06out

DIY: conheça a decoração faça você mesmo e comece agora mesmo

escrito por Francieli Kern
DIY: conheça a decoração faça você mesmo e comece agora mesmo

A decoração faça você mesmo tem sido cada vez mais adotada por pessoas que desejam criar ambientes exclusivos e únicos em casa, de acordo com a sua personalidade. Uma das principais marcas do estilo é a criatividade e o reaproveitamento de materiais.

A DIY, como também é chamada, consiste em um grande movimento que incentiva a redução de gastos com reformas e compra de novos produtos e objetos. Basicamente, o termo se refere a qualquer coisa que pode ser modificada, personalizada e projetada por si mesmo, sem a ajuda de profissionais.

Acompanhe a seguir e entenda mais sobre a decoração faça você mesmo e o que pode ser feito com DIY para decorar a sua casa!

Entenda o conceito do estilo de decoração faça você mesmo

A decoração faça você mesmo é uma prática que defende a criação, a reforma e a customização de objetos decorativos. A ideia é que a própria pessoa consiga criar elementos para a sua casa por meio do reaproveitamento de materiais.

O objetivo da DIY é justamente buscar o potencial de funcionalidade em itens que seriam destinados ao lixo ou que permanecem guardados em algum cômodo da residência. Esse estilo também defende a redução de custos, evitando que você tenha que comprar novos objetos para aprimorar a decoração do seu imóvel.

diy

O conceito funciona muito bem para quem deseja mudar o visual da casa, tendo como base a sua personalidade e preferências pessoais. Quando aplicada, a DIY pode transformar radicalmente os ambientes, tornando-os mais funcionais, práticos e editáveis.

Na internet, é possível conhecer diversas ideias de pessoas que já aplicam a decoração faça você mesmo. É interessante buscar referências para se inspirar e criar suas próprias peças. Com isso, é possível exaltar os seus gostos e interesses, e deixar os cômodos mais bonitos e personalizáveis.

Descubra o que pode ser feito com DIY

O conceito de DIY é bastante amplo e, por isso, pode ser aplicado de diversas formas. Ao praticar DIY, você pode aproveitar para fazer algo prazeroso como passatempo e conhecer as infinitas possibilidades de criar peças estilosas e exclusivas, que não se encontram tão facilmente no mercado.

Em geral, as pessoas pesquisam as ideias e compram os materiais necessários para reformar ou customizar o que seria descartado. No entanto, a DIY também defende o reaproveitamento de itens e o corte de gastos, o que traz mais economia e a possibilidade de investir em outros objetos para a sua casa.

É possível aplicar a DIY para decorar um cômodo, para criar um visual irreverente em algum canto esquecido ou, ainda, para customizar peças que estavam guardadas e sem uso. São inúmeras as alternativas de aplicação da decoração faça você e, por isso, o estilo representa uma tendência em todo o mundo.

Um bom exemplo da decoração faça você são os papéis de parede, que representam soluções simples, práticas e com alto potencial de transformar os ambientes. Em vez de investir em uma nova pintura, por exemplo, você pode escolher pontos determinados da casa para realizar a aplicação do material.

Outro exemplo é os pallets, que acabam se tornando peças personalizadas quando são reutilizados para virar móveis. Outra maneira interessante de aplicar DIY é customizar ou reformar as mobílias mais velhas. De fato, a DIY é uma forma de transmitir mais vivacidade à residência e de mostrar a personalidade dos moradores.

Saiba como aplicar a decoração faça você mesmo em casa

O aspecto que mais chama a atenção da decoração faça você mesmo é a possibilidade de criar praticamente qualquer coisa com imaginação e a partir de diferentes combinações de materiais. Há, portanto, inúmeras maneiras de aplicar a DIY na sua casa, basta fazer uma pesquisa para ter uma infinidade de ideias.

A seguir, confira algumas dicas simples e práticas de decoração faça você mesmo para aplicar no seu imóvel.

Instale estantes

Para aproveitar ao máximo o espaço dos cômodos, vale a pena instalar estantes e customizá-las com objetos e plantas. Elas podem ser de diversos tamanhos e alturas, funcionando muito bem para manter a casa organizada. Uma coisa bacana de utilizar esse tipo de móvel é a praticidade e a facilidade de instalação.

Além disso, você pode pintar as estantes de várias cores e fazer uma combinação para compor a decoração. Ainda há a possibilidade de reaproveitar tábuas antigas e transformá-las em estantes de vários formatos e tamanhos. As estantes são bastante úteis no dia a dia e também contribuem para a organização, basta ter imaginação.

Aplique pinturas e texturas em paredes

Outra tendência já bem conhecida de DIY é a utilização de pinturas e texturas diferenciadas nas paredes. No quarto das crianças, por exemplo, você pode apostar em um papel de parede bem colorido para deixar o ambiente ainda mais divertido.

Outra possibilidade é aplicar texturas nas paredes. Essa opção é bem interessante e proporciona redução de gastos, uma vez que não é necessário comprar todos os materiais necessários para uma pintura completa.

Customize a cabeceira da cama

Vale também apostar na customização da cabeceira da cama para criar uma decoração mais elegante no quarto. Caso o móvel seja de madeira, busque por produtos específicos que mantêm a conservação e a integridade do material por mais tempo.

dormitório cama customizada

A cabeceira pode transformar consideravelmente o aspecto do quarto. Usando a criatividade, é possível criar uma peça única e exclusiva, que vai acabar se tornando o centro das atenções do cômodo.

Aposte em plantas

As plantas transmitem um ar de frescor aos espaços e ainda embeleza a casa. Elas podem transformar completamente um ambiente, trazendo cores e vivacidade ao local. Uma tendência de DIY é pendurar vasos de plantas pela varanda, nas janelas e no banheiro.

Além de tudo, as plantas deixam o lar mais charmoso e agradável, com um toque de cuidado e personalidade. Caso você não tenha muito tempo para cuidar das plantas, busque por espécies mais adaptadas à pouca água e luz.

A decoração faça você mesmo é uma tendência que veio para ficar. Muitas pessoas já têm dado preferência ao estilo, tanto pelo custo reduzido quanto pela possibilidade de criar ambientes únicos e exclusivos em casa. Para aplicar a DIY no seu imóvel e ter novas ideias, é interessante buscar por referências na internet para se inspirar com os diversos exemplos ao redor do mundo.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de todas as novidades da Finger Móveis Planejados, siga as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia