10out

Limpeza pós-obra: 6 dicas para deixar sua casa limpa após a reforma

escrito por Francieli Kern
Limpeza pós-obra: 6 dicas para deixar sua casa limpa após a reforma

Ao finalizar as obras em casa, existe uma etapa que não pode ser esquecida: a limpeza. Pode parecer uma tarefa difícil, mas é fundamental para que os resultados da obra sejam vistos. Por isso, a limpeza pós-obra é muito importante e deve receber bastante atenção. A limpeza não é só fundamental para a estética do ambiente, mas para a saúde, ao retirar todos os resíduos, além de ajudar a evitar acidentes com entulhos, fios soltos e outros itens.

Mas, como fazer uma limpeza eficiente ao fim da obra? Como deixar o espaço com cara e cheiro de novo? Conheça as dicas que selecionamos para você fazer uma limpeza e higienização que vão deixar a casa incrível após a obra.

Materiais necessários para limpeza pós-obra

Primeiramente, é preciso separar o material necessário para uma limpeza pós-obra. Nesse tipo de limpeza, o material precisa ser mais resistente e forte, já que muitos resíduos podem ser encontrados. Confira uma lista que pode ajudar na hora de iniciar a limpeza da casa pós-obra:

  • Luvas;
  • removedor de tinta;
  • esponjas;
  • detergente;
  • sabão;
  • água sanitária;
  • vassoura;
  • pá;
  • máscaras
  • espátula metálica;
  • limpa-vidros;
  • desinfetante;
  • rodo;
  • pano de chão;
  • sacos plásticos;
  • escada/cavalete;
  • balde.

Esses itens podem facilitar a limpeza. É possível acrescentar produtos, caso necessário. Mas, geralmente, com esses materiais são os mais comuns para esse tipo de limpeza. É preciso entender quais são as necessidades de cada piso, por exemplo. Alguns pisos exigem apenas água e sabão, outros exigem produtos específicos para limpeza. Por isso, faça uma breve pesquisa antes de iniciar a limpeza pós-obra.

6 dicas de limpeza pós-obra

A limpeza pós-obra exige uma atenção especial, já que ela precisa ser mais profunda que a limpeza de rotina. Por isso, algumas dicas podem ajudar a otimizar o trabalho, evitando perder tempo e esforço ao realizar a tarefa. Conheça as dicas que selecionamos para essa atividade:

Planeje-se para o fim da obra

A primeira dica é planejar-se para o pós-obra. Realizar a limpeza logo após a obra é uma forma de evitar problemas futuros, como acúmulo de resíduos que podem prejudicar pinturas, vidros e outros. Espere a obra acabar e comece a limpeza. Afinal, limpar enquanto a obra está sendo feita é perder tempo, pois, a sujeira irá aumentar a cada pedaço da obra.

Retirar o excesso de entulho

A segunda dica é começar com a limpeza pesada. Retirar o restante dos entulhos durante a obra é uma forma de não acumular, mas, caso não seja possível, essa deve ser a primeira etapa da limpeza pós-obra. Comece pela limpeza grossa, como é chamada popularmente a limpeza mais pesada. Ela trata-se de uma limpeza que exige mais esforço. Após isso, a limpeza mais refinada se inicia.

Comece por setores

Para a limpeza pós-obra, é importante seguir uma ordem. Afinal, essa limpeza pode ser bem cansativa e misturar a ordem dos espaços pode fazer você perder tempo e se esforçar mais do que deveria. Dessa maneira, é possível categorizar os cômodos e limpá-los em ordem para evitar esse cansaço mais rápido. Além disso, ao limpar por ordem, você evitará que a sujeira de um cômodo invada outro e o trabalho seja redobrado.

Cuidado com os acabamentos e instalações

A obra precisou fazer alguns acabamentos na casa para deixá-la ainda mais charmosa, como um rodapé ou um detalhe de gesso. A limpeza deve ser feita pensando nesse tipo de acabamento, evitando danos ao que acabou de ser instalado. Além disso, proteja as instalações elétricas do espaço durante a limpeza.

Não esqueça das partes superiores

Ao fazer a limpeza pós-obra, é importante lembrar de limpar as partes superiores da casa, como paredes, tetos, janelas. Esses itens podem acumular muita sujeira e poeira durante a obra e, se você não der atenção a eles, pode ser que o chão que você acabou de limpar continue sujo devido à queda de resíduos.

Atenção à cozinha

A cozinha é um local onde as refeições vão ser preparadas e/ou consumidas. Por isso, é importante redobrar a atenção ao fazer a limpeza pós-obra nesse local. Use os produtos indicados para limpar bem a bancada da pia e a bancada de refeição, evitando que restem resíduos nos locais. Repita o procedimento para que a limpeza seja ainda mais eficiente.

manutenção correta dos móveis planejados - limpeza - como limpar - infográfico

Com essas dicas, a limpeza pós-obra fica mais fácil e pode ser otimizada, economizando tempo e esforço, deixando a casa ainda mais linda.

Mais dicas para a limpeza pós-obra

Alguns resíduos como gesso e tinta podem cair sobre o piso ou outros espaços. Por isso, é importante saber como tirá-los do espaço. Confira as dicas:

  • remover gesso do piso: observe qual é o tipo de piso e quais são os produtos indicados para remoção de gesso. Espátula em piso de porcelanato, por exemplo, não é recomendado por aumentar o risco de arranhar.
  • remover tinta do piso: álcool, sabão e água formam uma mistura que pode ajudar a limpar a tinta do piso. Atente-se para os pisos mais sensíveis, como pisos de taco.
  • use aspirador de pó: aspirador de pó é o aliado para tirar a poeira dos pisos e também internamente dentro dos móveis planejados, caso já estejam instalados. Afinal, em uma obra acumula-se muita poeira.

Algumas dessas dicas podem ajudar a manter o ambiente mais limpo após a obra. Essa limpeza é importante para que o trabalho realizado durante a obra mantenha-se por mais tempo e seja visto. Afinal, não adianta trocar o piso de um cômodo, por exemplo, se ele ficará tomado por pó ou resíduos que ficaram da obra. Por isso, ao iniciar uma obra, esteja pronto para a parte de finalização dessa etapa. Que inclui limpeza e colocação dos móveis e decoração.

Lembre-se de proteger-se durante a limpeza pós-obra. É muito importante evitar acidentes, resfriados e outras alergias. Por isso, as luvas e máscaras são indispensáveis nessa limpeza. Outra dica é contratar profissionais especializados em faxina. Eles podem fazer o serviço de forma otimizada.

A obra da cozinha, como falamos, exige uma atenção redobrada na hora da limpeza. Mas, não só isso, é preciso evitar alguns erros ao reformar a cozinha, o que vai facilitar bastante a rotina.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia