08nov

Como fazer decoração tropical? Confira 7 dicas

escrito por Francieli Kern
Como fazer decoração tropical? Confira 7 dicas

Poucos estilos são tão alegres e cheios de vida quanto a decoração tropical. Se você se encanta com esse tipo de projeto e sente que ele deveria fazer parte da sua casa, chegou ao lugar certo. Vamos mostrar as principais características do tema com muitas dicas para aplicá-lo aos ambientes.

Ao passo que consegue transmitir o calor do sol e o clima das regiões dos trópicos, essa proposta também gera frescor a partir do uso de elementos leves. Só observando e experimentando o espaço para entender, não é verdade?

Continue a leitura para conferir as nossas sugestões de cores, materiais e outros recursos relacionados ao estilo.

1. Crie um fundo neutro

A iluminação natural tem papel importante na ambientação do estilo que remete a regiões quentes. Por isso, é interessante que a base do projeto seja trabalhada em tons claros, como branco, creme ou bege. Essas nuances refletem melhor a luz que chega ao recinto, distribuindo-a por vários pontos e trazendo energia para dentro da residência.

O fundo neutro também vai dar destaque aos itens mais extravagantes da decoração tropical, que são muitos. Ou seja, ele é necessário para garantir o equilíbrio entre formas, volumes e texturas presentes nos móveis, nos acessórios e demais detalhes. O ideal é deixar grandes superfícies, como paredes e forros, em cores mais suaves.

2. Adicione estampas alegres

Quem pensa em tema tropical logo lembra dos motivos botânicos e florais. Eles alegram qualquer espaço por trazerem o movimento das formas orgânicas, sem contar que adicionam informação a qualquer cômodo sem graça. É importante, no entanto, ter cuidado com as proporções para que o visual não fique exagerado em questão de estampas.

Se você apostar em padrões tropicais no estofado da mobília da sala, por exemplo, evite repetir o mesmo desenho em outras peças presentes no recinto. Nesse caso, a dica é intercalar as estampas com cores sólidas ou figuras mais simples, como as listras ou ondas. Um jogo de almofadas, nesse caso, ficará incrível com a mistura de capas neutras e chamativas.

3. Deixe o máximo de luz entrar

Como dito, a decoração tropical tem tudo a ver com claridade natural, e você deve explorar esse recurso ao máximo se quiser a atmosfera típica do tema. O primeiro passo é afastar das portas e janelas qualquer elemento que possa bloquear parte da luz. Isso inclui móveis altos, cortinas densas e objetos instalados perto das aberturas, como vasos de flor.

Casa em maragogi decoração tropical

Projeto Arquitetônico e Interiores: Porto Neves Arquitetura – Execução mobiliário planejado: Finger Haus Centro Sul – Fotos: Walter Dias

O ideal é usar venezianas leves ou compor os trilhos das janelas com tecidos claros e de pouca espessura, de modo que o sol consiga iluminar tudo. Nas divisas de ambientes, em vez de colocar peças maciças que criam barreiras, aposte nos itens vazados. Um biombo, painel ripado ou até uma parede de cobogó se tornam opções atrativas para deixar a luz entrar.

4. Remeta à fauna e à flora

A temática tropical faz muitas homenagens aos animais e à vegetação encontrada em certas localidades. Assim, é interessante que você inclua algumas estampas relacionadas aos elementos da fauna e da flora. Na parte dos animais, aposte em aves como tucano, arara e flamingo. A onça e o leopardo também são bastante comuns.

Entrada da casa - fauna e flora

Projeto Arquitetônico e Interiores: Porto Neves Arquitetura – Execução mobiliário planejado: Finger Haus Centro Sul – Fotos: Walter Dias

Quanto aos tipos de plantas, a dica é abusar das folhagens amplas, como a famosa costela-de-adão. Flores como hibisco e as belas orquídeas também têm presença garantida por preencherem o ambiente com cores vibrantes. Todos esses padrões podem aparecer em tecidos, papéis de parede e até peças exclusivas de revestimentos.

5. Aposte em fibras naturais

Esse estilo prioriza o uso de materiais pouco alterados pela indústria, a fim de mostrar suas características originais. Você encontrará vários deles em diferentes elementos da composição, desde a mobília até os acessórios. Um bom exemplo é o aproveitamento de hastes de bambu para criar divisórias e estruturas de cadeiras.

decoração tropical

A dica é buscar inspirações de peças feitas com fibras naturais para incrementar diferentes partes da sua casa. Luminárias de vime, cestos de fibra de palmeira (rattan), estantes de paletes, toalhas de algodão e castiçais de casca de coco são apenas algumas das possibilidades para enriquecer a sua decoração tropical.

6. Misture tons alegres e da natureza

Como você deve imaginar, a paleta do tema tropical é bem ousada e mistura, com perfeição, os tons neutros com os vibrantes. Na parte mais ousada, que inclui as estampas com variações intensas, é possível apostar no verde-limão, esmeralda, coral, vermelho, cor-de-rosa e amarelo. Perceba que não problema em juntar cores quentes e frias.

decoracao de verao

Para contrapor, use paletas suaves que tenham alguma relação com os recursos encontrados na natureza. Elas incluem bege, marrom, laranja e até amarelo queimado. Conseguiu pensar em areia, terra, argila e palha? Esses são ótimos exemplos porque trazem tons pastel incríveis, que combinam muito bem com a decoração tropical.

7. Inclua objetos artesanais

Chegou a hora de arrematar a composição com aqueles itens que, embora pequenos, fazem toda a diferença no resultado. Estamos falando dos objetos que enfeitam móveis, paredes e pisos, acrescentando volumes e formas únicas para quebrar a monotonia da construção.

Você pode investir em jarros, tapetes, redes e até esculturas feitas de forma artesanal. Se tiver itens pessoais que foram feitos à mão, por exemplo, saiba que eles também são ótimos recursos para essa proposta. A ideia é valorizar os acabamentos exclusivos que fogem da padronização.

dormitório praiano clima tropical

Projeto: Porto Neves Arquitetura – Execução mobiliário planejado: Finger Haus Centro Sul – Fotos: Walter Dias

Por fim, não deixe de posicionar vasos com plantas de verdade em diferentes pontos da casa. Elas trarão o visual desejado e, com suas vibrações constantes nas folhas, muito mais vida para o imóvel. As espécies indicadas são a samambaia, a estrelícia e a bela costela-de-adão.

Com tanto alto astral transmitido pelos seus elementos, a decoração tropical tem tudo para deixar seu lar mais bonito e contribuir com o bem-estar dos moradores. Temos certeza de que a sensação de habitar um espaço pensado com carinho fará com que você aproveite os dias da melhor forma, sem muita abertura para coisas negativas.

Se você gostou das nossas dicas e acredita que possam ser aproveitadas por mais pessoas, compartilhe o artigo em suas redes sociais!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia