13nov

Séries de arquitetura e design para quem ama decoração

Séries de arquitetura e design para quem ama decoração

Os reality shows de reforma e construção vêm ganhando o mundo e ocupam um lugar cada vez maior na lista de preferências dos brasileiros. Não é nenhuma surpresa, já que essas séries de arquitetura e design fornecem ideias modernas de decoração e até de organização para compor ambientes incríveis.

Se você é daquelas pessoas que não perde uma oportunidade para se inspirar, precisa conferir as dicas de títulos deste post. Pensamos em variedade e selecionamos algumas das melhores séries de arquitetura e design disponíveis nas plataformas de streaming.

Vamos às sugestões? Acompanhe e selecione as suas preferidas!

Irmãos à obra

O programa canadense (original Property Brothers) é um dos mais conhecidos no ramo e faz sucesso desde sua primeira temporada. O foco é fazer com que diferentes famílias conquistem a casa dos sonhos a partir de um orçamento limitado e de um cronograma rigoroso.

Tudo é conduzido pelos gêmeos Scott: o empreiteiro Jonathan e o corretor imobiliário Drew. Enquanto um faz alterações na residência para torná-la mais atrativa no mercado, outro procura e negocia imóveis que possam atender às necessidades dos futuros moradores.

Os processos podem ser acompanhados pelo espectador, com muito humor e riqueza de detalhes. Vale a pena aguardar cada etapa e se encantar com o resultado das obras, sempre desenvolvidas com muito bom gosto e profissionalismo.

Grand Designs

Estreado em 1999, o programa britânico permanece no grupo de melhores séries de arquitetura por conta de sua qualidade. O nome por trás desse sucesso é Kevin McCloud, designer responsável por contar histórias de pessoas e famílias que desenvolveram suas próprias casas.

Ao longo de mais de 160 episódios, é possível observar os processos de concepção de diferentes projetos, bem como os desafios envolvidos em cada um deles. Para isso, o apresentador acompanha todas as fases, desde a compra do terreno até a execução e a decoração da obra.

É legal captar as dicas de Kevin ao longo dos episódios, já que ele presta assessoria aos participantes e faz algumas visitas ao canteiro para registrar o andamento de diversos trabalhos.

Marie Kondo: ordem na casa

A japonesa que fez sucesso com o livro “A mágica da arrumação” agora passa as suas dicas em uma série para lá de especial. O principal objetivo da autora é melhorar a vida das pessoas por meio da eliminação da bagunça presente em suas residências.

Como organização tem tudo a ver com um bom design, não poderíamos deixar esse título fora da lista. No programa Ordem na Casa você acompanha as estratégias adotadas por Marie em cada ambiente dos lares, bem como as reações emocionantes dos moradores.

O show é leve e animado, mas pode fazer o público derramar algumas lágrimas com as histórias apresentadas. De todo modo, sempre tem uma ou mais dicas que podem ser adaptadas ao seu cotidiano.

As casas mais extraordinárias do mundo

O nome já entrega o potencial do programa e atrai curiosos com os mais variados gostos estéticos. Seu comando fica por conta do premiado arquiteto Piers Taylor e da atriz Caroline Quentin, que é apaixonada por arquitetura e tudo o que envolve esse universo.

A proposta é justamente visitar edificações nada convencionais, que tenham algum diferencial ou detalhe inusitado. Para isso, os apresentadores percorrem diferentes países com o objetivo de mostrar projetos ousados, geralmente construídos em lugares paradisíacos.

Um ponto a favor da série está na participação dos proprietários e dos arquitetos responsáveis pelas obras, que fornecem informações relevantes sobre os trabalhos. Cabe destacar que os episódios se dividem de acordo com a característica geográfica (floresta, montanha, litoral e subterrâneo).

Reforme na baixa, fature na alta

Essa é uma das séries de arquitetura e design que tira proveito da popularidade das plataformas de aluguel para motivar pessoas a renovar suas propriedades. A proposta é reformar casas, apartamentos ou pequenos espaços para que possam ser alugados em sites como Airbnb e HomeAway.

Os projetos de adequação são todos desenvolvidos pela designer de interiores Genevieve Gorder, que também apresenta o programa e interage com os clientes de uma maneira divertida. Você ficará encantado com a capacidade da profissional em trabalhar com diferentes estilos de decoração.

Depois da transformação, as propriedades são fotografadas e divulgadas no ambiente online. Esse processo é orientado por Peter Lorimer, especialista em mercado financeiro.

Big dreams, small spaces

Perfeito para quem curte paisagismo e técnicas de jardinagem, esse programa é conduzido pelo roteirista Monty Don. A principal finalidade é ajudar pessoas a planejar, plantar e cuidar do próprio jardim, respeitando o orçamento disponível e as habilidades de cada participante.

Há famílias e casais com objetivos distintos em cada episódio. Ou seja, você verá desde pessoas interessadas em cultivar flores para o próprio casamento até pais preocupados em compor um quintal sensorial para que o filho explore diferentes cores, aromas e texturas.

A série pode ser muito inspiradora e dar um estímulo a mais para quem deseja iniciar a construção de um jardim ou até mesmo de uma horta doméstica.

Movimento Tiny House

O reality show se diferencia da maioria das séries de arquitetura por focar em projetos com limite de área para construir. Isso porque as “tiny houses” nada mais são que mini casas sobre rodas, ou seja, pequenas residências que podem ser movidas de um local para outro.

O apresentador John Weisbarth e o construtor Zack Giffin são os nomes à frente do programa que acontece em diferentes cidades dos Estados Unidos. Nele os participantes contam os principais motivos que os levaram a sair de construções tradicionais para morar em lugares compactos.

Também é possível acompanhar o processo de transformação das mini casas, o que inclui as soluções adotadas para otimizar o espaço e deixá-lo com a cara dos proprietários.

Incríveis por dentro

Essa é para quem curte ideias fora do comum, já que mostra casas excêntricas e ambientes que poderiam ser encontrados no mundo da fantasia. Em episódios de curta duração, você verá obras que representam as principais paixões, valores e sonhos de seus moradores.

Há referências bastante ousadas, desde casa com aquário gigante até quintal equipado com montanha-russa. Nem vale a pena citar mais detalhes para não estragar a surpresa, mas uma coisa é certa: você ficará na dúvida entre contemplar ou abominar determinadas soluções de projeto.

E aí, conseguimos despertar a sua vontade de assistir novas séries de arquitetura e design? Todas as opções sugeridas podem ser encontradas na Netflix, o que facilita a montagem de uma lista completa e variada sobre o assunto.

Agora, se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais para que outras pessoas saibam onde encontrar bons programas!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia