21jul

Do que se trata a decoração Cottagecore? Conheça 10 características

Do que se trata a decoração Cottagecore? Conheça 10 características

Viver em um espaço que tem um clima campestre e nos faz lembrar dos tempos mais simples, com menos tecnologia e mais proximidade da natureza é algo que você se interessa? Essas características estão em alta e bem populares dentre os tipos de decoração. A decoração Cottagecore é uma delas.

Essa decoração ganhou destaque nos últimos anos para transformar os espaços urbanos em espaços mais humanizados e conectados com a natureza. Essa necessidade foi percebida durante a pandemia, período no qual foi preciso estar isolado em casa e olhar com mais atenção para o design do ambiente. Conheça mais sobre a decoração Cottagecore e saiba como inserir no projeto.

O que é decoração Cottagecore

O termo Cottagecore está ligado a levar uma vida mais simples, mais próxima da natureza. Em uma tradução mais livre, cottage refere-se à cabana, casa de campo e core é algo essencial, fundamental. Então, podemos entender que a decoração Cottagecore traz o que é essencial para uma vida campestre.

decoração cottagecore estilo de vida simples lifestyle

O estilo Cottagecore vai além da decoração. De uma maneira geral, ele refere-se a um estilo de vida, no qual, a simplicidade é o principal ponto de referência. A valorização do artesanato, das plantas e animais ganha destaque. Esse estilo surgiu no século XX para decorar casas rurais e campestres, buscando uma decoração mais natural.

Durante o isolamento devido à pandemia, ficamos cada vez mais ligados aos nossos smartphones, TVs e computadores, desligando-se do mundo real e vivenciando a tecnologia. Isso fez com que a necessidade de vivenciar a simplicidade da vida aumentasse. Dessa forma, esse tipo de decoração foi ganhando espaço.

Beneficios de ter plantas em casa infografico

Além disso, a tendência foi se tornando mais popular com o surgimento de séries e filmes com o tema, como a série da Netflix, “Anne With an E”, que traz essa pegada bem rural e campestre em sua estética.

Assim, quem quer apostar em um ambiente que transmite sensação de nostalgia, simplicidade, aconchego e natureza, deve apostar na decoração Cottagecore, projetando um ambiente mais leve e apaixonante que vai contribuir para uma vida mais tranquila.

cottagecore

Características da decoração Cottagecore

Mas como apostar na estética Cottagecore e inserir esse estilo de vida em sua rotina? Em resumo, é preciso pensar em uma decoração harmônica e que valorize as coisas naturais. Você pode apostar nessa decoração contemplando diversos aspectos do projeto. Para isso, é importante conhecer as características da decoração Cottagecore. Confira:

  • Clima de nostalgia;
  • Valorização da vida campestre;
  • Contato com a natureza;
  • Afetividade;
  • Simplicidade.

cozinha-provencal - estilo romantico

Como ter uma decoração Cottagecore

Com essas características, fica fácil de entender como funciona a decoração cottagecore. Os materiais e cores escolhidas criam um clima campestre seguindo às orientações do tema. Confira como apostar nesse estilo na hora de decorar:

Natureza

A principal característica do estilo Cottagecore é o contato com a natureza. Por isso, é importante apostar em plantas, vasos e flores para decorar o ambiente. Arranjos montados com plantas rústicas podem dar um toque final à decoração. Montar uma horta em casa também é uma forma de se aproximar da natureza e deixar o ambiente com mais cara de vida no campo.

vida simples cottagecore

Tons terrosos

Outra característica da decoração Cottagecore é a presença de tons terrosos. Esses tons são a base para a construção da decoração como um todo. Sofás marrons, tapetes em bordô e móveis amadeirados são perfeitos para quem quer apostar nesse estilo para a casa.

lifestyle vida simples cantinho do café

Estampas florais

Mais um item que não pode faltar na decoração campestre é a estampa floral. Trazer esse tipo de estampa é fundamental para deixar o ambiente mais aconchegante e agradável, com toque nostálgico. As estampas florais podem ser inseridas em tecidos e até mesmo em papel de parede, que também é uma característica do Cottagecore.

Renda

Além disso, uma característica forte nas casas com o estilo campestre é o uso de tecidos de renda. Esse tipo de tecido não pode faltar na decoração.

tecidos na decoração

Itens artesanais

Para a decoração Cottagecore, os itens artesanais também devem estar contemplados na decoração. Os itens feitos à mão trazem uma sensação rústica para o ambiente. E o rústico é uma característica fundamental da decoração campestre.

decoração sensorial

Móveis rústicos

Ainda falando em coisas rústicas, os móveis podem dar o tom do ambiente. Apostar em móveis rústicos, como mesas de centro, com uma pegada nostálgica e uma aparência desgastada é uma ótima forma de inserir o estilo no seu ambiente. Não só móveis, mas os itens que compõe a decoração também podem ser rústicos, como baús, bancos, cadeiras e muito mais.

Tecidos leves

Para deixar o ambiente mais aconchegante, o indicado é apostar em tecidos mais leves para as roupas de cama, cortinas e toalhas. Assim, a sensação de conforto aumenta e traz uma leveza para o ambiente como um todo.

cozinha provençal planejada - beneficios dos armários e a cozinha planejada

Execução: Factor Muebles – Paraguai

Itens com carga afetiva

Uma característica desse tipo de decoração é investir em itens que tragam uma carga afetiva, já que o objetivo é dar valor às coisas simples da vida. Por exemplo, um almofada que era da vovó, um conjunto de xícaras da casa do interior. Assim, você vai humanizando o ambiente e deixando mais rústico.

produtos orgânicos - vida campestre

Fruteiras

As fruteiras trazem a característica de proximidade com a natureza, com o campo. Ter fruteiras rústicas com as frutas da estação é uma forma de representar a simplicidade da vida nos detalhes da decoração.

Quadros

Os quadros também são uma boa forma de inserir o estilo cottage na decoração. Apostar em quadros inspirados na natureza, na fauna e na flora é acertar no clima campestre e natural. Aposte em molduras em tons mais claros, como bege e branco.

cottagecore piquinique

Assim, você consegue montar um projeto de decoração imprimindo a característica rústica e simples que o campestre tem para oferecer. Essa tendência está alinhada com a necessidade que as pessoas estão desenvolvendo de desacelerar, causada pelo avanço da tecnologia e pela rapidez na qual as coisas estão acontecendo atualmente.

Então, o que você acha dessa tendência campestre? Que tal adotar o estilo para sua casa? Aproveite e siga nossas redes sociais para conferir em primeira mão as novidades e tendências de decoração e arquitetura.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO