15mar

Veja como caprichar na organização da despensa da sua casa

Veja como caprichar na organização da despensa da sua casa

Manter a organização da despensa da cozinha é fundamental para a rotina dos moradores. Quando o espaço se torna eficiente e esteticamente agradável, fica muito mais fácil se inspirar e deixar tudo em ordem.

Além disso, você ganha muito mais praticidade e consegue economizar no momento de fazer as compras de mantimentos. O indicado é separar todos os alimentos por categorias e cuidar da limpeza diariamente para ter mais tempo ao se dedicar na cozinha.

mulher cozinha feliz

No post de hoje, vamos mostrar como caprichar na organização da despensa. Acompanhe!

Qual a importância de manter a organização da despensa em dia?

Manter a organização da despensa sempre em dia é a melhor maneira de conservar os alimentos e deixá-los acessíveis para o uso diário. Mesmo que a sua cozinha seja pequena, isso não deve ser uma desculpa para deixar os mantimentos desorganizados e bagunçados.

Por outro lado, o lugar reservado para guardar os alimentos deve ser acessível, prático e estar sempre limpo. Com isso, fica mais fácil encontrar o que precisamos e observar o que está faltando na despensa. Além de evitar gastos desnecessários, ainda é possível impedir que algum alimento estrague ou fique muito tempo guardado após o prazo de validade.

A organização também dá mais ânimo e poupa tempo na hora de cozinhar. Para isso, você pode separar um local exclusivo para guardar os mantimentos, utilizando armários e prateleiras, ou separar um cômodo ou pequeno espaço dentro da cozinha para manter tudo bem organizado e limpo.

Certamente, quem mais ganha com isso são os moradores, que acabam tendo mais tempo na rotina. Isso porque eles não gastarão muito tempo buscando por algum alimento ou para fazer a lista de compras do supermercado.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Por que organizar a despensa?

Além do que você viu, há também outros motivos importantes que você deve considerar para manter a sua despensa organizada no seu dia a dia, ajudando em várias questões do seu dia a dia. Confira a seguir.

Otimiza o espaço

Em primeiro lugar, se você tem um espaço reduzido em comparação com a sua demanda de despensa no dia a dia, a desorganização pode contribuir para que você tenha dificuldades para organizar os itens e alguns ficarem de fora.

como organizar a despensa

Com uma boa organização você consegue otimizar a ponto, até mesmo, de sobrar espaço para guardar seus alimentos e utensílios, facilitando o dia a dia e evitando dores de cabeça.

Ajuda a reduzir desperdícios

Um dos motivos mais comuns de desperdícios de alimentos no dia a dia está relacionado com a falta de organização na despensa. Por exemplo, quando você não armazena grãos e massas de forma adequada e peca na higienização, pode ter a surpresa de encontrar os famosos carunchos, que aparecem bastante em alimentos como:

  • feijão;
  • grão de bico;
  • soja;
  • farinha;
  • macarrão;
  • biscoitos;
  • arroz;
  • milho de pipoca, entre outros.

Quando você mantém o espaço organizado, conta também com os potes adequados para armazenamento de alguns itens e, com isso, evita que o bichinho entre nos alimentos, gerando a necessidade de descarte.

Potencializa a criatividade na cozinha

Quantas vezes você ficou sem saber o que fazer no dia a dia para cozinhar? Sabemos que, muitas vezes, pode acontecer um sério bloqueio para criar pratos e sair da rotina. Quando a despensa está organizada, você lembra de alguns alimentos e temperos disponíveis que nem lembrava e pode vir uma ideia inspiradora para um prato especial.

bancada de cozinha organização

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

Mas, para isso, é importante que tudo esteja organizado para que você veja esses alimentos. Sem isso, poderá esquecer deles e perder oportunidades de sair um pouco da rotina no preparo dos pratos. Ou seja, é mais fácil ter uma cozinha funcional que ajude a impulsionar sua criatividade no dia a dia.

Evita que você deixe alimentos estragarem

Pare de ter desperdícios com perdas de alimentos no dia a dia! Muitas vezes o desperdício acontece porque não sabemos que há itens que estão próximos de vencerem e, assim, só notamos quando eles já estão impróprios para consumo (por exemplo, quando já expirou o prazo de validade).

A organização pode, inclusive, fazer com que você organize sua despensa, justamente, para deixar os itens mais próximos do vencimento mais a mostra, ajudando a priorizar o seu preparo para evitar desperdícios. Com isso, minimiza prejuízos financeiros e, também, de precisar jogar comida fora.

Outro ponto é que muitos alimentos estragam, justamente, por falta de organização na hora de guardar. Nós citamos o exemplo do caruncho, mas podemos listar vários outros. Por exemplo, o café, quando armazenado em lugar exposto ao sol, tende a perder seu aroma e sabor e você não quer isso, não é mesmo?

Como organizar a despensa da melhor forma?

Com a organização da despensa sempre em dia, o cotidiano pode se tornar muito mais prático e o ambiente mais funcional. Na prática, não é preciso muito para manter tudo em ordem. Com algumas ações simples, é possível dar uma cara nova à despensa e deixar o local sempre arrumado e agradável.

otimização da despensa - organização dos armários

A seguir, separamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa.

Use potes herméticos

Os potes herméticos são um dos utensílios mais importantes para acondicionar os alimentos na despensa. Além de manter os mantimentos conservados por mais tempo, devido ao seu sistema de vedação diferenciado, você ainda pode separar os alimentos por categorias.

O mais bacana é que há muitos modelos transparentes que facilitam na hora de procurar os ingredientes. O ideal é optar por potes herméticos fabricados com material de alta qualidade e funcionalidade para tornar o dia a dia na cozinha, de fato, mais prático.

Olhe as datas de validade

Outra dica é olhar constantemente as datas de validade dos alimentos para não correr o risco de ter que jogar algo fora ou ter desperdício. Ao chegar do supermercado, por exemplo, observe as datas e deixe um lembrete em algum local na cozinha com os mantimentos que estão mais próximos de vencer.

despensa infográfico

Você também pode separá-los dos demais para priorizar seu uso, evitando que estraguem antes da data de validade. Dessa forma, você também jogará menos comida fora e ainda pode economizar na compra de novos itens.

Separe por categorias

Separar tudo por categorias vai muito além da estética: é uma maneira de gastar menos tempo na cozinha. Uma dica é separar os mantimentos por refeições, como café, almoço, jantar e lanches. Você ainda pode dividir os alimentos mais utilizados, como temperos, grãos e massas, e deixá-los sempre à vista para ter mais praticidade.

Acessórios para organizar a despensa

Em seguida, guarde os mantimentos em móveis, como armários, prateleiras ou até mesmo em caixas organizadoras para manter os itens sempre agrupados e fáceis de serem identificados.

Armazene de maneira adequada

Um dos grandes segredos para manter a organização da despensa sempre em dia é armazenar tudo de maneira adequada. Mesmo que você não tenha muito espaço na cozinha, é possível instalar prateleiras nas paredes do ambiente e torná-lo mais funcional e personalizado.

Nas prateleiras mais altas, por exemplo, você pode colocar itens que são usados com menos frequência, como liquidificador, batedeira, mixer e travessas. Além disso, se você tiver um armário para acondicionar os alimentos, o indicado é reservar os espaços mais ao fundo para produtos que são utilizados eventualmente ou em ocasiões especiais.

Além disso, outra alternativa, pensando na ergonomia, seria planejar gavetões que mantêm a visualização mais facilitada.

Utilize cestos ou caixas

Tenha sempre cestos ou caixas para armazenar os alimentos com embalagem que não podem ser organizados em potes herméticos, como sucos, fermento e temperos. Uma dica é colocar etiquetas nomeadas em cada caixa para que você encontre os produtos mais rapidamente no momento de cozinhar.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Se você não quiser criar um aspecto desleixado, espalhando um monte de cestos pelo ambiente, deixe-os sempre guardados nos armários. Isso também é importante para manter os alimentos a uma temperatura mais amena, evitando que os produtos estraguem facilmente.

Mantenha a limpeza em dia

A organização está diretamente relacionada à limpeza. A despensa, nesse caso, deve ter ainda mais atenção nesse aspecto, pois ela se mantém fechada e é alvo fácil de insetos e bichos. A recomendação é seguir um cronograma de limpeza e realizar a manutenção completa do cômodo uma vez a cada mês.

Outra coisa que se deve evitar é guardar produtos de higiene no mesmo espaço que os alimentos, pois eles podem soltar gases nocivos à saúde e infectar o ambiente. Também é interessante observar a cada dia se a despensa tem acúmulo de poeira ou dejetos de comida. Caso note que o local está sujo, o indicado é limpá-lo o quanto antes.

otimização da cozinha

Seguindo esses passos você conseguirá manter sempre a despensa em ordem e ter uma casa mais funcional. Um grande erro, por exemplo, é deixar embalagens abertas e não acondicioná-las adequadamente. Outro erro é utilizar potes de má qualidade, que podem impactar a conservação dos produtos.

A organização da despensa é uma atividade que deve ser feita com frequência para que os moradores tenham mais praticidade e eficiência em casa. Além disso, a ação é fundamental para economizar em mantimentos e evitar o desperdício. Com as nossas dicas, certamente você poupará mais tempo e terá muito mais prazer ao se dedicar na cozinha.

Confira dicas de como organizar armários da cozinha em nosso Youtube:

Além de tudo que falamos, uma boa organização da despensa passa, também, por ter móveis de qualidade, com o tamanho adequado para suas demandas de acordo com o espaço disponível em seu cômodo também. Por isso, conte com a Finger!

Fazemos um projeto totalmente personalizado, focado no que você precisa para sua casa, podendo incluir divisórias para facilitar a organização nas suas rotinas. Sem isso, dificilmente você vai conseguir implementar as medidas que você viu ao longo deste artigo.

Além disso, poderá ter móveis planejados feitos com materiais de qualidade e resistentes, que ajudarão na higienização sem perder a qualidade dos itens e evitar que os alimentos estraguem por problemas deste tipo.

Aproveite a visita e leia também o post sobre organização de armário: como achar itens rapidamente?

E não deixe de contar com a Finger para implementar seu projeto de despensa! Entre em contato e vamos conversar sobre o assunto.

 

O seu lar é o melhor lugar do mundo!

Solicite o orçamento dos móveis planejados e transforme o seu lar!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia