27abr

Quais os principais móveis para quarto de bebê e como escolher?

escrito por Francieli Kern
Quais os principais móveis para quarto de bebê e como escolher?

A escolha dos móveis para quarto de bebê acaba gerando muitas dúvidas. Afinal, cada decisão pode fazer toda a diferença no espaço para o pequeno que vai chegar. É importante, por exemplo, que a mobília seja segura e confortável para as crianças e os pais.

quarto de bebe

Uma das melhores alternativas, nesse sentido, é investir em móveis planejados. Além de altamente duráveis e resistentes, este tipo de peça é versátil e se adapta em diferentes ambientes.

Acompanhe a seguir e confira quais são os principais móveis para quarto de bebê que não podem faltar e quais são as vantagens de contar com mobílias planejadas no cômodo!

QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONTAR COM MÓVEIS DE QUALIDADE NO QUARTO DO BEBÊ?

Cuidar dos móveis do quarto de bebê é fundamental, sobretudo oferecer mais segurança para os pais e a criança. Afinal, itens que não são de boa qualidade podem provocar, inclusive, acidentes no dia a dia ou, então, gerar insatisfações e imprevistos.

quarto de bebe tom pastel cinza e rosa

Projeto: Arq Sign – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo

Outro ponto também é o conforto. Afinal, muitos dos móveis serão utilizados rotineiramente, como a poltrona de amamentação. A mãe passará um bom tempo da sua rotina ali, oferecendo nutrição para o bebê. Se o móvel não for confortável, poderá causar dores e mal-estar, afetando a sua experiência em um momento tão importante como esse.

Portanto, a montagem do quarto de bebê deve ser feita de forma cuidadosa, independentemente se são de primeira viagem ou se já teve filhos antes. Ter esse momento comprometido com móveis ruins, com defeitos ou que não sejam aquilo que esperavam, por exemplo, prejudica as lembranças desta fase tão única.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MÓVEIS PARA QUARTO DE BEBÊ?

Caso essa seja a primeira vez que vocês montarão o quarto de bebê, é fundamental conhecer quais são os principais móveis que não podem faltar no ambiente. Assim, vocês não esquecerão nenhum item e terão mais facilidade e praticidade para planejar o cantinho do jeito que sempre sonharam. Confira a seguir!

quarto de bebe verdinho

Projeto: Josi Barros – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo

CÔMODA

A cômoda é um móvel importante não só para guardar as roupinhas do bebê, mas também para deixar com fácil acesso alguns itens importantes para o dia a dia da criança, como:

  • lenço umedecido;
  • fraldas;
  • talco;
  • pomadas;
  • medicações;
  • termômetros e outros itens de primeiros socorros, caso o bebê se machuque;
  • brinquedos.

Assim, é possível ter uma organização melhor do quarto e, ao mesmo tempo, garantir que quando necessário, consiga pegar o que precisa mais rapidamente. Desta forma, vocês conseguem ter mais praticidade e evitar a sensação de bagunça no ambiente.

quarto de bebê

GUARDA-ROUPA

É o móvel onde você vai guardar as roupas que não cabem na cômoda, além de outros itens como cobertores, travesseiros e malas. O guarda-roupa deve ter portas que abram para fora, para facilitar o acesso, e prateleiras e cabideiros que sejam ajustáveis à altura do bebê. Também pode ter espelho, que ajuda a ampliar o espaço e a estimular a percepção do bebê.

BERÇO

O berço é a peça responsável por fornecer conforto e segurança para o bebê para que ele possa descansar tranquilamente. Por isso mesmo, é essencial que o berço seja seguro, sobretudo porque, nos primeiros meses de vida, é muito comum que a criança role durante sua movimentação noturna, o que pode levar a quedas e colocar a saúde do pequeno em risco.

quarto de bebê azul

Projeto: Arquitetura De Mãe – Execução: Finger Bahia – Foto: Xico Diniz

TROCADOR

O trocador também precisa ser confortável, pois é o espaço no qual os pais vão deitar a criança para realizar a troca das fraldas no dia a dia. Ainda é importante que seja de fácil higienização (caso ocorra algum tipo de acidente) e em uma altura confortável para os pais realizarem a higienização e a troca de forma adequada.

trocador

Projeto: Danieli Interiores – Execução: Finger Atrativa de Concórdia – Foto: Rafa Bulica

POLTRONA PARA AMAMENTAÇÃO

A poltrona de amamentação é importante para proporcionar conforto para a mãe durante o momento de nutrir a criança e, assim, aproveitar este momento para gerar vínculos e relacionamento com o filho. Um ponto importante é, também, ter apoio para os pés, o que promove uma sensação de mais conforto.

poltrona

Inspiração por Finger Caruaru

ESTANTE OU PRATELEIRA

São os móveis onde você vai organizar os livros, os brinquedos e os objetos decorativos do quarto do bebê. A estante ou a prateleira deve ser fixada na parede, para evitar acidentes, e ter altura inacessível ao bebê. Você também pode usar caixas ou cestos para guardar os itens menores e facilitar a limpeza.

ARMÁRIO PLANEJADO

Para compor um ambiente com o estilo que vocês desejam e, também, atender a todas as necessidades que os pais possuem para cuidar da criança, os armários planejados podem ser uma solução bem interessante.

Por exemplo, para terem mais espaço livre no chão para que a criança possa engatinhar sem maiores problemas no futuro, você pode verticalizar a organização do espaço, com os armários planejados suspensos.

O QUE CONSIDERAR AO ESCOLHER OS MELHORES MÓVEIS PARA QUARTO DE BEBÊ?

Como você viu, os móveis possuem uma grande importância para criar um cômodo bonito e confortável para você e o bebê. A seguir, confira algumas dicas de pontos para levar em consideração:

  • escolha um berço do tipo 3 em 1, que tenha no mesmo móvel berço, gavetas e trocador para proporcionar um melhor aproveitamento dos espaços;
  • a poltrona de amamentação deve ser confortável para que a mãe não sinta dores ou incômodos. Considere também que elas devam ser firmes, ter apoios para braços e que sejam firmes para o dia a dia;
  • pense em formas de conciliar os móveis com a decoração no dia a dia e, assim, criar um estilo interessante para o local;
  • pense em criar uma decoração lúdica;
  • considere também a iluminação do ambiente, para que seja confortável para a criança e possa proporcionar um descanso adequado;
  • as almofadas são uma forma de proporcionar conforto tanto para o bebê quanto para os pais;
  • também potencialize os espaços verticalizando a decoração. Uma das formas para isso é ter prateleiras nas paredes. Lembre-se que a altura também deve ser adequada para que a criança, caso tenha acesso aos itens, não gere acidentes.

Além de tudo isso, uma dica bastante interessante é contar com os móveis planejados. Assim, quando seu bebê vier, será possível ter um espaço personalizado para ele e adequado para o cômodo, trazendo o maior conforto possível para a criança.

A partir disso, um designer de interiores pode criar um ambiente integrado, com móveis funcionais (caso queiram) e que possam promover um desenvolvimento interessante para sua criança e, ao mesmo tempo, proporcionar conforto, segurança e bem-estar.

COMO DISPOR OS MÓVEIS NO QUARTO DO BEBÊ?

Depois de escolher os móveis para o quarto do bebê, é hora de pensar em como dispor eles no ambiente. Para isso, você deve levar em consideração alguns fatores. Veja quais são abaixo.

Projeto: Marcela Marabuco Lopes Campos – Execução: Finger Caruaru – Foto: Nilton Bandeira

TAMANHO DO QUARTO

Se o quarto for pequeno, você deve optar por móveis planejados ou multifuncionais, que otimizem o espaço e ofereçam mais praticidade. Por exemplo: escolha um berço que tenha gavetas embaixo ou que vire mini-cama depois; uma cômoda que tenha trocador acoplado ou que sirva como bancada; uma estante que tenha nichos ou caixas organizadoras; etc.

ILUMINAÇÃO DO QUARTO

Se o quarto for escuro, opte por móveis claros ou coloridos, que refletem a luz e deixem o ambiente mais alegre. Também deve evitar colocar os móveis perto da janela ou da porta, para não bloquear a entrada de luz natural. Além disso, invista em uma iluminação artificial adequada, com abajur, luminária ou fita de LED, que criem um clima aconchegante e não atrapalhem o sono do bebê.

CIRCULAÇÃO DO QUARTO

Se o quarto for estreito, prefira móveis que não atrapalhem a passagem e que permitam um fácil acesso ao bebê. Também evite colocar os móveis em cantos ou em frente a tomadas ou interruptores, para não causar acidentes ou dificultar o uso. Além disso, deixe um espaço livre para o bebê brincar e se movimentar, com tapete, almofadas ou pufes.

quarto de bebê

Ainda tem dúvidas sobre a organização dos móveis para o quarto do bebê? Veja alguns exemplos práticos abaixo:

  • berço: deve ficar em um local que seja fácil de acessar, mas que não fique exposto à luz direta do sol, ao vento ou ao barulho. Coloque-o perto da parede, longe da janela e da porta, e usar cortinas ou persianas para controlar a iluminação;
  • cômoda: deve ficar em um local que seja prático para trocar as fraldas e as roupas do bebê, mas que não atrapalhe a circulação. Disponha ao lado do berço, formando um ângulo de 90 graus, e use um trocador acoplado ou sobreposto à superfície;
  • guarda-roupa: deve ficar em um local que seja fácil de abrir e fechar as portas, mas que não fique muito próximo do berço ou da cômoda, para evitar acidentes. Coloque-o na parede oposta ao berço, deixando um espaço suficiente para a passagem;
  • poltrona: deve ficar em um local que seja confortável e aconchegante para amamentar e ninar o bebê, mas que não fique muito longe do berço ou da cômoda, para facilitar o deslocamento. Coloque-a em um canto do quarto, perto de uma janela ou de uma luminária, e use uma mesinha lateral ou um pufe para apoiar os objetos necessários;
  • estante ou prateleira: coloque-as na parede acima do berço ou da cômoda, e use nichos ou caixas para guardar os livros, os brinquedos e os objetos decorativos.

QUAIS AS VANTAGENS DE USAR MÓVEIS PLANEJADOS NO QUARTO DE BEBÊ?

Usar móveis planejados para quarto de bebê é a alternativa mais indicada se o seu objetivo é investir em peças duráveis, resistentes e que podem ser adaptadas com o tempo. Para além de simplesmente valorizar o espaço disponível, as mobílias planejadas também deixam o ambiente mais convidativo.

O projeto pode ser adaptado de acordo com o layout do quarto, evitando riscos de acidentes e quedas em pontos de alta circulação. Quando feito sob medida, o local ainda pode ser elaborado pensando no crescimento do pequeno. Assim, quando ficar mais velho, basta modificar alguns elementos para mudar o espaço.

Confira a seguir as principais vantagens de investir em peças planejadas para o quarto de bebê!

OTIMIZAÇÃO DO ESPAÇO

Com móveis feitos sob medida, fica mais simples ter um melhor aproveitamento e otimizar o espaço do cômodo. Assim, cada centímetro do quarto pode ser utilizado, além de ser bem mais fácil tornar o ambiente multiuso ao longo do tempo.

Por exemplo, conforme o crescimento da criança, você pode adaptar o cômodo para o dia a dia, reservando uma área para dormir, brincar e estudar. Em imóveis pequenos, esse detalhe faz toda a diferença.

MATERIAIS DE ALTA QUALIDADE

Você já deve saber que os móveis planejados são fabricados com materiais de alta qualidade, fornecendo durabilidade e resistência. Isso impede, por exemplo, ter que trocar as peças frequentemente por outros tipos de matérias-primas, como os modulados, que são fabricados em larga escala com medidas já padronizadas.

A tecnologia aplicada no desenvolvimento das mobílias planejadas ainda garante personalização, acabamento superior, entre outros detalhes que fazem toda a diferença ao compor o quarto do bebê.

comoda

DURABILIDADE E RESISTÊNCIA

Como citamos, a qualidade em todos os detalhes das peças planejadas possibilita utilizar os móveis por muito tempo. Isso porque a estrutura é altamente resistente e durável, com vida útil bem mais longa que os modelos prontos do mercado.

Para isso, a empresa responsável pelo projeto planejado deve avaliar as características do imóvel, como acabamento, revestimento, entre outros fatores, e definir quais são as matérias-primas que melhor se encaixam em suas necessidades.

ADAPTÁVEL A DIFERENTES AMBIENTES

Um dos principais pontos que fazem muitas pessoas investirem em móveis planejados é a capacidade de adaptação das peças a diferentes espaços. Além da beleza e de toda a funcionalidade, as mobílias podem ser encaixadas em diferentes áreas disponíveis do cômodo, oferecendo praticidade de uso.

A vantagem é ainda mais relevante quando o imóvel é pequeno e exige, portanto, o bom aproveitamento de cada centímetro. No quarto do bebê, os móveis feitos sob medida podem ser atemporais, justamente para que, no futuro, possam ser ajustados para acompanhar o crescimento do pequeno.

dormitório de bebê

AJUSTÁVEL À DECORAÇÃO

Você sabia que os planejados também podem ser ajustáveis à decoração escolhida para o quarto da criança? É isso mesmo! A escolha dos acabamentos e revestimentos das peças, por exemplo, podem combinar muito bem com a composição do ambiente.

Para isso, é interessante contar com o auxílio de um design de interiores e optar por mobílias em cores neutras ou que possam, futuramente, ser customizadas de acordo com o gosto e a personalidade do pequeno. Sem dúvidas, esta é uma vantagem que faz com que muitas famílias invistam nas peças planejadas para o quarto infantil.

Como vimos, a escolha dos móveis para quarto do bebê exige cuidados para tornar o espaço mais agradável para a criança e também deixar a decoração do jeito que pensaram. Sem dúvidas, os móveis planejados ajudam bastante nesta questão, trazendo sofisticação, versatilidade e beleza para o cômodo.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato com a equipe da Finger para conhecer os diferenciais e a história única das nossas peças agora mesmo!

SOLICITE UM ORÇAMENTO