20out

Como se manter criativo: 5 dicas práticas

Como se manter criativo: 5 dicas práticas

Se anda se sentindo pouco criativo ou desmotivado, este é o texto certo para você. Por meio de algumas sugestões, é possível alimentar as ideias, conseguir mais inspiração e desenvolver bons resultados na vida profissional e pessoal, e assim se manter criativo.

Essencial para qualquer profissão, a criatividade deve ser estimulada, alimentada e buscada, inclusive em atividades simples. Neste texto, vamos dar dicas de como se manter criativo por meio de inspirações como filmes, livros e palestras, meditação e descanso.

Se você quer saber como ideias simples podem melhorar sua criatividade e ter resultados, continue lendo e aprenda já!

1. Busque conhecimento

O cérebro é um órgão em constante evolução e expansão e precisa de “alimento” para obter isso. Tal efeito é possível por meio do conhecimento. Quanto mais você aprende uma determinada coisa, mais o seu cérebro é capaz de responder ao que foi aprendido e a tecer novas conexões do assunto abordado com outros temas. Ou seja, sua criatividade no trabalho ou nos estudos pode ser beneficiada mesmo se você estiver aprendendo assuntos sem relação profissional ou acadêmica, como xadrez ou cerâmica.

2. Fique um tempo sozinho

Um momento para respirar, meditar e pensar nas atividades realizadas e em tudo o que aconteceu no dia é fundamental para a organização mental e o aprendizado. Com um tempo para elaborar, você elimina incômodos, limpa a mente e reflete sobre possibilidades a serem ampliadas no que foi vivido. Tire uns instantes para ficar sozinho e conseguir esse efeito.

3. Pense muito

Esta tem a ver com a dica anterior. Em um primeiro momento, você pode precisar de tempo para esvaziar a mente, ficar sem pensar em nada ou realizar algum tipo de meditação para se aquietar depois de um dia cansativo de trabalho. Já neste ponto, trata-se de pensar muito, elaborar conceitos, refletir sobre o que foi vivido e tirar algum tipo de experiência ou ideia da sua rotina. Tenha esse hábito.

4. Veja filmes, séries e palestras

Além do dia a dia, que às vezes é maçante e repetitivo, você deve buscar inspiração em filmes, séries e palestras. Esses conteúdos podem ser ligados ao seu meio profissional ou somente para entreter ou para conhecer uma tendência de decoração, por exemplo. Tudo ajuda a alimentar o cérebro, a propor diferentes conexões e a gerar novas ideias em todos os campos da vida. São ótimos elixires para a criatividade.

5. Não force a barra

E mesmo quando você precisar ter aquela insight incrível para um projeto do trabalho ou de casa, e ele não vier, acredite: a melhor coisa a se fazer é descansar e não forçar a barra. O cérebro criativo tem dificuldade de pensar/desenvolver sob pressão. Às vezes, o descanso e a desconexão com o tema geram uma ideia criativa mais rapidamente. Relaxe.

Como vimos, as dicas de como se manter criativo são simples e muito fáceis de serem implementadas no dia a dia. Trata-se de entender o seu cérebro como órgão vivo que precisa de descanso, alimento (estímulos criativos) e exercício.

Assim, quando estiver cansado ou estressado, tire um tempo para refletir ou meditar, procure ver coisas novas, aprender sobre assuntos nunca vistos antes e tente sempre relacionar essas novidades com suas atividades do dia a dia. Profissionais que têm a criatividade bem desenvolvida se destacam diante dos concorrentes e trazem soluções diferentes e inovadoras. Invista nessas ideias.

Agora que você já sabe tudo sobre como se manter criativo, que tal ler também sobre ócio criativo?

Visite o nosso Pinterest, para se inspirar e aflorar a criatividade!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia