02jan

O que é muxarabi? Saiba quais são as vantagens e como utilizar

escrito por Francieli Kern
O que é muxarabi? Saiba quais são as vantagens e como utilizar

A história da arquitetura é repleta de elementos interessantes. Alguns funcionam tão bem que atravessam gerações para incrementar obras e permanecer em diversos projetos. Um ótimo exemplo é o muxarabi, uma estrutura de origem árabe que foi trazida ao Brasil pelos portugueses.

Você já ouviu falar ou teve a oportunidade de ver essa solução de perto? Ela pode ser aproveitada na decoração da casa de diversas formas, tanto em áreas externas quanto em ambientes internos. Fica um visual incrível, sem contar os benefícios relacionados ao conforto térmico e lumínico.

Continue a leitura para saber mais e conferir ideias de aplicação!

O que é muxarabi?

É uma espécie de painel de madeira com fechamento em forma de treliça (armação que resulta em pequenas aberturas). As ripas são encaixadas em sentido horizontal e vertical ou em diagonais para compor uma superfície parcialmente coberta. O resultado é uma estrutura vazada com um desenho muito bonito.

O povo árabe começou a usar o muxarabi por volta do século XIV para conferir mais privacidade às moradias. Há registros de que era instalado para proteger as mulheres dos olhares de estranhos e, também, para manter a água de beber sempre fresca. Isso porque confere sombra sem bloquear a passagem do ar.

muxarabi casacor 2022

CASACOR Brasília 2022 – Projeto: Angela Feitoza – Execução: Finger Brasília – Fotos: Matheus Maranhão

Uma curiosidade: esse item da cultura árabe serviu de inspiração para o desenvolvimento dos cobogós. Foram três engenheiros brasileiros que criaram os primeiros exemplares em tijolo e cimento. Com o passar dos anos, Lucio Costa e outros arquitetos foram incorporando essas peças em seus projetos.

Quais são as vantagens de usar o Muxarabi?

O muxarabi tem qualidades que vão além do belo desenho gerado pela combinação das ripas de madeira. Por ser vazado, ele proporciona vantagens muito parecidas com as dos modernos painéis ripados. Confira as principais razões para tirar proveito dessa estrutura em diferentes espaços da casa.

Aumenta a privacidade

O benefício que motivou a criação dos muxarabis permanece relevante. Afinal, é comum querer que algumas partes da residência fiquem menos expostas. Mesmo que seja uma varanda ou quintal próximo da rua, é possível ganhar privacidade com a instalação desse tipo de painel.

CASACOR Brasília 2022 – Projeto: Angela Feitoza – Execução: Finger Brasília – Fotos: Matheus Maranhão

O ponto positivo é: quem está próximo da estrutura consegue enxergar o que está do outro lado. Já quem vê de longe, ou seja, de fora das dependências do imóvel, só consegue perceber a textura da madeira.

Fornece sombra e ventilação

As treliças são ótimos recursos para bloquear parte da luz solar e deixar o ambiente mais fresco. Vale lembrar que a sombra é parcial, graças ao efeito vazado, mas a ventilação é garantida pelo mesmo motivo. Ou seja, o muxarabi ajuda a manter a temperatura estável no local onde é colocado.

Divisória Muxarabi

Projeto: Vagner Borelli Arquitetura – Execução: HEM DECOR Torres – Fotos: Finis Comunicação

Algumas pessoas aproveitam essa versatilidade do painel para substituir tanto as paredes maciças quanto as leves cortinas de vidro. Assim, não há excesso de luz, nem de escuridão.

Favorece a sustentabilidade

Essa vantagem resulta das anteriores porque os muxarabis permitem controlar questões naturais sem gastar energia. Em fachadas muito ensolaradas, por exemplo, eles podem amenizar o calor e reduzir a necessidade de uso de aparelhos, como ventilador e ar-condicionado.

Nesse caso, funcionam como brises que bloqueiam parte do sol sem prejudicar a ventilação natural. É o equilíbrio certo para preservar a circulação do ar, manter um bom nível de claridade e melhorar o conforto térmico.

Agrega beleza ao projeto

Os muxarabis valorizam qualquer espaço ou estrutura. A junção das peças de madeira compõe cheios e vazios que enriquecem a composição. Por mais discreto que seja, esse encaixe das treliças gera relevos que passam a impressão de uma superfície texturizada.

muxarabi - dormitório casal

Projeto: Vagner Borelli Arquitetura – Execução: HEM DECOR Torres – Fotos: Finis Comunicação

É como se você tivesse um revestimento tridimensional, só que em forma de grande painel, para incorporar em diversos pontos do projeto. As possibilidades, como deve imaginar, são várias — e falaremos sobre elas adiante.

Como usar o Muxarabi em projetos?

É possível aproveitar a configuração das treliças de madeira dentro e fora de casa, no fechamento de vãos amplos ou de pequenos nichos. Em todo caso, lembre-se de que o muxarabi garante permeabilidade visual e a passagem de recursos (luz e vento) que podem ou não ser desejados no ambiente.

Seguem algumas dicas para você se inspirar.

Painéis externos

Essa é a forma mais tradicional de inserir o elemento árabe nos imóveis. Ele pode compor varandas e sacadas, por exemplo, preenchendo apenas a região do guarda-corpo ou cobrindo a área por completo, do piso ao teto. Outra possibilidade é manter a estrutura no lugar da parede externa, para fazer parte da fachada.

Muxarabi - cozinha

Projeto: Módulo4 Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Dependendo da posição solar, o muxarabi vai cumprir a mesma função dos cobogós: conter parte da luz solar enquanto projeta sombras com lindos desenhos. Se preferir, você ainda consegue criar estruturas menores para atuar como biombos em quintais e jardins externos.

Divisórias internas

Essa é uma utilidade que vem ganhando destaque em projetos de casas e apartamentos. Principalmente em moradias compactas, o muxarabi vira um aliado para delimitar áreas sem causar aquela sensação de aperto. Ele traz o efeito divisor de uma maneira mais suave, sem bloquear totalmente a vista entre os cômodos.

muxarabi - divisória - dormitório casal

Projeto: Francisca Antônia – Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souza

Inclusive, além de divisória fixa, você pode criar portas internas com o mesmo acabamento de treliça. Já pensou que incrível ter uma estrutura com folhas que correm de um lado para o outro? Outra opção é posicionar o muxarabi contra uma parede para que se transforme em suporte de jardim vertical.

Fechamento da mobília

É isso mesmo! Portinhas, gavetas e demais estruturas dos móveis podem ser fechadas com esse painel tão tradicional. A solução traz uma estética diferenciada para os itens da mobília e ainda reduz a concentração de calor dentro dos compartimentos que abrigam dispositivos eletrônicos.

Ao fechar um rack com elementos vazados, por exemplo, você permite que o ar aquecido pelos aparelhos ligados saia. Já nos armários dos quartos, a presença de portas permeáveis ajuda a manter as roupas ventiladas. O importante é prever móveis planejados para detalhar exatamente os pontos que terão a treliça.

São tantas formas de aproveitar o muxarabi que você não terá dificuldade para escolher as suas ideias favoritas. Agora que conhece a história e as principais características desse elemento, já pode definir as áreas que vão receber a novidade e destacar a sua casa.

Se curtiu as dicas, compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia