23jun

8 dicas de decoração de varanda para você se inspirar

8 dicas de decoração de varanda para você se inspirar

Como está a sua decoração de varanda? Ela ainda está mais vazia, sem uma carinha que a defina? Muitas vezes isso é uma questão de encontrar o ponto certo para decorá-la, sabia?

Com as dicas certas, você consegue dar para esse ambiente um aspecto de “lar”, tal como os outros cômodos. E, também, pode destacá-lo para realizar diversas funções no espaço, como ser um local para relaxar ou para receber os amigos.

Veja a seguir dicas imperdíveis de decoração para varanda e tire suas dúvidas!

1. Utilize plantas na decoração

Uma das maiores tendências para decoração de varandas é, justamente, trazer a possibilidade de colocar plantas no espaço. Afinal, a iluminação natural externa é fundamental para o crescimento saudável delas.

varanda gourmet

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

Além disso, uma forte tendência é, justamente, criar um ambiente natural em sua casa que deixe o espaço ainda mais bonito e, até mesmo, mais perfumado. Afinal, o cheiro de determinadas plantas (como ervas aromáticas) podem criar um charme ainda maior para a varanda.

Beneficios de ter plantas em casa infografico

Caso sua varanda seja pequena, pode ser interessante criar um jardim vertical com prateleiras para colocar os vasos no espaço. Ficará incrível.

2. Crie um espaço gourmet

Outra tendência é criar um espaço gourmet para decoração da varanda. Caso ela suporte esse tipo de questão, é possível criar um lugar interessante para trazer suas visitas e criar pratos incríveis.

churrasqueira gourmet

Projeto: Luis Renato Machado – Execução: Edy Planejados – Fotografia: Henrique Ribeiro

Por exemplo, você pode colocar uma churrasqueira ou um forno a lenha, com um armário com pia embutida e, assim, ter um ambiente completamente preparado para se divertir com seus amigos e familiares preparando pratos incríveis no ambiente e com todo o suporte necessário.

3. Coloque uma rede de descanso

Outra forma de criar uma decoração de varanda incrível é tornar o espaço um lugar para relaxar no dia a dia. Afinal, muitas pessoas hoje trabalham em casa com o home office e é importante ter um lugar que você possa “virar a chave”e sentir que está mudando de ambiente para relaxar.

área gourmet com piscina

Projeto: Teto Arquitetura – Execução: Finger Criciúma – Fotos Rudimar Razador para Revista Sua Casa

Uma rede de descanso pode ser uma ótima forma de criar esse ambiente. Assim você pode aproveitar para tomar um café ou chá, fazer sua leitura ou só aproveitar o final de tarde no espaço.

4. Crie um espaço para seu pet aproveitar

Você já deve ter reparado que os pets adoram curtir um dia ensolarado, não é mesmo? Então que tal criar um ambiente personalizado para eles na varanda?

Por exemplo, você pode pensar em um ambiente enriquecido para os gatos, com prateleiras, nichos e móveis que permitam a eles deitarem no espaço em horários que batam sol. O mesmo vale para pensar em móveis que enriqueçam o ambiente para cachorros.

espaço pet

Projeto: Arquiteto Luis Renato Machado – Execução: Edy Planejados

Mas lembre-se que, caso tenha um pet, é fundamental telar a varanda, para que não aconteça acidentes. Segurança é essencial!

5. Crie um ambiente de leitura

Se a sua varanda formar um ambiente integrado com a sala, você pode aproveitar os espaços para criar um ambiente de leitura e curtir esse espaço ao ar livre para relaxar. Os livros, por precaução, deverão ficar na área interna para não sofrer com a exposição solar. Mas, na varanda, você pode contar com alguns móveis e itens de decoração tais como:

  • poltronas de leitura com puff;
  • mesas laterais para apoiar os livros;
  • luminárias para facilitar a iluminação;
  • quadros que remetam à literatura, com citação ou imagem de autores, ou com capas dos seus livros preferidos.

cantinho da leitura

Com isso, você consegue criar um ambiente descontraído e incrível para fazer parte desse momento tão importante do seu dia.

6. Coloque uma mesa para curtir com as visitas

Para dias quentes ou, então, para criar oportunidades de fazer algo novo em sua casa, que tal colocar uma mesa na varanda para curtir com as visitas?

Assim, durante o verão, você pode convidar seus amigos e familiares para fazerem uma refeição na parte externa. Isso pode ser interessante, principalmente, se você não tiver muito espaço disponível na sua área interna (como a sala) para isso.

Área Gourmet

Projeto: Márcia Lima Interiores – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Mas lembre-se de ir além da mesa! Outros móveis para dar suporte podem estar no ambiente, como um aparador. Com isso, vocês podem ficar mais confortavelmente no espaço, sem precisar ficar entrando para pegar algum item no apartamento.

E, também, não deixe de decorar o ambiente! É possível contar com itens bonitos e funcionais para otimizar o espaço e garantir maior conforto para todos.

7. Integre com a decoração da sala

Se sala e varanda estão integrados, pode ser interessante fazer uma decoração combinada, para não gerar uma quebra no fluxo entre os ambientes.

Por exemplo, se a sua sala possui um estilo retrô, com móveis coloridos, pés palito e pegador retrô para gavetas, pode ser interessante seguir a tendência na varanda. Com isso, há uma maior harmonia na decoração dos espaços e você consegue estabelecer um maior equilíbrio na integração de ambientes.

varanda gourmet

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

Uma forma para isso é, por exemplo, contando com mesas laterais ou puffs próximos à sacada e, assim, conseguir criar essa ideia de integração.

Outras dicas importantes são:

  • utilize as plantas para ajudar na integração de ambientes;
  • escolha revestimentos alinhados com o estilo dos dois ambientes;
  • evite quebras ou rupturas entre os ambientes (por exemplo, colocar um móvel entre os espaços), entre outros.

8. Crie uma composição clean

A ideia para as varandas é criar um ambiente clean e aconchegante. Por isso, evite sobrecarregá-la com muitos itens. Afinal, esse é um espaço funcional (ainda que seja para apenas descansar na rede por exemplo) e, portanto, aqui menos é mais.

Mas isso não quer dizer que você não possa investir em um ponto de destaque. Por exemplo, pode escolher um revestimento especial para colocar em uma parece específica e, assim, criar um contraste bem bacana.

espaço area gourmet

Projeto: Dubeux Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Paulo Higor

Escolher a melhor decoração para a varanda pode ser uma forma bem bacana de tornar o lugar não só funcional, mas também bonito e charmoso. Isso ajuda para que a experiência no ambiente seja ainda mais gostosa, tanto para você quanto para suas visitas.

Gostou dessa dica? Acha que ela pode ser interessante para outras pessoas que conheça? Então compartilhe em suas redes sociais e leve até elas.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO