07nov

Organização de armário: como achar meus itens rapidamente?

Organização de armário: como achar meus itens rapidamente?

A organização de armário é fundamental para uma rotina mais prática, afinal, recorremos ao guarda-roupa todos os dias para procurar vestimentas, sapatos e acessórios. Mas por que algumas pessoas não conseguem manter as coisas no devido lugar? Será que a mágica da arrumação é uma habilidade para poucos?

Organizar nem sempre é fácil, mas todo mundo é capaz de realizar essa prática com maestria. Para isso, basta encontrar os truques certos e aproveitá-los da melhor maneira possível. Que tal conferir alguns agora mesmo? Acompanhe e descubra como otimizar o tempo quando precisar de algo!

Faça limpezas periódicas

O primeiro passo para começar a organizar é seguir uma rotina de limpeza. Ela deve englobar tanto a faxina do armário (parte interna e externa) quanto a análise das peças. Mas por que esse segundo processo? Simples: para verificar o que será mantido, doado ou descartado a cada período.

Roupas e calçados que não têm mais serventia só servem para criar volume e atrasar a sua busca por looks diários. Portanto, de tempos em tempos, faça uma vistoria para determinar o destino de cada peça. Esse trabalho pode virar uma terapia para você e, de quebra, ajudar outras pessoas e o meio ambiente.

Providencie caixas de diversos tamanhos

Dependendo do tamanho e estilo do guarda-roupa, é possível que você identifique espaços vazios. Sempre tem um cantinho sobrando ou que poderia ser melhor aproveitado, não é mesmo? Nesses casos, a dica é preencher áreas inutilizadas com caixas de sapato ou modelos organizadores.

Providencie caixas de vários tamanhos e formatos para guardar tecidos com diferentes espessuras. Reserve as maiores para os casacos de inverno e as médias para luvas, meias e cachecóis. As menores são ótimas para armazenar bijuterias e itens delicados. Você também pode usar sacos para proteger a roupa íntima e facilitar a separação de acordo com o tipo de peça (sutiã, calcinha, cueca etc.).

Separe as peças de acordo com o uso

É normal que as pessoas adequem o estilo de se vestir à própria personalidade, mas há momentos que exigem um visual um pouco diferente. Sempre tem um conjunto ou tipo de calçado reservado para ocasiões especiais, mas essas peças são minoria no guarda-roupa.

Pensando nisso, é interessante que você separe as vestimentas de acordo com a frequência de uso. Ou seja, o que mais precisa no dia a dia deve ficar visível e ser de fácil acesso. Já as roupas menos procuradas podem ficar separadas em áreas mais altas ou distantes da porta do armário.

Organizar de acordo com a época do ano também facilita a rotina. Geralmente as pessoas fazem isso considerando inverno e verão (frio e calor), mas nada impede que você planeje a partir das 4 estações, ainda mais se for alguém que gosta de acompanhar tendências da moda.

Organize os itens de maneira estratégica

Por incrível que pareça, você pode esquecer que tem determinada peça simplesmente por não enxergá-la dentro do armário. Para resolver esse problema, use e abuse dos cabides. Se possível, reserve um para cada item do guarda-roupa, seja uma camisa mais fina, um vestido ou casaco mais pesado.

Manter tudo à vista agiliza a procura e amplia suas possibilidades de combinações no dia a dia. Quanto às peças menores, como camisetas e blusinhas, a dica é guardar em forma de rolinhos. Basta enrolar os tecidos e colocá-los lado a lado nas gavetas — esse tipo de arranjo é mais funcional que as tradicionais dobras.

Também há truques inteligentes para os calçados. Nesse caso, em vez de enfileirá-los em pares voltados para frente, experimente cruzá-los. A disposição consiste em manter um dos pés com a parte anterior apontando para fora e outro pé apontando para dentro. É uma maneira simples de garantir o encaixe perfeito das curvas de botas, tênis e sandálias, o que garante economia de espaço.

Instale ganchos para guardar acessórios

Ganchos são suportes simples, mas se tornam ótimos aliados quando o assunto é organização de armário. Por serem pequenos, permitem a instalação em qualquer superfície do guarda-roupa: tanto no fundo quanto na parte interna das portas.

Com eles você consegue pendurar inúmeros acessórios, como cintos, lenços, tiaras e até bolsas de diferentes tamanhos. Os ganchos também dão uma mãozinha na hora de organizar bijuterias. Para esse tipo de uso, aposte em modelos fixados com fita dupla face — aguentam o peso de colares com a vantagem de que não danificam a estrutura do móvel.

Crie novos compartimentos

Assim como as caixas, existem recursos bastante úteis para criar novos compartimentos e guardar itens menores no seu guarda-roupa. Muitos deles podem ser adquiridos individualmente nas lojas, então, cabe a você definir qual modelo é mais interessante e necessário no momento. Veja alguns exemplos:

  • organizador colmeia para gavetas: ideal para colocar calcinhas, cuecas, meias e luvas;
  • caixas almofadadas: indicadas para separar relógios, óculos (de sol e de grau), brincos e joias delicadas;
  • porta maquiagem: perfeita para quem gosta de manter os cosméticos dentro do guarda-roupa.

Invista em boas divisórias

Muitas vezes, a saída mais coerente para tirar máximo proveito do seu armário é instalar boas divisórias para incluir compartimentos, nichos e suporte para calças. A boa notícia é que algumas empresas fazem isso de acordo com a sua necessidade.

Se achar que a aquisição de um novo modelo compensa mais, invista nos planejados. São móveis funcionais e equipados com tudo o que você precisa. A vantagem está na oportunidade de acompanhar e visualizar o projeto para definir todos os detalhes com calma, sejam eles relativos ao design ou a um ornamento específico.

Desse jeito ficou fácil manter a organização de armário em dia, não acha? Com um pouco de cuidado ao guardar cada pertence, você deixa o conjunto intacto para trabalhar a seu favor sempre que precisar de uma nova peça. Quer sensação melhor que saber exatamente onde estão suas coisas? Pois prepare-se para senti-la com frequência a partir de agora!

Gostou deste artigo e quer mais conteúdos com dicas práticas? Siga nosso perfil no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das próximas publicações!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia