam a nova relação entre usuário e espaço, contribuindo para um décor mais afetivo e cuidadoso, com personalidade e significado.

hygge estilo dinarmaques

Conheça mais sobre a tendência comfy e saiba como adotá-la na sua casa.

Qual a relação entre decoração e saúde mental?

Antes de falar sobre a decoração comfy, é importante entender a relação entre decoração e saúde mental. Como uma pode afetar a outra? Nos últimos anos, foi possível perceber que a relação com o lar tem muita conexão com a nossa saúde mental. Um estudo provou que a decoração da casa pode influenciar no seu estado de saúde mental.

Por exemplo, optar por uma decoração muito colorida ativa a criatividade, mas pode aumentar a ansiedade e diminuir o relaxamento. Já uma decoração branca pode trazer tranquilidade e conforto.

Portanto, essa relação tornou-se ainda mais forte e só tende a crescer. Então, conhecer o seu lar e transformá-lo conforme as suas necessidades, cuidando dele para gerar conforto e agradabilidade é uma forma de cuidar da sua mente.

O que é a decoração comfy?

Primeiramente, é importante entender o que é a decoração comfy. Em uma tradução simples, comfy é o apelido carinhoso de “comfortable”, que, em português, significa confortável. Essa decoração foca em alguns pontos, como:

  • acolhimento;
  • sensação de bem-estar;
  • conforto;
  • minimalismo;
  • aconchego;
  • paz;
  • equilíbrio;
  • relaxamento;
  • pausa;
  • maciez.

decoração hygge tecidos

Assim, a decoração comfy pode gerar sensações positivas para os moradores, contribuindo para uma maior qualidade de vida e para uma rotina mais saudável e confortável. Você pode ter espaços reservados para o relaxamento, mas também é possível montar uma decoração inteira baseando-se nos pilares de um décor comfy. Assim como a decoração cottagecore, ela traz muitas inspirações para criar o seu espaço.

Quais as dicas para usar a decoração comfy?

Para criar um espaço comfy, é preciso pensar nos pilares citados acima, já que a decoração nesse estilo pretende tornar a sua casa ainda mais confortável e agradável para você e sua família. Separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a decorar os ambientes, aumentando a sensação de bem-estar!

1. Iluminação para acolhimento

A iluminação nesse tipo de decoração tem uma função essencial. Aposte em iluminação natural e jogos de luzes quentes para aumentar a sensação de aconchego e conforto. Invista também em velas e em varal de luzes, daqueles de festa, para decorar o quarto.

sala de cinema confortável

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

A iluminação, nesse caso, deve trazer a sensação de descanso, e não de atenção. Luzes frias devem ser usadas apenas na parte do ambiente de trabalho.

2. Tons neutros e claros

Outra dica para uma decoração comfy é apostar em tons neutros e claros. Bege, branco, marrom e rosé são perfeitos para criar essa sensação de aconchego. O dourado entra como protagonista, por representar prosperidade e crescimento.

cores neutras - dormitorio planejado - quarto planejado

Projeto: Danieli Bonatto – Fotos: Rudimar Razador – Execução: Atrativa Finger Concórdia

3. Natureza

Elementos naturais são indispensáveis para uma decoração comfy. Vasos de plantas, eucaliptos ressecados e flores podem trazer um ar de bem-estar e melhoria na qualidade de vida. Além disso, plantas para a casa trazem diversos benefícios para a saúde física e mental, como redução do estresse, melhora na respiração e criatividade.

Quarto Urban Jungle

4. Elementos reutilizáveis

Apostar em uma decoração sustentável é investir em uma decoração comfy. Vasos feitos de garrafas de vidro, armazenamento de alimentos em potes de vidro e itens de madeira são perfeitos para esse estilo.

5. Cortinas

As cortinas são peças fundamentais na construção de uma decoração mais confortável e agradável. Elas ajudam a regular a luz ideal para o ambiente, além de despertarem a sensação de acolhimento e relaxamento. As cortinas com véus são ótimas para permitir um pouco de entrada do sol, sem deixar o ambiente 100% escuro, trazendo a sensação de aquecimento e aconchego.

decoração monocromática

6. Mobiliário

Apostar em mobiliários arredondados, acolchoados e confortáveis é fundamental. A combinação de mantas e almofadas pode tornar o ambiente ainda mais agradável visualmente. Os pufes e poltronas são ótimas opções para uma decoração comfy.

7. Texturas

As texturas ganharam força nesses últimos anos. Almofadas, tapetes e móveis com texturas ajudam a dar profundidade ao espaço. Portanto, não tem como se esquecer de adicionar itens com textura na decoração comfy.

decoração comfy quarto

8. Minimalismo

O minimalismo é uma diretriz fundamental para o design contemporâneo. Com tantas informações, telas e conteúdos disponíveis, o conforto vem do simples. Então, uma decoração com poucos itens ajuda a deixar tudo visualmente mais agradável e confortável.

Decoração escandinava

9. Itens de artesanato

Itens feitos à mão também ajudam a manter a sensação de agradabilidade e conforto. Por isso, invista em tricô, crochê e outros materiais para a decoração. Outro estilo de artesanato que não pode faltar é o macramê. Esse material ganhou muito destaque nos últimos anos e promete continuar marcando território.

macrame estilo boho

10. Apego emocional

Uma tendência desse tipo de decoração é preencher espaços com itens que tragam afago emocional, como porta-retratos, lembranças e vinil. Assim, você terá mais um motivo para se sentir mais confortável, pois se lembrará das coisas boas que já aconteceram na sua vida.

11. Aromas

Os cheiros também podem trazer sensações de acolhimento, bem-estar e conforto. Por isso, nessa decoração, velas aromáticas, plantas com cheiros terapêuticos e difusores de óleo essencial são perfeitos para complementar o décor.

velas decoração comfy

Assim, ter uma decoração comfy é ter um espaço pensado para aumentar o bem-estar e a sensação de relaxamento. Apostar nesse tipo de decoração é criar um ambiente que exala tranquilidade e paz. Por isso, se esse é o seu objetivo e se você deseja construir uma relação de descanso com o seu lar, essa é a principal opção para você.

As formas orgânicas e arredondadas estão em alta, assim como o minimalismo, que, como você viu, compõem a decoração comfy. Essas são algumas das tendências que marcam o ano de 2022 e prometem ficar no topo por mais tempo. Aproveite para conhecer outras tendências de decoração!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO