28abr

Especial 42 anos: conheça a história da Finger Móveis Planejados

Especial 42 anos: conheça a história da Finger Móveis Planejados

Em uma pequena região do interior do estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente no distrito da cidade de Sarandi, começou a história da Finger Móveis Planejados. A empresa, que hoje compõe o topo da lista com outras marcas consolidadas, tem uma linha do tempo muito bonita e curiosa.

Para mostrar de que forma tudo aconteceu e quais foram os principais desafios, desde o início dos trabalhos até o destaque atual, vamos apresentar um artigo produzido em colaboração com a nossa gerente de marketing, Francieli Kern. Tem interesse em saber mais? Prossiga na leitura com a gente!

Como tudo começou?

O fundador da empresa foi o senhor Pedro Lauri Finger que, desde muito jovem, tinha o sonho de abrir seu próprio negócio. A partir de 1978, com a ajuda da família (esposa e filhos), ele passou a dar o seu melhor para oferecer produtos de qualidade aos clientes.

Inicialmente, a proposta era desenvolver utensílios de madeira para que as pessoas usassem em seu cotidiano. Um dos diferenciais, inclusive, estava na precisão empregada no processo de criação dos produtos, o que fazia com que tivessem boa durabilidade na casa do consumidor.

Brinquedos, pequenas peças e até elementos para aberturas (portas e janelas) fizeram parte do conjunto de itens produzidos pela empresa antes de chegar à personalização de móveis. Desde aquela época, os desenhos da madeira tinham inspiração na arquitetura do estilo germânico.

Francieli destaca que tudo era feito com muita dedicação, a partir de um trabalho manual de carpintaria: “a empresa começou pequenina, com uma marcenaria no porão da casa da família, onde a QUALIDADE e a ATENÇÃO AOS MÍNIMOS DETALHES sempre estiveram presentes”.

Finger – 1978

Qual é a realidade atual da empresa?

A história da Finger se mantém muito bem representada pela segunda geração da família. Hoje, a empresa é conduzida pelo senhor Edson Finger (diretor) junto de sua irmã, Joseane Finger (diretora financeira), e de seus filhos Júnior e Éllen Thays Finger.

Junior Finger, Joseane Finger, Pedro Lauri Finger, Edson Finger e Éllen Thays Finger

A equipe busca levar os diferenciais de seus produtos para o Brasil e outros países. A inovação faz parte da marca e permite entregar projetos de móveis editáveis completos, adequados às principais tendências e com design de altíssima qualidade.

A empresa também se destaca por manter um excelente relacionamento com lojistas e demais parceiros. “A empresa é reconhecida no mercado pelos laços de confiança, acessibilidade e flexibilidade com todas as pessoas envolvidas e, principalmente, pelos consumidores”, afirma Francieli.

O que faz com que ela se mantenha relevante?

Chegar ao ponto de comemorar uma tradição com mais de 42 anos é uma grande conquista. E nada disso seria possível, sem a dedicação e empenho de todos os colaboradores, lojistas, projetistas, montadores, arquitetos, designers e todos os parceiros, que sempre se mantiveram unidos por um único propósito: o de fazer parte da vida das pessoas através da transformação dos ambientes.

Não é à toa que a Finger Móveis Planejados pôde  se estabelecer como uma das marcas que mais crescem no Brasil — além de expandir sua atuação para outros países.

A precisão nos detalhes é considerada sua vocação e um dos principais segredos para se diferenciar das concorrentes. Outro aspecto que contribui para a relevância da empresa no mercado é o fato de trazer, em seu DNA, a origem alemã.

Segundo Francieli, “essa descendência germânica afirma a paixão pelo design, a ousadia e a preocupação em oferecer padrões, texturas e possibilidades de fabricação para que os arquitetos e clientes possam ter ambientes verdadeiramente personalizados”.

Como a Finger se mantém sempre atualizada?

A cultura da inovação move os trabalhos realizados por toda a equipe interna, que sempre estuda e desenvolve cada item com a máxima exigência. Para a empresa, ser pioneira e diferente das demais é importante, assim como investir em máquinas e capacitar pessoas.

No entanto, nada na história da Finger faria sentido se os clientes não pudessem estar sempre em condição de plena satisfação. É por isso que a marca valoriza os cuidados nos mínimos detalhes, de modo a fazer parte das famílias brasileiras e levar tecnologia, conforto e bem-estar a cada uma delas.

Francieli confirma que a missão de melhorar a vida das pessoas é o que mantém a empresa atualizada e em constante movimento. Isso significa ter capacidade para transformar ambientes em lugares de qualidade, aliando todo o potencial do design europeu à precisão alemã.

Que tipo de prêmio a empresa já recebeu?

Reconhecimento é fundamental para toda marca. Felizmente, a Finger Móveis Planejados está entre os nomes que podem se orgulhar com o ganho cada vez maior de visibilidade.

Dentre as diversas premiações já recebidas, a empresa possui uma conquista especial dentro do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), onde conquistou por mais de 4 vezes premiações do Prêmio de Qualidade RS “Rumo à Excelência”.

“Dentre os diversos critérios de julgamento observados pelo PGQP, consta a avaliação desde o ambiente corporativo até a entrega do produto junto ao cliente final, sob um olhar rigoroso e minucioso da entidade”, afirma Francieli.

Cabe destacar que a indústria moveleira acaba de completar 42 anos e vem aplicando, em seu dia a dia, as técnicas e ferramentas de gestão orientadas pelo PGQP.

Sendo assim, a premiação consolida o empenho de todo o time da Finger em garantir melhorias de qualidade, gestão e inovação. A empresa tem, hoje, mais de 100 pontos de vendas distribuídos pelo Brasil e conta com uma equipe direta composta por mais de 250 colaboradores.

Palavras de Edson Finger: “não medimos esforços e dedicação para participar do PGQP, pois entendemos que muito além das premiações estão as melhorias constantes dos processos e serviços prestados. Somente assim podemos cumprir com a nossa missão de transformar ambientes para o bem-estar das pessoas”.

 

Junior e Edson Finger

Quais são os principais diferenciais?

Tecnologia e precisão permanecem como características essenciais a todos os produtos da Finger Móveis Planejados. Elas aparecem em diversas linhas, com variações nos padrões, acabamentos e estilos, o que possibilita a elaboração de projetos personalizados e exclusivos.

Um dos diferenciais da empresa está no fato de contar com um dos mais modernos parques fabris da América Latina, que inclui máquinas das empresas alemãs Homag e Ima, ambas líderes mundiais em tecnologia de precisão para a fabricação de móveis.

A Finger também trabalha com fornecedores de destaque internacional. Essa lista inclui nomes como a empresa alemã Hettich — para a produção de ferragens e sistemas de aberturas —, bem como Arauco e Duratex — para o fornecimento dos painéis de MDP e MDF.

Como toda trajetória que envolve trabalho duro e muitas superações, a história da Finger é motivo de orgulho para todos os profissionais que a construíram. Hoje, a empresa comemora a participação da terceira geração da família nos negócios, com a possibilidade real de levar apenas o melhor a seus clientes.

Se você tem interesse em saber mais sobre as soluções da Finger ou deseja tirar dúvidas específicas, entre em contato conosco pelo site! Estamos à disposição para conversar e mostrar nossos diferenciais!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia