02jan

Conheça 7 tendências de decoração para 2020

As tendências de decoração para 2020 consideram um ponto muito relevante: a funcionalidade e o conforto de cada ambiente. Mas, o que isso significa de fato? Significa que todos podem e devem aproveitar cada espaço do melhor modo possível. E, claro, sem deixar de lado o bem-estar de cada cômodo da casa.

Levar em conta o que as tendências de decoração indicam dá todo o norte para que as pessoas possam inovar em seus projetos no ano que vem. Até porque não há nada mais gratificante do que acompanhar o mercado para conhecer os passos essenciais para realizar trabalhos sempre atualizados.

O ano de 2020 está cheio de possibilidades em decoração. Confira, agora, as principais tendências mais quentes para o próximo ano e aproveite! Boa leitura!

1. Classic Blue: cor da Pantone

A Pantone ( empresa que é autoridade global em comunicação e em inspiração de cores) divulgou a cor escolhida para representar o ano de 2020. Como sempre, a revelação ocorre nos primeiros dias de dezembro.

E para esse ano a aposta é o Classic Blue, um tom de azul resistente e atemporal que convida ao relaxamento, à calma e à confiança, e certamente vai estar presente em vários projetos de design, arquitetura e interiores em 2020.

De acordo com a Pantone, o Classic Blue 19-4052 é uma cor toda elegante e tranquila em sua simplicidade e lembra o céu noturno do entardecer. Uma cor que traz serenidade e paz, proporcionando uma sensação de proteção ao espírito humano, além de levar ao equilíbrio dos pensamentos. Classic Blue é uma cor azul refletiva que cria a resiliência.

O design cada vez mais vai se dedicar a gerar algum sentido que ultrapasse o lado estético, e podemos notar que é totalmente visível a preocupação com o afetivo do design na descrição que a Pantone fez sobre o Classic Blue, na qual menciona a exploração de todos os sentidos, e não somente a visão, a fim de criar uma experiência imersiva sobre a cor.

pantoneclassicblue

2. Tom sobre tom e ambientes monocromáticos

Mais uma vez uma aposta na valorização da cor dentro de casa. O visual monocromático tem ganhado ainda mais força na combinação do tom da parede com as cores dos móveis. Uma tonalidade pode ser a atração principal de algum dos cômodos da residência.

O tour sour ton (tom sobre tom, em português) sempre funciona, prometendo ser mais aplicada e valorizada em projetos durante 2020, sempre com objetos em destaque para decorar os lares com cores harmônicas.

tomsobretom

3. Presença forte da tecnologia dentro de casa

A tecnologia também tem sido apontada como uma regra para melhorar a rotina das pessoas, e é uma tendência de decoração para 2020. É a partir da tecnologia que as pessoas conseguem otimizar atividades na sua rotina turbulenta, melhorando o desempenho nas mais variadas tarefas. Um bom exemplo para isso é a casa inteligente ou smart home, que vem com o propósito de gerar mais conforto, segurança e agilidade para o dia a dia das pessoas.

Sabe aquela cena famosa dos Jetsons em que bastava um comando para que tudo começasse a operar na casa? Pois então, aquilo já não é mais coisa de desenho animado. O futuro já chegou e apresenta diversas opções para automatizar a casa, facilitando a rotinas de todos os moradores.

Podemos citar as fechaduras digitais, os aparelhos que controlam a luz e a temperatura ambiente de acordo com o humor, as cortinas que se abrem e fecham no horário pré-agendado, enfim, hoje em dia já é se pode ter todos os comandos na palma das mãos. Sendo assim, se os sistemas inteligentes já são uma realidade, no ano que bem eles chegam ainda mais desenvolvidos para otimizar o dia a dia e garantir maior praticidade.

4. Materiais naturais e sustentáveis

Decorações com elementos naturais, como plantas, animais e madeira são tendências de decoração para 2020. Tal estética que remete ao orgânico procura trazer esse elemento para quebrar o cinzento e frio do concreto, sobretudo nos centros urbanos.

Como muitos já sabem, sustentabilidade é a palavra da vez. A sustentabilidade na construção já tem sido debatida há muito tempo. Em relação à decoração, ela também foi colocada em pauta recentemente, aparecendo não apenas no ponto de uso de meios inteligentes de coletar água da chuva, por exemplo. Ela aparece como uma opção de reaproveitamento de peças e de móveis antigos que seriam descartados sem aproveitamento.

A grande preocupação com os impactos que a sociedade atual vai deixar para as futuras gerações se reflete na indústria do design. Como consequência disso, vemos cada vez mais produtos criados por meio de materiais reciclados que têm como preocupação maior o equilíbrio entre natureza e tecnologia.

Desde luminárias, móveis e painéis concebidos por meio de materiais dispensados, a objetos desenvolvidos com bambu e demais materiais naturais, o objetivo é não desperdiçar e usar o que se tem para criar ambientes aconchegantes e bem leves.

5. Ambientes integrados

A gastronomia está se tornando cada vez mais a grande estrela das reuniões entre famílias e amigos, logo, não faz sentido algum deixar a cozinha isolada do restante da casa.

É por essa razão que outra grande tendência são os ambientes sociais integrados que permitem que os cozinheiros participem ativamente dos acontecimentos. Os painéis decorativos são uma dica valiosa para as pessoas que optarem por áreas sociais integradas, afinal, ajudam a deixar o ambiente ainda mais charmoso e sofisticado.

6. Formas geométricas na decoração

Formas geométricas são muito interessantes para criar um ambiente que “encaixa”. E é importante deixar claro que não estamos nos referindo apenas aos quadrados e retângulos, mas dos triângulos, polígonos, hexágonos e círculos que vão bem para quebrar padrões. Podem ser utilizados nos tapetes, nas paredes e em objetos decorativos. Além disso, os papéis de parede também são ótimos aliados para as pessoas que desejam trazer um pouco de geometria na decoração.

Formas geométricas são desafiadoras, divertidas e elementares. Por que adquirir uma luminária normal em vez de uma redonda e totalmente estilosa? Por que preferir um espelho bem básico na sua casa quando um espelho redondo pode ser parte arte e parte útil, por exemplo? Essas ideias são muito fáceis de serem usadas em casa.

7. Multifuncionalidade

Outra peça entre as tendências de decoração para 2020 é a multifuncionalidade. Isso porque ela possibilita agilidade e otimização de espaço para a rotina corrida das pessoas. Quer um exemplo? Bom, podemos citar um sofá cama que pode ser um suporte bem confortável para um encontro entre amigos, em uma tarde de domingo, além de poder acolher os hóspedes com total aconchego e conforto.

Enfim, o ano de 2019 está chegando ao fim, mas já nos permitiu conhecer algumas das grandes tendências que vão ser destaque em décor em 2020. Com a chegada de novos itens e com a volta de elementos que já fizeram história, o próximo ano já está repleto de possibilidades para a decoração.

Se você gostou de saber mais sobre as tendências de decoração para 2020, compartilhe este texto nas suas redes sociais para que os seus amigos também possam conhecer essas novidades!

 

[rock-convert-pdf id=”12841″]

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia