27jan

Cozinha conceito aberto: 7 dicas para planejar esse estilo de cozinha

escrito por Francieli Kern
Cozinha conceito aberto: 7 dicas para planejar esse estilo de cozinha

As casas com conceito aberto trazem amplitude, conforto e uma visualização melhor do ambiente como um todo. Nesse sentido, a cozinha conceito aberto também ganhou espaço e está fazendo sucesso por diversos motivos. Conheça mais sobre essa tendência e saiba como planejar o ambiente dessa forma.

O que é cozinha conceito aberto

Popularmente conhecida como cozinha americana ou até mesmo cozinha integrada, a cozinha conceito aberto é um ambiente com menos paredes e portas, deixando o espaço menos isolado da sala, por exemplo. A ausência de paredes ajuda a integrar os ambientes, tornando-os quase como um só.

cozinha conceito aberto

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos Sidney Doll

Você pode optar por uma cozinha conceito aberto que seja integrada à sala de jantar, por exemplo, deixando um cômodo mais similar ou optar por uma cozinha integrada à sala de estar como um todo.

Vantagens da cozinha conceito aberto

Planejar um ambiente integrado e mais aberto pode trazer diversos benefícios e vantagens para os moradores, melhorando a qualidade de vida e tornando a rotina mais confortável. Confira mais sobre essas vantagens:

  • Sensação de amplitude;
  • Otimização do espaço;
  • Flexibilidade;
  • Iluminação natural
  • Economia;
  • Autonomia;
  • Facilidade;
  • Melhor convivência;
  • Harmonização do ambiente;
  • Praticidade.

Essas são algumas das vantagens ao planejar um ambiente integrado, trazendo uma cara nova para sua casa. A cozinha aberta é uma ótima aposta, como você pôde ver acima, deixando o projeto mais moderno e casual, com uma pegada mais jovem.

cozinha conceito aberto - ambientes integrados

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Como planejar cozinha conceito aberto

Mas como planejar a cozinha conceito aberto? São vários fatores que devem ser levados em consideração, contemplando diversos itens. Por isso, selecionamos aqui algumas dicas para você se atentar na hora de planejar esse ambiente integrado e aberto. Confira:

Siga a finalidade de cada ambiente

Primeiramente, defina a finalidade de cada ambiente, evitando que haja confusão entre os cômodos, já que a delimitação dos espaços será mais útil, sem paredes. Não adianta ter uma cozinha onde a mesa de jantar seja ao lado do fogão. É preciso iniciar o projeto deixando claro o que cada ambiente é.

6 erros evitar na reforma cozinha

Delimite os espaços

O segundo passo é delimitar os espaços que serão integrados. Como eles serão delimitados? Por meio de uma bancada? Ou um móvel? São várias as ideias para deixar o espaço delimitado. Apesar de ser um conceito aberto, cada espaço deve estar bem delimitado para que os ambientes fiquem bem integrados, mas sem ficar uma bagunça.

cozinha e sala integrada origens 2022

Plantas também podem fazer bem esse papel, sendo o espaço divisor entre a sala e a cozinha conceito aberto. Há quem prefira delimitar os espaços por meio da iluminação. Se você quer algo mais organizado e definido, essa não é a uma indicação para inserir no projeto.

Harmonize entre os ambientes

Assim, pense nos espaços de forma harmonizada. Mesmo que eles sejam espaços diferentes, é fundamental que eles tenham uma harmonização entre si, evitando um choque visual muito grande. Pense em cores complementares, que possam ornar bem e trazer harmonia para os moradores.

cozinha conjugada com sala

Pense na circulação

Outro ponto importante é pensar na circulação de pessoas entre os ambientes integrados. Por isso, evite amontoar móveis e itens decorativos que possam deixar o espaço mais apertado, de difícil locomoção. Se a residência já for pequena, opte pelo minimalismo e por itens suspensos.

cozinha planejado moveis personalizados cozinha sob medida

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: MovieTowCriative

Atente-se aos cheiros

A cozinha conceito aberto pode trazer diversas vantagens, mas pode gerar alguns incômodos se não for planejada corretamente. Os odores comuns nesse ambiente podem prejudicar o restante da casa. Por isso, fique atento a esse tipo de problema. Adicionar uma coifa ao seu projeto é fundamental para evitar que as visitas sintam-se incomodadas com o cheiro do preparo das refeições.

cozinha gourmet cinza em varanda

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

Cuidado com o lixo

Na cozinha, muitos restos de alimento são jogados no lixo com frequência. Por isso, é importante que, na hora de montar o seu espaço, o lixo da cozinha seja pensado com cuidado e atenção. Opte por lixos integrados aos armários, nos quais, eles fiquem por mais tempo escondidos, sem liberar aquele cheirinho incômodo.

lixeira embutida cozinha planejada

Projeto e execução: Finger Criciúma

Pense na organização

Apesar de ser uma tendência, é preciso ficar atento à organização. A cozinha é um local onde itens podem ser acumulados, como louças sujas ou lavadas, utensílios e alimentos. Por isso, pense na forma de deixar esse espaço mais organizado para não prejudicar o conforto para os moradores. Inclua armários e gavetas no seu projeto, além de um lava-louças que pode ser ideal para amenizar a desorganização.

Não esqueça de apostar em prateleiras e armários projetados para sua cozinha conceito aberto. Assim, você vai acertar na hora de manter o espaço mais organizado. Alguns itens especiais, como ímãs de temperos para geladeira, podem fazer a diferença no dia a dia e no visual do espaço.

Cozinha gourmet integrada

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Rudimar Razador

Pense em todos os itens que são necessários para a cozinha, incluindo a lavanderia e os itens de limpeza, buscando sempre deixar o espaço organizado e longe de toda bagunça.

Cozinha Paralela

Uma boa forma de delimitar o espaço da cozinha conceito aberto é apostar na ideia de cozinha paralela, que dá acesso a outros ambientes, ou pelo menos, parte dela nesse estilo. Assim, você economiza espaço e deixa locais delimitados, como pia para lavanderia, pia de louças e fogão. É uma boa ideia para quem não quer investir em divisórias.

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

Assim, fica mais fácil de pensar na cozinha conceito aberto para o seu projeto, contemplando conforto e sensação de harmonia entre os espaços envolvidos, deixando a casa dentro das tendências de decoração. Mas você sabia que é importante ficar atento a alguns pontos que podem prejudicar esse conforto? Saiba mais:

  • O cheiro proveniente da cozinha pode causar desconforto, como já falamos acima;
  • Barulhos podem tirar um pouco do conforto do outro cômodo;
  • Alta demanda de organização;
  • Falta de privacidade.

Dessa maneira, você já conhece as vantagens e desvantagens de ter uma cozinha conceito aberto em seu projeto. Cabe analisar qual é a melhor forma de construir esse espaço, adequando-as às necessidades atuais, verificando qual é o melhor investimento e se as vantagens são superiores às desvantagens.

O que você acha de apostar na cozinha conceito aberto? Já possui algum cômodo em casa com esse estilo? Conta pra gente e compartilha com os seus amigos tudo sobre esses ambientes integrados e planejados.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia