27abr

Quais os principais móveis para quarto de bebê e como escolher?

Quais os principais móveis para quarto de bebê e como escolher?

Montar o quarto do bebê, seja no primeiro filho, seja no segundo, terceiro ou demais, é um momento único para os pais. Afinal, é o momento em que eles planejam o espaço para a criança que vai chegar e, assim, é um momento muito emocionante para todos os envolvidos. Assim, é importante que os móveis para quarto de bebê adquiridos sejam seguros, confortáveis e que não falte aqueles essenciais para trazer maior conforto para as crianças e para os pais. Se você tem dúvidas sobre o que deve ter neste ambiente, confira a seguir quais os principais móveis que precisa ter no local e tire suas dúvidas.

Qual a importância de contar com móveis de qualidade no quarto do bebê?

Cuidar dos móveis do quarto de bebê é fundamental, principalmente, para oferecer segurança para você e a criança. Afinal, itens que não são de boa qualidade podem provocar, inclusive, acidentes no dia a dia ou, então, gerar insatisfações, afinal, você não planejou o espaço com tanto carinho para ter dores de cabeça com móveis que causem problemas, não é mesmo?

quarto de bebe tom pastel cinza e rosa

Projeto: ArqSign – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo

Outro ponto também é o conforto. Afinal, muitos dos móveis serão utilizados rotineiramente, como a poltrona de amamentação. A mãe passará um bom tempo da sua rotina ali, oferecendo nutrição para o bebê. Se o móvel não for confortável, poderá, justamente, causar dores e mal-estar e isso afeta a sua experiência com um momento tão importante como esse.

Mas claro, para além disso, montar o quarto de bebê é um momento importante para os pais, independentemente se são de primeira viagem ou se já teve filhos antes. Ter esse momento comprometido com móveis ruins, com defeitos ou que não sejam aquilo que esperavam prejudica as lembranças deste momento tão único.

Quais são os principais móveis para quarto de bebê?

Mas se essa é a primeira vez que vocês montarão o quarto de bebê, é importante conhecer quais são os principais móveis que você não pode deixar de ter nesse local. Assim, vocês não esquecerão nenhum deles e poderão planejar o cantinho do jeito que sempre sonharam. Confira a seguir as principais delas.

quarto de bebe verdinho

Projeto: Josi Barros – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo

Cômoda

A cômoda é um móvel importante não só para guardar as roupinhas do bebê, mas também para deixar com fácil acesso alguns itens importantes para o dia a dia da criança, como:

  • lenço umedecido;
  • fraldas;
  • talco;
  • pomadas;
  • medicações;
  • termômetros e outros itens de primeiros socorros caso o bebê se machuque;
  • brinquedos, entre outros.

Assim é possível ter uma organização melhor do quarto e, ao mesmo tempo, garantir que quando for preciso, consiga pegar os itens mais rapidamente. Desta forma, vocês conseguem ter maior praticidade e evitar a sensação de bagunça no ambiente.

quarto de bebe tom pastel

Projeto: Danieli Interiores – Execução: Finger Atrativa de Concórdia – Foto: Rafa Bulica

Berço

O berço é o móvel responsável por trazer conforto e segurança para o bebê para que ele possa descansar tranquilamente e os pais confiarem que nada acontecerá com ele. O berço precisa ser confiável, principalmente, porque nos primeiros meses de vida é muito comum que a criança role durante sua movimentação noturna, o que poderia levar a quedas e colocar a saúde do pequeno em risco.

Trocador

O trocador precisa ser seguro, pois é o espaço no qual os pais vão deitar a criança para realizar a troca das fraldas no dia a dia. Assim, ele precisa ser confortável, de fácil higienização (caso ocorra algum tipo de acidente) e que seja da altura confortável para os pais realizarem a higienização e a troca de forma adequada.

quarto de bebê azul

Projeto: Arquitetura De Mãe – Execução: Finger Bahia – Foto: Xico Diniz

Poltrona para amamentação

A poltrona de amamentação é importante para proporcionar conforto para a mãe durante o momento de nutrir a criança e, assim, aproveitar este momento para gerar vínculos e garantir maior felicidade para esse momento. Um ponto importante é, também, ter apoio para os pés, o que promove também maior conforto.

Armário planejado

Para compor um ambiente com o estilo que vocês desejam e, também, atender a todas as necessidades que os pais possuem para cuidar da criança, os armários planejados podem ser uma solução bem interessante. Por exemplo, para terem maior espaço livre no chão para que a criança possa engatinhar sem maiores problemas no futuro, você pode verticalizar a organização do espaço, com os armários planejados suspensos.

O que levar em consideração para escolher os melhores móveis para quarto de bebê?

Como você viu, os móveis possuem uma grande importância para criar um cômodo bonito e confortável não só para o bebê e, também, para vocês. Por isso, separamos algumas dicas de pontos que você deve levar em consideração.

  • escolha um berço do tipo 3 em 1, que tenha no mesmo móvel berço, gavetas e trocador para que seja possível proporcionar um melhor aproveitamento dos espaços;
  • a poltrona de amamentação deve ser confortável para que a mãe possa passar o espaço ali sem sentir dores ou incômodos. Considere, também que elas devam ser firmes, ter apoios para braços e que sejam firmes para o dia a dia;
  • pense em formas de conciliar os móveis com a decoração no dia a dia e, assim, criar um estilo interessante para o local;
  • pense em criar uma decoração lúdica;
  • considere também a iluminação do ambiente, para que seja confortável para a criança e possa proporcionar um descanso adequado;
  • as almofadas são uma forma de proporcionar conforto tanto para o bebê quanto para os pais;
  • também potencialize os espaços verticalizando a decoração. Uma das formas para isso é ter prateleiras nas paredes. Lembre-se que a altura também deve ser adequada para que a criança, caso tenha acesso aos itens, não gere acidentes.
móveis para quarto de bebê gêmeas

Inspiração por Finger Caruaru

Quarto de Bebê para Gêmeas!

Além de tudo isso, uma dica bastante interessante é contar com os móveis planejados. Assim, quando seu bebê vier, será possível ter um espaço personalizado para ele e adequado para o cômodo, trazendo o maior conforto possível para ele.

A partir disso, um designer de interiores pode criar um ambiente integrado, com móveis funcionais (caso queiram) e que possam promover um desenvolvimento interessante para sua criança e, ao mesmo tempo, proporcionar conforto, segurança e bem-estar.

Montar o quarto do bebê exige cuidados para tornar o espaço mais agradável para a criança e também deixar a decoração do jeito que pensaram. E os móveis planejados podem ajudar nesta questão. A partir disso é possível customizar o espaço e criar um cômodo dentro do que pensaram.

Gostou deste conteúdo? Então curta a página da Finger no Facebook e acompanhe outras dicas essenciais no seu feed.

SOLICITE UM ORÇAMENTO