18set

5 dicas de paisagismo para usar na decoração dos ambientes da sua casa

escrito por Francieli Kern
5 dicas de paisagismo para usar na decoração dos ambientes da sua casa

Poder contar com dicas de paisagismo é um conceito no qual é possível trazer as plantas para compor um ambiente diferenciado, elaborando uma verdadeira paisagem bela em sua residência. Mas vai além da simples colocação nos espaços. É a composição de um ambiente estético e funcional ao mesmo tempo.

É formado, também, por espaços livres com a composição das plantas, criando um ambiente com maior integração com a natureza.

Quer transformar seus ambientes, mas não sabe por onde começar? Não se desespere! Aqui você verá 5 dicas de paisagismo que vão ajudar a trazê-lo para a sua residência. Vamos juntos? Boa leitura!

1. Escolha as plantas certas

Um elemento muito utilizado para as técnicas de paisagismo são as plantas. E não se trata simplesmente de colocá-las em casa, não é mesmo? Há algumas questões que precisam ser levadas em consideração ao pensar no paisagismo da sua residência, entre elas:

jardim vidro

  • quais as funcionalidades do ambiente? Algumas plantas, por exemplo, não suportam o calor de uma cozinha. Por isso, a tendência é que elas não se adaptem bem ao local;
  • considere as necessidades de iluminação da planta. Por exemplo, aquelas que preferem ficar à meia-sombra talvez não se adaptem tão bem em paredes que tenham alta incidência solar ao longo do dia;
  • plantas de maior porte não ficarão bem em ambientes menores. É preciso considerar esse ponto também.

2. Faça uma parede diferenciada

Você pode aproveitar e fazer uma parede diferenciada no cômodo, seja ele externo ou interno. Isso pode ser utilizado, até mesmo, para realizar a separação de um ambiente integrado ou trazer um charme maior para o local.

jardim vertical dicas de paisagismo

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

Por exemplo, ao separar varanda e sala de estar, você pode criar uma horta suspensa em toda a parede. Fica um efeito bem interessante, além de poder contar com essas plantas para cozinhar no dia a dia!

3. Inclua fontes e espelhos d’água

A sensação de fluidez proporcionada por elementos que estejam ligados com a água também é capaz de proporcionar uma sensação de bem-estar e aconchego, algo desejável para compor um ambiente de contemplação e relaxamento.

feng shui

Para isso, você pode inserir no espaço fontes, espelhos d’água, pequenos lagos, piscinas, entre outros itens que auxiliam a compor o ambiente.

4. Aposte em uma horta

Para quem tem apenas ambientes internos e não pode investir em um grande projeto de paisagismo, é possível criar uma horta para esse fim. Como normalmente são plantas que demandam poucos espaços, é possível construir ambientes com bastante fluidez e charme em cômodos menores, como um escritório, cozinha e até mesmo lavanderia.

horta em apartamento dicas de paisagismo

5. Desenvolva um projeto de iluminação

Bons projetos de iluminação não só auxiliam no próprio crescimento da planta (já que muitas dependem disso para terem um desenvolvimento adequado), mas também na valorização de aspectos interessantes delas.

Além disso, torna o ambiente funcional, também, à noite. Com isso, é possível deixar os locais mais aconchegantes e acolhedores.

Espero que essas dicas de paisagismo tragam boas ideias e inspirações para seus ambientes. Com certeza será possível aplicá-las independentemente do tipo de espaço que você tem em sua casa, e ficará muito bonito!

Para inspirá-lo, saiba que uma forma de adotar técnicas de paisagismo é por meio do plantscaping! Veja como utilizá-lo na arquitetura e tire suas dúvidas.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Acesse nossas redes sociais e confira todas as nossas inspirações diárias!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia