28abr

Finger: 45 anos de uma história de sucesso!

escrito por Francieli Kern
Finger: 45 anos de uma história de sucesso!

Da produção de brinquedos de madeira a uma das maiores empresas do setor mobiliário do Brasil. Como a Finger atingiu o sucesso nacional e internacional em 45 anos. Confira em nosso post, a história de sucesso da Finger Móveis Planejados. 

Texto por Daniela Secco Bandeira

O início de uma história

Pedro Lauri Finger, fundador da Indústria de Móveis Finger Ltda., aprendeu desde cedo a sua profissão. Com apenas 12 anos começou a trabalhar em uma marcenaria, onde permaneceu durante 21 anos. Ele conta que gostava de trabalhar com madeira e que começava muito cedo a atividade, terminando apenas quando o patrão dizia que podia ir embora. Até hoje ele lembra ainda de como era o processo de construir uma porta: “bem trabalhoso”.

Em 1978, seu Pedro resolveu ter seu próprio negócio. “Queria uma coisa pra mim, pra melhorar a vida”, conta o fundador da Finger. Seu olhar de empreendedor fez com que abrisse uma marcenaria no porão de sua casa, no distrito de Boa Vista, no munícipio de Sarandi, no norte do Rio Grande do Sul, onde hoje está localizado o município de Nova Boa Vista. Seu desejo era criar peças em madeira com qualidade e precisão, para melhorar a funcionalidade do dia a dia das pessoas. No início, sem condições de comprar máquinas, seu Pedro as criava! Ele mesmo construiu uma lixadeira, uma serra fita e uma circular. Ao lado de sua esposa, dona Vani, iniciou com a produção de carrinhos de madeira, que faziam a alegria da criançada! A esposa sempre foi sua grande companheira. “Ela sempre me ajudou, quando eu precisava de uma mão”, lembra seu Pedro. Cada peça tinha seu toque especial, nunca abrindo mão do cuidado com
cada exemplar produzido. 

Em cada pequeno caminhãozinho, o capricho e o cuidado em entregar um produto de qualidade, marca registrada da Finger desde o início. Com o tempo, seu Pedro foi tendo seu talento reconhecido e, com isso, outros pedidos começaram a surgir, como a produção de portas e janelas, produtos que naquela época eram mais escassos. A descendência alemã influenciava a produção, com desenhos trabalhados na madeira. Mais do que aberturas, o que era produzido servia como decoração. O estilo Germânico era muito apreciado, assim como o trabalho manual de carpintaria, considerada raro. Entre uma conversa e outra em alemão (o que acontece até hoje), seu Pedro aplicava em suas produções os valores germânicos como qualidade, precisão, autenticidade, criatividade, determinação e prazer em trabalhar. 

Visão Empreendedora

Com o tempo, seu Pedro passou a olhar para dentro das casas. O que mais poderia ser produzido? Ele pensou e se perguntou: qual o espaço que reúne as famílias? A cozinha! O ambiente no qual todos se encontram para compartilhar as refeições e as histórias do dia. Era assim na sua casa, junto da esposa e dos filhos Edson, Joseane e Gelsi. E foi esse espaço que passou a ser o foco da empresa, que trabalhou em buscar soluções para melhorar as cozinhas. O trabalho era de domingo a domingo e o sucesso foi tão grande que foi necessário construir um pavilhão ao lado da casa da família Finger, para suprir a demanda. E, mais uma vez, a participação da família foi fundamental! Seu Pedro produzia os móveis e a esposa Vani, juntamente com o filho Edson, na época com 11 anos, faziam as entregas. Tudo era carregado em uma Belina verde, histórias que são lembradas até hoje com muito carinho pela família.

Ter uma cozinha bem planejada se tornou sinônimo de conquista! E foram as cozinhas que começaram a chamar ainda mais atenção para a empresa, tanto que na década de 80, seu Pedro começou a ser convidado para participar de exposições regionais e as criações Finger passaram a ter mais visibilidade e, com isso, mais pedidos foram chegando. E aqui mais uma história de família: o primeiro marqueteiro da empresa foi o próprio Edson, que com apenas 10 anos, fez o letreiro da primeira exposição que a Finger participou. Com muito capricho, ele usou seu material escolar (régua e tesoura) e folhas de papel alumínio, criando a frase: “Finger Fábrica de móveis sobre medida”. Claro que o erro de gramática foi percebido no primeiro dia de feira pela professora de português do menino, que prontamente foi lá e retirou as letras utilizando estilete, para deixar o letreiro correto: “Finger Fábrica de móveis sob medida”.

Os percalços do caminho nunca abalaram essa família, ao contrário, sempre serviram de motivação para fazer ainda melhor!

Inovação em design

Com o passar dos anos, a Finger foi criando novas peças, atendendo a demanda dos clientes, como cristaleiras. E aqui surge a primeira necessidade de aplicação do design, o conceito de beleza, que vai além de apenas funcionalidade. Peças funcionais e bonitas, que pudessem criar uma estética diferenciada nos ambientes. Com isso, a empresa passou a se tornar referência não apenas em Sarandi, mas em toda a região. Era da cabeça de seu Pedro que surgiam as ideias de cada detalhe do que era produzido. Ele começou a experimentar coisas diferentes, como tintas.

finger história de sucesso - móveis contam histórias

Um trabalho praticamente artesanal, pensado e executado pelo marceneiro. Uma pessoa simples, mas com um grande talento! Assim nasceram os conceitos de inovação e qualidade da Finger. Até hoje seu Pedro Finger lembra de trabalhos que marcaram sua trajetória, como um grande armário que produziu, que era muito maior do que todos já feitos até então. “Nunca faltou cliente, porque eu construía uma coisa, outra pessoa via e queria igual”, relembra com alegria. Ele sempre criava os móveis para serem duráveis, bonitos e funcionais, mais conceitos Finger que seguem até hoje! “Para o cliente aproveitar”, assim pensava desde o início. 

Mudança de estratégia e gestão

Em 1991, a empresa se profissionalizou e firmou sua estratégia no mercado da região sul do país como Cozinhas Projetadas Finger, utilizando um sistema de produção em série exclusivo. Essa novidade foi chamada de Kit Cozinha, que era composta por um balcão inferior, um aéreo, paneleiro e cristaleira. Neste ano também houve a sucessão na diretoria. Nessa época, quem transportava os móveis até a capital Porto Alegre e outras grandes cidades para vender nas grandes redes era o Edson mesmo, em um caminhão Agrale, o que demonstra o quanto a família sempre esteve presente nas atividades da empresa.

familia Finger história de sucesso

Joseane Fiinger (Diretora Financeira) – Pedro Lauri Finger (sócio-fundador) – Edson Finger (Diretor)

O fundador, seu Pedro, passou a presidência da empresa para seu filho, Edson. O jovem queria cursar Direito, mas seu pai o incentivou a seguir nos negócios da família, dando ao filho a oportunidade de conduzir a empresa. Edson começou a estudar sobre administração e gestão e hoje se mantém a frente da Finger, com muito orgulho e dedicação, contando com o trabalho da irmã, Joseane, que é Diretora Financeira, e dos filhos Edson Finger Júnior, Gerente Comercial, e Ellen Thays Finger, Coordenadora de Marketing da Falkk. Essa união familiar na vida pessoal e profissional é motivo de muito orgulho e alegria para o patriarca, que também segue trabalhando. Até mesmo nos finais de semana, muitas vezes, ele vai para a fábrica construir móveis para os funcionários, para a cidade de Sarandi, e nem pensa em se aposentar! “O melhor remédio é o trabalho”!

Estabelecendo parcerias

Em 1992, a empresa começou a buscar parcerias, para melhor atender seus inúmeros clientes, que estavam localizados nos mais diversos municípios. A Finger passou a trabalhar com
representantes comerciais regionais, começando por Porto Alegre, através do Sr. Everson Ferraz. Com o passar do tempo, novos parceiros foram trabalhando com a empresa, expandindo ainda mais os mercados e aumentando seu portfólio. Em
1993 implementou uma nova coleção de produtos, também produzidos em série, voltado para dormitórios, com cômodas e roupeiros.

Edson Finger – Everson Ferraz (Primeiro Representante Comercial – André Tavares

Personalizando ambientes

Com as mudanças no mercado consumidor, a Finger também mudou. A mobília vendida em blocos prontos deu espaço aos módulos avulsos e, em 1996, às Cozinhas Projetadas. Mais uma vez, o olhar atento às necessidades dos clientes e à inovação permitiu que a empresa seguisse seu crescimento na região sul, avançando para o sudeste, no estado de São Paulo. Com o crescimento e expansão, a Finger também precisou mudar seu espaço físico e, em 1997, transferiu suas instalações do município de Nova Boa Vista para Sarandi, construindo a Indústria de Móveis Finger, na RS 404. Com maior capacidade de produção, foi possível a ampliação dos negócios, principalmente na região sudeste do país.

finger história de sucesso - cozinhas planejadas

O início da exportação

Em 2001, a empresa se firmava cada vez mais como sinônimo de qualidade e estabilidade produtiva, o que culminou com a exportação de móveis para a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) de Luanda, na Angola. Também neste ano foram feitas exportações para o Uruguai e Argentina. Em 2003 uma linha específica de móveis foi exportada para Miami, nos Estados Unidos. Aqui começou a trajetória internacional de sucesso, que trouxe ainda mais desafios e conquistas. Hoje a Finger Móveis Planejados já exporta para 8 países!

Milan Kitchens – Estados Unidos

Novo Conceito

A Finger evoluiu mais uma vez quando passou a produzir módulos e painéis editáveis, ou seja, com diferentes possibilidades na construção de um ambiente mais personalizado, de acordo com o gosto de cada cliente. Houve uma maior variedade de composições estéticas, uma grande diferenciação no mercado, inclusive com exposições no exterior. Em 2007, a empresa apresentou uma linha de produtos que possibilitava a criação de ambientes planejados para todos os espaços da casa, expandindo a empresa com novos pontos de vendas, agora na
região nordeste. Este foi um marco importante, que impulsionou
grandes mudanças!

Casa Brasil – 2009

Um novo posicionamento de marca foi desenvolvido, modernizando as relações institucionais e comerciais, reforçando o compromisso da Finger com a alta qualidade no design e a precisão de seus processos internos. O slogan “O design europeu com a precisão alemã” relembra o DNA da empresa, que é de uma família de origem alemã, com a busca incessante por produtos de excelência. Também foi criado um catálogo de produtos, demonstrando como os móveis Finger podem ser utilizados em todos os ambientes. O posicionamento de fazer diferente, ousar, conquistou os consumidores!

Inovações em painéis

Para a Finger, pensar diferente sempre foi sinônimo de crescimento! Foi assim que, em 2010, foi iniciada uma pesquisa para desenvolver partes decorativas em projetos planejados, através de painéis como o Kurve e a Madeira Maciça, que compõem a identidade estética da empresa até hoje. Novos projetos, novas instalações!

finger história de sucesso

Com o crescimento do mercado, foi necessário aumentar ainda mais o parque fabril, o que foi realizado em 2012. Além da ampliação da capacidade física, foram incorporadas novas tecnologias, o que faz da Finger a fábrica mais moderna da América Latina no seu segmento. Do porão da casa, onde surgiam vertentes d’água quando chovia muito, para uma área de mais de 30 mil metros quadrados. Um crescimento constante, sempre com qualidade, inovação, funcionalidade e sustentabilidade!

FALKK DESIGN

Ainda em 2012, a empresa viu a necessidade de se especializar ainda mais na parte de decoração, quando foi inaugurada a Falkk Design, um braço da Finger especializado na criação de móveis decorativos soltos. Voltada para nichos variados, essa nova ramifi cação da Finger passou a trabalhar com um design jovem e inovador, ampliando seu mercado.

Design Único – Coleções e Prêmios que marcaram história

Assim também surgiram as coleções! E uma delas marcou época: a Coleção Essenz foi a pioneira na diferenciação através dos detalhes, percebendo a mobília através
de uma outra ótica. Todo trabalho realizado desde a sua fundação foi coroado, em
2015, com o prêmio PGQP do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. A premiação é conhecida nacionalmente como a maior demonstração da qualidade empregada em cada um de seus processos.

Já a Coleção Origens (2018) contemplou novos acabamentos de superfície, totalmente inovador. Esses novos padrões revolucionaram a maneira de interpretar uma composição de projetos Finger, proporcionando uma entrega ímpar e garantia duradoura aos produtos.

O prêmio PGQP foi conquistado novamente no ano seguinte, com a criação da coleção Nord, com alta gama de tons desejados pelos clientes, com produtos inovadores, unindo beleza e
funcionalidade, para que cada vez mais as pessoas tenham bem-estar em seus ambientes.

finger história de sucesso: de pai pra filho

Edson Finger e Edson Finger Júnior

A Finger sempre buscou se diferenciar no mercado através do seu olhar atento ao consumidor e as tendências, com a busca constante da inovação nos seus produtos, a diferenciação,
tornando seus projetos únicos e especiais. Os revestimentos de superfície, por exemplo, que estão presentes em
100% dos produtos Finger, são objetos de estudos constantes para atingirem essa diferenciação. Isso, aliado às novas tecnologias nos processos industriais, passam a atender as necessidades de design mais exclusivas. 

Internacionalização da marca

Em 2020 a Finger participou da IMM Cologne, uma das mais importantes feiras do setor, realizada na Alemanha, reconhecida por ser uma das mais conceituadas feiras mundiais
de móveis. Um orgulho para a empresa expor em uma feira alemã! Com isso, a Finger, que há mais de
20 anos já exportava seus produtos, consolidou ainda mais o mercado internacional.

presença internacional

Participação – Feira Internacional IMM COLOGNE – Alemanha

Prêmio Exportação RS

Já em 2022, mais uma conquista, com a premiação Destaque Setorial no 50º prêmio Exportação RS, um dos maiores eventos do segmento no Brasil, promovido pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Marketing do Brasil), que reconhece as empresas que apresentam excelente performance no mercado internacional, através de práticas inovadoras e grandes resultados.

edson finger diretor finger moveis planejados recebe premio - finger história de sucesso

Edson Finger – Diretor da Finger
Foto por Fabiano Panizzi

O Prêmio Exportação RS é uma iniciativa que destaca as empresas que se mantêm firmes na frente exportadora independente do cenário econômico nacional. As vencedoras são empresas que se qualificam constantemente para encontrar novas oportunidades de crescimento. Acima de tudo, elas mostram que exportar é um objetivo permanente, que desenvolve competências e traz energia para inovar.

Hoje a Finger conta com mais de 300 colaboradores, com mais de 130 lojas em todo o Brasil, exportando para 8 países. A história da Finger é uma história de família! Mas também um exemplo de empreendedorismo, garra, luta, conquistas e sucessão familiar. Uma história que segue sendo escrita a cada dia, com muito trabalho, dedicação e visão empreendedora.

familia finger

Família Fundadora Finger – Pedro Lauri Finger – Edson Finger – Joseane Finger – Edson Finger Júnior – Ellen Thays Finger

Um legado de família, para muitas famílias! 

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia