07fev

Saiba como fazer lettering na parede

escrito por Francieli Kern
Saiba como fazer lettering na parede

Uma das grandes tendências atuais para decoração, que torna os ambientes mais charmosos, é o lettering na parede. Mas já ouviu falar disso? É a arte de fazer uma escrita mais rebuscada, desenhada, com frases personalizadas e que utilizam volumes, curvas, contornos e sombras, criando um ambiente único, diferenciado e, principalmente, divertido.

Você já deve ter visto isso, especialmente, em bares, restaurantes e cafés. Mas ele fica lindo em casa também, sabia? Se você tem interesse neste tipo de decoração, então veja a seguir algumas dicas bem bacanas para criar um lettering incrível e decorar a sua casa! Boa leitura!

como criar um home office escuro com boiserie freijo lettering na parede

Considere a decoração do ambiente

Um primeiro ponto a ser considerado é: como o lettering pode se encaixar na decoração que está pensando para o ambiente? Isso é fundamental, principalmente, porque em alguns casos, dependendo de como você trabalhe o local, poderá gerar um conflito entre estilos.

Por exemplo, se está trabalhando um ambiente clean e minimalista, fazer um lettering carregado em uma parede completa pode causar um certo desconforto inicial. Por isso, analise qual a sua proposta para o ambiente e de que forma o lettering pode encaixar-se no local.

sala industrial com lettering na parede

Se você está preparando um local minimalista, um lettering simples e pequeno pode ser uma forma interessante de incorporar este estilo no ambiente sem quebrar a proposta anterior. Por exemplo, pode colocar em uma faixa da parede apenas. Interessante, não é mesmo?

Prepare a parede

Já se vai fazer o lettering direto na parede, uma dúvida muito comum é: precisa preparar o espaço para isso? Na verdade, qualquer uma pode receber este tipo de arte. A questão vai depender mais do tipo de efeito que você deseja.

lettering - área gourmet

Projeto e execução de interiores: Studio Living Caxias – Obra: Studio F.F. – Fotografia: Artur Pretto

Por exemplo, se quer algo mais permanente e com contraste, pode ser necessário pintar a parede com tinta preta. Dependendo da textura do local, pode ser necessário utilizar tinta de parede mesmo para o processo. Em outros casos, pode-se utilizar caneta com ponta de feltro para este fim.

home office

Há, ainda, casos nos quais há superfícies que vão exigir um papel de parede antes de realizar o lettering. É o caso, por exemplo, de paredes de porcelana, que não recebem bem a tinta de forma direta.

É importante pensar se você não quer um tipo de parede específico para isso. Por exemplo, há quem goste do efeito de lousa na parede e, para isso, há tintas que produzem este efeito. Bacana, não é mesmo?

Treine o lettering

Para quem gosta de colocar a mão na massa, antes de começar, pode ser interessante treinar o lettering, para ensaiar o estilo que deseja fazer em sua parede. Com isso, você consegue encontrar qual o tipo de letra que deseja fazer, brincar com composições, até encontrar algo que realmente seja do seu interesse.

treine as letras

Foto por Mel Sincas (@melsincas)

Há, também, a possibilidade de fazer o lettering com material removível (por exemplo, estilo de giz de quadro-negro ou caneta marcador feito para isso. Para isso, é importante escolher uma tinta ou papel de parede que simule um quadro-negro ou quadro branco para tornar o projeto viável. Assim, quando você quiser, pode fazer as alterações necessárias e corrigir, caso não tenha gostado de algo.

Além disso, para muitos, o lettering é um hobby. Então, que tal aproveitar essa experiência para aprender algo novo e, assim, quem sabe, até mesmo trabalhar com isso? Pois é, muitas pessoas, inclusive, trabalham criando lettering para empresas e espaços públicos. Bacana, não é mesmo?

Assim, o lettering pode ser uma oportunidade de descobrir algo novo, descontrair e ser uma forma de distrair no dia a dia. Já pensou nisso?

Contrate alguém para fazer o lettering

Se você não quer arriscar em tentar fazer, ou se realmente não quer ter esse trabalho, pode ser interessante, portanto, contratar alguém especializado em lettering. O profissional vai conversar com você, entender quais são seus desejos e demandas para aquele ambiente, analisar a decoração atual e, assim, propor uma ideia bacana para o espaço.

E, claro, você pode opinar dentro da proposta apresentada. Assim, se quiser modificar algo, pensar em alguma mudança no estilo, ou ainda acrescentar alguma nova frase, poderá conversar com a pessoa e mudar o proposto. O importante é encontrar alguém com quem possa ter essa sinergia e criar um projeto bacana para o seu espaço.

lettering

Foto por Mel Sincas (@melsincas)

Para escolher uma pessoa para realizar o lettering, você deve observar trabalhos anteriores, conversar com quem já fez o trabalho com a pessoa, analisar se ela está aberta a criar um projeto de forma sinergética com você e, assim, ter maiores chances de conseguir o resultado desejado.

Uma dica interessante para deixar mais claro o que deseja é preparar um esboço do que gostaria de fazer com o lettering. A partir disso, o profissional poderá criar algo que se aproxima do que você deseja.

Compre papel de parede

Para você que deseja criar um ambiente com lettering mas que não queira contratar alguém e também não queira arriscar em fazer sozinho, pode utilizar um papel de parede que já tenha uma arte com lettering para colocar em seu lugar.

Na internet você encontra diversos tipos existentes para os mais diferentes tipos de ambiente: cozinha, bar caseiro, varanda, cantinho do churrasco, quarto, sala, entre outros. Assim, você poderá achar aquele que mais combina com a proposta de ambiente que deseja.

O lettering na parede fica incrível nos mais diferentes tipos de ambiente. Quando bem trabalhado, pode gerar um lugar personalizado incrível e que será a cara de quem mora no lugar. Além disso, outra característica legal é que, caso você queira, pode ser um local em constante transformação (por exemplo, se utilizar caneta com efeito giz, poderá apagar e recomeçar todo o processo facilmente).

Foto por Mel Sincas (@melsincas)

Pode ser interessante, por exemplo, para pedir que suas visitas deixem recados para vocês e, assim, gera um local com lembranças afetivas interessantes. Enfim, as possibilidades são diversas! O importante é colocar a imaginação para funcionar.

Gostou dessas dicas? Quer redecorar sua cara para receber o ano de 2022 e tornar o espaço mais moderno e interessante? Então confira o artigo que preparamos com as principais tendências de decoração para 2022 e adote-as em sua casa!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia