02dez

Quando investir em uma cozinha integrada?

Quando investir em uma cozinha integrada?

Para que limitar, se você pode abrir? Para que isolar, se é possível integrar? Com tantas possibilidades arquitetônicas e que dão mais vida a qualquer casa, a cozinha integrada tem roubado a cena e se torna cada vez mais comum nas construções. Moderna, com maior aproveitamento de espaço e otimização da circulação de pessoas, a cozinha integrada faz ótima dobradinha com a sala de jantar, sala de estar ou o formato americano.

Neste texto, vamos apresentar algumas possibilidades de layout, como ela deixa a casa mais utilitária e mostrar se realmente vale a pena investir em uma. Está pensando em reformar sua cozinha? Então, continue lendo e aproveite as nossas dicas!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Quais são os tipos de cozinha integrada?

Inicialmente vistas como parte da área de serviço de uma casa, as cozinhas eram isoladas para que ninguém visse ou tivesse acesso à preparação dos alimentos. Deveria ser uma função menor, escondida. Com a mudança dos padrões de comportamento, a vida moderna começou a exigir mais envolvimento dos membros da família nas tarefas domésticas e espaço para que eles conseguissem ficar o maior tempo possível juntos. Uma das respostas para isso veio por meio da integração do espaço.

6 erros evitar na reforma cozinha

A arquitetura acompanhou esses anseios de forma inteligente e apresentou soluções como a cozinha americana, toda aberta e integrada com a sala de jantar ou de estar. Veja, a seguir, quais são os principais tipos de cozinha, como esses espaços se organizam e de que modo eles se encaixam, ou não, no seu estilo.

Cozinha americana

O modelo mais famoso de integração com outros cômodos da casa remete à chamada cozinha americana, que é toda aberta e não necessita de muito espaço para se organizar. Ela pode se concretizar como local para refeições, por meio de uma ilha em seu espaço central ou com uma bancada que faz a integração com outros ambientes, possibilitando ver quem prepara as refeições para interagir.

cozinha integrada sala estar

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Essa solução arquitetônica é ideal para quem tem pouco espaço em casa, mas não quer abrir mão de uma área charmosa para fazer as refeições. Ela também oferece a possibilidade de baratear a obra, a partir do uso do mesmo revestimento de parede, piso e decoração na área que vai integrar, o que aumenta a sensação de amplitude, já que prolonga a continuidade do piso e das paredes.

Cozinha integrada com sala de jantar

Diferentemente do modelo americano, aqui você tem um alvo específico para integrar a sua cozinha e fazê-lo com uma sala de jantar. As ideias de uso de mesmo piso e parede para as duas áreas continuam valendo para ampliar o espaço, mas ganham charme extra por meio de revestimentos de armários e da mesa de jantar.

Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Dautore Aracaju – Fotos: Filippe Araújo

Considere criar contrastes entre tons, como preto e branco, dependendo da sua referência de decoração de móveis de cozinha; ou com cores complementares, como as chamadas candy colors, para obter esse efeito. Os tons monocromáticos também viram um charme extra na hora de promover a integração.

Uma mesa de um tom e cadeiras na mesma paleta, por exemplo, diferenciam a peça, mas não fogem da proposta do ambiente. A iluminação é outra grande aliada na hora de integrar. Uma luz diferente e mais baixa, vinda de uma cúpula, por exemplo, marca a função e o destaque do novo espaço, mesmo ele sendo uma continuação da sua cozinha.

Cozinha integrada com sala de estar

É possível sair de um ambiente mais casual, como a cozinha, para o mais social da casa, como a sala de estar? A resposta é sim e o segredo está em conseguir uma estrutura que dialogue com os dois ambientes. Ela pode vir por meio de painéis deslizantes, que escondem a cozinha quando necessário e fiquem abertos em um dia de casa cheia. A tonalidade dos painéis pode estar presente nos móveis da sala, criando a sensação de um ambiente só.

Cozinha gourmet integrada

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Rudimar Razador

A mesma lógica funciona ao optar pela tonalidade branca como cor principal da cozinha e da sala. Vale até apostar nas cores dos móveis e dos acessórios dos dois ambientes para conversar entre si, criando uma harmonia visual. Não tenha medo de investir no mesmo tipo de revestimento para a cozinha e a sala. Apesar de ser uma área molhada e que precisa de alguns cuidados relacionados à gordura, o mercado já tem boas opções de piso que vão bem nessas áreas e em espaços ditos sociais.

Quando vale a pena investir nesse tipo de cozinha?

Estilo ou necessidade moderna de espaço? Dependendo da sua realidade, podem ser as duas coisas e fluir muito bem na sua casa. A seguir, apresentamos algumas dicas de quando vale a pena adotar uma cozinha integrada. Acompanhe!

Existência de espaços pequenos

Se sua casa ou apartamento tem metragem reduzida, para que perder mais espaço lançando mão de paredes que vão diminuir o local e limitar a circulação das pessoas? Se esse é o seu caso, a integração é perfeita para aumentar a área, dar a sensação de amplitude e ganhar espaços decorativos onde não teria, como em uma bancada para cozinha.

Necessidade de ter maior facilidade no preparo das refeições

Ganhe facilidade na hora de preparar as suas refeições com um espaço mais aberto, que promova a circulação de ar e a proximidade com sua família ou visitantes, sem precisar sair do cômodo para ver alguém. Tenha cuidado apenas com a questão da fumaça da comida e da gordura, o que pode ser facilmente resolvido com a colocação de um depurador de ar. O espaço obtido e o aumento da vida social da casa vão, certamente, compensar.

cozinha provençal classica com ilha

Inspiração: Edy Planejados

Busca de maior funcionalidade para o ambiente

A correria, a falta de espaço e a otimização das tarefas são a tônica da vida moderna. Então, por que não assumir isso e facilitar a sua vida com a integração dos ambientes? Ao investir na cozinha integrada, você torna todo o espaço mais funcional, garantindo maior praticidade no dia a dia.

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

Quais os benefícios de ter uma cozinha integrada?

A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens dessa integração. Acompanhe!

Ambiente mais compacto e fácil de limpar

Com a integração, os ambientes ficam mais compactos, o que torna o processo de limpeza mais rápido e fácil. Afinal, como os revestimentos dos ambientes, em geral, são os mesmos, você não precisa se preocupar em usar outros materiais para deixá-los limpos, o que dá maior praticidade no dia a dia.

tons neutros

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados

Otimização do espaço

Como os ambientes, em geral, são menores, é importante que cada coisa fique no seu lugar, para evitar a bagunça. Assim, você consegue otimizar os espaços e garantir que a sua cozinha integrada esteja sempre aconchegante.

cozinha integrada com sala

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Socialização com a família e os amigos

Essa é uma das grandes vantagens da cozinha integrada, principalmente para quem é amante da culinária e gosta de colocar a mão na massa. Afinal, com a integração, você consegue preparar seus pratos favoritos sem abrir mão de uma boa companhia.

Cozinha Cinza Soul Collection

Cozinha Soul Collection – Padrões Staub e Staff
Projeto: Paulo André Assumpção – Fotos: Otávio Assumpção

Conceito de “menos é mais”

Ao investir em uma cozinha integrada, você trabalha com o conceito de que menos é mais, o que pede poucos utensílios e acessórios. Assim, valoriza a presença do que tem serventia no espaço e evita o amontoado de coisas sem nenhuma utilidade.

cozinha soul collection

Quais as desvantagens da cozinha integrada?

Como nem tudo na vida são flores, a cozinha integrada também apresenta algumas desvantagens. A seguir, apresentamos as principais. Acompanhe!

Bagunça aparente

Que jogue a primeira pedra quem nunca deixou a louça suja acumular por preguiça ou falta de tempo. Afinal, com a rotina corrida, esse acúmulo é cada vez mais comum e, se você tem uma cozinha integrada, não é possível escondê-la. Essa é uma das desvantagens dessa integração.

Por outro lado, quando esse ambiente é isolado do restante da casa, você só precisa fechar a porta e deixar a bagunça toda lá dentro, que ninguém percebe. Por isso, é importante analisar seu estilo de vida e suas necessidades, para saber qual é o tipo de cozinha ideal.

Dispersão de cheiros e gorduras

Uma cozinha integrada dispersa facilmente os cheiros e as gorduras para outros ambientes, o que nem sempre é interessante. Imagine que você esteja na sala recebendo amigos e seus funcionários estejam na cozinha preparando os alimentos. Se algum desatento deixar a comida no fogo por mais tempo que o necessário, o cheiro de queimado poderá se espalhar pelo restante do espaço. Isso trará desconforto tanto para você quanto para os seus convidados.

Falta de privacidade

Se você não tem o hábito de cozinhar e delega essa função para seus funcionários, é bem provável que não consiga ter privacidade na sua sala, por exemplo, se ela for integrada à sua cozinha. Isso porque, como os ambientes estão interligados, os seus colaboradores poderão ver e ouvir com facilidade tudo o que ocorre. Por isso, se você precisa de maior privacidade na sua casa, é interessante pensar se esse tipo de espaço realmente se encaixa na sua rotina.

Como vimos, o principal conceito por trás de uma cozinha integrada é a inteligência na hora de conseguir mais espaço, mesmo quando ele parece diminuto, ou mais tempo com sua família e amigos diante da correria do dia a dia — o que pode ser obtido enquanto se prepara uma refeição. Ao contar com a ajuda de um profissional especializado em móveis planejados, você terá ambientes modernos e aconchegantes, de acordo com aquilo que você e a sua família precisam.

E aí, gostou deste post? Agora que você já sabe tudo sobre cozinha integrada, que tal conhecer a nossa revista, a Finger Magazin, com mais dicas de decoração e arquitetura? Aproveite!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia