05fev

O que são móveis personalizados e por que utilizá-los na minha casa?

O que são móveis personalizados e por que utilizá-los na minha casa?

Trocar um exemplar de mobiliário antigo sempre traz a dúvida: qual peça comprar para substituir? Se essa escolha não for feita com cuidado toda vez que você resolver se desfazer de algo, saiba que há grandes chances de a composição da casa ficar desequilibrada.

Afinal, sempre terá um jogo de cadeiras que não harmoniza com os armários ou um estilo de peça que não se encaixa na decoração do ambiente. Achou essa situação familiar? Não se preocupe! É possível resolver o problema com modelos de móveis personalizados.

Para saber mais sobre eles e conferir suas vantagens, continue a leitura!

O que são móveis personalizados?

São peças desenvolvidas especialmente para os ambientes onde serão instaladas — portanto, ideais para quem quer aproveitar a casa ao máximo. Diferentemente dos móveis produzidos em série e encontrados na maioria das lojas, os modelos personalizados têm suas características pensadas de acordo com o espaço.

cozinha planejado moveis personalizados cozinha sob medida

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: MovieTowCriative

Aspectos como cor, tamanho e formato são cuidadosamente escolhidos com base nos pedidos do cliente. Para isso, uma equipe faz um levantamento das principais necessidades do contratante e desenvolve um projeto. O tempo entre o processo de criação e fabricação dos modelos varia de uma empresa para outra.

Em relação ao transporte para a entrega e posterior montagem, tudo varia de acordo com a região onde o cliente mora. Independentemente do prazo, saiba que os benefícios de ter um mobiliário personalizado compensam — e muito! — o tempo de espera.

Em quais casos são indicados?

Os móveis personalizados podem ser utilizados em qualquer ambiente, uma vez que se adaptam à configuração de diferentes cômodos. São indicados para casas ou apartamentos, espaços pequenos ou amplos, áreas íntimas ou sociais, com planta quadrada ou irregular (sem formato definido).

Quartos, salas, escritórios, lavanderias, cozinhas, banheiros: todas as partes da residência ficam interessantes com um bom projeto de mobília personalizada. Muitas empresas até trabalham com módulos específicos para cada tipo de cômodo, a fim de facilitar o desenvolvimento e a montagem das peças no local.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Qual é o nível de personalização?

O nível de personalização é muito alto e traz diversas vantagens. Há algumas limitações quanto ao tamanho das peças em cada tipo de cor, mas a chance de chegar a um resultado muito próximo do esperado é grande. Não é à toa que cada vez mais pessoas têm procurado essa solução para receber amigos com conforto em suas residências.

Inclusive, devido à capacidade de adaptação a diferentes espaços, os móveis personalizados também se tornam excelentes opções para ambientes comerciais e corporativos. Afinal, nada melhor que contar com peças exclusivas para representar uma marca ou ideia específica.

Por que optar por modelos personalizados?

A resposta é simples: para adequar a mobília às medidas do ambiente e, principalmente, às necessidades dos moradores. Afinal, quem não quer espaços pensados para atender exclusivamente os usuários e facilitar a rotina diária? Você consegue isso e muito mais com modelos personalizados. Confira!

iluminação indireta sala de estar planejada e exclusiva

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

Valorizar seu estilo decorativo preferido

Se sua casa já segue um tema específico ou passará por uma reforma, nada melhor que complementá-la com elementos que sigam a mesma linguagem da decoração. As peças personalizadas, também conhecidas como móveis planejados, podem ser criadas com base em um estilo específico. Assim, você tem a possibilidade de escolher modelos com um design clássico ou moderno.

Em alguns casos, os padrões de cores utilizados pelas empresas são estudados e colocados em linha só depois de passarem por análises da área de desenvolvimento. Ainda assim, há uma grande variedade de opções para deixar o lar com a cara dos donos.

Aproveitar cada canto da casa

Você acha que seu quarto ou cozinha poderia ter peças distribuídas de maneira uniforme? Com as medidas editáveis dos móveis personalizados é possível tirar proveito de cada centímetro dos cômodos. As dimensões são pensadas nos mínimos detalhes, o que permite uma disposição otimizada e economia de área útil.

banheiro duplo armários marcenaria exclusiva

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Profissionais – Fotos: Sidney Doll

Você também consegue prever encaixes perfeitos em cantos de paredes, bordas chanfradas e até mesmo em superfícies irregulares. Esse cuidado com o encontro entre móveis e partes estruturais faz toda a diferença no aproveitamento do ambiente.

Contar com peças duráveis e resistentes

Apesar da variedade de acabamentos, todos os móveis personalizados são feitos com muito cuidado. O processo de fabricação envolve materiais de qualidade para que, além de apresentar um visual interessante, as peças tenham maior resistência.

Algumas empresas, por exemplo, trabalham com resina polimérica sobre chapas de MDP e MDF. Trata-se de um material que apresenta ótimo custo-benefício e que estende a vida útil das peças. Clientes mais exigentes também encontram linhas em madeira maciça para aplicar em seus projetos.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Desfrutar de praticidade e organização

Nem sempre é possível manter tudo no devido lugar com móveis comuns. Às vezes, falta gaveta para guardar pertences pequenos ou você conta com portinhas que têm configurações nada funcionais. Nesses casos, a presença de um modelo pensado exclusivamente para suas necessidades pode ser um diferencial.

A partir de um projeto, você conseguirá definir o tamanho dos móveis e a disposição dos nichos e outros componentes — tudo para facilitar a organização dos itens e tornar seu dia a dia mais prático.

Ter áreas exclusivas para curtir boas companhias

Como dito na introdução, é desafiador tentar compor um visual harmônico com peças diferentes dentro de casa. Além de não favorecer a estética do ambiente, a mistura de móveis prontos dificulta o encaixe entre tamanhos e padrões distintos.

moveis planejados para sala de estar staycation

Projeto: Elementar Arquitetura – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo

É possível eliminar tais problemas com modelos planejados. Você pode, por exemplo, colocar o fogão próximo à pia para agilizar os afazeres na cozinha durante um encontro com amigos ou familiares. A equipe responsável pelo projeto terá cuidado com cada detalhe na hora de integrar os modelos, a fim de criar um conjunto funcional e, ao mesmo tempo, bonito.

Agora você tem bons motivos para investir em móveis personalizados e se livrar de situações incômodas. Para isso, procure uma empresa experiente no mercado e que possa oferecer qualidade em todos os processos, desde o atendimento até a entrega dos produtos.

Incrível o potencial desse tipo de mobiliário, não é mesmo? Se deseja saber mais sobre as possibilidades de projeto, entre em contato conosco!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia