01abr

Como tirar pó dos móveis planejados corretamente? Confira 8 dicas!

escrito por Francieli Kern
Como tirar pó dos móveis planejados corretamente? Confira 8 dicas!

Como tirar o pó dos móveis é uma preocupação constante para quem busca preservar a beleza e durabilidade de seus móveis planejados. Principalmente para quem mora no térreo, seja em apartamentos, seja em casas, a poeira pode se tornar uma companheira incômoda no dia a dia.

Para preservar o acabamento do seu móvel e deixá-lo mais bonito e durável ao longo do tempo, é importante saber a melhor forma de fazer essa limpeza e evitar problemas. Aproveite e confira 8 dicas que tornarão esse momento mais fácil e prático.

Como tirar o pó dos móveis

1. Tire o que for possível da parte superior do móvel

Um primeiro passo que facilita na organização na hora da limpeza e pode reduzir os riscos de arranhões na superfície do móvel é tirar tudo da parte superior. Por exemplo, vai limpar as prateleiras da cozinha? Tire tudo que está na superfície e migre para outro lugar (como a bancada).

Quando você apenas desliza de um lado para o outro, corre o risco de que algum item possa arranhar nessa movimentação e estragar o acabamento. Por isso, tire cada uma das peças com calma e, depois, reponha no lugar, também com cuidado para não deixar marcas no espaço.

2. Use um pano macio

Outra dica importante é separar um pano macio (como flanela) para fazer a limpeza de poeira do seu móvel planejado. Isso porque algumas tramas mais ásperas podem reter algum tipo de pedrinha ou sujeira, que arranha o móvel.

Uma forma de evitar problemas é deixar esse pano separado de outros itens utilizados na sua faxina. Com isso, você preserva o acabamento do seu item.

3. Umedeça levemente o pano

A melhor forma de remover a poeira é com um pano levemente úmido. Mas lembre-se de tirar o excesso de água ao molhá-lo, para não deixar o móvel com água retida.

Mesmo aqueles que possuem maior resistência à umidade poderão estragar ao longo do tempo, caso isso aconteça. E lembre-se de utilizar um pano macio e seco para secar as peças.

Nunca use água diretamente no móvel, ok? Nem mesmo com borrifadores. Isso pode concentrar umidade em alguns pontos e aumentar as chances de surgir manchas nesses espaços.

4. Dê preferência para espanadores

Os espanadores são opções práticas para tirar as poeiras que estão na superfície do móvel. Por seu formato, não é preciso mover os itens que estão em cima para poder tirar o excesso.

Porém, não é algo que faça uma limpeza completa. É uma forma de fazer a manutenção no dia a dia e reduzir o trabalho na hora de fazer a faxina. Ou seja, consegue proporcionar maior praticidade para sua rotina de limpeza.

5. Comece de cima para baixo

Outro ponto importante é organizar a faxina de cima para baixo. Isso evita que poeiras da parte superior caiam em pontos que já tenham sido limpos.

Pense, por exemplo, em uma estante de livros do seu escritório. Se limpar as prateleiras de baixo e depois ir subindo, a poeira retirada das superiores pode cair nas partes que já estão limpas e ter trabalho dobrado.

Isso também ajuda na hora de organizar a retirada dos itens de cada prateleira. Por exemplo, é possível passar os livros das prateleiras superiores para as de baixo, limpá-las e ir reposicionando.

6. Lembre-se dos cantinhos

Os cantinhos, muitas vezes, são os locais que mais armazenam poeira. Isso porque, com vento, é comum que eles se concentrem nos espaços em que há alguma barreira. Isso também vale ao utilizar espanadores, que podem tirar a poeira de pontos centrais e levá-la para os cantinhos.

Ao longo do tempo, isso prejudica a estética do móvel, além de poder causar prejuízos a longo prazo. Nesse caso, duas opções podem ser interessantes para ajudar nisso.

A primeira é ter um pincel pequeno, de cerdas macias, que alcance os pontos mais difíceis e permita tirar os resquícios de sujeiras que podem ficar acumuladas nesses espaços. Outra opção é ter maior cuidado no uso de panos úmidos nessa parte.

7. Evite produtos abrasivos

Muitas vezes, o seu móvel planejado poderá ter manchas mais resistentes que não são removidas com água e precisarão de produtos mais fortes para deixá-lo impecável. Porém, aqueles que são mais abrasivos podem prejudicar, ao longo do tempo, o acabamento, tirando o brilho da peça.

Uma primeira opção é tentar remover esse tipo de mancha com uma mistura de 50% de álcool e 50% de água. Porém, dependendo do tipo de sujeira, pode ser necessário utilizar produtos que ajudem a remover gordura. Nesse caso, uma opção é trocar o álcool por um sabão neutro na mistura anterior.

O ideal é sempre fazer a higienização com apenas pano umedecido ou, em casos mais difíceis, contar com a mistura acima. Evite utilizar outros produtos, que possam proporcionar um aspecto “engordurado” e atrapalhar a beleza do seu móvel.

8. Siga boas práticas para evitar acúmulo de poeira

Além de saber como tirar o pó dos seus móveis planejados, também é importante pensar em como evitar que este tipo de problema aconteça. Isso ajuda a reduzir o seu trabalho na hora de fazer a limpeza da residência e preserva a limpeza por mais tempo.

Veja a seguir algumas dicas que ajudam a evitar o acúmulo de pó em móveis planejados:

  • abra as janelas e deixe os cômodos sempre arejados. A circulação de ar evita que o pó se acumule nos móveis e reduz a necessidade de manutenções;
  • substitua roupas de cama, de banho e cortinas, pois o pó pode se acumular nelas e ir para os seus móveis;
  • mantenha a casa organizada. Quanto menos itens expostos que estão fora do lugar, menos poeira acumulada sobre os móveis. Além disso, ajuda no conforto;
  • utilize capas impermeáveis em alguns móveis, como camas e sofás;
  • em camas, pode ser interessante substituir os cobertores cobre-leito por edredons, que acumulam menos poeira e são mais fáceis de higienizar;
  • utilize capachos. Muitas vezes, a poeira do ambiente vem dos sapatos, ao vir da rua. Outra solução para este problema é, também, ter uma sapateira no rol de entrada, deixando circular no imóvel apenas sapatos para uso interno.

Agora que você sabe como tirar pó dos móveis e como evitar que esse problema apareça, é hora de investir em boas opções planejadas. Busque bons fornecedores, que proporcionarão projetos com peças de qualidade e que resistirão às limpezas no dia a dia.

solicitação de orçamentoE você, tem técnicas para tirar pó dos móveis que não listamos neste artigo? Conte para gente nos comentários!

Se gostou desse conteúdo e deseja saber mais nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia