19maio

A PERFEIÇÃO DO IMPERFEITO

escrito por Ellen
A PERFEIÇÃO DO IMPERFEITO

A grande onda para os próximos anos é que os designers se concentrarão em adicionar alma à tecnologia e comemorar a imperfeição na criação humana. A vida real não é perfeita – é muito mais interessante que isso. Como a tecnologia digital permite designs cada vez mais elegantes e impecáveis, os criativos investirão na imperfeição – as texturas, esquisitices e constrangimentos que nos tornam humanos, e que tornam os objetos que usamos e os espaços em que habitamos especiais.

Thomas Heatherwick criou o projeto de Cingapura Nanyang Learning Hub com imperfeição em mente, e segundo ele, “a estranheza está bem”.

As paredes do edifício são texturizadas usando moldes de silicone, dando a impressão de argila molhada, e o espaço está aberto para todos, com “brechas não programadas” que o tornam mais amigável ao ser humano.

Outro projeto, este com a curadoria do artista John Walter, leva a exposição Shonky: “A Estética do Constrangimento” olha para artistas e designers que estão explorando a “estranheza visual”. A mostra propõe que shonkiness está emergindo como uma alternativa aos valores de produção “que definem outros artistas da era contemporânea”.

Em 2020, estaremos procurando shonkiness – para texturas imperfeitas que refletem mais as pessoas verdadeiramente, de forma mais inclusiva e mais gentil.

Artesanato, tecnologia e bem-estar se cruzam no Design Afetivo. Sensorial, a tatilidade estará no centro dos espaços de convivência, com ênfase na calma.

O minimalismo continuará a se aquecer com o uso de cores e tato, com foco em acabamentos foscos e porosos, ângulos arredondados, perfis suaves e aparentemente imperfeitos.

Minimalismo pigmentado

– O movimento em direção a um minimalismo mais quente levará designers e marcas a vestir produtos e ambientes com pigmentos saturados;

– A tatilidade fosca será fundamental, pois as cores revestirão superfícies em declarações monocromáticas, que são ideais para espaços residenciais e de também comerciais;

– Coordenadas em uma única tonalidade podem ser usadas para criar conjuntos atraentes e interiores projetados para serem exibidos – instagramáveis. Isto é uma alternativa visualmente reconfortante à mistura maximalista.

Formas orgânicas

– Materialidade e tatilidade são áreas-chave de foco para o Design Afetivo (clique aqui para ler o conteúdo), e assumirão a forma de itens de interiores com uma irregularidade proposital, que tem um visual artesanal e pessoal;

– A direção retrô continuará de maneira mais suave, graças a cores, cantos arredondados e design de superfície aprimorados;

– Os volumes angulares serão vestidos com tecidos e texturas foscas para uma sensação mais quente.

O calor dos materiais

– Uma tendência escandinava que está emergindo e se tornará ainda mais relevante em interiores é o calor da madeira;

– Madeiras claras garantem uma estética essencial, mas acolhedora. Essa direção é traduzida em padrões com abstração refinada, geometria estilizada e cores discretas;

– Outros acabamentos também estarão em alta para levar calor: metal escovado, acabamentos mate, bordados e pespontos, nervuras e imperfeição proposital.

Estampas feitas de mosaico de tijolos e pintura à mão roubarão a atenção, juntamente com linhas pontilhadas, flora e fauna do deserto e muita assimetria.

Está pronto para utilizar a imperfeição ao seu favor?

Você pode estar sempre atualizado com a Finger e com o Refresherbasta clicar aqui.

Créditos:

REFRESHER® Trends

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia