07fev

Como escolher o arquiteto ideal para seu projeto?

Como escolher o arquiteto ideal para seu projeto?

Não tem jeito: para não virar um caos, a reforma ou a construção de um imóvel demanda bastante planejamento. E não estamos falando apenas de organização financeira, ok? Também é preciso se programar para gastar um tempinho na escolha dos profissionais que serão contratados. Nessa hora, saber como escolher arquiteto é essencial.

Um arquiteto vai pensar em detalhes que você simplesmente não consideraria, além de dar sugestões embasadas para enriquecer o projeto e aproveitar melhor tanto os espaços como o tempo e os recursos disponíveis. Sem contar com um profissional para desenvolver o projeto, pode ter certeza: o barato provavelmente vai acabar saindo bem mais caro, com o valor que você acha que está economizando ao não contratar um arquiteto refletindo no custo final da obra. Melhor juntar o útil ao agradável, não acha?

Pensando nisso, resolvemos preparar este post justamente para falar sobre a importância de escolher um bom profissional de Arquitetura para ajudar nesse processo. Que tal conferir algumas dicas que podem ajudá-lo a tomar essa decisão? Continue acompanhando!

Por que contar com um profissional qualificado?

Reformas e construções acabam demandando a expertise de profissionais das mais variadas áreas. Entre eles, o arquiteto é o único que está presente em todas as etapas, acompanhando os trabalhos do início ao fim para dar o melhor auxílio na reforma ou construção. Ao lado do mestre de obras e do engenheiro, sua função é assegurar que os processos aconteçam de acordo com o projetado.

O conhecimento que o arquiteto adquire durante sua formação permite que ele exerça diferentes atividades. Em obras de construção começando do zero, por exemplo, a atuação desse profissional pode ter início com a avaliação do terreno até chegar à especificação dos detalhes, desde pisos e revestimentos a mobiliário e iluminação. Seja qual for o escopo do trabalho, contar com um arquiteto vai garantir qualidade e economia em sua execução.

Confira agora um resumo das principais razões para contratar um profissional gabaritado para seu projeto:

  • o arquiteto transforma necessidades e desejos em soluções espaciais para reformar ou construir imóveis;
  • é ele o profissional autorizado a colocar em prática o projeto arquitetônico;
  • o arquiteto equilibra as necessidades do cliente com o orçamento disponível;
  • sua formação ensina a unir estética, técnica, criatividade e funcionalidade em um mesmo ambiente;
  • construir com um arquiteto traz mais segurança e ainda valoriza o imóvel;
  • esse profissional é capaz de calcular o volume necessário de materiais e criar orçamentos para o projeto;
  • o acompanhamento do arquiteto permite que o cliente tire todas as suas dúvidas e receba feedbacks em tempo real sobre o projeto;
  • o arquiteto tem preparo para prestar ajuda estética e técnica na compra dos materiais, bem como para gerenciar os fornecedores da obra, além de poder sugerir a compra de móveis planejados para deixar o resultado ainda mais harmonioso;
  • além de coordenar projetos, esse profissional também pode cuidar das providências legais da obra e se responsabilizar pela contratação de operários.

Como escolher o arquiteto certo para seu projeto?

Na prática, se você já teve alguma experiência ruim ou se nunca precisou contratar um profissional como esse, a busca pelo arquiteto certo para tomar frente de todos esses processos pode parecer um pouco complicada. Mas não se desespere! A seguir, vamos listar algumas dicas relevantes para ajudá-lo a fazer essa escolha sem estresse. Veja!

Verifique o registro no CAU

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) é o órgão regulador da profissão no país. Antes de mais nada, um bom arquiteto deve ter uma sólida formação na área e, obviamente, ter o registro no CAU. Você mesmo pode fazer a consulta no próprio portal do Conselho, viu?

Confira o portfólio do profissional

Hoje em dia, a maior parte dos arquitetos tem seu próprio site ou ao menos uma rede social profissional, o que facilita bastante na hora de analisar o portfólio. De toda forma, vale pedir ao profissional que apresente pessoalmente fotos de projetos anteriores. A partir daí, você consegue conhecer as construções com as quais o arquiteto já está acostumado a trabalhar e ter uma noção sobre seu estilo para ter certeza de que a estética geralmente adotada é semelhante ao que você tem em mente.

Basicamente, há 3 formas de fazer essa avaliação e o melhor é aproveitar todas. Entenda!

Verificação online

Hoje em dia, muitos arquitetos exibem o portfólio na internet, possibilitando que você encontre galerias com fotos e até detalhamentos das principais obras executadas nas redes sociais ou em sites próprios. Aproveite que a pesquisa online é bem simples e analise várias opções! Assim, você terá uma boa base de informações para fazer sua escolha final.

Visitas às obras

O ideal, no entanto, é não ficar apenas na internet. Se possível, procure visitar os ambientes planejados pelos profissionais pelos quais tem interesse a fim de atestar a qualidade da execução. Poder sentir o espaço e conferir detalhes com os próprios olhos realmente faz toda a diferença na percepção do trabalho realizado pelo arquiteto. Aproveite o momento para conferir a disposição das áreas, as ideias decorativas, a dinâmica geral do espaço.

Busca em portais de projetos

Portais que reúnem diversos projetos são ótimas fontes de tendências e referências na área da Arquitetura. Um ótimo exemplo é o Archtrends, que traz um vasto acervo de imagens e editorias exclusivas para servirem de inspiração. O portal também permite que o usuário analise projetos de muitos profissionais, além de dar acesso a contatos de alguns arquitetos e escritórios.

Peça indicações

Mesmo na era da internet, a indicação de amigos e familiares ainda é muito valiosa. Converse com pessoas que já passaram por esse processo, questionando sobre prazos, valores e todos os detalhes que considerar relevantes. O ideal é visitar pessoalmente as obras pelas quais você recebeu indicação desse ou daquele profissional.

Saiba mais sobre os fornecedores

Embora você não vá se envolver diretamente com a contratação de fornecedores, é imprescindível saber com quem o arquiteto prefere trabalhar. Conhecendo nomes e referências, faça buscas rápidas para saber se os profissionais escolhidos trabalham com produtos de qualidade, se os resultados finais parecem cuidadosos, se há reclamações a seu respeito.

Seguindo nossas dicas de como escolher arquiteto para sua obra, você certamente vai encontrar um profissional alinhado com seu estilo! Pronto para dar início à busca?

Por fim, se gostou deste conteúdo e deseja receber nossas novidades para aprender cada vez mais, assine agora mesmo a nossa newsletter!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia