09abr

12 dicas para quarto infantil que você não pode perder

12 dicas para quarto infantil que você não pode perder

Combinação de cores, escolha do mobiliário e uso de bons recursos de iluminação, são passos básicos para transformar qualquer ambiente. Isso também vale no momento de decorar um quarto infantil — espaços que cada vez mais se transformam em refúgios para exercer a criatividade.

Existem uma série de dicas que podem facilitar essa tarefa. Há soluções no mercado que tornam o espaço mais personalizado, de acordo com a personalidade da criança.

quarto do bebê - verde menta

CASACOR Brasília 2022 – Projeto: Ana Paula Ribeiro – Execução: Finger Brasília – Fotos: Edgard Cesar

Se você busca dicas para decorar o dormitório dos pequenos, não pode perder esse conteúdo com as melhores dicas para quarto infantil. Acompanhe a seguir e se inspire com soluções que certamente vão encantar a criançada!

Como a decoração do quarto infantil influencia no dia a dia

Tanto a decoração quanto a organização do quarto infantil, são fatores que influenciam diretamente no cotidiano e no bem-estar do pequeno. Mesmo que manter todos os brinquedos no lugar seja um verdadeiro desafio, esse cuidado é fundamental para a arrumação do cômodo e, também, para o desenvolvimento da criança.

Isso porque elas possuem diversas atividades diárias e, por isso, precisam de um local adequado para colocá-las em prática da melhor forma. O projeto arquitetônico do espaço, portanto, pode contemplar locais para brincar, estudar e descansar. É no quarto que o pequeno passará boa parte do seu tempo, assim, deve ser atrativo e aconchegante.

O que muitas pessoas não sabem é que a organização do dormitório interfere no crescimento, influenciando o aprendizado, a capacidade de escolha e a percepção da realidade ao seu redor. Um ambiente personalizado e adequado, portanto, ajuda no desenvolvimento da identidade, da autonomia e no avanço das habilidades motoras e cognitivas.

quarto de bebê menina

Projeto: Catavento – Execução: Finger Maceió – Foto: Bia Beltrão

Para isso, é interessante adotar uma série de medidas para conter a bagunça, favorecer a decoração e criar o hábito da organização. Veja a seguir!

Organização dos brinquedos

O primeiro passo é incentivar a criança a ter o costume de colocar os brinquedos no lugar correto. Outra ideia é desapegar dos itens que o pequeno não usa mais ou que estão estragados. Essa é uma forma eficiente de reduzir o acúmulo de objetos desnecessários e ter mais espaço para os brinquedos ainda em uso.

Para isso, é interessante investir em prateleiras, nichos e caixas específicas para essa função, já que esses itens ajudam na sistematização e organização do quarto infantil. Lembrando que eles devem estar em uma altura adequada para que a criança tenha autonomia de guardá-los.

Local de aprendizado e diversão

Também é bem bacana reservar um espaço no cômodo específico para estudar, ler e desenhar, e outro com uma atmosfera estimulante voltada para a diversão e o lazer. Para isso, você pode investir em um conjunto de móveis, como mesa, cadeira e jogo de iluminação.

Isso é importante porque o pequeno vai entender que determinada área é feita para o aprendizado e a outra para brincar. Por menor que pareça, essa simples categorização pode favorecer a organização, a concentração e a capacidade de reflexão na criança.

Cores alegres

Ao escolher as cores do quarto infantil, dê preferência por cores alegres e vivas, que se ajustem à personalidade do seu filho. Essa paleta é ótima para criar um espaço descontraído e lúdico, que estimula a criatividade e imaginação. Outra dica é mesclar variações do mesmo tom e combinar cores claras com escuras.

quarto infantil para menino

Projeto: Arquiteta Lorena Fagundes – Execução: Studio Botini – Foto: Estudio Paralelo

Além disso, você pode pintar o cantinho do aprendizado, por exemplo, de uma cor específica que transmite maior tranquilidade. A principal desvantagem de ter um quarto totalmente colorido é que o pequeno pode acabar enjoando dos tons com o passar do tempo.

Móveis resistentes

Para além da decoração, a organização e a funcionalidade do quarto infantil também depende da escolha de móveis resistentes e funcionais. No entanto, a mobília deve ser específica para crianças, justamente para garantir a segurança e a praticidade, evitando quedas e demais riscos.

quarto infantil de menino

Projeto: Catavento – Execução: Finger Maceió – Foto: Bia Beltrão

Hoje, é possível encontrar inúmeras opções de móveis, como os planejados, voltados para esse objetivo. Eles são bonitos, originais, lúdicos e altamente duráveis. Seja qual for a idade do seu filho, a indicação é investir em quinas arredondadas e com as dimensões ajustadas para facilitar a locomoção.

Área livre para circulação

Manter uma área sempre livre para a circulação dentro do ambiente também é fundamental para manter a organização. Para isso, é interessante delimitar alguns espaços com tapetes, adesivos ou, até mesmo, fitas no chão. Essa é uma maneira eficaz de criar áreas diferentes no mesmo lugar.

Você também pode encostar a mobília nas paredes, deixando o centro livre para a criança dar vazão à imaginação. Mesmo os ambientes pequenos podem ter um melhor aproveitamento, principalmente quando os móveis planejados e multifuncionais são incluídos no projeto.

Confira 12 Dicas para Quarto Infantil:

O universo infantil é tão vasto e cheio de possibilidades, que pode ficar difícil fazer as melhores escolhas! Por isso, separamos uma coletânea com 12 inspirações e dicas para quarto infantil, para você surpreender os pequenos com um lindo e planejado dormitório!

1. Parede com estampas divertidas

Difícil pensar em decoração de espaços infantis sem cores e elementos lúdicos, certo? Por isso, uma ótima forma de agregar informação sem pesar no visual é fazer uso de estampas divertidas e que remetem às preferências das crianças.

Para incorporá-las às divisórias do quarto, você pode apostar nos adesivos ou papel de parede. Esses materiais são fáceis de encontrar e apresentam padrões variados. Existem modelos com figuras abstratas, desenhos de animais ou personagens, listras, arabescos e muito mais!

dicas para quarto infantil com escalada

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

Outra possibilidade é a pintura com estêncil, uma técnica que permite aplicar símbolos, letras ou imagens específicas (flor, nuvem e barco, por exemplo) sobre uma superfície. Nesse caso, basta criar moldes com o formato desejado, posicioná-los na parede e aplicar tinta no centro do estêncil.

2. Nichos e prateleiras com brinquedos

Antes de pensar em adquirir inúmeros quadros, porta-retratos e pôsteres, que tal aproveitar o que a criança já tem para repaginar o visual do quarto? Isso mesmo! Brinquedos, jogos, revistas, coleções e demais pertences também podem fazer parte da decoração.

dicas para quarto infantil e de bebe verdinho

Projeto: Josi Barros – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo

A proposta é instalar longas prateleiras e nichos em paredes que são pouco aproveitadas. Sobre essas superfícies, você consegue distribuir várias peças (ursinhos, bonecos e carrinhos, por exemplo) de modo que fiquem expostas e organizadas. A solução enfeita e, ao mesmo tempo, otimiza o espaço — mantendo tudo visível e evitando que as coisas fiquem jogadas pelo chão.

3. Móveis ergonômicos e funcionais

As dicas para quarto infantil geralmente se limitam às cores e formatos dos móveis. Embora importantes, há outros aspectos a considerar para garantir conforto e praticidade no dia a dia da criança. O principal é a ergonomia, que permite adequar as dimensões do produto ao peso e tamanho dos pequenos.

quarto de bebê menina rosa com verde

Projeto: Natália Coelho – Execução: Finger Bahia – Fotos: Gabriela Daltro

Assim, se o quarto contar com um cantinho de estudo, por exemplo, é interessante que traga modelos de mesa e cadeira com opção de regulagem (largura e altura). Esse cuidado fará com que as peças se adaptem a diferentes necessidades e ao crescimento da criança.

Já a funcionalidade pode ser obtida com móveis planejados de acordo com as características do dormitório. Em um único projeto, é possível definir as dimensões das peças e detalhes relacionados ao acabamento — nesse caso, vale apostar em modelos coloridos e alegres.

4. Tecidos com diferentes padrões

Essa dica é tão prática que funciona em qualquer ambiente. A ideia consiste em variar todos os tecidos que compõem o quarto infantil para adicionar novas texturas e atualizar o estilo decorativo. É ideal para espaços pequenos que não podem receber tantos artigos e acessórios.

Para obter melhores resultados, invista em peças com tonalidades, fibras e estampas diferenciadas. Também é possível pensar em compor jogos de tecidos que criem um visual harmônico: uma cortina azul-marinho, um tapete azul-claro e roupa de cama branca, por exemplo.

Outros exemplos de materiais que podem ser trocados com frequência são mantas, cobertores e até capas de almofadas, pufes e futons. A variedade de opções facilita na hora de planejar a composição que vai predominar no dormitório a cada semana.

5. Pontos focais com cores

Um truque incrível para quebrar a monotonia de ambientes neutros é criar pontos focais com tonalidades chamativas. Nesse caso, é preciso escolher uma área ou superfície específica do cômodo e, sobre ela, adicionar cores que contrastem com a cartela trabalhada no local.

quarto de bebe tom pastel

Projeto: Danieli Interiores – Execução: Finger Atrativa de Concórdia – Foto: Rafa Bulica

Veja algumas dicas para quarto infantil que você pode usar para obter pontos focais:

  • porta com revestimento: a porta do quarto infantil ganha destaque ao receber revestimentos com tons vibrantes. Para isso, você pode cobri-la com papel de parede ou com algum tecido estampado;
  • persiana colorida: a janela também pode se tornar ponto focal com uma persiana vertical ou horizontal. Há modelos com cores alegres (verde, laranja e roxo, por exemplo), com listras e outros efeitos;
  • parede lousa: com tinta especial em tom de preto ou verde-escuro, é possível pintar uma região da parede para criar uma camada que simule as tradicionais lousas utilizadas nas escolas. Sobre ela, a criança consegue desenhar e escrever com giz branco ou colorido.
quarto bebê cama beliche

CASACOR Brasília 2022 – Projeto: Ana Paula Ribeiro – Execução: Finger Brasília – Fotos: Edgard Cesar

6. Luminárias criativas

A iluminação é outro aspecto que faz toda a diferença na atmosfera dos quartos infantis. Nesse sentido, vale ir além da solução tradicional (lâmpada centralizada) e procurar recursos que ajudem a deixar o espaço mais atraente para os pequenos.

Uma ideia que valoriza a decoração e que pode contribuir com o sono das crianças, é a claridade indireta. Para obtê-la, basta dispor pontos de luz em diferentes áreas do cômodo, a fim de criar sombras e efeitos interessantes.

dormitório infantil rosa soul collection

Projeto: Mateus Sohne

A luz amarelada também é ideal por proporcionar um clima aconchegante e espantar o frio nos dias de inverno. Ela está disponível em lâmpadas de LED — mais eficientes, duráveis e econômicas — para ser usada em luminárias de parede, de teto, de piso e até pendentes.

É possível, por exemplo, contornar um espelho com cordões de luzes (estilo camarim), destacar o forro com spots embutidos, enfeitar os móveis com mangueira luminosa e distribuir luminárias de mesa sobre a cômoda, escrivaninha e prateleiras.

7. Itens de segurança

Cuidar da segurança é uma dica importante para quarto infantil. É claro que o fator segurança não poderia faltar em um dormitório de qualidade. Felizmente, muitos recursos utilizados para a proteção das crianças têm um visual discreto que não prejudica a estética utilizada na decoração.

Para os mais crescidos, um piso com acabamento antiderrapante é suficiente para garantir que danças e outras brincadeiras não resultem em quedas. Também é importante se certificar de que elementos grandes, como móveis antigos, estejam bem posicionados para que não caiam sobre os pequenos.

quarto bebê menina

Projeto: Rafael Sardaux – Execução: Sardaux Móveis – Fotos: Carol Gomes

O projeto de quarto para bebês, por outro lado, exige cuidados redobrados. É fundamental investir em diferentes recursos, como tela nas janelas, grade para berço, protetor de tomada, protetor de quina (para cobrir cantos pontiagudos) e protetor de porta (para prevenir ferimentos nos dedos da criança).

8. Paredes com quadros e letreiros

Outra dica super interessante para quarto infantil é utilizar quadros e letreiros nas paredes. Para isso, você pode verificar quais são os temas que as crianças mais gostam e usar essas referências para fazer a composição.

quarto das crianças

Projeto: Natália Coelho – Execução: Finger Bahia – Fotos: Gabriela Daltro

Por exemplo, se os pequenos são muito fãs dos desenhos da Disney, você pode usar quadros de diversos personagens, como Mickey, Pato Donald, Pateta etc. Além disso, pode utilizar letreiros com luzes em neon com frases que remetem aos desenhos. Com certeza, as crianças vão adorar!

9. Delimitação da área do quarto

Em geral, o quarto infantil é multiuso. Afinal, os pequenos usam esse espaço tanto para dormir e descansar quanto para fazer brincadeiras divertidas no dia a dia. Por esse motivo, é muito importante fazer a delimitação da área do quarto, separando um cantinho para a diversão e outro para o repouso.

Dessa forma, é possível colocar cada item no seu devido lugar, além de evitar que na hora de dormir a cama esteja tão cheia de brinquedos, que é necessária uma força-tarefa para organizar tudo antes de a criança dormir.

Para isso, utilizar móveis planejados faz toda a diferença. Afinal, é possível pensar em cada local do quarto infantil com cuidado, levando em consideração a rotina das crianças e contribuindo para que o ambiente fique mais organizado, alegre e divertido.

10. Tapetes divertidos

Investir em tapetes divertidos também é uma ótima pedida para quem quer fazer uma boa decoração de quarto infantil. Afinal, existem inúmeras estampas e formatos que podem dar todo um charme para o ambiente.

dia das crianças

Mas atenção: é importante que eles tenham pelos baixos para garantir a maior segurança dos pequenos e para que sejam mais fáceis de limpar. Afinal, com tanta bagunça que as crianças fazem no dia a dia, não é interessante investir em itens que exijam muitos cuidados e manutenção.

11. Cantinho da leitura

Outra dica para investir na decoração de quarto infantil é fazer um cantinho da leitura. Para isso, é possível investir em móveis planejados de acordo com o tamanho dos pequenos e abusar da criatividade.

Ao utilizar um espaço como esse nos dormitórios das crianças, é possível estimular o gosto pela leitura, o que é fundamental para o desenvolvimento saudável dos pequenos.

12. Parede personalizada

Mais uma dica muito legal de decoração de quarto infantil é separar uma parede para que o pequeno possa deixar a sua criatividade fluir. Ao usar esse recurso no dormitório das crianças, é possível evitar aqueles rabiscos indesejados em outras paredes da casa.

quarto infantil lousa

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

Para isso, é importante reservar um cantinho todo especial e explicar para a criança que naquele espaço ela pode riscar à vontade e fazer todos os desenhos que a sua criatividade permitir. Além de ser muito divertido para os pequenos, é interessante ver a evolução das suas habilidades ao longo do tempo. E o melhor: aquela parede será única e, com certeza, terá um lugar todo especial no seu coração.

As dicas para quarto infantil funcionam muito bem quando aplicadas de maneira isolada, mas nada impede que você combine diferentes soluções. Em todo caso, procure deixar uma pequena área livre para que a criança possa se mover com conforto, brincar tranquilamente e dar asas à imaginação.

Você pode buscar ideias na internet para se inspirar ou avaliar catálogos de empresas que já trabalham com esse tipo de serviço. Certamente, você encontrará inovações e tendências bem bacanas para transformar completamente o espaço dedicado ao crescimento do seu filho.

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e entenda também quais são as principais vantagens de criar um quarto infantil planejado!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia