24jan

Como usar o macramê na decoração? Confira nossas dicas

escrito por Francieli Kern
Como usar o macramê na decoração? Confira nossas dicas

As peças artesanais vêm conquistando espaço nos lares. Por surgirem de um processo mais lento e exclusivo, conseguem destacar qualquer ambiente. Já pensou em usar itens de macramê na decoração da sua casa? Vale encomendar ou até criar modelos com dicas no estilo Faça Você Mesmo.

Essa técnica de tecelagem envolve amarrações de fios com as mãos para compor vários nós, que, combinados, geram tramas com desenhos belíssimos. Em alguns casos, é possível usar agulhas para fazer pontos menores e unir diferentes partes do material.

macrame estilo boho

O macramê pode ser aplicado no desenvolvimento de roupas, artigos decorativos e até acessórios, como bolsas e brincos. O barbante de algodão em tom cru ou colorido é o recurso ideal para a produção das peças, embora lã, nylon e outros fios também sejam bem-vindos.

O que acha de ver exemplos de uso dessa linda arte? Confira algumas possibilidades!

Painel de parede

Essa alternativa é uma das mais conhecidas e consiste em criar enfeites para valorizar as paredes. Os painéis podem ter formatos diversos e combinar linhas horizontais, verticais e diagonais para expor desde tramas abstratas até figuras geométricas.

boho chic - estilo hygge - lagom

Há versões inspiradas em elementos da natureza, como folhas e flores, além de peças repletas de franjas e ornamentos ricos. Tente posicioná-las em pontos estratégicos ou que carecem de informação — na parede do hall de entrada, acima da cabeceira da cama ou atrás do sofá da sala.

Suporte de plantas

Está aí outra forma legal de aproveitar o macramê na decoração, já que os fios podem ser amarrados de modo a criar redes que suportem vasinhos e cachepôs. Assim, você obtém acessórios pendentes para prender na parede ou no teto, deixando as plantas elevadas.

suporte para plantas em macramê

É uma boa ideia para incrementar o paisagismo da casa, tanto nas áreas internas quanto em varandas e quintais. Isso porque, juntos das flores e folhagens, os fios entrelaçados acabam adicionando textura e volume ao ambiente.

plantas em casa

Moldura para espelhos

A tecelagem com as mãos também pode dar origem a acabamentos personalizados. Da mesma forma que o crochê e outras técnicas, esse trabalho permite a composição de peças isoladas e até o arremate de tecidos. Então, por que não inovar e cobrir as extremidades de diferentes artigos?

O macramê é uma ótima opção de moldura para diferentes espelhos, já que aplica formas e desenhos no contorno desses objetos. Seguindo a mesma ideia, dá para atualizar seus quadros e obras de arte com a adição das tramas e nós.

Tecidos grandes

Se o objetivo é adotar o macramê na decoração de superfícies maiores, aposte nas peças com grandes dimensões. Existem artesãos especializados em criar colchas, mantas, cortinas e até toalhas inteiras com a técnica. São artigos únicos, que combinam cheios e vazios de acordo com o gosto de cada cliente.

estilo boho - decor hygge

Para quem deseja um visual mais simples, a dica é investir em amarrações apenas nas barras dos tecidos. Uma ideia extremamente criativa, por outro lado, consiste em alinhas vários fios e prendê-los no forro para que atuem como divisória de ambientes.

Capas de almofadas

Você faz praticamente o que quiser com as tramas oriundas dos pontos manuais. É comum, inclusive, que elas sejam usadas para cobrir partes dos móveis e itens estofados. Isso abre possibilidade para conceber almofadas decorativas a partir das cores e dos relevos trazidos pelos fios.

almofada de macramê

O efeito de capa também funciona em luminárias e abajures equipados com lâmpadas de LED, que não aquecem o entorno. Basta revestir suas cúpulas com o tecido e curtir as novas sombras geradas pelo material.

Gostou das ideias para a personalização da casa? Saiba que você consegue incluir o macramê na decoração de várias formas e com base em diferentes temas. A técnica cai bem principalmente naqueles estilos que valorizam as fibras naturais, como o rústico, o boho e o escandinavo.

estilo boho no decor macrame

Antes de conferir outros artigos, compartilhe este post nas redes sociais e ajude a inspirar outras pessoas!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia